As Crônicas de Pai

Resenhas - As Crônicas de Pai

1 | 2 | 3 | 4

@janaotenhohora 13/11/2023

Lindo de ler.
Me abri pra uma leitura diferente das minhas habituais, e confesso que me surpreendi do início ao fim.
O amor muitas vezes está em dividir o café da manhã e segurar a mão de alguém ao atravessar a rua.
E o final mostra o quanto a vida nos surpreende sempre.

Maria Fernanda Greiner 10/06/2022

O autor conseguiu misturar a paternidade, a saudade, o peso das responsabilidades e um sentimentalismo quase lírico de uma maneira muito bela. Em alguns momentos vemos traços de humor enquanto em outros temos um choque melancólico de realidade.

É um livro muito interessante, gostoso para ler um pouco de cada vez e talvez até um pouco pesado para ler tudo em uma sentada só, foi uma leitura muito rica das mais diversas sensações.

Mareufq 01/11/2023

?Às vezes é bem fácil, às vezes muito difícil: descobrir que algo não tem valor, saber a importância do tempo. O que vale voltar para buscar, o que não vai te deixar ir em frente.?

Jonscythe 12/05/2023

Riso, dor da saudade, vida
Eu nunca ri tanto com um livro e, ao mesmo tempo, há tanta saudade nas palavras. De quando era criança, de quando seu pai ainda lembrava de você, do seu filho que vai crescendo, deixando de depender tanto de você. Mas o coração fica e as lembranças do café da manhã voltam, e o peito aperta.

Já virou um dos meus favoritos. O capítulo 33 está no meu coração.

"Aí ele tirava a mão, eu sorria ao vê-lo e ele gritava, feliz: Tô aqui! Uma vez ele tirou a mão e eu, de brincadeira, não disse nada, apenas olhei para um lado , para outro e disse: Ué, o Martín sumiu... Ele ficou tão desesperado que começou a chorar. É esse desespero e essa vontade de chorar que eu sinto.

"Papai está esquecendo de mim, mas às vezes lembra de você e me pergunta onde você está. Eu queria responder, mas aí lembro que as coisas não são para sempre e que isso a gente descobre da maneira mais dolorosa."

"É preciso aprender, nas bibliotecas, nos sebos, em casa, que nem tudo é descartável, nem tudo perde valor com o tempo. Vale para os livros , vale para as pessoas, vale para a vida."

"Talvez tenha sido só isso, uma incrível coincidência. Talvez, encontrar o seu quadro do outro lado do mundo tenha sido a resposta que ele me deu, ao seu modo, sobre o que é ser pai: deixar aos filhos a sensação de que nunca estarão sozinhos, de que sempre, de alguma maneira, estaremos presentes. Ali, no lugar mais distante e improvável, ele me deu a mão. Mostrou que, por pior que fosse a situação, tudo ia terminar bem."

@leitorando__anonima 24/11/2023

Livro incrível
Eu tive uma ótima experiência com esse livro! Foi minha primeira vez lendo esse gênero e fiquei surpresa com as reflexões sobre as relações familiares. O livro conseguiu me emocionar e me fazer rir, o que foi incrível. Recomendo a leitura, especialmente para aqueles que têm um amor especial pelo pai. As ilustrações na edição também são maravilhosas e complementam a leitura de maneira especial.

jade 10/10/2023

Léo aversa é um cronista do jornal o globo e juntou crônicas antigas e inéditas nessa coletânea que fala muito sobre ser pai, filho e sobre perceber a vida nas pequenas coisas da nossa rotina e dia a dia.
um livro que tem uma introdução escrita por adriana calcanhotto e é divertido, leve e muito emocionante.
foi uma experiência a parte, enquanto alguém que cresceu no rio de janeiro, ter lido léo aversa descrever tão perfeitamente vivências e elementos cariocas tão únicos e singulares.

Lorrany 30/11/2022

Um livro completamente fora do que eu estou acostumada a ler e que eu comprei por simples impulso mas definitivamente não me arrependo. A forma de escrever do Leo cativa e emociona.

Alanna.Rezende 29/09/2023

Divertido e tocante
Neste compilado de crônicas, Leo Aversa traz com leveza histórias de cotidiano que tem como foco principal seu filho Martín. Com textos curtos e de fácil leitura, nos deparamos com reflexões impossíveis de não se relacionar, abordadas de forma divertida, engraçada e, às vezes, emocionante. Fiquei com vontade de dar minha edição de presente para o meu próprio pai, pois pude visualizá-lo perfeitamente como narrador das situações que Leo vive com Martín. Leitura leve e gostosa. Além disso, a edição é LINDÍSSIMA.

stardust 17/01/2023

Nota de recordação
Foi um prazer imenso ler este livro, nos traz a sensação de como é ser pai, com seus altos e baixos, mas que não tem um lado ruim, apenas as dificuldades e mudanças que ter um filho causa. Esse livro é muito gostoso de ler, com situações icônicas, lembranças recordadas, sensibilidades... Enfim, um livro que especialmente cativei e manterei comigo como um manual para minha vida futura.
Lucy 17/01/2023minha estante
Livro muito boom ?

stardust 17/01/2023minha estante
Sim?

-Lá- 03/12/2021

Que grato presente para receber nesse período de espera. Uma escrita tão simples e envolvente, com relatos cotidianos de um amor genuíno (pai-filho) e muito humor!

Isa 19/11/2021

Legalzinho
Não é uma leitura tão marcante, mas é bem interessante, mostra -nos a mente da maioria dos pais, acho importante que lembremos da imagem paterna, a falta dela é horrível

Patyys2 28/07/2023

Vida de um pai
Quando vi esse livro na prime day por menos de 10 reais, capa dura da intrínseca, já me interessei e lendo a sinopse fiquei empolgada para ler.
Assim que chegou já fui direto pegar pra ler e desde a primeira página me apaixonei.

O livro traz situações vividas por um pai, desde o nascimento do seu filho até a pré-adolescência e eu me emocionei em certas páginas e pude me colocar no lugar dele, adentrar na história e ver e sentir o que ele descrevia.

Eu demorei um pouco pra ler, o livro é tão bom que eu queria ler pouquinho em pouquinho para que ele não acabasse. Mais um favoritado desse ano com toda a certeza.

Simplesmente leiam. Vão saber do que estou falando quando lerem.

silva158 30/04/2024

Leitura leve
Crônicas de Pai é tipo uma janela aberta pro mundo dos pais, só que contada pela perspectiva do Léo Aversa. Ele descreve os altos e baixos da jornada da paternidade de um jeito que te faz rir e até se emocionar. É tipo uma conversa sincera cheia de histórias engraçadas e momentos de reflexão sobre essa experiência louca que é ser mãe e pai nos dias de hoje. É um livro que mostra que a paternidade não tem manual, mas tem muito amor e aprendizado no meio do caminho.

Juh @sonhodelivro21 10/11/2023

Como conversar com um amigo
Sabe aquela obra que te abraça desde o início foi isso que eu senti com esse livro, apesar de ser uma coletânea (não sei se é a palavra certa, mas vou me utilizar dela), de crônicas, me senti como conversado com algum amigo, podendo trocar experiências de vidas, pensamentos, ideias e emoções a cada uma das crônicas lidas.

Isso que eu na sou nem mãe, mas se fosse acredito que seria ainda mais incrível essa obra.

Lucy 17/01/2023

Um dos livros mais fluídos e divertido de ler.
O Leo Aversa consegue retratar bem o lado dele da paternidade e os desafios que ele encontra tentando ser um bom pai.
A leitura é fácil, leve e cativante.
É um livro para você rir, se identificar, se emocionar e se envolver com as histórias do pai do Martin.

1 | 2 | 3 | 4