El acontecimiento

El acontecimiento Annie Ernaux

Resenhas - El acontecimiento

Sarah 09/02/2024

Annie Ernaux ganhou um prêmio Nobel, só isso já vale a leitura, não existe nenhum motivo para não ler sua obra. A curiosidade já é suficiente.
No meu caso este é o terceiro livro da autora que leio e que mais uma vez me fez me aprofundar em mim. A experiência feminina trazida por Ernaux é avassaladora em poucas páginas, os relatos dela nos tocam.
Mais uma obra favorita da autora em minha estante.

Mika83 08/02/2024

Meu primeiro livro da Annie Ernaux, e me apaixonei pela forma que ela escreve.
É um livro bem curto mas que descreve tantos acontecimentos e tem tantas reflexões?
Como acabei de ler ainda tenho muito a pensar, mas posso afirmar que este relato real e forte vai fazer você refletir muito.

Thamy 06/02/2024

Difícil
Porém necessário.
Leitura rápida, mas que nos marca em cada palavra. A escrita é extremamente impessoal e desprovida de emoções. Talvez seja exatamente por isso que nos choca tanto.

Maria Laura 30/01/2024

Enquanto mulher, é impossível não se colocar no lugar da autora em seus relatos, o que torna a leitura bem dura e difícil as vezes. A sinceridade no relato de Annie é arrebatadora e corajosa, tornando tudo muito real.
Por várias vezes tive que fechar o livro para respirar e refletir sobre o que havia lido, mas isso não me impediu de querer continuar. Ler sobre o sofrimento de outra mulher é muito difícil, mas também nos abre os olhos para questões importantes, e por isso achei esse livro excepcional.

Leticia.Fernando 28/01/2024

Livro pesadíssimo. Trata-se de um aborto, então ao pegá-lo para ler, já imaginava que seria denso, mas não ao ponto dá leitura. Eu já tinha visto o nome dessa autora no twitter e achei "legal" começar por esse livro dela, já que estou começando a amar livros que não são "pêndulos morais" e que revelam a complexidade do homem. Além de me contrair nas partes em que o aborto é explicado, ressalto a importância que a dinâmica de classes tem para essa obra.

"Eu estabelecia confusamente uma ligação entre minha
classe social de origem e o que estava acontecendo comigo. A primeira a fazer um curso superior numa família operária
e de pequenos comerciantes, eu tinha escapado da fábrica
e do balcão. Mas nem o vestibular nem a graduação em
letras puderam alterar a fatalidade da transmissão de uma
pobreza da qual a filha grávida era, da mesma forma que o
alcoólatra, o emblema. Eu estava ferrada, e o que crescia
em mim era, de certa maneira, o fracasso social."

Intertextualizada 27/01/2024

Acesso aos acontecimentos
Não podemos nos enganar ao pensar que uma leitura de 80 páginas é fácil, porque, nesse livro, Annie Ernaux conseguiu criar uma narrativa de grande peso.

O tal acontecimento narrado é um aborto, e além disso, autobiográfico. Então, ler essas páginas é como se sentar com a autora e ouvi-la contar esse fato muito íntimo; confiando a nós, leitores, essa história tão sua.

Gostei muito da forma com que a Annie construiu seu discurso, porque se assemelha muito a uma conversa. Ela alterna entre registrar suas memórias daquele momento vivido e trazer suas próprias reflexões sobre o porquê de escrever e registrar "o acontecimento".

Afinal, essa é uma questão que precisa ser discutida ? e que engloba tantas outras questões. Pensar nessa temática a partir da perspectiva de uma mulher que realiza um aborto na França dos anos 60/70 é muito interessante e, posso dizer, essencial para formar uma visão realista sobre o assunto.

Ter acesso aos acontecimentos reais é muito melhor do que viver supondo situações. Annie Ernaux fez um favor à sociedade compartilhando sua história conosco!

Mari 25/01/2024

Annie Ernaux faz um relato muito gráfico, sincero, corajoso e doloroso nesse livro sobre um tema bastante delicado: o aborto. Temos que passar por leituras como essa às vezes para lembrarmos de como a sociedade dita o que devemos ou não fazer com os nossos corpos e como isso pode nos impactar (e traumatizar).
Acho que esse livro, com um pouco mais de 70 páginas, foi o mais pesado que já li na vida (e olha que já li muito livro assim como Uma Vida Pequena e Declínio de um Homem). Todas as cenas e sentimentos são extremamente palpáveis e foi muito difícil para mim, como mulher e estudante, não me sentir no lugar de Annie.
É uma daquelas leituras que você tem que fazer aos poucos, porque senão fica difícil demais de engolir.

Edna.Baldaia 25/01/2024

Corajoso
O Acontecimento é a história de uma jovem estudante de 23 anos que se apaixona por um namorado recente. Annie mais uma vez, traz mais uma fase de sua vida descrita de maneira corajosa. Os acontecimentos são jogados de maneira crua, muitas vezes como um desabafo ou mais uma vez, como se ela estivesse em uma seção de terapia.
Mostra uma decisão difícil de ser tomada, mesmo sendo uma mulher branca, na
Europa, cercada de privilégios.

nico.angelis 23/01/2024

Uau. como pode um livro de pouquíssimas páginas, que vc lê em menos de 2h, ser tão arrebatador!

um relato de um aborto clandestino, feito em plena década de 60, em uma frança que criminalizava o procedimento. admiro muito a coragem da autora de escrever esse livro, sobre um Acontecimento que, com certeza, perpassa a vida de diversas mulheres.

na obra, somos apresentados a uma solidão muito palpável, difícil não se identificar.

é um pouco depressivo ler o livro e perceber que nada mudou aqui no brasil. muitas mulheres ainda precisam arriscar a própria vida, pois o controle de seus corpos ainda é regra.

por fim, leitura obrigatória!!!!!

Maria19421 22/01/2024

A solidão de existir em um corpo feminino
"É uma cena sem nome, a vida e a morte ao mesmo tempo. Uma cena de sacrifício."

Ufa. Depois de engolir o livro todo em uma tacada, sinto que finalmente consigo parar de prender minha respiração e respirar, não aliviada, mas extasiada! Ainda não tive tempo para digerir totalmente esse livro, mas estou tão tocada e envolvida com o relato que não consigo esperar para registrar todas as minhas impressões sobre a leitura.

Em primeiro lugar, é preciso pontuar quanta coragem uma mulher deve ter para reviver -- de forma detalhada e fidedigna aos seus sentimentos da época -- um Acontecimento de tamanha dimensão. Um aborto. E todos os sentimentos que precedem e sucedem o ato. A dor de existir em um organismo que gera um embrião indesejado, a angústia de não poder fazer nada a respeito, a impotência frente ao seu próprio corpo. Apesar de nunca ter ficado grávida, me identifiquei muito com a dor de Annie, com seu desespero; acredito que todas as mulheres em algum momento já se viram a mercê de sua própria sexualidade, de sua própria condição de pessoa reduzida ao seu sistema reprodutivo.

O livro, apesar de narrar fatos transcorridos na França de 1963, incitam a reflexão a respeito de questões muito atuais, como a desigualdade de gênero em relação à sexualidade, as desigualdade de classe que permeiam o cotidiano e, sobretudo, a violência que se assoma aos corpos femininos, em todas as esferas. É muito difícil ler sobre todas as violências que a autora sofre ao longo da narrativa, sabendo muito bem que esse seria o mesmo tratamento que eu receberia se estivesse em sua posição. No momento em que Annie precisava desesperadamente de amparo, tudo que ela encontrou nas pessoas foi recusa, olhares sarcásticos e nenhuma compaixão.

No fim, acho que o que mais me dói nesse livro é receber a confirmação de que "ser mulher" é uma experiência dolorosa e, acima de tudo, solitária. Muito solitária. Por isso, agradeço a autora pela coragem e força em contar seu Acontecimento, é um alento saber que não estamos sozinhas, é possível sobreviver e continuar.

"O verdadeiro objetivo da minha vida talvez seja apenas este: que meu corpo, minhas sensações e meus pensamentos se tornem escrita, isto é, algo inteligível e geral, minha existência completamente dissolvida na cabeça e na vida dos outros."

Matheus 21/01/2024

Me fez doer o útero que não tenho
Me fez doer o útero que não tenho. A solidão desse relato nos da a dimensão do frio em que a personagem mergulha ao se encontrar nesse lugar de completo abandono.
Sozinha, vivendo o momento em que tudo muda.
Não haveria de ser a mesma. Nunca mais.

Elisa.Binelli 21/01/2024

Acho que não estava preparada para o que encontrei neste livro... Em poucas páginas, a autora transborda toda a crueza e intensidade de seus sentimentos, nos coloca em sua pele e nos faz sangrar junto dela.

É o primeiro livro que leio da Ernaux, mas com toda certeza não será o último.

Giovana 19/01/2024

RESENHA - O ACONTECIMENTO
O acontecimento é um título excepcional para a obra. Essa novela, de apenas 80 páginas é complexa, emocional, intima e ao mesmo tempo, extremamente necessária. Como mulher, é perceptível identificar a crueldade com a qual o corpo feminino (e também tudo o que abrange a mulher) é tratado com tamanha brutalidade (disfarçada de lei ou de moral). A narração do aborto e tudo o que o acompanha na vida de Annie é, antes de tudo, solitário, duro e traumático. Interessante foi acompanhar a saga da escritora em sua pesquisa para o relato e a justificativa de que o que a aconteceu deve ser escrito e relatado para os leitores. Muito bom!!!!

Denise 19/01/2024

A escrita de Annie é uma descrição detalhada de acontecimentos de sua vida ao longo do tempo. É o segundo livro q leio da autora e não me causa nenhum grande arrebatamento. Talvez de esse ter começado a leitora por outro título. O acontecimento realmente me trouxe curiosidade de saber quais os motivos e sensações q levam uma mulher a uma decisão tão definitiva. Valeu a leitura.

Lud 18/01/2024

Um relato pessoal e visceral de uma Annie jovem tentando fazer um aborto em um país que, até então, tinha o ato como ilegal.

Gosto de como a Annie não faz rodeio nenhum acerca do assunto, vai direto ao ponto e conta detalhes todo o desespero, sofrimento, preconceito e violência envolvidos no acontecimento. A história pode ter ainda mais peso para nós brasileiras, quando pensamos que isso tudo poderia facilmente acontecer com qualquer uma de nós, e já até acontece no oculto.

Apesar do tom pessoal do relato, a Annie consegue trazer uma vista muito social também ao abordar esse assunto. Com certeza esse relato vai ficar marcado na minha mente por tempos,
recomendo muito a leitura.
Maria15099 18/01/2024minha estante
Fiquei muito curiosa, preciso ler!!

Lud 18/01/2024minha estante
Leia!! É curtinho