Força da Natureza

Força da Natureza Jane Harper

Resenhas - Força da Natureza

1 | 2 | 3 | 4

@ale_raposo 16/09/2021

Três Estrelas.Nem ótimo,nem terrível.
Após ler o primeiro livro de Jane Harper,A Seca,fiquei sabendo que ela estava lançando o segundo e corri para garantir o meu.
O erro aqui,foi esperar demais do segundo título,já que o primeiro foi muito bom.
Em Força da Natureza,vemos um grupo de 5 homens e 5 mulheres da empresa BaileyTennants,que resolvem fazer um acampamento com desafios,que duram 4 dias. O grupo se separa em um famoso Parque Nacional australiano,e o primeiro grupo que chegar ao ponto de encontro,no domingo,vence.
Após seguir a trilha,acamparem e superarem os desafios,no domingo,os homem chegam,e após muitas horas de espera a equipe do Parque percebe que algo muito errado aconteceu.
As mulheres chegam desesperadas,famintas,machucadas,uma picada por cobra,e Alice desaparecida.
A trama gira em torno do sumiço da personagem,o que aconteceu nos dias de acampamento,e as várias picuínhas que aconteciam dentro e fora da empresa,entre eles e toda a investigação dos policiais Aaron Falk e Carmem.
O final é muito bom,e compensa toda a enrolação e pistas falsas deixadas ao longo do livro.
É possível perceber,que a autora tem um "Modus Operandi" bem singular: ela enrola muito a história toda,e só deixa tudo muito bom de verdade,a partir dos 80% do livro.
Gostei muito,mesmo com tanta enrolação na metade do livro.
quel 16/09/2021minha estante
gostei bastante: 1,5 ?? kkkkkkk

@ale_raposo 16/09/2021minha estante
Oi,Quel,aí que está! Não sei o que está acontecendo,mas eu dou estrelas,e quando público a resenha,aparece diferente do que eu coloquei! Eu dei 3 estrelas! Assim que publiquei no site,apareceu 1,5

@ale_raposo 16/09/2021minha estante
Aqui pra mim,tá aparecendo 2 estrelas. Pra você aparece 1,5?

Ket 04/02/2022

Adoro a escrita da Jane Harper. Muito visual e cinematográfica. Nesse livro, (a exemplo do seu primeiro romance, "A seca"), também temos o ser humano versus a natureza. A questão é descobrir quem é o inimigo da pessoa desaparecida: o elemento humano ou o natural?

Li em dois dias. Ansiosa e curiosa. Me senti dentro da floresta. Senti frio e fome e odiei a escuridão. É muito legal a maneira como a autora leva os personagens para dentro da floresta, tendo que enfrentar o melhor e o pior dela. O nosso protagonista Aaron Falk, desta vez, tem um papel mais passivo do que ativo na história; ele anda pelas margens, acompanhando o caso e fazendo perguntas aqui e acolá. Mas é sua visão externa que ajuda a resolver a história no final.

Não é um livro tão dinâmico quanto o primeiro (o que pode desagradar alguns leitores) e tem uma coisa ou outra que achei meio desnecessária (um affair entre Falk e uma colega), mas no geral, gostei muito do clima (sou uma vendida por ambientação em lugares inóspitos kkkkk).
Fabi 04/02/2022minha estante
??

Celi Gomes 07/09/2021

A história me prendeu. Imaginei diversos cenários, vários suspeitos e alguns possíveis desfechos, mas fui surpreendida no final. Há diversas coisas acontecendo, não só na floresta, histórias paralelas.... algumas ficam sem explicação, o que é um pouco frustrante, mas é um bom livro.

Juliana1785 23/09/2021

Sem graça.
A premissa parecia legal, mas a história é arrastada e o desfecho não é surpreendente nem recompensador. Um dos thrillers mais chatinhos que já li.

Neto.Menezes 20/10/2021

Força da Natureza foi um livro que me chamou atenção pela sinopse, bati os olhos e imediatamente queria fazer a leitura!
Com uma narrativa ágil e alternando entra presente e passado, vemos uma dupla de detetives tentando encontrar uma importante informante que desapareceu após uma trilha com as colegas de trabalho... Alice é uma mulher com a língua afiada e que não é bem vista por suas colegas de trabalho e ao se perderem numa trilha, vemos o desenrolar das consequências das atitudes de Alice!
O livro é bem ambientalizado e vemos a angústia das mulheres perdidas no parque , sem água, comida e sinal de celular... Quando enfim, as mulheres saem da trilha Alice não está com elas e cada uma das quatro colegas tem uma versão diferente para o que aconteceu! Quem está falando a verdade? O que aconteceu de fato com Alice?
Embora tenha gostado bastante da história, a autora inseriu algumas histórias paralelas que não foram bem trabalhadas e algumas até esquecidas ao longo do texto! Descobri o desfecho de Alice antes da autora nos contar e isso atrapalhou um pouco a minha experiência final!
Força da Natureza tem mais pontos positivos que negativos e se você está procurando um thriller para se aventurar, recomendo! 4 estrelas

Natalia Noce 25/10/2021

Me fez virar a noite lendo... ruim não pode ser!!!
Final me surpreendeu e queria que algumas coisas tivessem sido mais exploradas.

Giuliane.Souza 25/10/2021

Mais do mesmo
É um bom suspense de investigação. A autora tenta nos levar a duvidar de várias pessoas o tempo todo. E até que ela faz bem, mas o final não é tão surpreendente assim

Nati 30/10/2021

"It varied, but it was all paid for in the common currency of human misery."
Força da Natureza é meu primeiro contato com a escrita da Jane Harper. Já tinha curiosidade de ler o outro livro dela publicado, mas a oportunidade surgiu agora só. Gostei do ritmo da história, de como vai intercalando a investigação com o que realmente aconteceu dentro da mata e como a narrativa vai te jogando pra lá e pra cá entre os suspeitos e amarrando aos poucos as coisas para formar a solução final. Esse livro é o segundo de uma série com o personagem Aaron Falk, então temos também as consequências do que aconteceu na primeira história e isso reflete alguns comportamentos do detetive. Nada que atrapalhe muito ou impeça a leitura, mas pra quem leu na ordem, talvez isso traga um algo a mais, principalmente em questão de apego ao protagonista, o que faltou um pouco pra mim.

Na verdade, um dos principais problemas que esse livro teve para mim foi justamente isso. Geralmente, num thriller, a ânsia de desvendar o caso, de seguir lendo, é por se importar com o 'detetive', com a vítima ou por que as reviravoltas são tão impactantes e surpreendentes que isso te carrega pela história. Aqui, temos um ritmo até bom da história, temos reviravoltas interessantes, mas nada uau que pudesse levar o livro sozinho. E ai temos os dois protagonistas, ao Aaron e a Alice. Só que o Aaron é só ok, nada interessante e não tenho nenhum apego a ele, e a Alice, que é a nossa vítima, é simplesmente INSUPORTÁVEL! Eu inclusive estava torcendo pra que alguém a matasse nos flashbacks, por que já estava de saco cheio. Ou seja, pra mim, tanto faz como tanto fez se iam achá-la, se ela estava morta ou não. O drama e o POV das outras personagens, as 'suspeitas', eram muito mais interessantes e eu senti e me apeguei mais a elas, até a Jill.

A resolução final também foi só ok, nada do impacto prometido no início. Continuo curiosa pra ler A Seca e outros livros da autora, mas com certeza vai cair naquela categoria de livros legais pra ler entre coisas mais pesadas ou quando quiser ler um thriller mais de boas.

Ana Claudia 03/11/2021

Essa é a história de cinco mulheres e cinco homens que foram fazer um retiro na cordilheira Giralang, perto de Melbourne.

O retiro tem duração de 4 dias e o grupo, dividido em homens e mulheres, vão percorrer trilhas diferentes e sinalizadas com paradas em lugares pré-estabelecidos para descanso, alimentação e pernoite. Ao final do quarto dia, eles se encontrarão no ponto final para voltarem para a cidade. Tudo acontece dentro da normalidade com os homens, mas no grupo das mulheres elas acabam se perdendo na trilha e somente 4 delas retornam, mas com ferimentos no corpo, perturbadas, famintas e desidratadas. Alice, uma das integrantes, desaparece misteriosamente. Ela é uma das diretoras da empresa.

Para solucionar esse desaparecimento, Aaron Falk, um detetive investigativo renomado, é chamado para investigar o que aconteceu junto com Carmen, sua parceira. Falk descobre que a pessoa desaparecida é Alice.

A narrativa é feita em terceira pessoa e dividida entre passado e presente. No passado, com o passo a passo do grupo na cordilheira e, no presente, a investigação com depoimentos e interrogatórios com as pessoas que estiveram com Alice no local.

Rê Lima 24/11/2021

Eu gostei muito do primeiro livro da série (A Seca), mas esse segundo livro não me conquistou. Achei a tradução meio truncada, os títulos dos trabalhos mal feitos, as expressões que foram deixadas em inglês têm equivalentes em português e tem uma parte específica da tradução que me deixou estarrecida.
A história poderia ter sido bem mais interessante e o final me deixou meio decepcionada.

@fadakukalivros 01/12/2021

Um bom Suspense
Essa é uma história que se passa na cordilheira Giralang, lugar onde são feitas muitas trilhas, principalmente trilhas corporativas.

A empresa Bailey Tennants contratou os serviços de uma empresa especializada em organizar atividades de treinamento em equipes. Esse treinamento será feito para apenas 10 funcionários que serão escolhidos entre todos os cargos da empresa e separados em dois grupos, sendo 5 homens e 5 mulheres. O objetivo desse treinamento é desenvolver o relacionamento interpessoal entre os funcionários e ver qual das equipes chegaria primeiro ao destino final, mas algo acontece e seu desfecho é alterado.

Dois agentes federais, Aaron Falk e Carmen Cooper, têm um interesse em particular em uma dessas cinco mulheres, Alice Russell. Ela é um contato importante pois tem informações confidenciais sobre a empresa em que eles estão investigando.

Tudo está correndo bem com as equipes e ambas estão se relacionando dentro da normalidade. Na equipe das mulheres, cada uma com temperamentos diferentes, são obrigadas a coexistirem em prol de seus cargos na empresa. Na equipe masculina quase não se tem narrativa, porém eles todos se unem para um momento de descontração no primeiro acampamento.

A partir do segundo dia, as coisas começam a mudar, e tudo fica muito estranho, revelando a verdadeira natureza de cada mulher ali.

O livro me deixou bem curiosa para saber seu desfecho. A autora intercala o passado com os dias vividos pelas cinco mulheres naquele acampamento, narrado como se fosse um diário, e no presente, com as investigações de algo que aconteceu no acampamento. Eu achei isso muito interessante.

Eu não esperava o plot que teve e fui surpreendida.

Ou seja, amei o livro, suspense do começo ao fim, super indico essa leitura para os amantes de um bom suspense.

Mari Pereira 11/12/2021

Um thriller legalzinho. Leitura envolvente, um mistério que te prende, um detetive minimamente objetivo, sem muita pirotecnia.
Não é tão previsível, daqueles que você mata a charada logo nas primeiras páginas; mas também não tem aqueles plot twists bizarros e totalmente forçados que de vez em quando aparecem por aí.
A tensão sexual entre o casal de agentes é clichê e totalmente dispensável. Fora isso, o livro é bastante aceitável.
Ah, A seca, da mesma autora, é melhor.

Jhenyfer 31/12/2021

Não era o que eu esperava...
A dita da expectativa que criamos em cima de um livro..
Eu queria muito ler esse livro, mas quando finalmente chegou a hora eu achei a história tão sem graça os personagens não me cativaram e eu não me importava com a história, enfim, terminei por que estava em uma lc dele kkk

Roberta 15/01/2022

Achei que ia ser melhor
Foi muito enrolado. Personagens demais. Vários assuntos importantes não foram bem trabalhados. Ficou muito coisa solta.

Flavia1332 29/01/2022

Curiosidade e suspense
O relato dos acontecimentos do livro são intercalados em presente e passado.A autora conseguiu fazer uma sintonia coerente desses dois momentos,conseguindo dispertar a curiosidade e dar asas a minha imaginação para tentar descobrir o que aconteceu.Gostei muito da coerência dos acontecimentos, não espere resolução complexa e repleta de reviravoltas sem nexo.Achei absolutamente palpável o final e o fechamento dos acontecimentos.Devo dizer que Ô livro para ter personagens detestáveis...Aff...O envolvimento de um certo casal,foi o que mais me incomodou no livro, acredito que esta parte foi completamente desnecessária. Adorei o livro e super indico.

1 | 2 | 3 | 4