7 melhores contos de Fernando Pessoa

7 melhores contos de Fernando Pessoa August Nemo




Resenhas -


24 encontrados | exibindo 16 a 24
1 | 2


Niiihhh 21/01/2023

Segunda vez que Fernando me decepciona
Eram para serem contos?? Porque pareciam mais anotações ou textos comuns sobre qualquer assunto do que contos (a exceção de um). Me perdoem, mas eu não consigo absorver a escrita desse homem, e não é porque é de uma época diferente, mas porque tem erros que só podem ser do autor. As palavras são repetitivas, há erros gramaticais, as ideias são má expostas, não há descrição, e não consigo ver resquícios da famosa poesia de Fernando Pessoa.
A exceção de um, todos os "contos" são mais diálogos criados para tentar explicar alguma linha de pensamento, que no final não convencem o leitor de nada e ficam com um ar muxoxo e capenga, nenhuma parte do livro é capaz de envolver e não recomendo a ninguém. Experiência de leitura péssima.
comentários(0)comente



Izabela 16/11/2022

Bem humorado e filosófico
Este livro traz 7 contos bastante diferentes, que navegam entre a comédia, a filosofia e a política para mostrar como sociedade se comporta.
Seja defendendo alguma ideologia ou simplesmente contando uma situação cotidiana, Fernando Pessoa consegue expor o interior do pensamento e comportamento do ser humano.

Alguns contos funcionam como um bom entretenimento, como "Um grande português", "Fábula" e "A pintura do automóvel ". O conto "Eu, o doutor" é bem curto e fala daquilo de você ser o que dizem que você é.

Já "O vencedor do tempo" é bastante confuso. É preciso ler bem devagar e formar aos poucos a ideia que o autor quer passar. Apesar de algumas frases impactantes, não é fácil de absorver todo o seu conteúdo.

Os outros dois contos falam sobre política.
Em "Na Farmácia do Evaristo" ocorre o diálogo acalorado entre homens distintos sobre a revolução republicana e o fim da monarquia em Portugal (exige um conhecimento da História pra melhor aproveitar esta leitura).
Já no conto que abre o livro, "O banqueiro anarquista" conta para um amigo como e porquê ele se tornou um banqueiro e, principalmente, porquê ele é o maior anarquista que já se viu.

De longe, meu conto favorito foi "O banqueiro anarquista".
comentários(0)comente



Vivian.Bieberbach 12/10/2022

Não entendi nada!!!! Kkkk que leitura difícil. Acredito que por ser de outra época e ser português.
comentários(0)comente



Jacqueline 08/10/2022

Ótimos contos
Um livro pequeno , de leitura rápida, com ótimos contos . Vale a pena pra passar o tempo ou para refletir com alguns temas que te fazer pensar .
comentários(0)comente



Marcelo 02/08/2022

Fiquei muito curioso sobre este livro, porque, confesso, só conheço as obras de Fernando Pessoa como poeta. Foi um pouco frustrante, tendo em vista que, ao menos a meu ver, não há o mesmo brilhantismo nestes textos, o que torna a leitura, em sua maior parte, bastante cansativa. A exceção é "O Vencedor Do Tempo". Um texto que, inicialmente é difícil de acompanhar, mas que apresenta ponderações filosóficas excelentes.
comentários(0)comente



Saeto 15/04/2022

Muito bom
Na coleção Sete Melhores Contos o crítico August Nemo apresenta autores que fazem parte da história da literatura em língua portuguesa.

Neste volume temos Fernando Pessoa, o mais famoso poeta português e figura central do Modernismo. Consagrado escritor, Fernando Pessoa também foi astrólogo, crítico literário, tradutor, correspondente comercial e inventor. Seu legado permanece vivo até hoje.

Não deixe de conferir os demais volumes desta série!

Os contos presentes nessa obra são:

- O banqueiro anarquista.
- Eu, o doutor.
- Na farmácia do Evaristo.
- Fábula.
-A pintura do automóvel.
- O vencedor do tempo.
-Um grande português.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Danyelle22 03/04/2022

Complexo...
Os contos são excelentes, mas são muito complexos.
Mesmo os contos mais curtos, como o "Fábula", demandaram uma releitura de alguma trechos.
Recomendo a leitura, mas com concentração e tempo, para a releitura dos trechos mais complicados.
comentários(0)comente



huntero 23/03/2022

Confuso
mais famoso poeta português e figura central do Modernismo. Consagrado escritor, Fernando Pessoa também foi astrólogo, crítico literário, tradutor, correspondente comercial e inventor. Seu legado permanece vivo até hoje.
comentários(0)comente



24 encontrados | exibindo 16 a 24
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR