A vida invisível de Addie LaRue

A vida invisível de Addie LaRue V. E. Schwab

Resenhas - A Vida Invisivel de Addie Larue

Lara2235 18/04/2024

Muito longo e repetitivo
No início fiquei bem envolvida na história e ansiosa para saber os porquês mas chega em um ponto do livro que fica extremamente previsível e repetitivo. Os romances são muito mal construídos e ficam em segundo plano mesmo sendo uma parte importante da história. O plot do final também não ajuda e é rápido. O final da personagem principal que sofreu o livro inteiro também não é bom e, novamente, previsível. A escrita também deixa a desejar, muito enrolada e com repetições desnecessárias, os capítulos do passado muito iguais. Enfim, não leria outro livro da autora.

Quel 18/04/2024

Esse livro me deixa extremamente confusa com relação a minha opinião sobre ele. Uma crítica que foi feita por várias pessoas em relação ao livro, é a questão de que não é uma leitura fluída, pelo o contrário, porém, o final me pegou bastante, eu achei incrível a forma como a autora concluiu a história, e foi um momento do livro que me trouxe um turbilhão de emoções.

NarniAnna 18/04/2024

Infelizmente eu vou me lembrar
Tédio é definitivamente a palavra que define esse livro.
A história é totalmente maçante e arrastada durante o as primeiras 400 páginas!!!!!!!!! (leiam essas palavras com ênfase, estou indignada). E como ler um manual, extenso, repetitivo e sem nenhuma paixão, só consegui sentir alguma coisinha nas últimas 75 páginas e mesmo assim a jogada no final, que foi muito boa, acabou sendo ofuscado por todo tédio é enfado das páginas anteriores l, foi um mês lendo um livro que se fosse bom.teria terminado no máximo em três duas. NÃO LEIAM ESSE LIVRO.

Santos 17/04/2024

Inesquecível
A história se desenrola ao longo dos séculos, permitindo aos leitores testemunhar os altos e baixos da vida de Addie, enquanto ela luta para deixar sua marca em um mundo que insiste em esquecê-la. Schwab habilmente explora temas de identidade, memória e a natureza efêmera da vida humana.

A escrita é poética e evocativa, transportando os leitores para diferentes épocas e lugares, desde a França do século XVIII até a Nova York contemporânea. A única coisa que não me fez da cinco estrelas foi sobre o fato dela não explorar mais o mundo, senti falta de alguns outros lugares que ela poderia ter ido, não somente em torno da Europa.

No geral, é uma obra emocionante que vai prender te prender desde a primeira página até o final, deixando uma marca duradoura em suas mentes e corações.

Vitoria 17/04/2024

Incrível!!
Ao mesmo tempo que era oq eu esperava, conseguiu ser muito mais.
Mal posso esperar pra ler de nv :)

Kamila.Vigarani 16/04/2024

Não sei o que expressar depois dessa leitura.
Para mim não foi uma leitura fluída, senti que o livro tinha que ser lido em uma cadência lenta. Os personagens não necessariamente me conquistaram, eles eram complicados demais, superficiais e profundos em medidas iguais.

Em contrapartida, me identifiquei em muitos momentos com a história e com certeza foi um livro gostoso de ser lido.

Andre.Pithon 16/04/2024

3.5

A Vida Invisível de Addie LaRue é conceitualmente interessante, excruciantemente entediante, enfurecidamente superficial e potencialmente emocionante. É tão complicado sentir que existe um livro bom enterrado aqui no meio, uma história incisiva e desesperadora que está absolutamente enterrada abaixo de uma infinidade de "Addie anda por aí, todo mundo esquece, Addie fica triste :(". Eu sou o tipo de pessoa que normalmente argumenta a favor de cortar 1/4 ou 1/5 de todo livro que eu leio fora, e aqui honestamente acho que esse livro seria maravilhoso se metade fosse arrancada fora.

Addie LaRue era uma coitada francesa medieval, que entra em um pacto com o bom e velho Demônio, sempre tão prestativo, em busca de liberdade e tempo. Ela ganha imortalidade, saúde e juventude, mas infelizmente toda pessoa esquece dela assim que a mulher deixa seu campo de visão. Isso gera uma mecânica conceitualmente interessante, uma impossibilidade de manter emprego ou propriedade, uma permissão pra fazer qualquer coisa desde que ela saia da linha de visão, mas as propriedades acabam ficando nubladas pela angústia. Addie fica muito muito triste em ser esquecida. E tudo bem, eu gosto da tristeza condensada que permeia essa obra, da melancolia constante enquanto ela só sofre, mas a estrutura falha com o livro. Falha, pois a história é contada em duas linhas temporais, o passado dela fazendo pacto e aprendendo a lidar com a condição; e o presente, onde ela está em Nova York, ainda triste, ainda coitada; mas eventualmente se apaixona por Henry, a única pessoa que consegue vê-la.

O vai e volta temporal torna tudo muito maçante, capítulos repetitivos que reforçam o mesmo ponto. Eventual, até Henry ganha fragmentos de seu passado, e eu não aguentava mais. O presente progride vagarosamente, com a ideia de que Henry se lembrará sendo óbvia desde que ele é introduzido, mas levando centenas de páginas para se concluir. Por sorte, Schwab escreve consideravelmente bem, e sua prosa é fluída e gostosa, nada espetacular, sem grandes frases devastadoras ou jogos de palavras engraçados, mas é funcional, é competente, é bom; e isso já deixa muito da fantasia contemporânea para trás (E romantasia tbm suponho, msm eu não sendo tão familiar com o gênero [Ainda, meu futuro aparenta ser sombrio])

O final é a melhor parte do livro, e não acredito que valha a pena eu largar spoilers aqui para os curiosos, mas é previsível. Previsível não é ruim, achei ele bem feito, e sem dúvida meu momento de maior apreço pela obra, pois ele ousa ser levemente quebrado, não realmente perfeito para ninguém, e constrói uma metalinguagem autorreferencial meio engraçada.

Henry é entediante. Faz sentido o romance dele com Addie, conveniência mútua, mas que personagem vazio e sem graça. Um pouco mais de personalidade, e talvez o final pudesse emocionar. Luc, o outro vértice do triângulo romântico, é o já citado demônio, e a relação entre ele e Addie é mais divertida, meio tóxica, meio conflitante, ambas almas interligadas de uma forma que todos acabam saindo feridos da brincadeira, mas lhe faltam cenas poderosas, e o fato de todos seus grandes momentos estarem no passado estraga levemente a dinâmica. Faltou para Luc momentos fortes e presença na história; e faltou para Henry não ser um pedaço de cartolina molhado e sem graça que serve só pra ser ghostwriter da Addie.

Mas honestamente?
Foi melhor do que eu esperava. É um livro que se você se apaixonar pelo estilo de escrita da Schwab, ele vai dolorosamente delicioso. Um livro que, se de algum jeito você conseguir colocar emoção dentro do romance sem graça aí, vai despedaçar seu coração. Eu consigo facilmente entender a popularidade, e ela não me ofende. É conceitualmente forte, tem algo a dizer (diz mal, mas tem uma tese central, e tá bastando), e quando eu peguei o ritmo de leitura, eu não odiei. Vai que vai, Schwab. Das queridinhas do TikTok você é minha favorita agora.

vilelami 16/04/2024

Cansativo.
História super interessante, mas escrita cansativa. Comprei pelo hype do Tiktok e não me arrependo, apesar de ter desistido inúmeras vezes da leitura.

O livro poderia ter muito mais aventuras e momentos que contribuíssem, de fato, para história.

Senti muita falta de mais vivências culturais e amadurecimento da personagem.

Tonimaco 16/04/2024

Uma história extensa e cansativa igual a vida dela. Coitada, deve ser horrível viver assim. Me identifiquei com muitas partes mas esqueci da maioria assim como faz a maldição dela. A memória frágil e delicada como um papel no fogo. N sei se foi proposital. Fim

Mariana.Scharf 16/04/2024

Muito envolvente
É uma história que te deixa curiosa, te provoca a voltar no tempo, faz tua cabeça imaginar cada cenário descrito, faz sofrer e viver com a personagem e se desenrolou de uma forma que não imaginava, fui supreendida e depois da metade não queria mais largar pra saber o que ia acontecer. Novamente conseguiu me deixar envolvida com a história e achei o final foi muito bem conduzido. Podia explorar melhor as tramas e relações da personagem e vilão, por isso não dei todas as estrelas. Mas super recomendo!!!

Viverumlivro 16/04/2024

O que foi esse livro?????
Um dos meus favs com toda certeza.
Addie Larue vc e inesquecível!!!!!
Não sei porque demorei tanto para terminar a leitura desse livro.
Todo mundo tem que ler A Vida Invisível de Addie Larue e conhecer e passar pela experiência dessa leitura magnífica!

Leticia 15/04/2024

"Eu me lembro de você"
"Eu me lembro de você". 5 palavras tão curtas, mas com um significado tão grande, especialmente para alguém como Addie LaRue.
Addie, que em uma noite de desespero fez um pacto com a escuridão, que depois de incontáveis anos encomtrou o amor.
Gostei muito do livro, me fez refletir a respeito de coisas que eu nunca havia pensado, que me ensinou tanto, principalmente o quanto devemos aproveitar ao máximo nossas vidas.
Apesar de ter sido muito bem escrito, considerei um livro "pesado" para ler, acredito que se trate de um livro muito mais reflexivo do que uma simples fantasia, mas que vale muito a pena ser lido e, acima de tudo, desfrutado de sua leitura.

Caju 15/04/2024

Adeline
Addie Larue é o tipo de livro que eu adoraria ter me apaixonado perdidamente, mas que não me chegou no tempo certo, é quase aquele lance de pessoa certa no tempo errado. Foi meu primeiro contato com a V. E. e a mulher é realmente uma força motriz na escrita de fantasia. De certo modo a história não foi como eu esperava, criei certa expectativa sobre algumas coisas, mas aí o problema é todo meu kk, no mais é um livro fantástico principalmente para os amantes de descrições detalhadas!

obs: eu totalmente leria um spin off só da relação dela com as sombras, vulgo Luc, pois eles são a personificação do enemies to lovers e tiveram mais química que o leite de caixa megaultraprocessado que compro no supermercado toda semana.
Giih.b 15/04/2024minha estante
Nossa eu queria muito um spin off deles ?

warnersly 15/04/2024minha estante
um sonhooooo esse spin off

Giovana.abade 15/04/2024minha estante
Eu me senti exatamente assim. Eu achei que ia amar, que ia ser meu favorito da vida, mas a história não me prendeu, não me tocou da forma que eu esperava, mas foi totalmente culpa minha tbm

Nay__ 15/04/2024minha estante
Tô na metade do livro, não acho que seja culpa nossa, viu? Ele é vendido como livro profundo que faz chorar, mas a profundidade dele vem de milhões de metáforas, repetição, fala muito e não segura o suspense (da meio que pra saber o que vai acontecer nas próximas páginas). Eu dei um tempo do livro... Vamos ver...

liaentrelivros 16/04/2024minha estante
Eu amei tudo... chegou o final, PQP!