Era de Sombras e Lembranças (eBook)

Era de Sombras e Lembranças (eBook) Natalia Avila

Resenhas - Era de Sombras e Lembranças

Geo Campos 17/03/2022

O livro tem um sabor de aventura, um enredo bem gostoso. Senti um pouco o início do desenvolvimento da trama mas vale super a pena.
Quero muito a parte II

Mavete07 19/04/2022

Foi triste o negócio ?
Olha, eu não esperava tanta coisa pra me decepcionar assim poxa
Não q seja um livro ruim nem nada, mas é q n acontece quase nada e não me prendeu sabe

Daniela 19/04/2022

Um diamante bruto?
A leitura desse livro me deixou em conflito com o que eu senti sobre ele...

Gostei muito da forma que foram descritas várias partes do livro, teve um cuidado e carinho muito grandes na construção de uma narrativa bem poética, que a gente só consegue encontrar em livros brasileiros. Também gostei bastante de como o livro me fez sentir em vários momentos... a protagonista Luna é uma pessoa que aprecia pequenos prazeres da vida e meus olhos marejaram lendo vários trechos em que ela demonstra esse amor e felicidade pela vida.
O começo do livro foi algo bem interessante para mim, pois mesclava a vida normal de Luna com seus flashes de lembranças de Montecorp, fiquei realmente interessada e curiosa quando esses flashes começaram a surgir e deixar a Luna em dúvida.

A premissa do livro e toda história é muito criativa, então eu consideraria ela um diamante bruto, algo que pode ser lapidado para se tornar uma jóia inestimável. Mas na forma que está hoje, ficou faltando alguns elementos para que realmente elevasse a história.

Na minha opinião, o maior embargo dessa história é o famoso "Show, don't tell". A narrativa foca em contar muito mais do que mostrar, e isso faz com que perca a sensação de veracidade, acreditabilidade(?) hahaha. Um exemplo muito bom disso é o romance de Luna com Blaze no início do livro, passa-se muito tempo falando sobre a atração de Luna sobre Blaze e também sobre como eles passavam o tempo juntos mas ao mesmo tempo tivemos poucas cenas de interação genuína entre os dois, tornando assim o romance um pouco sem substância.

Isso acontece com vários personagens no livro, que é difícil você sentir algo por eles, pois eles são muito planificados e parece que foram colocados na história somente para serem coadjuvantes da Luna.

Outro ponto importante de mencionar é como não houve clímax neste livro. Não houve uma grande batalha, nem uma cena impactante, nem nenhum marco que consiga puxar a narrativa para um ápice de suspense ou adrenalina. Isso foi algo que eu senti falta e estou bem acostumada a ler em livros principalmente de fantasia. O final para mim foi anti-climático.

Enfim, acredito que um pouco mais de lapidação na história poderia trazer um resultado melhor, mas da forma que está, é um ótimo romance fantástico jovem adulto (Se não tivessem cenas hot neste livro, eu diria que é juvenil).

High_Fae 24/06/2022

A escrita da autora é surreal, e a premissa da história é super original e inovadora, e a construção do universo é bem interessante.Também não dá para evitar se identificar com a protagonista em várias situações, trazendo aquela sensação de familiaridade a história. Porém, em alguns momentos, eu senti que a leitura não fluiu tão facilmente. Talvez pelo fato de ter bastante descrição do mundo e dos pensamentos da protagonista, ficou um pouco lento. No geral, gostei da história e recomendo leitura.

giselagisela 06/07/2022

MEU DEUS QUE FINAL FOI ESSE
eu já estava me conformando com o rumo que a narrativa estava tomando, mas esse final não foi de se esperar pra mim, fiquei realmente surpreendida e agora estou no aguardo do próximo livro. adorei a história

Daiane499 21/07/2022

Era de sombras e lembranças
Acho que não funcionou pra mim. Eu achei confuso em algumas partes e tinha muita descrição que tornava a leitura cansativa. É uma história legal e com muito potencial, só senti que faltou algo. Acho que as relações da luna podiam ter sido melhores desenvolvidas.

"Muitas pessoas acreditam que tomar uma decisão é descobrir o final de alguma coisa, quando na verdade é só o princípio."

Amanda 10/09/2022

Um ótimo primeiro livro!
Esse livro me fez sentir um gostinho de grande talento vindo da Natália. Várias boas ideias foram apresentadas na história e estou ansiosissima para a continuação que lança amanhoje (e eu já garanti o meu). A escrita poética dela é a sua marca registrada, apesar de esperar ver mais ações e menos descrições no próximo livro. Eu gostei um pouco de todos romances, até descobrir que o Caleb é traidor eu fiquei lamentando muito que o romance com ele não fosse mais uma opção. O que mais gostei foi o Dax e estou torcendo por ele, se for pro Blaze sair ganhando também, que seja um trisal. Confesso que eu achava que no final do livro iamos descobrir que o Blaze era o Dragão e que ele realmente estava mantendo ela presa na outra realidade, como na brincadeira dele. Enfim, só esperando para ver a continuação da jornada deles. Abraço

JuliaJensendeLara 10/10/2022

Achei com muitos elementos e universos juntos?.deixando difícil entender direito o universo em si?.n gostei muito da protagonista?..e o uso de muitos elementos deixou confuso?..porém tem futuro e espero ver a autora no futuro

polly.telles 13/10/2022

Não curti muito esse livro. A premissa da história muito me interessou quando vi pela primeira vez algo sobre ele, mas quando comecei a ler, simplesmente não bateu. Acho que a escrita não fez o meu estilo.

@pritostesescreve 24/10/2022

Uma das escritas mais cativantes e poéticas que já li
Confesso que comprei esse livro pela capa que é muito linda. Mas a premissa da história me atraiu demais em um segundo plano. A escrita da Natália é ótima, muito cativante, dinâmica e poetica. Esse é o tipo de livro que você simplesmente enche de marcadores porque é cheio de passagens lindas. Amei demais e estou ansiosa pra começar o próximo ??