A História da Filosofia para Quem Tem Pressa

A História da Filosofia para Quem Tem Pressa Lesley Levene

Resenhas - A História da Filosofia para Quem Tem Pressa

Raquel 29/04/2024

3/5
Livro resumo dos principais filósofos desde os pré socráticos até os contemporâneos. Disponivel no skeelo audiobooks

Rafa 04/02/2024

Leitura válida
Sigo gostando da experiência dessa coleção por sua proposta (mesmo que superficial) de apresentar temas amplos de maneira compilado. Faço esse tipo de leitura como possibilidade de pinçar temas e pensadores de meu interesse para aprofundar, além de ter uma compreensão de linha temporal interessante.

Enfim, vale a leitura, mas não espere aprofundamento (afinal essa não é a pretensão do livro)

Diogo 31/12/2023

Um guia para leituras subsequentes

"A História da Filosofia para Quem Tem Pressa" de Lesley Levene é uma obra condensada que oferece uma visão panorâmica fascinante da evolução do pensamento filosófico ao longo da história. O autor sintetiza complexos sistemas filosóficos de maneira acessível, proporcionando uma introdução clara a diversos pensadores e correntes de pensamento. O livro é especialmente útil para leitores iniciantes, oferecendo uma estrutura que facilita a compreensão do contexto histórico e das interconexões entre filósofos. A abordagem concisa de Levene serve como um guia valioso para orientar leituras subsequentes, permitindo que os leitores aprofundem seus estudos com base em uma compreensão sólida da linha do tempo filosófica. No entanto, é importante notar que, devido à sua brevidade, alguns temas e filósofos podem ser abordados superficialmente, sendo recomendável que os leitores explorem obras mais extensas para uma compreensão mais aprofundada. No geral, é uma introdução eficaz e estimulante ao vasto mundo da filosofia.

Fernanda949 31/12/2023

Foi citado Ataraxia
E isso me marcou ? como não lembrar?!!

O termo grego ataraxía, introduzido por Demócrito (c. 460-370 a. C.), significa tranquilidade da alma, ausência de perturbação.

Foi citados muitos outros filósofos e eu preciso escutar mais vezes e sim prestar mais atenção, audiobook é mais fácil de dispersar!

Isabelaassousa 18/12/2023

Assim como os outros livros dessa série, "história da ... para quem tem pressa" é um livro bem básico, mas que cumpre com excelência a sua função de dar um norte e as informações principais.

ArthurBueno 04/12/2023

Rápida introdução
O livro faz uma rápida introdução de cada um dos principais pensadores, desde os pré-socráticos até os mais importantes nomes do século XX.

Ly. Su 29/11/2023

Gostei
Não é um livro DE FILOSOFIA.
É como diz o título.
Foi um apanhado geral e sequenciado.
Dei nota boa por apresentar exatamente aquilo que intitula.

Manu5 15/10/2023

Como o próprio título diz, é pra quem tem pressa, muita gente não soube interpretar ??
Então ele não vai ser um livro aprofundado sobre filosofia, e os filosofos, se vc quer se aprofundar procure outro livro.
Se vc assim como eu tem curiosidade e não está fazendo um estudo, é um livro maravilhoso, da um panorama histórico da época de cada um deles, suas informações pessoais, obras, estudos.
É um livro curto mais li aos poucos pra entender melhor.

Adriany 10/09/2023

Bem amplo
Para um livro menor, com o objetivo de falar de todos os filósofos conhecidos e alguns nem muito conhecidos, achei bem resumido. Pode aprender um pouco, mas não com muito aprofundamento.

Alexandre.Cozzolino 20/08/2023

Resumindo bem resumido
Infelizmente, não foi esse o livro que li, mas um similar que também trazia as ideias principais de cada filósofo de relevância ao longo dos tempos. A minha opinião sobre este tipo de livro é que é uma pequeníssima introdução ao tema, para que talvez consiga buscar alguma referência para leitura futura.

Paloma 09/08/2023

Resenha curta e pouco profunda, igual o livro.
Acho que o melhor nesse livro é conseguir contextualizar cada filósofo com o seu período, pra se aprofundar mesmo tem que ler a obra de cada um deles. O mundo de Sofia consegue se aprofundar mais em cada filósofo.

Mari1706 24/07/2023

Eu já li vários livros dessa saga "Pra Quem tem Pressa", esse concerteza foi o mais superficial. Não acho que precisaria ter todas as informações necessárias sobre os filósofos, até pq o livro tem 200 páginas, é claro que iria ser um resumo. Gostei dos demais livros da saga, mas nesse aqui eu achava que iria contar os pensamentos de cada filósofo, qual foi sua função, o que ele fez, mas tudo o que conta é onde nasceu, onde faleceu, nasceu no período renascentista, imperialista, viajou para que cidade?
Enfim, o livro não prendeu por este conceito e abreviaçao rasa e falta de profundidade nos pensamentos e teorias na parte principal e que é o conceito do livro: os filósofos.
Mari1706 15/10/2023minha estante
Sim, amor. Acho que vc não entendeu muito bem o que eu disse.
O livro dá mais ênfase sobre onde o personagem nasceu, onde viveu, em que período viveu do que o SEU pensamento em si, qual a sua função e o que ele fez. O que pra mim, era muito mais importante. Por isso, na minha interpretação, deixou tudo mais raso.

Reccanello 16/07/2023

...para quem tem pressa!
Como o próprio nome já dá a entender, é um livro que toca muito superficialmente em alguns temas mais conhecidos do estudo da filosofia. Bom para conversas de bar!

Honorio 07/05/2023

Filosofia para todos
Eu amo estudar filosofia, ler e me aprofundar nos diversos filósofos e suas ideias. Eu entendo quanto esse é um campo complexo e difícil, o que acaba afastando muitas pessoas que gostariam de aprender.

Esse é um livro simples e que abraça todos os tipos de leitores, se alguém leigo quer entrar nesse universo esse é um livro perfeito. Traz a cronologia da filosofia desde os filósofos da natureza, até os mais contemporâneos.

Carol.Silva 03/05/2023

Como o título diz, o livro traz um pouco da história da Filosofia através dos Filósofos que existiram, nos é mostrado no que eles acreditavam, fatos marcantes da sua vida e suas principais obras.
Eu gostei bastante, apesar de não me considerar com tanta afinidade para a filosofia. Mas me admira demais os pensamentos, os questionamentos, e foi o que me fascinou no livro também.
Tiveram muitas palavras difíceis que eu não consideraria ideais para quem tem pressa ?. Ficava várias vezes indo no dicionário, pelo menos acabei aprendendo bastante.
Recomendaria o livro, inclusive ele nos deixa com vontade de aprofundar nossos conhecimentos e ler cada um dos livros de cada autor.