Oculi

Oculi Clarice França

Resenhas - Oculi

1 | 2 | 3 | 4

Nowhere¿ 08/01/2022

"O futuro na verdade são como vários finais de um videogame"
Primeiro conto que leio e foi uma ótima experiência!
A autora soube trabalhar muito bem a questão do Paradoxo temporal. Se você pudesse ver seu futuro, você veria? O futuro é mutável ou não?
Eu gostei muito da personagem principal, e em poucas páginas me apeguei a ela.
O conto é muitoo bom, mas por ser uma história curta, algumas coisas ficaram sem respostas.
Queria tanto que ele virasse um livro, tem muito potêncial e muita coisas poderiam ser exploradas.
A leitura foi bem rápida e fluída, e a narrativa me prendeu bastante, indico muitoo.
Gatilhos: automutilação, tendências suicidas.

Klinef 09/08/2021

Gostei bastante do conto, é bem rápido de ler mas não deixa de prender a atenção do leitor na história.

giuliavieiram 14/06/2022

atípico
eu comecei a ler achando que ia ser algo super ficção científica e tecnológico (oq nao deixa de ser) mas fui muito surpreendida, porque a pegada do livro é completamente diferente do que eu tava esperando. é muito mais aquela lição de moral disfarçada. enfim, eu gostei do jeito que a autora tratou sobre automutilação, que é um tópico/assunto extremamente complicado e sensível de escrever sobre. E eu esperava um final diferente, mas confesso que se fosse diferente a lição não seria a mesma porque ia ter aquilo de "tudo fica bem no final" sendo que nem sempre é assim. óbvio que gistaria que tivesse mais páginas porque daria oara desenvolver todo o livro muito mais, mas é um conto muito bom!

Leila 29/08/2021

Apesar de curto, o conto passou tudo o que deveria. O futuro é incerto, mas damos muita mais justificativa e imaginação para ele do que para o nosso presente. Se pudéssemos ver o nosso futuro, será que veríamos nossas conquistas ou nossos medos? Nosso futuro não é o que almejamos, é as nossas escolhas, é tudo aquilo que somos e fazemos. Em um termo antigo, é aquilo que plantamos.
Olívia vê exatamente esse futuro, o seu pior. Ela tinha a chance de mudar, ou remoer aquilo que nem aconteceu. Ela mudou seu futuro porque teve esperanças. Os nossos medos não são maiores do que nós, assim como nossos sonhos não são. Somos feitos de pequenos pedaços dos dois, isso pode ser uma mistura perfeita ou a pior combinação existente. Mas tente, é você que importa.

PS: eu amei a autora ter colocado pronomes neutros.
Campos 29/08/2021minha estante
Baixei também

Heloisa.Alexandre 05/01/2022

Chateada de não ter gostado
??É um livro de sci-fi bem rápido de ler e legal, mas algumas coisas deixaram a desejar.

??Oculi é uma história de uma menina que após um experimento começa a ver o futuro, isso já torna a premissa bem interessante e até temos um pouco disso, porém não o suficiente!

??Eu não me apeguei a nenhum dos personagens, nem a Olívia, a protagonista. As relações dela com os personagens secundários foi bem rasa e até mesmo as relações consigo mesmo foram vagas e acrescentaram pouco na construção do plot final.

??A personagem tem visões do futuro, mas essas visões, claro, tem um pouco de participação na tomada de atitudes da Olívia, mas não é nada incrível e chamativo. O livro tenta passar uma mensagem legal, o que realmente eu gostei, mas ela é vaga e arrisco a dizer, até forçado.

??Oculi tinha tudo para ser uma história de sci-fi que eu gostasse bastante, mas no final foi bem genérico e raso, o que é uma pena.

Maikel.Rosa 10/11/2021

Ainda não conhecia o trabalho da Clarice, mas fui positivamente surpreendido com sua narrativa imersiva e de excelente qualidade! Gostei de como a autora trouxe personagens LGBTQIA+ com naturalidade e achei bastante original o modo como ela abordou o paradoxo temporal, principalmente por dar mais foco ao drama da personagem do que às questões teórico-científicas. Com certeza um scifi de gente grande!

Anne Balbueno 08/09/2021

Destino e futuro
Atenção: possui gatilhos!

Achei incrível que a autora já fez um trigger warning logo no início pra poder preparar os leitores.

O conto é curtinho mas super completo. Cada livro de viagem no tempo aborda ela de um tipo diferente. Nesse temos como se fosse um jogo de video-game. Cada decisão pode levar a um futuro diferente.

Amei a premissa da história e ela foi muito bem desenvolvida.

E a mensagem que fica é: nós somos responsáveis pelo nosso próprio destino.

insaniadora 03/08/2021

Se você gosta de black mirror, vai gostar desse conto
Para quem gosta da série Black Mirror, esse conto nacional é uma boa pedida! Conta a história de uma mulher que decide participar de um experimento para saber como vai ser o seu futuro. Acontece que ela não se agrada muito do que ver.

Apesar de um conto, você tem um pouco do gostinho de algumas teorias, como da relatividade. Acima de tudo, é um conto que passa uma mensagem de esperança.

JhullyG 01/07/2021

Veja seu próprio futuro com o Oculi
É uma história curtinha de ficção científica com a qual me identifiquei em diversos pontos (e eu espero não estar jogando minha vida no lixo...).
O final demonstra ser sutil, esperançoso e fofinho, mas eu acho que ele permite outras interpretações, o que é interessante. Ou talvez eu só tenha olhado ele com olhos pessimistas.

Minha dica: sempre tenha um plano B. Que às vezes é um plano A.

Nanda Henriques 04/05/2022

Interessante e curioso
Com uma proposta bem diferente, curta e suave, esse conto traz assuntos bem relevantes.
Foi muito interessante os acontecimentos durante a pesquisa, mas também muito perigosos.
E no fim, traz uma boa moral da história. É bem profundo e complexo e até renovador.
Não darei mais detalhes sobre o que estou pensando para não acabar soltando spoilers.
Foi uma boa leitura!

janeway 26/07/2021

Um convite a si mesmo
A maior incerteza que temos na vida é sobre o futuro. Se nossos sonhos valem a pena, se estamos no caminho certo, se compensa continuar como estamos ou mudar faz parte dessa nossa coleção de incertezas. Para o bem ou para o mal, a vida funciona assim.

Contudo, neste conto ocorre uma ruptura da naturalidade desse sistema: somos apresentados à protagonista Olivia, que, graças ao avanço tecnológico chamado Oculi, pretende tirar suas dúvidas quanto ao que lhe aguarda e recebe uma visão diferente do que imaginava sobre sua vida no futuro. A partir disso mergulhamos em vários aspectos da sua vida, como sonhos, medos, anseios e traumas, sendo uma narrativa mais focada nos pensamentos e ações da personagem. A escrita é simples e fluida, o que contribui para que seja uma leitura rápida.

Apesar de poucas páginas, o que a história proporciona ao leitor é uma experiência completa. Olivia faz um convite a si mesma e assim a autora nos faz uma sugestão para convidarmos a nós mesmos a refletir sobre o que temos pela frente.

Desafios são inerentes à vida, seja visualizando o futuro, como no caso da protagonista, ou não; e mais do que as infinidades de caminhos que podemos percorrer, com quem percorremos e como iremos continuar também são questões decisivas. A mensagem final do conto é muito importante, mas durante toda a história me vi envolvida com o que a personagem estava passando. Creio que fui agraciada por uma daquelas leituras que chegam no momento certo da vida.

Espero muito que outras pessoas parem um pouquinho qualquer dia o que estão fazendo e deem atenção a essa pequena narrativa. Talvez ela venha no momento certo para outras pessoas também.

thai 18/08/2021

"o futuro na verdade são como vários finais de um videogame. nossas ações nos levam até ele." apenas 34 páginas mas é um conto ótimo, pretendendo ler outros contos da autora

pxlomaz 18/08/2021

se tornou meu conto favorito
sobre amar seus sonhos e ter coragem de segui-los, mesmo não tendo certeza se o seu futuro será o que você sempre imaginou

KRG 09/10/2022

Um conto simples
Um conto curto e simples, que fala como a gente mesmo se auto sabota. É isso que esse conto quer entregar, pelo menos no meu ponto de vista foi isso que eu entendi, é uma mensagem bonita com uma pequena conquista.

1 | 2 | 3 | 4