Ninguém é de Ninguém

Ninguém é de Ninguém Zíbia Gasparetto

Resenhas - Ninguém é de Ninguém

LeonardoGS89 21/04/2019

Um livro maravilhoso, que nos leva a uma reflexão profunda sobre o sentimento de posse e o ciúme.
Este foi o primeiro romance espirita que li na vida, há nove anos atrás, na época lembro que não tinha gostado dele em particular, mas ao reler agora vejo como é bom, tanto que reli em poucos dias, Ninguém é de ninguém, somente o título resume totalmente a história, o livro passa a mensagem de uma forma esclarecedora, pois ninguém pertence a outra pessoa, cada um tem sua individualidade, revela a todos que somos livres, que não somos dono de ninguém e nem podemos impor a alguém que ele ou ela é minha, isso vale para todo tipo de relacionamento seja amoroso, amizade ou familiar, também fala muito das consequencias da vitimização em como isso é prejudicial, Aurelio tentava ajudar Roberto de todas as formas, mas o mesmo devido a sempre se sentir a vitima traida, além de outros sentimentos que ele tinha acabava por se tornar bem irritante, o livro mostra um amor doente, à base de ciúmes e suspeitas caluniosas em que os autores desses pensamentos só tendem a perder!

O romance narra à história de Roberto e Gabriela. Casados, ele sempre se sentiu inferior a ela, sempre se julgando menos, uma total insegurança sobre si mesmo; enquanto ela estudou mais, uma mulher decidida, inteligente, bonita e que sempre soube o que quer da vida, ele foi roubado pelo sócio e ela assumiu a responsabilidade no sustento da casa sempre com muita dedicação e disposta a ajudar o marido neste momento difícil, o que pra ele as vezes era pior que a morte, ela foi promovida no emprego e passou a ganhar mais, e a partir daí o ciúme doentio de Roberto se intensificou ainda mais, que passou a imaginar cenas que nunca existiram, afirmando para si mesmo que a esposa traía-o com o patrão.
Foi dando vazão cada vez mais aos pensamentos negativos de ciúme, mesmo alertado várias vezes pelo psiquiatra e no centro espírita que frequentou nada o fazia tirar o pensamento obsessivo da traição, que culminou em um plano criminoso contra a própria Gabriela e até mesmo em um pacto com espíritos atrasados para conseguir seus fins, e se endividando mais espiritualmente.
Cris 28/04/2019minha estante
Sim esse também foi o primeiro livro com enredo espírita que li. A cada página ficava mais empolgada com o enredo é a história de Roberto .Que a todo custo quis conquistar o amor de sua esposa. Terminando com um fim trágico. A morte o alertou das barbaridades que fez durante a vida.

LeonardoGS89 07/05/2019minha estante
Verdade, ele teve vários sinais e oportunidades para fazer um caminho diferente, assim como quando voltou do cama, mas não teve jeito.

Cris 28/04/2019

Ninguém é de ninguém
Um livro empolgante sobre um homem chamado Roberto. Um comerciante que tem uma vida e família perfeita, até que é roubado pelo sócio que some com seu dinheiro sem deixar rastros. Roberto vai refazer sua vida com ajuda de sua amada esposa. Então começam os problemas e sua esposa torna-se vítima de um ciúme doentio é uma tragédia ocorre . Vale a pena ver como termina....
LeonardoGS89 07/05/2019minha estante
Gosto desse livro, foi o primeiro da Zíbia que li.

Thainá @thaii.limab 20/05/2019

Arrisquei a leitura por que foi indicado por uma amiga que insistiu que todo mundo deveria ler esse livro um dia, já que a lição que ele prega é muito importante. Nuca tinha lido nada da autora, poderia até ser um preconceito meu, nunca me interessei em ler nada dela só por saber que ela escreve muito sobre espiritismo.. enfim, desconsiderando esse fato, a mensagem que o livro passa é de fato MUITO boa. O que o ciume, a possessão pode trazer para nossa vida.. o quando é importante o cultivo do bom pensamento, as energias que nos cercam.. mas fora isso ele vai muito para o lado espiritual, centro espirita.. e a leitura acabou sendo meio arrastada pra mim por conta disso, por não ser algo do qual eu curta muito, foi difícil concluir. Mas independe de qualquer coisa, vejo a espiritualidade com muito respeito. Só que cada um tem as suas razões para acreditar ou não em certas coisas.
Considerando os ensinamentos, vale a pena tentar a leitura. Já que o máximo que podemos fazer é tirar das lições importantes ensinamentos para nossa vida, já que só vivemos uma vez e não teremos tempo errar todos os erros afim de que aprendamos tudo o que temos de aprender.

Escritora Queiroz 19/06/2019

Perfeito
Mantemos a mente firme que tudo é nosso, a tudo possuímos. Esse livro nos mostra que nada e ninguém é de ninguém.

Arlineide.Vieira 18/10/2019

O livro fala sobre reencarnação e é bem profundo suas ideias.
Interessante

Ginah 19/06/2020

Orgulho e ciúmes, na minha opinião, são os principais temas desse livro. Leitura que eu recomendo a todos, mesmo quem não gosta do gênero espírita. Uma história envolvente e bem didática.

Bru 09/01/2022

Ciúmes é a semente dos males
Um dos primeiros livros que li... Uma leitura prazerosa, onde podemos extrair muitas lições, comecei a ter consciência da individualidade, a não criar cenas desnecessária, criar situações para confirmar sua tese sem procurar de verdade os fatos... Começamos a repetir melhor

@pequenasdicasliterarias 19/07/2022

8/10
Mais um romance espírita da Zibia Gasparetto, dessa vez com a temática de ciúmes. O livro traz uma história interessante sobre duas famílias com diferentes problemas conjugais, da mesma forma que em ?Nada é por acaso?, percebi vários elementos novelescos na narrativa mas, mesmo assim, a leitura atende ao que se propõe quando expõe aspectos da doutrina espírita.

Um bom livro para aprender como uma iniciante.

Roberta.Marques 05/11/2022

É um bom livro para apegados!
Zíbia nos mostra nesse livro a importância de desapegar, nem o nosso corpo nos pertence ele pertence ao pai do Universo! Um dado momento a pessoa que está do seu lado pode não mais te amar, e está tudo bem! Ciclos começam e terminam, nesse livro a Zíbia mostra como é ruim ser ciumento e apegado a uma pessoa, e que as vezes o ciúmes cria monstros na mente humana que não existem.

Alexandre.Cozzolino 18/11/2022

Mais um para acrescentar
Se você já leu algum livro de romance espírita, sabe qual a fórmula desses livros. Ainda que em determinados momentos pareça que tudo está perdido, vemos que há sempre um caminho, desde que tenhamos paciência para aguardar.
Este é um livro que te fará entender um pouco melhor sobre a vida baseada no espiritismo, pra entender como algumas atitudes são explicadas de forma racional ao longo do tempo.
Lembre-se que sempre há dias melhores. Basta termos fé e aguardarmos com paciência.

Jadie.pereira 23/11/2022

Eu achava que eu era maluca, mas daí li esse livro, e me senti só uma tóxica mesmo, esse vai além da loucura

Robtavares 24/11/2022

Romance espírita classico
"Ninguém é de ninguém narra a história de Roberto, que é casado com Gabriela e pai de dois filhos. Após perder o emprego e a fonte de renda, Roberto passa a maior parte do tempo em casa, enquanto Gabriela, forte e determinada, começa a trabalhar cada vez mais para sustentar a família."