False Witness

False Witness Karin Slaughter

Resenhas - FALSA TESTEMUNHA

Kari 01/12/2023

Bem abaixo das minhas expectativas
"O problema com você e com a sua irmã é que Callie não
conseguia parar de olhar para trás, e você sempre foi desesperada
para olhar para a frente"

Não tenho muito o que dizer, é um livro arrastado, inúmeros gatilhos, plot twist óbvio... terminei só por que me importei muito com Callie, a história é interessante, mas não se sustenta e diverge de ótimos trabalhos que a autora fez.

Flavinha 02/09/2023

Um livro intenção, com muitos gatilhos e situações que nos deixam desconfortáveis. Mas uma ótima leitura para quem gosta do gênero.

Maria 02/06/2023

História muito boa desenvolvimento dos personagens nem tanto
O livro em si tem uma história muito boa e cativante, meu único problema foi para criar uma relação com as protagonistas, acabei não desenvolvendo sentimentos por elas o que deixou a história um pouco menos sensacional porque eu não me importava muito com o que aconteceria

Caroline Meirelles 26/09/2022

Tem que ter estômago (e muito psicológico)
AVISO DE GATILHO: pedofilia, abuso sexual de menores, abuso físico de menores e adultos, homicídio, abuso de drogas e álcool, automutilação. O livro se passa em 2021, então faz várias menções à pandemia também. Se for algo que te incomoda, não leia.

Então... como começar? Com uma lista de gatilhos tão grande, espere um livro pesado, cru e muitas vezes nojento (porque muitos humanos são nojentos mesmo). Nunca tinha lido nada da autora e me chocou um pouco como ela descreveu tudo nos mínimos detalhes, especialmente as cenas de abuso. É incômodo e triste demais, então não leia se isso for gatilho pra você, de verdade! Não vale o dano à sua saúde mental (só li até o final, porque me envolvi demais). O abuso de drogas também é muito pesado nesse livro, com várias descrições detalhadas, então fica o aviso.

Indo pra história em si, o livro trata da história de duas irmãs, Callie e Leigh, que cometeram um crime quando eram adolescentes e agora esse crime veio atormentá-las. O crime já acontece no primeiro capítulo e é um capítulo HORRÍVEL, então ali já dá pra você saber se vai aguentar ou não o livro, porque só fica pior. Crime cometido, elas conseguem encobrir tudo e, passados vários e vários anos, elas agora já tem quase 40 anos e uma testemunha do crime, digamos assim, vira cliente da Leigh, que é advogada criminalista. Agora ela tem que defender um criminoso, porque esse criminoso sabe do crime que elas cometeram. Essa é a premissa.

O vilão da história, que é o cliente, é um estuprador em série que usa o mesmo modus operandi que as irmãs no crime que elas cometeram (que não foi estupro). Ele é descrito como um psicopata desde criança e tem os traços mesmo, mas ele é muito caricato. Eu não consegui ter medo dele, só nojo. Basicamente um riquinho metido a besta que fica fazendo ameaças vazias, preguiça eterna. A esposa dele também está envolvida e é outra PORTA. EU FIQUEI COM ÓDIO, porque não tem explicação nenhuma, não tem sinal nenhum de que ela é assim no livro todo e do nada TCHARAM OUTRA PSICOPATA EBA! Achei escrita preguiçosa mesmo... e olha que o livro é GRANDE, dava pra desenvolver melhor.

Além disso, temos outros momentos muito caricatos, como a principal e o marido dela do nada sequestrando o detetive particular, praticamente matando ele, sendo que 2 minutos antes a autora disse que o marido era o Gandhi, pacificista e tudo. Tipo oi??

O final também achei muito óbvio assim e muito preguiçoso. A mulher me passa 440 páginas construindo um dito psicopata estuprador em série super inteligente pra, no final, esse imbecil fazer aquele papelão??? E a mulher dele nem se fala... DUAS PORTAS! E imaginar que as irmãs não meteram a porrada nele na primeira oportunidade é absurdo.

Ou seja, a parte do thriller do livro é ruim, não curti. Só curti a coisa do modus operandi, mas a autora não explorou nada dos crimes dele além disso. O que eu vi a autora fazendo foi criar esse cortina de fumaça de que tem crimes bla bla bla pra não chegar a lugar nenhum só pra desenvolver os traumas das principais com os crimes que elas cometeram.

Agora eu chorei muito na parte de drama do livro, que é o resto. A relação das duas irmãs é muito densa, cheia de nuances e eu me apaixonei pelas duas, cada uma do seu jeito. O desenvolvimento que a autora fez é muito bom, eu sofri muito por elas e por tudo que elas sofreram. Acho que a autora podia ter dado uma diminuída na nojeira dos estupros, porque repetia demais mesmo, eu me sentia mal o tempo todo com o livro e é tipo "tá bom, já entendi". O livro valeu pelas irmãs, por isso eu ODIEI o final. ODIEI. Tire suas conclusões disso daí kkkkk mas é isso, o livro vale pelo drama, mas não vale pelo thriller. A autora podia ter escrito uma história sobre as irmãs só e eu ficaria feliz, pronto.

Tinúviel 31/07/2022

Gosto muito da Karin Slaughter, e gostei bastante desse livro também, mas ela é muito prolixa na maioria das vezes, dava para reduzir umas 100 páginas desse livro.

cami chaurais 03/06/2022

Gostei!!
Gostei da escrita da autora, da história do livro e de todos os personagens (principalmente a Maddy, a Callie e o dr. Jerry ?) mas acho que demorou um pouco para começar a acontecer as coisas, de fato. Poderia ter feito menor o livro ou ter começado a falar antes sobre o enredo principal. Mesmo assim indico pra todos que gostam de um bom suspense ?

bookish_ginger 01/03/2022

Painful
Tense. Very very graphic. There is very good work towards the depth of the characters and the plot on a whole is quite gripping. There are some parts which I find a tad too difficult to buy, but overall it's a very good read.

Beware of the fact that there's LOTS OF dense moments which involve child's abuse, explicit violence, family issues, drug taking, mental issues, PTSD, death and pain, a lot of pain.

The end is a bit too Hollywoody for me, but it's cathartic nonetheless. Anyone who has ever been through abuse will take some pleasure out of the way things develop towards the end.

Isa 04/12/2021

Rainha do thriller ne
Eu gostei muito da autora ter escrito um livro nesse período que vivemos da pandemia,apesar de esse n ter sido o foco do livro.Gostei de adentrar o mundo jurídico dos processos criminais e apesar de a história ser um pouco em linha reta,teve alguns pontos sendo descobertos ao longo do livro surpreendentes.A forma sadica de Andrew era assustadora e as cenas dos abusos apesar de eu ter achado a descrição gráfica até Men detalhada do que geralmente a autora descreve ainda sim V sendo mulher é difícil de pensar como uma pessoa pode fazer isso com alguém,ainda mais com uma criança.A questão da diferença social e como cada pessoa lida com um trauma é bem realista.O fim fiquei um pouco triste pq esperava algo diferente, mas se parar para pensar foi bem realista.Indico muito a leitura.

Wally.Mota 03/11/2021

Resenha publicada no @livrosdowally!
?? Alerta de conteúdo adulto, gatilhos para estupro e possíveis gatilhos para pedofilia ??

QUÃO IRREPARÁVEL PODE SER UM ATO?

Leigh e Callie tiveram suas vidas completamente afetadas por uma fatalidade, quando Callie ainda era adolescente. Depois daquele dia, nenhuma foi mais a mesma e cada uma superou o trauma à sua maneira.
~
Leigh, mãe de uma menina e quase divorciada, se tornou uma advogada criminalista de sucesso que acha brecha na justiça para livrar os seus clientes das piores condenações, enquanto Callie nunca conseguiu sair do vício das drogas depois que um acidente colegial a deixou com alguns movimentos limitados.
~
Quando Leigh é escolhida pra defender um rapaz chamado Andrew de uma acusação de estupro, ela vai perceber que a escolha não foi ao acaso e que ele pode ter sido testemunha de um crime que ela acreditava ser perfeito!
~
Correndo contra o tempo (e contra seu passado), ela vai precisar confrontar seus piores pesadelos e a si mesma, numa tentativa de salvar a família de algo que ela julga ser a única culpada!
~
Das três leituras da Karin que já fiz (contando com esta), sem dúvidas Falsa Testemunha é a melhor de todas. Os capítulos longos e as descrições detalhadas ainda estão aqui, mas a relação das protagonistas, o trauma que elas vivenciaram e todo o drama que enfrentarão juntas faz tudo valer a pena! Temos plots interessantes e um final emocionante.

Até a próxima! ??

Andrea 25/10/2021

Adorei
O livro é muito bem escrito, a história se passa em meio a pandemia, adorei a forma que a autora aborda os temas de estupro, abuso, drogas, etc. Super recomendo.

Clau Melo 09/10/2021

Pesado e Reflexivo...
KARIN SLAUGHTER É SENSACIONAL!
Seus livros são extremamente impactantes e por isso só deve ser lido por quem tenha estômago forte.
Este é um thriller psicólogico com grande carga dramática e contem muitas cenas pesadas e detalhadas de estupros, assassinatos, uso de drogas.
Meu TOP 1 continua sendo Flores Partidas.
Vida longa à minha DIVA.

Rebecca 28/09/2021

Eu sou muito fã da Karin, das histórias, da narrativa, absolutamente tudo que ela escreve!

Dito isso, preciso dizer que esse é o primeiro dela que li que não sei se amei tanto a narrativa.
Achei a escrita desse livro diferente dos demais dela que li, bem diferente da saga do Will, por exemplo.
Talvez isso, somado a expectativa alta que coloquei no livro e o fato de que o início da história passa a ideia que a trama vai seguir certo caminho, mas que nunca acontece, o livro toma outro rumo, talvez tudo isso me deixou um pouco menos impressionada do que a maioria dos livros dela me deixam.
Eu fiquei esperando uma coisa, mas era outra, o que também era ótimo, mas me deixou no escuro, sabe?
E eu fiquei incomodada com a história se passar em meio a pandemia do COVID, não estava preparada pra essa realidade kkkk
E ficava brava com todas as vezes que os personagens tiravam a máscara para? conversar??
Eu achei tambem as atitudes e fluxo de pensamento das duas personagens principais tanto quanto imprudentes, limitados e ingênuos. Falava tanto da inteligência mas eu só vi uma coragem cega.
E a história é muito pesada, bem gráfico,as a Karin é assim, ela joga a real, a tragedia nua e crua. Meu coração se partiu muitas vezes pelas duas personagens, como é difícil pra vítima internalizar que ela não tem culpa!
Recomendo Karin sempre né, mas esse livro não foi perfeito, mas foi ótimo. Risos