A tragédia da Guanabara

A tragédia da Guanabara Jean Crespin

Resenhas - A Tragédia da Guanabara

Wandervan.Mouzinho 09/04/2024

Esta obra narra os eventos ocorridos durante a chegada e permanência de Villegagnon no Brasil, destacando seu papel na perseguição aos reformadores calvinistas que buscavam evangelizar aqui. Devido a divergências sobre a Ceia do Senhor, esses reformadores foram expulsos. Essas informações são cruciais para entendermos o contexto da produção da primeira confissão de fé na região, a Confissão de Fé da Guanabara.

Maciel 19/03/2022

A Tragédia da Guanabara é uma obra de valor histórico inestimável. Neste relato é narrada a história dos que primeiro sofreram martírio em terras brasileiras por causa do Evangelho.
Desejando fixar-se numa paragem em que pudessem desfrutar da tão almejada liberdade religiosa, um grupo de franceses aportou na Baía da Guanabara em meados do século 16. Mal sabiam que tal sonho se transformaria num terrível pesadelo. Pesadelo se percebido com olhos meramente humanos. O martírio, desde os primórdios da igreja cristã, tem sido interpretado como sendo um dom que o Eterno concede a uns poucos escolhidos. Jean du Bourdel, Matthieu Verneuil e Pierre Bourdon foram os eleitos de Deus nesta oportunidade.
Utilizamos como base a tradução feita do francês por Domingos Ribeiro e publicada no Rio de Janeiro em 1917. Na presente edição optamos por realizar uma modesta atualização do português antigo utilizado pelo referido tradutor. A ortografia vigente na época da tradução original certamente causaria estranheza ao leitor contemporâneo e, a fim de evitar tal incômodo, decidimos implementar esta despretensiosa revisão. Exemplificando, o texto que na edição de 1917 aparece da seguinte forma: ?Jesus Christo, alçando em tantos logares, na actual Dispensação da Graça, a flammula sacrosanta de seu Evangelho[...]?, na presente edição está registrado como: ?Jesus Cristo, alçando em tantos lugares, na atual Dispensação da Graça, a flâmula sacrossanta de seu Evangelho[...]?.
Também acrescentamos algumas poucas traduções inexistentes na edição de 1917, bem como algumas notas suplementares que auxiliarão o leitor. Estas referências complementares serão sinalizadas com a expressão [Nota adicional]. Não tivemos a pretensão de trazer novas referências em demasia pois, como será percebida na leitura da obra, a edição de Domingos Ribeiro já apresenta um número significativo de notas.
O nosso anseio é que o leitor absorva não apenas o conhecimento que este importantíssimo documento histórico possa trazer, mas que seja edificado pelos ensinamentos que estão enraizados nesta obra

Regy 23/02/2014

A história da Igreja que poucos conhecem
Finalmente consegui terminar de ler este livro. Não é que o livro seja ruim, antes é um livro muito bom para quem gosta de história e é curioso por natureza, ou seja, eu; não li ele antes por falta de ânimo com os livros em geral!
A história traz relatos interessantíssimo sobre o começo da Igreja no nosso País, lembrando que foi justamente poucos anos após o descobrimento do Brasil. O vilão da história não é diferente de muitos homens na atualidade que usam o nome de Deus para proveitos próprios e ainda busca destruir o povo de Deus.
O final do livro tem algumas atas das reuniões da Igreja Holandesa dos anos 1620 até 1640, mais ou menos. É legal conhecer como a Igreja começou aqui no Nordeste e mais precisamente em meu estado. Pena que o livro termina abruptamente e não tem um prólogo contando o que aconteceu com os irmãos deste período, por isso o livro não ganhou as 5 estrelinhas.
Se você é fã de história e é um cristão que ama conhecer mais e mais sobre o povo de Deus, este livro é muito bom, recomendo!

site: http://www.regyjesus.blogspot.com.br/