Medicina Macabra 2

Nate Pedersen

Resenhas - Medicina Macabra 2

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Simone de Cássia 15/09/2021

Não bastasse  a bizarrice do volume 1, a gente ainda quer mais e mergulha no volume 2!! As surpresas com o surreal não param e fico pensando  como sobrevivemos a todos esses " remédios" e a todas essas promessas de cura. Pílulas reutilizáveis que depois de resgatadas nas fezes do paciente poderiam, inclusive,  serem  deixadas de herança!!! Mulheres que se sentavam em bacias de doces para que o útero fosse "atraído" pelo açúcar e se reposicionasse melhor dentro do corpo... kkkkkk Maridos que davam "tapinhas" no bumbum da noiva para garantir a fertilidade... e um remédio dito infalível para melhorar a visão: imaginar que o nariz é um lápis e usá-lo para fazer sua assinatura mentalmente no ar !! Oiiiiii?? Como assim???  kkkkkk O livro é fantástico!! Vale em conhecimento pelos primórdios da medicina  e vale pelas risadas!
Riva 15/09/2021minha estante
Só este livro para te fazer abrir mão do Strike!!!!!!!

Simone de Cássia 16/09/2021minha estante
Verdade!! Pura verdade!! E confesso: tô "economizando" o último livro da série... rs rs

Riva 16/09/2021minha estante
Economizar o último livro da série foi demais? eita coração coração xonado!!!!!! Seguuuuuuuuuuura, Peão!!!!!!!!

Simone de Cássia 20/09/2021minha estante
Se eu tivesse essa capacidade de "apaixonamento" que você fala eu já tava era morta de tanto amar... Deussssss me livre!!! kkkkk

Riva 20/09/2021minha estante
A negação é a pior forma de defesa!!!!!!!!!

Tereza 21/09/2021minha estante
E eu venho aqui só para arrematar com uma risada: kkkkkkkkkkk!!!

Riva 21/09/2021minha estante
E concordar comigo - kkkkkkkkkk!!!!!!!!!

Simone de Cássia 22/09/2021minha estante
Concordar nada, Riva, ela não concordou nada, só riu!! rs rs

Riva 22/09/2021minha estante
Aqui ela só deu uma gargalhada, mas qual era o tema?!?!

Moya2 26/10/2021

Excelente
Até onde a humanidade ousou ir em busca de curas e longevidade?

Esse livro, que embora soe como uma continuação do Medicina Macabra, é um livro diferente, onde os autores se concentram em como as pessoas tentavam se livrar de doenças, se baseando em crenças, fé e sendo vítimas de charlatões travestidos de médicos.
Olha, foi um período bem difícil para esse povo!

Achei tanto o livro, quanto a seleção de textos e principalmente a escrita dos autores (que são outros e que não querem se sobressair diante da história) com suas singelas pitadas de humor, muito superior ao anterior, onde o autor se utiliza de um humor duvidoso e por diversas vezes interrompendo textos e quebrando o ritmo de leitura.

Ainda é impossível não mencionar sobre a qualidade do livro físico. A Darkside não economiza nos detalhes da edição. Capa dura, imagens rebuscadas e figuras assombrosamente casando com os temas dos capítulos.
Uma obra de arte.
Excelente.
Raquel Pepineli 10/11/2021minha estante
você acha que vale à pena ler? li o Medicina Macabra 1 e achei bem chato, o que foi triste porque o livro é muito bonito.

Riva 24/07/2022

Medicina Macabra!
Amo esta série, pois ela me faz agradecer por tudo o que aconteceu na medicina até o dia de hoje.
Sem esses médicos ousados na forma de pensar e agir, ainda estaríamos lá na era do gelo.
Por óbvio que, sabendo o que sabemos, muitas vezes ficamos sem acreditar no que estamos vendo que está sendo feito.
É o tipo de livro que só lendo para entender.
A diferença para entre o remédio e o veneno é apenas a dose.

Gabriela 07/01/2023

Medicina macabra
Não vou dizer que é um livro ruim, mas também não vou dizer que é um livro ótimo.
Pra quem gosta de história, ele é o livro perfeito, como eu não gosto muito, pra mim se tornou chato.
Quando eu comprei ele, estava iniciando esse hábito de leitura e não sabia direito o que eu gostava de ler, qual era o meu gênero favorito, por isso comprei e quando eu compro um livro, eu faço valer a pena, eu gostando ou não da história dele, eu leio até o fim.
E foi isso que eu fiz com ele, eu li tudo, do começo ao fim, e posso dizer que não é meu gênero preferido, por isso estou disposta a trocar.

Karol 20/02/2022

Ótimo livro, achei bem mais interessante que o primeiro. Faz pensar como a medicina evoluiu, e ainda bem que isso aconteceu porque são cada casos de "cura" que faz ficar em choque só de imaginar. Além disso, me diverti muito com este livro, não conseguia parar de ler. Recomendo!!

iammoremylrds 12/09/2021

achei tão bom qnt o 1º volume, foi uma leitura mt boa, os casos foram interessantes, diferenciados e bizarros, algo q me incomodou um pouco foi a diagramação do livro mas nd q atrapalhasse tanto

Rhay 29/01/2022

Aquele livro que te faz pensar como a evolução é importante, como a medicina realmente era macabra. E que para chegarmos até aqui houve muitos experimentos.
E vc se pergunta como ainda existe pessoas que são antivacinas e terraplanista.
Super recomendo esse livro!
Betaaraujost 02/02/2022minha estante
Quero muitooo ler

Joi | @estantediagonal 20/01/2023

Medicina Macabra 2 | Lydia Kang, Nate Pedersen
Assim que peguei o livro para ler, fiquei com um pouco de receio que a narrativa fosse muito diferente do primeiro volume, visto que o diferencial da obra, era a narrativa descontraída de Thomas Morris, que ajudava a tornar a leitura mais leve, curiosa, divertida e informativa. Porém, Lydia Kang e Nate Pedersen mantém a dinâmica muito vem. A leitura continua muito divertida e intimista, visto que várias vezes os autores conversam e comentam os casos diretamente com o leitor. Na minha opinião isso é um ponto altíssimo para livros de não ficção, não é porque é história que precisa ser maçante.

Ao final da leitura, cheguei a conclusão que mesmo em meio de tantos absurdos médicos, vários aprendizados ficaram e foram aprimorados ao longo dos anos, se tornando elementos importantíssimos para a medicina de hoje. Nisso vários charlatões surgiram ao longo dos anos, todos com a intenção de lucrar com suas invenções. Neste quesito podemos ver que o marketing era a alma do negócio e as vezes até os próprios criadores dessas fórmulas/tônicos acabavam se tornando vítimas das suas descobertas. Essa análise, sobre o surgimento de remédios e antídotos nos faz refletir sobre a vulnerabilidade do ser humano lidando com tratamentos ineficazes.

Não que hoje não aconteça ainda, certo?

Na introdução, há um comentário dos autores, que achei bastante válido comentar com vocês, onde eles falam que por trás de todos os métodos absurdos encontrados ao longo da história da medicina, o que os une é a vontade imensurável do ser humano em sobreviver. Somos seres capazes de se submeter aos tratamentos mais experimentais possíveis para viver um pouco mais, ainda mais naquela época em que a expectativa de vida era tão pequena, então a necessidade de se descobrir a cura para as doenças era enorme.

Medicina Macabra 2 é uma pesquisa bem completa, uma enciclopédia sobre o assunto que traz muitas curiosidades informativas. Apesar do tamanho, a leitura flui com facilidade, então se você curte o tema, é uma ótima pedida. Lembrando que você não precisa ler o volume anterior para começar estes. Apesar de fazer parte de uma mesma série, dentro do selo Macabra, são livros independentes.

Ao final da edição podemos conferir uma lista de filmes macabros que possuem como tema a medicina. Adorei saber que vários deles eu já conhecia. Além disso temos um índice remissivo, onde você pode procurar o tema na edição e ir diretamente para a página que ele é citado. Achei que facilita demais para pesquisas posteriores. A Darkside Books manteve o trabalho gráfico da primeira edição, com um design impecável, instigante e informativo para a leitura. Então vale muito a pena o investimento.

Me contem, já leram algum livro assim?

> Confere a resenha completa lá no ED!

site: https://www.estantediagonal.com.br/2022/04/medicina-macabra-2-lydia-kang-nate-pedersen.html

Bell 21/05/2022

Alguém descreveu esse livro como: "mais estranho que a ficção" e preciso concordar. O livro reune os mais bizarros casos e tratamentos da medicina, entre os séculos de XVII e XIX. E de onde os autores tiraram essas informações?
por mais que pareça que foi da mente do Tim Burton, pasmem: tiraram de artigos publicados nas revistas científicas da época.

E isso torna ainda mais bizarro e assustador.
A leitura te leva do nojo ao espanto, do riso ao desespero, com casos mirabolantes, tratamentos surreais, desde medicações à base de cianureto ou estricnina (sim, veneno), coqueteis para induzir vômitos e diarreias, banhos gelados, choques, canibalismo (aham isso mesmo senhores), lobotomia, orgias gregas, dentre outras coisas chocantes e pq não dizer: perturbadoras?
Se vc é uma pessoa curiosa como eu, achará essa leitura simplesmente fascinante! ?

Tão bom quanto o volume 1. ?
Fica a dica!

Klebia.Silva 02/03/2023

Totalmente birrarro. Kkkk
A medicina de antigamente se fosse hj nem aconteceria, me pergunto como era estudar a medicina naquele tempo..

Ângela Bittencourt Cardoso 26/12/2023

Ganhei ele de formatura! Um livro de capa dura muito lindo esteticamente. Dividido em vários capítulos com curiosidades da medicina com histórias de cada inventor de tratamentos nada convencionais

Natalia.Franca 15/10/2021

Ja quero o 3
Assim como no primeiro fiquei encantada com a leitura do Med 2,aqui nessa edicao encontramos mais ilustracoes do que no primeiro, no entanto senti falta da forma como o primeiro foi organizado, com titulos instigantes , informacoes diretas sobre local, data e medico responsável pelo caso logo no titulo dos capítulos .Mas no geral encontramos uma boa diagramação aqui.Senti falta do tom mais sarcastico do primeiro livro , onde tiveram casos que realmente me fizeram chorar de tanto rir, aqui nao deixa de aparecer as situacoes inusitadas porém faltou um pouco mais de humor.

Thamires.Lustosa 02/06/2022

Medicina Macabra 2
É simplesmente um dos melhores livros da nossa amada Darkside. Para quem se interessa pelo assunto esse livro é perfeito! Tantas coisas que aprendi. Simplesmente apaixonada e já vou começar o terceiro.

Além de aprender muito fiz as pessoas aí meu redor aprenderem com as curiosidades também.
Um livro sério mas com um toque perfeito de humor.

Darkside é só perfeição.

Yasmim668 21/06/2023

Demorei para terminar de ler esse livro, mas gente... Esse livro precisa ser degustado. Eu simplesmente amei esse livro, cada história e bizarrice foram simplesmente impressionantes. Esse livro é muito legal de ler e, além de me divertir muito com a narrativa do livro, aprendi muita coisa interessante. To doida para ler o terceiro!

1 | 2 | 3 | 4 | 5