Ninguém é de Ninguém

Ninguém é de Ninguém Zíbia Gasparetto

Resenhas - Ninguém é de Ninguém

Moonraes 15/02/2021

Necessário
Livro maravilhoso, e muito necessário para aqueles que estão aqui buscando evolução. Ele é sensacional! Em muitos momentos me identifiquei com alguns personagens, pude me analisar melhorar, e buscar melhorar em muitos aspectos! ??
Gabi 03/03/2021minha estante
Comecei ontem, já tô gostando ?

Jak 25/12/2021

Não sei o que comentar sobre esse livro, não tenho conhecimento sobre o espiritismo então não sei se o que fala aqui é alinhado com este. Em geral, a trama Central se volta a pessoas ciumentas e obssessivas e a ideia de que essas pessoas estão sendo influenciadas no plano espiritual, o famoso encosto, que se alimenta e incentiva pensamentos negativos. Outra coisa e que as pessoas que estão conectadas no presente já se conheciam em vidas passadas.
Achei alguns conceitos meio problemáticos, tavez a palavra certa seja racista? Por exemplo, em uma cidade do mundo espiritual a escravidão ainda é comum e adivinha a maioria desses escravos são pretos, o queeeeee????
Suellen 12/06/2022minha estante
O livro em si é muito bom. Confesso que me dava raiva do esposo de Gabriela . hehehehehehe...Mas nos faz refletir sobre muitas coisas. Mas também não entendo muito do espiritismo. Contudo, tb achei um tanto quanto estranho essa parte que vc menciona e também o fato de colocarem o candomblé como algo negativo. Não sou do candomblé. Mas, sei lá! Achei estranho o livro mencionar dessa forma. Não sei se entendi errado.

Binaa1 22/05/2023

Um dia um filme saiu em cartaz nos cinemas e eu decidi ler o livro em que foi baseado. Assim iniciei a leitura de ninguém é de ninguém.
Já adentrei a leitura com expectativas baixas devido aos finais das histórias de Lucius, além de ter em lembranças que falam pouco do mundo espiritual, mas entendo que as lições que passam são suficientes para tentarmos pôr em prática enquanto encarnados. Falando em lições, uma em especial ficou marcada em minha memória: ''toda ilusão deverá ser quebrada".
O evangelho de Jesus nos diz "bem aventurados os aflitos", contudo eu interpreto que somente nos casos em que enfrentamos as aflições com resignação, posto que na maioria das vezes as aflições que trazemos são fruto das ilusões que criamos como muito bem é mostrado pelas vidas dos protagonistas da história livro.
Foi um livro de rico aprendizado e eu sou muito grata por ter pegado ele "ao acaso".

barros8rafael 03/07/2023

Ninguém é de Ninguém
GASPARETTO, Zíbia. Ninguém é de ninguém. 49.ed. São Paulo: Editora Vida e Consciência, 2006. 373 p.

Por meio do espírito Lucius, nesta obra podemos ler o quanto o ciúme pode ser avassalador, o quanto corrói relações e as finda como um sufoco. Renato, Gabriela, Roberto e Gioconda, são os personagens centrais. É uma leitura tranquila e de fácil entendimento visto ser uma narrativa. Gostei bastante da história e há momentos muito comoventes.

O espiritismo nos auxilia a compreender melhor a vida, a enxergar as possibilidades e nos preparar para eventualidades, mas, o quanto estamos dispostos a nos reformar em prol da nossa própria evolução?

#book #livro #zibiagasparetto #lucius #ninguemédeninguem

Ygor Araujo 11/08/2023

Ninguém pertence a ninguém
A trama principal da história tem como pano de fundo o ciúme doentio e a obsessão.
Nos faz refletir que nada nessa existência nos pertence, muito menos outros seres.

Grazie30 15/11/2022

Sobre o livro...
Ninguém é de ninguém é um livro que tem pontos positivos e negativos. No tocante a primeira característica temos a linguagem envolvente, os personagens bem construídos (embora alguns um tanto quanto enjoativos e repetitivos por conta do caráter cíclico da narrativa Gasparetto bem como uma boa condução da história.

Vanessa Vieira 13/06/2018

Ninguém é de Ninguém - Zibia Gasparetto
O livro Ninguém é de Ninguém, de autoria de Zíbia Gasparetto e ditado pelo espírito Lucius, nos traz um romance espírita magistral, que destaca que as pessoas não são meros objetos objetos ou bens materiais para permanecerem ou viverem sob a posse de alguém. Com uma abordagem clara e sucinta, acompanhamos até onde o ciúme e a obsessão podem levar o ser humano e como isso pode afetar diretamente àqueles que erroneamente, eles dizem amar.

Roberto é casado com Gabriela, uma mulher bela e que preza bastante a sua independência. Após ser passado para trás pelo sócio, ele se sente inferior, menosprezado e considera uma verdadeira humilhação ser mantido financeiramente pela esposa. Ao invés dele sentir gratidão por Gabriela estar segurando o orçamento de casa, Roberto mergulha em um ciúme obscuro e doentio, fazendo de tudo para que a esposa abandone o emprego e se torne somente dona de casa. Ele não enxerga com bons olhos o esforço, bem como as horas extras que Gabriela faz na empresa para ajudar nas despesas do lar e fica o tempo todo alimentando insinuações e acreditando que ela está tendo um caso com o chefe.

Gabriela, por sua vez, está cada dia mais esgotada e não aguenta as desconfianças do marido, bem como o fato dele tentar persuadi-la de tudo quanto é jeito para largar o emprego. A obsessão de Roberto é tamanha que ele chega até mesmo a tentar prejudicá-la no trabalho, além de recorrer a feitiços de magia negra para fazer com que a amada siga os propósitos que ele almeja. Entretanto, será em meio a mais profunda dor que o obcecado marido irá aprender que ninguém é de ninguém...

Ninguém é de Ninguém foi um dos primeiros livros espíritas que eu li, isso em torno de dez anos atrás ou até mesmo mais tempo do que isso. Além de ser a minha primeira incursão no mundo dos romances espíritas, o livro me marcou de uma forma profunda e confesso que foi uma excelente surpresa receber essa segunda edição revista da editora. O cerne do livro é a comparação entre o amor e a paixão e o que mais me encantou na obra é a abordagem feita a esse respeito, de uma forma clara e bastante objetiva. Narrado em terceira pessoa de modo amplo, fluído e bastante assimilável, o enredo é enriquecedor e prova, por A + B, que ciúme não é prova de amor e sim uma doença silenciosa e deveras perigosa.

Analisando Roberto, percebemos que ele é um homem cheio de complexos e que sempre se sentiu inferiorizado na vida. O fato dele não ter uma formação universitária faz com que ele se sinta menor do que os outros e ele tenta camuflar isso a todo instante, principalmente ao se ressentir do sucesso da esposa sob a ótica do ciúmes. O que começa com uma ciumeira até então inofensiva vai assumindo outros ares mais maquiavélicos e quando menos imaginamos, o personagem se transforma em um verdadeiro vilão no contexto da trama.

Gabriela é uma mulher empoderada, belíssima e que sempre prezou a sua independência. Ela sempre respeitou o marido e fica profundamente chateada com tanta desconfiança e maldade por parte dele. O que começou como um conto de fadas vai se tornando um relacionamento doente, opaco e carente de amor e essa desconstrução foi muito bem trabalhada na trama, começando de forma leve e tomando ares mais maciços e até mesmo medonhos.

Em síntese, Ninguém é de Ninguém é um livro que mostra que ciúmes não é prova de amor e sim uma doença, que vai crescendo e se espalhando até se transformar em uma terrível tragédia. Mostra também que o verdadeiro amor é acompanhado de confiança e que em momento algum tenta cercear a liberdade do outro ou até mesmo torturá-lo com os seus ideais. A capa do livro é bem expressiva e sintetiza bem os protagonistas da história e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2018/06/resenha-ninguem-e-de-ninguem-zibia.html?m=1
Irene 16/10/2018minha estante
Adorei seu texto.
Também li há uns 20 anos atrás.
Nem lembro direito, vou relê-lo.
beijos ???

Daiana Rosa 28/12/2021

Minha primeira experiência com a literatura Espírita. Confesso que tinha resistência e esse título só veio reforçar minha teoria: Não somos nós que escolhemos o livro e sim eles decidem qual momento estamos prontos para lê-los .

Sobre o livro gostei. sob a perspectiva da doutrina espírita trata de várias questões,pertinentes

Rats 26/09/2022

O mal do ser humano é achar que controla tudo e todos.
Uma leitura leve, cheia de mensagens para ser levada para a vida toda. Nos faz refletir muito sobre nossas atitudes, como somos dominados por sentimentos ruins e como isso pode nos cegar de tal forma a fazer loucuras e perder a noção e nossos valores e princípios. Leia sem pressa, entenda o papel de cada personagem dentro dessa história. Veja como nossas ações são importantes e mudam a vida de pessoas que nem se quer sabem o motivo. E lembre- se de que o amor é um sentimento leve e doce, nunca de posse e feridas.

Helena 17/08/2022

Ensinamento.
Me fez pensar muito em muitos pontos do que eu estava vivendo no momento. Sobre escolhas e sobre o porque de tudo acontecer.
Vou levar comigo muitas citações recomendo demais!

Johcherry 16/03/2020

Sem adoro os livros da Zibia
Não sei como começar sem ser clichê e dizer que amei como sempre, uma leitura gostosa onde pode se enxergar vários tipos de relacionamentos, posso dizer até um abusivo, muito bom e reflexivo.
Recomendo!

Erika 28/10/2019

Ninguém é de ninguém.
Estava procurando uma leitura leve. Então resolvi ler esse.
Já começo comentando que tive uma antipatia tremenda por TODOS OS PERSONAGENS.
Não se salva UM.
Gabriela é uma mulher independente (Palmas para ela), decidida (parabéns de novo) , corre atrás do que quer e de certa forma é bem resolvida. Porém achei-a uma pessoa fria. indiferente. Por um lado tem até razão de ser. Mas....
Roberto, marido de Gabriela, é um embuste, machista, que acha que a mulher nasceu para cuidar da casa, do lar e da família. É ciumento, possessivo, inseguro, recalcado, despeitado. Não aceita que a mulher trabalhe, muito menos que seja mais bem sucedida que ele e pior ainda, não aceita que ela mantenha a casa enquanto ele está desempregado por ter confiado a sociedade de sua empresa a um cara desonesto. É apaixonado por ela e os problemas começam por esse amor doentio.
Georgina , A sogra de Gabriela, outra traste que só sabe se meter e falar mal do casamento do filho.
Enfim, nenhum personagem que me cativasse.
Como eu disse no início, a estória toda fira em torno da possessividade de Roberto por Gabriela. O ciúme que o cega, as suposições que ele faz, achando que ela tem caso com o patrão e etc. E as escolhas radicais que ele faz para "proteger" esse amor. (mas na verdade ele próprio está é lascando com tudo) .
Depois a minha antipatia pelos personagens suavizou,.Quando entra na parte espiritual as coisas enfim vão se encaixando e mostrando que tudo ter um porquê na nossa vida e como os sentimentos, os pensamentos positivos e negativos agem nas nossas escolhas e na nossa convivência com o outro.

Wallace 18/05/2017

Repetitivo
Achei meio desgastante, pois a autora fala a mesma coisa várias vezes. Após a leitura, fiquei pensando: o negro é sempre coadjuvante nos romances espíritas. A parte em que Roberto chega ao umbral, me pareceu um tanto racista.

Mery.Wolk 01/10/2023

Não é uma história que traz diversão, mas sim aprendizado e reflexão. Você sente algo especial dentro de si, quando as coisas se resolvem no livro, principalmente no que se refere à fé e ao amor. Sente aquilo que não há palavras capazes de explicar. É a sensação de ver alguém que você acompanhou, que viu cada tropeço, cada erro, se reerguer e aprender, e isso não tem preço. Neste sentido, a leitura se torna muito prazerosa. Afinal, como não sentir prazer ao realizar novas descobertas?

Marceli.Machado 29/10/2020

Ninguém é de ninguém...
Ninguém é de ninguém, no entanto os corações dignos e merecedores se atraem.
Estou fascinada com a leitura.