Ninguém é de Ninguém

Ninguém é de Ninguém Zíbia Gasparetto

Resenhas - Ninguém é de Ninguém

Talitha 07/06/2020

07/06/2020
Um livro sensacional para quem gosta de espiritismo! Uma obra com vários gatilhos que nos ensinam sobre amor, ciúme, confiança, e principalmente fé! Achei linda a história, não consegui parar de ler até chegar ao fim! Capítulos médios, leitura linear. Recomendo muito para quem quer aprender sobre a vida.

nycoleek 26/01/2021

Que livro maravilhoso!
Sempre fui muito relutante pra ler obras de religião e espiritualidade, mas confesso que essa me encantou e me surpreendeu de uma forma muito gostosa. Uma das primeiras coisas que notei (e que fez com que eu prosseguisse com a leitura) foi o fato de a autora não tentar manipular o leitor para crer na religião espírita, o que deu um desenrolar cada vez mais interessante à leitura. Se você já é adepto ou acredita no espiritismo, vai conseguir compreender mais rapidamente e vai entender de primeira algumas coisas que outras pessoas demorem a pegar o ritmo de compreensão, mas, voltando para o fato de eu não ter me sentido induzida a acreditar no espiritismo: as pessoas que, como eu não possuem religião, ou já têm uma outra, podem levar a leitura como uma obra de ficção, e não necessariamente de religião e espiritualidade, Porém confesso que passei a acreditar bem mais nas energias das pessoas desde que iniciei essa leitura! E isso fez com que eu me policiasse muito mais a respeito da negatividade ou positividade dos meus pensamentos, assim como passei a conduzir as pessoas ao meu redor a fazerem o mesmo. E isso foi uma das melhores lições que tirei desse livro! Tem me permitido viver bem mais em paz comigo mesma e com os demais. Fora isso, o tema central do livro, que o título já traz explicitamente, é sobre o ciúme. Até cheguei a fazer um comentário aqui quando atualizei histórico de leitura, e continuo a sustentá-lo: à medida que meu amor e admiração por Gabriela aumentava, minha raiva por Roberto também subiam. E, Roberto, que personagem difícil de aturar foi você! E mais triste ainda é saber que existem Robertos como esse em massa espalhados pelo mundo... A leitura tem que ser digerida, com cautela e o máximo de absorção possíveis, pois muitas vezes me revoltei com certos acontecimentos que fizeram eu me sentir mal de verdade. Fora isso, a lição que fica é exatamente essa: Ninguém é de ninguém! Pertencemos apenas a nós mesmos e não podemos aceitar o ciúme como algo saudável, ele nos deixa numa poça de lama de desconfiança, crueldade, possessão e infelicidade. Sem palavras pra esse livro!

Ana Pereira 10/03/2024

Livro de romance espírita com uma história que envolve ciúme doentio, traição, ódio, desilusão, ambição e morte.

Andre_Sch 26/09/2009

Foi meu primeiro contato com Zibia Gasparetto, sempre fui meio ligado as espiritismo, no livro diz uma coisa que resume muito bem a mensagem: "no final descobriremos que só possuímos a nós mesmos, pois ninguém é de ninguém".

Marlon Teske 27/10/2010

Nem o Lucius...
Antes de começar a falar do livro em si, vale deixar bastante claro que minhas impressões e comentários são relativos apenas a obra em questão, não tendo nenhum tipo de preconceito ou desdém em relação ao espiritismo, a existência ou não de vidas passadas ou a qualquer outro tipo de dogma que por ventura algum leitor siga.

Outro ponto: como este foi o primeiro livro da autora que li, não irei considerá-la de todo ruim sem ter lido alguma outra obra para usar como base de comparação. De acordo com o que diz a capa, esta obra foi ditada por um espírito chamado Lucius. Então, deixo um certo crédito para a dona Zibia Gasparetto, que talvez seja muito melhor escritora sem a influência do já citado desmorto.

Quanto a obra como um todo, fazia bastante tempo que eu não ficava absolutamente irritado com um livro, em especial com o seu personagem principal. Trata-se de um empresário que venceu na vida sem estudo apenas por seu próprio esforço de nome Roberto. Ele é, digamos, no mínimo uma pessoa com dificuldades no que diz respeito a lidar com a esposa, Gabriela. Acometido por um tipo de ciúme doentio, ele passa as primeiras 360 páginas atazanando a vida da mulher (note que o livro tem 370 delas).

Acredito que a frase "você deveria largar o emprego" foi repetida pelo menos oitocentas vezes pelo protagonista no transcorrer do tomo. Praticamente o bordão de Roberto que se não dizia isso para a pobre da Gabriela, pensava nisso e procurava meios de conseguir isso o tempo inteiro. Lucius em vários momentos parece que esquece que já havia contado determinados detalhes ou até mesmo pequenas partes da história e as conta de novo. E de novo!

Nas primeiras 150 páginas, acompanhamos a derrocada do dito cujo desde o momento em que perde toda a grana, passa a ser sustentado pela esposa e não contente ainda encontra tempo para imaginar um romance que não existia entre ela e o patrão, Renato (um tipo de milionário padrão Justus)que é casado com Gioconda, que tecnicamente é um Roberto de saias, com a desvantagem de viver lamentando-se (mimimi).

A história gira em torno dos casamentos arruinados entre estes quatro personagens e suas maquinações para manter a relação por parte de Roberto e Gioconda e para tentar levar a vida em relação aos outros dois. Lá pelas tantas começam a aparecer espíritos malignos, todos os personagens envolvidos na trama passam a freqüentar centros espíritas, rodas de macumba e correlatos até o desfecho que é o que por muito pouco faz o livro valer a pena. Mas por muito pouco mesmo.

É um misto de auto-ajuda para homens e mulheres ciumentos recheado com toda a sorte de mensagens otimistas de ver a vida como uma escola onde aprendemos a nos tornar espíritos mais evoluídos. Se você está procurando um livro para ficar absolutamente nervoso, recomendo esse aqui.

Vencido em Outubro de 2009
Jacqueline F. 11/09/2013minha estante
Armageddon eu concordo com voce.Mas se me permite, ciume é uma doença,quase um TOC,por isso toda aquela repetiçao mas isso nao me impediu de reler o livro.rsrsrs

Lilian 19/01/2015minha estante
'tava' te levando a sério até que vi na sua estante :......................... A série Crepúsculo lida ...

Erika 28/10/2019minha estante
Mesmo sentimento seu. Personagens bem antipáticos. Não gostei de nenhum. diálogos repetitivos. Daria para escrever em 200 páginas todo decorrer da trama.

Tatiane.Nogueira 31/05/2023

Fantástico
Se fizermos as contas, perceberemos que sofremos mais com as pessoas que amamos do que com aquelas que nos odeiam.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Vivi Martins 06/06/2015

Para entender a causa e o porquê do ciúme
Mais uma vez Lucius presenteia a humanidade terrena com mais esta importantíssima obra. Um assunto imprescindível que não poderia ser deixado de fora, e que a espiritualidade vem nos esclarecer.

O romance narra à história de Roberto e Gabriela. Casados, ele sempre se sentiu inferior a ela, sempre se julgando menos, uma total insegurança sobre si mesmo; enquanto ela estudou mais, uma mulher decidida, inteligente, bonita e que sempre soube o que quer da vida. Ele foi roubado pelo sócio e ela assumiu a responsabilidade no sustento da casa sempre com muita dedicação e disposta a ajudar o marido neste momento difícil. Foi promovida no emprego e passou a ganhar mais, e a partir daí começou o ciúme doentio de Roberto, que passou a imaginar cenas que nunca existiram, afirmando para si mesmo que a esposa traía-o com o patrão.

Foi dando vazão cada vez mais aos pensamentos negativos de ciúme. Mesmo alertado várias vezes pelo psiquiatra e no centro espírita que frequentou nada o fazia tirar o pensamento obsessivo da traição, que culminou em um plano criminoso contra a própria Gabriela e até mesmo em um pacto com espíritos atrasados para conseguir seus fins, e se endividando mais espiritualmente.

Somente após seu desencarne inevitável vítima de um assassinato por seu ex-sócio, começou a compreender o como estava errado em relação a sua esposa, que sempre fora honesta e que jamais o trairia. Seu ciúme obsessivo era uma doença alimentada pela insegurança e por querer ser o que não era, pois via em Gabriela o que sempre quis ser e nunca foi. Roberto deixou que seu ciúme por Gabriela em outra vida passada refletisse na vida atual causando toda uma série de infortúnios.

Mas tudo caminha para o melhor. Muitas questões são esclarecidas no campo da espiritualidade. É um livro que com o correr da leitura acabamos por fazer nossa autoanálise, e compreender as causas do ciúme que nada tem a ver com amor, sendo dois polos totalmente opostos.

Clara.Brogliato 19/04/2021

Acho um livro muito bom, possui um ótimo enredo e o livro cativa muito a atenção do leitor. Porém, com o passar da leitura, fui criando uma certa antipatia pela personagem principal.

Bruna.Sanchez 11/09/2023

Ninguém é de ninguém
Livro que te prende do começo ao fim, meu primeiro livro da zibia e já estou apaixonada, com certeza lerei outros da autora!!
Dani 29/10/2023minha estante
Oii Bruna!!!lhe indico O AMOR VENCEU da mesma autora...É muito bom tmb...aliás todos livros dela sao bons

lailacruzs 26/05/2020

História emocionante!
Nesse romance a autora conta-nos uma história sobre como sentimentos e pensamentos podem modificar nossa trajetória na vida. Sentimentos autodestrutivos como ciúmes, insegurança, inferioridade podem nos cegar e nos tornar reféns de nós mesmos. No final, somos nós mesmos que "causamos" nossos próprios problemas e sofrimentos.

Foi emocionante acompanhar a trajetória dos personagens.

Claudinha 08/04/2020

Mais um livro de Zíbia que nos encanta! Nesse romance mostra claramente que tais sentimentos como de ciúme , desconfiança, possessividade não estão ligados ao sentimento de amor, como podemos observar o marido de Gabriela, que mostra claramente a sua insatisfação em ver a esposa trabalhando, pelos tais sentimentos que foi citado.

Hugo 07/04/2021

Um livro espírita super bem escrito a trama é frenética transformando a vida de pessoas simples em muita vingança ódio e finalmente redenção.

Laurinha. 09/06/2020

Meu primeiro livro lido de autoajuda e admito que gostei bastante
Dora 16/06/2020minha estante
Eu amei demais esse livro!