Também guardamos pedras aqui

Também guardamos pedras aqui Luiza Romão




Resenhas - Também guardamos pedras aqui


46 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Helder 29/12/2022

Nicho
Este livro serviu para eu perceber onde meto meu bedelho. Nem todos os livros são para todas as pessoas. Eu não absorvi nada desta leitura. e me senti até meio analfabeto. Aí fiquei curioso: Como este livro ganhou o Jabuti de melhor livro do ano?? Fui então pesquisar e descobri que este texto faz parte de uma performance da autora declamando seus poemas e que está no You Tube. Ouvi-la, melhora a experiência. Sua performance tem força e traz emoção. Dá para perceber que ela quer fazer conexão entre a mitologia grega e nossa realidade, mas é tudo complexo e "cabeça" demais. Certas artes, são separadoras, e não agregadoras. OU talvez seja somente o caso de ser uma arte de nicho. E eu não estou neste nicho. Mais uma vez meti o bedelho no lugar errado. Fico com aquela sensação de que tem algo bom aí. Mas não sei como alcançar. Quem sabe um dia eu retorne. Hoje ficamos assim. Vazios!
Odara Rufino 09/02/2023minha estante
Faço das suas palavras, as minhas! Também não consegui absorver muita coisa.


Helder 19/03/2023minha estante
Odara, estamos nos metendo nos bedelhos errados.




priscyla.bellini2023 11/06/2024

Qualquer coisa hoje é poema.
A autora faz uma recontagem dos mitos gregos em forma de poema, com 1 tonelada de panfletagem política em cima, mas como sempre hoje em dia basta um livro ser "necessário" para ser considerado bom. Nunca mais levo nenhum prêmio literário desse país a sério.
Michela Wakami 11/06/2024minha estante
Já não acredito em nenhum tipo de premiação, faz tempo. ?


priscyla.bellini2023 11/06/2024minha estante
Fiquei assim.




Lua 25/11/2022

As pedras que Luíza nos trouxe
Com poemas potentes que remetem a personagens da mitologia grega, mas também nos apresentam uma realidade muito nossa, Luíza é uma voz forte que ecoa após o fim de cada de cada poema lido.

Essa sacada da antiguidade e do contemporâneo, do mito e das dores muito reais em nossa sociedade, faz dessa obra a potência que é.

Uma leitura curta e cortante. Indico!
comentários(0)comente



Pretti 27/11/2022

Pedras e mitos
O que achei mais interessante neste livro foi a relação entre a mitologia/literatura clássica grega e a atualidade que os poemas neste livro trazem. Há uma pegada muito próxima do slam e a poesia falada, o que deixa a relação com os gregos ainda mais interessante. Não era meu favorito para o Jabuti 2022, mas é um livro muito bom.
comentários(0)comente



Artemis 14/12/2022

"Também guardamos pedras aqui,do outro lado do oceano"
Luiza Romão venceu o prêmio Jabuti na categoria poesia e não foi por menos,sua escrita transborda sentimentos crus e radicais,como também a dor e angústia permeadas pela violência e o domínio de forças maiores que as nossas,apesar de tal reconhecimento,também se trata de uma carta de amor a resistência e a vida,por mais dura a qual ela se apresente.
comentários(0)comente



luanivea 14/12/2022

não leio muito poemas mas fiquei curiosa com esse livro, principalmente por ter ganhado o jabuti.
e curti demais as analogias que a autora faz. gostei bastante da mistura do antigo com o contemporâneo.
adorei o último poema, bem potente.
comentários(0)comente



romulorocha 27/12/2022

Também guardamos pedras aqui, de Luiza Romão - 8/10
Luiza Romão nasceu em Ribeirão Preto, em 1992. É poeta e atriz, autora dos livros Sangria (2017) e Coquetel motolove (2014), ambos publicados pelo selo doburro. Também guardamos pedras aqui é seu mais novo livro e com ele venceu o prêmio jabuti de 2022 na categoria poesia.

Também guardamos pedras aqui nos brinca com uma escrita envolvente, contextualizada e cheia de referências da literatura grega, sobretudo de obras como Ilíada. O que certamente irá chamar atenção do leitor, ainda que não compreenda todas as referências colocadas pela autora, o que são muitas, é a forma como ela faz pontes com o contemporâneo e pungente da realidade brasileira. É um livro único, original e muito potente.

#resenhasdoromulo
#literaturabrasileira
#luizaromao
#tambemguardamospedrasaqui
comentários(0)comente



Fat212 22/01/2023

Simplesmente incrível
Intenso em cada linha? escrito com a alma de quem clama por justiça. Não para si, mas para muito que foram e que virão?
comentários(0)comente



Danusa 22/01/2023

Embora seja um livro curto, saí um pouco da minha zona de conforto quando me propus a lê-lo.

Escrita potente e atual.
comentários(0)comente



duda lavareda 28/01/2023

Entrou no meu pódio de melhores livros de poesia sim!!
Gente... que livro brilhante
Mostra tabto sobre a mitologia grega apenas com poemas profundos e que se ligam a realidade. Simplismente único
comentários(0)comente



Ruber 03/02/2023

Pedra no sapato e na garganta do leitor
Os poemas de Luiza são fracos, acho que eu aos 17 anos escrevia um pouco melhor que ela, mas o bom senso me fez por fogo em tudo. Luiza ao contrário é corajosa e divulga seus poemas sem medo da vergonha em rede nacional. Os panfletos distribuidos nas ruas divulgando produtos de limpeza e outros serviços de reparo são mais líricos do que qualquer verso da jovem poeta. Não recomendo para estômagos sensíveis a toxinas e cheiro de enxofre.
comentários(0)comente



Jordan5 20/02/2023

Apesar do último poema trazer uma incrível síntese de sentimentos e acontecimentos que marcam a trajetória da autora, o resto do livro me confunde com um colado de poemas desconexos, o que não me fez conectar com a história.
comentários(0)comente



leiturasdatita 22/02/2023

Aulas de mitologia grega
O livro tem uma construção muito interessante, todo em versos baseados em Ilíada, obra de Homero que descreve a Guerra de Tróia. A autora utiliza as principais personalidades envolvidas nessa guerra, e as coloca como personagens da guerra urbana contemporânea. Embora sejam poucas páginas, caso você não tenha domínio da mitologia grega, terá de ir no Google após cada página, de modo a tentar entender as referências. Eu, por exemplo, tive que ler o livro duas vezes; a segunda foi só consultando a Wikipédia hahahaha Muito boa a experiência, e ainda me fez aprender mais sobre a mitologia grega. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Patricia Salcides 06/04/2023

Tem que ter estômago
Poesias fortes que falam sobre os horrores da civilização ocidental. Leitura intensa que me deu até calafrios. Toca bem na ferida da nossa sociedade hipócrita e machista, toda baseada em dor e sofrimento alheio. Se você é um inconformado com a realidade e suas injustiças, esse livro é pra você.
comentários(0)comente



Poesia na Alma 13/04/2023

Agradável
Já conhecia o trabalho da autora, então fiquei feliz com a oportunidade de ler esse livro, confesso que fui com muita sede ao pote, porém, quero continuar acompanhando o trabalho dela
comentários(0)comente



46 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR