As Crônicas de Pai

As Crônicas de Pai Leo Aversa

Resenhas - As Crônicas de Pai

1 | 2 | 3 | 4

Gabi 27/07/2023

Eu comprei esse livro na promoção, primeiro pelo valor que estava muito baixo, depois por ser uma edição extremamente bonita - fico extremamente contente por ter adquirido ele. Não é para se ler rápido, toda a forma como é abordado a paternidade e coisas do cotidiano é muito singular, real e engraçado. De certo foi uma das melhores leituras do ano, espero que o Martin goste tanto deste livro quanto eu gostei.

Weverton Oliveira 26/07/2023

Além de um livro bonito, uma história perfeita
Não sou um leitor de crônicas, opto por outros gêneros mais simples como romance, fantasia e ficção científica. Por conta disso, contemplei a a beleza do física do livro. Admirei, a priori, os detalhes que eram bem notórios no livro: capa dura, cores vivas, lateral colorida e um título um tanto curioso. Como falado anteriormente, não sou leitor de crônicas, mas imediatamente resolvi dar uma chance ao livro ao ler a parte final do livro, onde uma cantora falava sobre a obra. De fato, o li? em uma tarde apenas. Me impressionou a forma espontânea do autor em retornar ao passado e ao presente com tanta facilidade, misturando sua experiência com seu pai, avós e filho. Depreende-se que o autor é digno de admiração por escrever uma obra tão elaborada e rica, de modo que o leitor entre em contato um mix de sentimentos. Há histórias para rir, ficar triste, satisfeito e, acima de tudo, em estado de reflexão. Eis que o autor prende o leitor, justamente pela enorme capacidade em colocar o leitor como alguém em potencial para viver o que fora falado, permitindo uma reflexão ainda mais profunda. É mais que notório que não é um artigo ou científico (é uma crônica, como muito bem exposto em seu título), não fora escrito por um pesquisador renomado como um neurocientista, psicólogo, psicopedagogo, mas ele consegue trabalhar a temática tão bem (e por meio de uma linguagem simples) que ele consegue fixar ideias pertinentes que, pedagogicamente falando, são capazes de passar importantes lições que podem auxiliar na educação de uma criança, que parece muito ter sido escrito com base em estudos científicos. Com ele aprendi muito. Aprendi lições que espero levar para a vida inteira. Ademais, parabenizo o autor pela incrível escrita desta obra. Espero ler mais livros como este futuramente.

Jonscythe 12/05/2023

Riso, dor da saudade, vida
Eu nunca ri tanto com um livro e, ao mesmo tempo, há tanta saudade nas palavras. De quando era criança, de quando seu pai ainda lembrava de você, do seu filho que vai crescendo, deixando de depender tanto de você. Mas o coração fica e as lembranças do café da manhã voltam, e o peito aperta.

Já virou um dos meus favoritos. O capítulo 33 está no meu coração.

"Aí ele tirava a mão, eu sorria ao vê-lo e ele gritava, feliz: Tô aqui! Uma vez ele tirou a mão e eu, de brincadeira, não disse nada, apenas olhei para um lado , para outro e disse: Ué, o Martín sumiu... Ele ficou tão desesperado que começou a chorar. É esse desespero e essa vontade de chorar que eu sinto.

"Papai está esquecendo de mim, mas às vezes lembra de você e me pergunta onde você está. Eu queria responder, mas aí lembro que as coisas não são para sempre e que isso a gente descobre da maneira mais dolorosa."

"É preciso aprender, nas bibliotecas, nos sebos, em casa, que nem tudo é descartável, nem tudo perde valor com o tempo. Vale para os livros , vale para as pessoas, vale para a vida."

"Talvez tenha sido só isso, uma incrível coincidência. Talvez, encontrar o seu quadro do outro lado do mundo tenha sido a resposta que ele me deu, ao seu modo, sobre o que é ser pai: deixar aos filhos a sensação de que nunca estarão sozinhos, de que sempre, de alguma maneira, estaremos presentes. Ali, no lugar mais distante e improvável, ele me deu a mão. Mostrou que, por pior que fosse a situação, tudo ia terminar bem."

Amanda 01/05/2023

Um livro muito bonito, que aborda relação de pai e filho. Tanto do autor com seu filho, Martín, quanto do autor com seu pai.
Por vezes me emocionei, ri, fiquei com o coração quentinho. Um ou outro capítulo não me agradou, mas de modo geral é um livro muito bom e ótimo também pra indicar pra quem não tem muito hábito de leitura, pois tem uma escrita muito fluida e capítulos curtos. Li em um dia

Loli.carol 25/04/2023

Deu vontade de escrever um livro pro meu futuro filho
Esse livro é encantador, com uma crônica mais bonita do que a outra. Leo Aversa conseguiu traduzir sentimentos tão grandes em poucas palavras? que baita presente o Martín terá para a vida!

Elvis 28/03/2023

Primeiro contato com crônicas
Comprei esse livro em promoção e acabei sendo surpreendido. Primeiro foi meu contato com esse gênero ( o que ja foi uma surpresa por saber que só existe na nossa terrinha ), mas também por encontrar uma série de reflexões cotidianas sobre relações entre pai e filhos, e o processo de amadurecimento de ambos no decorrer da vida.

Me emocionei em alguns momentos e ri em vários. Ansioso pra adentrar mais nesse gênero e e principalmente nos grandes nomes da nossa literatura.

Fê Aljarilla 27/03/2023

Quem sabe na minha próxima encarnação eu não dou sorte...
Foi uma leitura pra deixar o coração quentinho com a relação de (um) pai e seu filho, vendo pelo lado do pai... Gerando muitas vezes o sentimento de ter tido uma relação assim.

Ps: vi que preciso de terapia resolver a minha relação com o meu 'pai'.
Amanda3913 27/03/2023minha estante
Tô só aquele meme: entre no carro, vamos pra terapia

Fê Aljarilla 28/03/2023minha estante
Kkkkkkkkkkk exatamente

Lucy 17/01/2023

Um dos livros mais fluídos e divertido de ler.
O Leo Aversa consegue retratar bem o lado dele da paternidade e os desafios que ele encontra tentando ser um bom pai.
A leitura é fácil, leve e cativante.
É um livro para você rir, se identificar, se emocionar e se envolver com as histórias do pai do Martin.

stardust 17/01/2023

Nota de recordação
Foi um prazer imenso ler este livro, nos traz a sensação de como é ser pai, com seus altos e baixos, mas que não tem um lado ruim, apenas as dificuldades e mudanças que ter um filho causa. Esse livro é muito gostoso de ler, com situações icônicas, lembranças recordadas, sensibilidades... Enfim, um livro que especialmente cativei e manterei comigo como um manual para minha vida futura.
Lucy 17/01/2023minha estante
Livro muito boom ?

stardust 17/01/2023minha estante
Sim?

Maria Eduarda Martins 16/01/2023

Crônicas de Pai
"Crônicas de Pai" é um livro delicioso sobre ser pai e filho. Confesso que me emocionei dezenas de vezes, mas também dei muita risada.

Leo Avessa é escritor agradável, perspicaz e crítico. Sua crônicas delicadas vislumbram a simplicidade do dia a dia e o valor das memórias.

Esta obra, companheira de minha semana, deve ser lida devagarinho, sendo apreciada pelas palavras ditas e não ditas ?????

Lorrany 30/11/2022

Um livro completamente fora do que eu estou acostumada a ler e que eu comprei por simples impulso mas definitivamente não me arrependo. A forma de escrever do Leo cativa e emociona.

Indie.Ingrid 31/08/2022

Histórias que emocionam
Sou uma grande fã de crônicas, elas me dão um Q de sitcoms que amo. Fazem rir, refletir e no fim, até chorar.

E foi o que ocorreu aqui, com uma leveza digna de quem conta uma história para um amigo, Leo trás os melhores momentos da vida um sujeito que é filho e pai.

Ate os momentos mais aleatórios se tornam dignos de reflexão frente as palavras dele.

Foi um livro leve e de fácil leitura, tudo parecia natural, desde as referências a filmes famoso a nossa própria cultura e realidade. Nada soa forçado, tudo fluir facilmente.

E sem questionar muito além do natural, o que por vezes é mais do que o suficiente, você termina o livro com um gosto de quero mais...

Maria Fernanda Greiner 10/06/2022

O autor conseguiu misturar a paternidade, a saudade, o peso das responsabilidades e um sentimentalismo quase lírico de uma maneira muito bela. Em alguns momentos vemos traços de humor enquanto em outros temos um choque melancólico de realidade.

É um livro muito interessante, gostoso para ler um pouco de cada vez e talvez até um pouco pesado para ler tudo em uma sentada só, foi uma leitura muito rica das mais diversas sensações.

André Azevedo Ferreira 14/02/2022

Um belo passeio pela vida de um filho e de um pai.
Nessa leitura bem gostosa, conhecemos um pouco mais da vida do Leo, do seu filho Martin e e do seu pai, através de diferentes experiências e de momentos com os dois, ele vai relatando para nós um pouco do cotidiano.

E faz você repensar suas relações com seus entes queridos, em muitos momentos eu me peguei pensando no que faria, no que fiz e no que faço em determinada situação que ele passou, que coisa né. Como um livro pode mexer com a gente, é incrível.

Aqui, ele reuniu suas colunas semanas no jornal ‘’O Globo’’, e é um prato cheio para quem quer uma leitura rápida, tranquila e descompromissada.

Esse livro merece: ⭐⭐⭐👏🏻

A.