As Crônicas de Pai

Resenhas - As Crônicas de Pai

1 | 2 | 3 | 4

Ingrid Faria 24/08/2021

Um mergulho não recomendado para ser dado em 24h
Leo Aversa não fala apenas sobre ser pai e filho. Fala sobre ser humano. Sobre quem se perde um pouco na ação de educar. Sobre ser esquecido por alguém tão próximo com Alzheimer. Sobre manter a calma - mesmo sem levantar bandeira branca nas relações.

Não recomendo apenas 24h porque talvez a gente não tenha emocional para isso. Eu chuto dizer que não tive e passei o dia com a sensação de soco no estômago. Claro, querendo mais.

Pensar não é confortável. Repensar comportamento também não é. Obrigada, Leo Aversa. Foi incrível.

Loli.carol 25/04/2023

Deu vontade de escrever um livro pro meu futuro filho
Esse livro é encantador, com uma crônica mais bonita do que a outra. Leo Aversa conseguiu traduzir sentimentos tão grandes em poucas palavras? que baita presente o Martín terá para a vida!

Vai Lendo 09/08/2021

Pai. Bastou ver a palavra de três letras estampada na capa da publicação para que meus olhos imediatamente se fixassem na obra. Crônicas de Pai, de Leo Aversa, é um livro de beleza única. Um projeto gráfico caprichado da Intrínseca. Um maravilhoso presente de Dia dos Pais, que fisga no visual e arrebata nos textos.

Ser pai. Há quase dois anos esta é a razão da minha vida. Um amor incondicional. Devoção. Mas, afinal, qual o sentido da paternidade?

No início de 2020, mal tive tempo de me acostumar com a minha nova função de pai quando veio a pandemia e tumultuou tudo o que já estava bagunçado. O distanciamento social isolou as pessoas. Sem rede de apoio, o trabalho (home office), a rotina da casa e os cuidados com o bebê absorveram a mim e a Ju, minha esposa, por completo. Não teve respiro.

Nunca me senti culpado por não conseguir fazer tudo conforme o recomendado. Até porque, sempre soube que teoria e prática são coisas bem distintas. Além disso, não acredito em manuais. Acertei, errei, vida que segue! Mas, confesso, senti falta de trocar experiências, de observar outros pais, desabafar. Me senti isolado e sozinho.

No meio desta tormenta, apesar de tudo, fui privilegiado por poder acompanhar intensamente os quase dois primeiros anos do meu filho. Apesar de incrível, a oportunidade mais parecia um fardo. O confinamento e as dificuldades me fizeram deixar de lado a beleza de alguns momentos do cotidiano. Só enxergava o peso da paternidade. A exaustão.

Ao me deparar com Crônicas de Pai, me senti, de certa forma, atraído pela obra. Talvez pela proximidade do Dia dos Pais – que me deixou mais suscetível a reflexões sobre o tema – ou porque inconscientemente precisava resgatar aquele alento que apenas os filhos proporcionam. A sensação deliciosa que surge em meio às dificuldades do dia a dia e que faz tudo valer a pena.

A obra reúne diversas crônicas escritas por Leo Aversa que refletem sobre as dores e as alegrias da paternidade. O livro traz algumas das melhores histórias publicadas n’O Globo, onde é colunista, e outras inéditas. Crônicas de Pai é um retrato comovente e engraçado das situações corriqueiras entre pai e filho, que, muitas vezes, passam despercebidas. Fala de amor, cuidado, gerações, tempo.

Não conhecia o trabalho do Leo Aversa. Foi uma grata surpresa me deparar com os seus textos. Uma crônica. Depois outra. Fui levado pela beleza da sua escrita e pelas reflexões que o autor proporciona. Se não fosse pai, com as minhas inúmeras atribuições, leria o livro em uma tacada só. É uma leitura com a qual você simplesmente não sente o tempo passar. O lado bom é que pude me deliciar durante os dias que antecederam o Dia dos Pais e isso, de alguma forma, tornou a minha semana mais especial.

O texto é tocante. Impossível não esboçar um sorriso, se emocionar, se identificar. Você reflete não só sobre ser pai, mas também ser filho e sobre a vida. É o aprendizado de situações que ainda estão por vir e de recuperar aqueles momentos especiais que passaram batidos.

A paternidade é complexa, única. Cada um tem seus anseios, dificuldades, trajetórias. Ainda não passei por boa parte das etapas que o Leo Aversa retrata no livro. Entretanto, o aprendizado, o amor e o cuidado sempre vão estar presentes e ressignificando a vida de cada pai.

Além das experiências, reflexões e risos, o livro ainda me proporcionou a volta da experiência com o jornal – algo que há tempos não acontecia (porém, agora, na versão digital). Também despertou o meu interesse por crônicas, gênero que, até então, eu nunca havia dado oportunidade e que me conquistou.

Entretanto, o maior legado de Crônicas de Pai foi o de resgatar, mesmo no caos da pandemia, a importância de valorizar cada momento. Tudo o que construí com o meu filho. A trajetória, as conquistas, os tropeços e as dificuldades. Afinal, o tempo não para, ele está crescendo. Em breve, outros desafios e realizações virão. E, então, tudo se tornará lembranças.

site: https://www.vailendo.com.br/2021/08/08/cronicas-de-pai-de-leo-aversa-resenha/

Elvis 28/03/2023

Primeiro contato com crônicas
Comprei esse livro em promoção e acabei sendo surpreendido. Primeiro foi meu contato com esse gênero ( o que ja foi uma surpresa por saber que só existe na nossa terrinha ), mas também por encontrar uma série de reflexões cotidianas sobre relações entre pai e filhos, e o processo de amadurecimento de ambos no decorrer da vida.

Me emocionei em alguns momentos e ri em vários. Ansioso pra adentrar mais nesse gênero e e principalmente nos grandes nomes da nossa literatura.

Lara1596 14/11/2023

Resenha: as crônicas de pai
Um livro interessante que retrata os relatos entre pai e filho, é comovente e engraçado algumas vezes, não tem nenhum impacto além de vivências cotidianas.

lipelimma 09/11/2023

⭐⭐ Universo ou Ambiente
⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

beto 22/09/2023

Um livro divertido, realmente como ler uma crônica curta em uma coluna de jornal. O livro relata o dia a dia de um pai com o seu filho em várias situações do cotidiano da nossa geração de uma forma cômica e leve. Muito gostoso de ler, um livro de descanso pra mente. A edição em si, uma arte a parte. Ilustrações, capa dura, um trabalho lindo e colorido.
Júlia 01/12/2023minha estante
UAI vc disse q era ruim

Amanda 01/05/2023

Um livro muito bonito, que aborda relação de pai e filho. Tanto do autor com seu filho, Martín, quanto do autor com seu pai.
Por vezes me emocionei, ri, fiquei com o coração quentinho. Um ou outro capítulo não me agradou, mas de modo geral é um livro muito bom e ótimo também pra indicar pra quem não tem muito hábito de leitura, pois tem uma escrita muito fluida e capítulos curtos. Li em um dia

Bea.nayra 19/11/2023

Perfeito!!!
Só leiam!

Amo demais meu pai, é minha pessoa favorita do mundo, então ler sobre a paternidade, e ver as coisas pelo outro lado, foi incrível.

Essa edição é maravilhosa, as ilustrações complementa ainda mais a leitura. Li em um dia e simplesmente amei tudo, favoritado!!

Nadja Maria 23/08/2023

Crônicas de pai
Um livro de crônicas sobre paternidade, de uma forma leve e divertida! Dei risadas, me emocionei , e gostaria de saber como está o Martín hoje!

Indie.Ingrid 31/08/2022

Histórias que emocionam
Sou uma grande fã de crônicas, elas me dão um Q de sitcoms que amo. Fazem rir, refletir e no fim, até chorar.

E foi o que ocorreu aqui, com uma leveza digna de quem conta uma história para um amigo, Leo trás os melhores momentos da vida um sujeito que é filho e pai.

Ate os momentos mais aleatórios se tornam dignos de reflexão frente as palavras dele.

Foi um livro leve e de fácil leitura, tudo parecia natural, desde as referências a filmes famoso a nossa própria cultura e realidade. Nada soa forçado, tudo fluir facilmente.

E sem questionar muito além do natural, o que por vezes é mais do que o suficiente, você termina o livro com um gosto de quero mais...

Tomlucitor23 22/03/2024

Eu amei demais, ter filhos é muito difícil, é muita responsabilidade, a gente tenta acertar, faz o nosso melhor, mas é muito difícil, muito fácil de errar, eu amei todo o livro, as formas como ele fala do crescimento do filho, da relação com o pai que tem alzheimer, tudo muito lindo, tocante, e sincero, e bem escrito.

Candido Neto 01/01/2024

Livro escrito por um homem maduro, branco, cis, hétero, burguês. Hummm...
Mas é sobre paternidade.
Bom. Crônicas é aquele campo de literatura não ficcional repleto de afeto.
Há crônicas em que ele fala como filho de um pai senil com Alzheimer, mas a maior parte é sobre ser pai do bebê, da criancinha, do molecão e depois do quase adolescente Martin.
Prefiro os relatos do filho Leo que do pai Leo. Há muito de afetuosidade sem melosidade no texto. Causos curtos, esquecíveis como os nossos causos também o são.
Aí está a mágica da crônica, os desacontecimentos são a matéria de trabalho, o atravessar da rua na faixa de pedestre, os óculos 3D no cinema, a barata voadora, o palavrão na frente do pirralho, a banalidade que nos humaniza.
Não me tornei um fã do fotógrafo, jornalista e colunista. Mas é um livro que recomendo, que gostei, leria outros do sujeito que tinha tudo pra ser um boçal bolsominion, mas desses o Leo tira sarro e faz chacota.
Não bastasse tem prefácio da Adriana Calcanhotto (sou fã desde sempre - ela escreveu o bom livro Saga Lusa, divertidíssimo sobre estar doente e trabalhando em turnê), Adriana escreve tão bem, que se o texto de Leo fosse ruim, o prefácio pagaria o livro. Mas ele escreve tão bem, que tive uma surpresa ao terminar o livro e relembrar do prefácio.
Não é um marco na literatura nacional, não vai constar no top dez de nenhuma lista, mas nada que fale sobre reunião de pais e mestres em escola, sobre o celular de crianças e de perguntas sobre a razão de o pai idiso esquecer-se dele, talvez não sejam as temáticas dos grandes livros.
Os top livros também não dão conforto. Esse é um livro para dar quentinho no coração, me emocionou algumas vezes, me fez rir em tantas outras, sobretudo foi leve.

Maria Fernanda Greiner 10/06/2022

O autor conseguiu misturar a paternidade, a saudade, o peso das responsabilidades e um sentimentalismo quase lírico de uma maneira muito bela. Em alguns momentos vemos traços de humor enquanto em outros temos um choque melancólico de realidade.

É um livro muito interessante, gostoso para ler um pouco de cada vez e talvez até um pouco pesado para ler tudo em uma sentada só, foi uma leitura muito rica das mais diversas sensações.

1 | 2 | 3 | 4