Poetas negras brasileiras

Poetas negras brasileiras Fernanda Rodrigues
Pétala Souza

Resenhas - Poetas negras brasileiras

Ronnayse 28/08/2023

O livro organizado por Jarid Arraes é composto de poemas de diversas mulheres, de diversos lugares do país, e cada uma falando a partir de suas singularidades. Não temos uma abordagem única para os poemas, excluindo o fato de serem Poetas Negras Brasileiras. Temos identidade, ancestralidade, amor, solidão, força, imigração, racismo, violência, luta, sexualidade... FORÇA.
A ideia de Jarid Arraes, reunir nessa antologia as vozes de tantas mulheres vem nos mostrar essa potencia de cada uma. Mas ao mesmo tempo, mostra o quanto, apesar dessa riqueza e potência, essas mulheres são invisibilizadas – daí a importância dessa antologia.
O livro traz essas diversas vozes como um convite de conhecermos mais dessas mulheres e suas escritas.

jucamargo 19/03/2022

Ótimas poesias
Livro que reúne várias portas de todo o brasil e aborda vários temas, pessoais, coletivos, amorosos?

Renata (@renatac.arruda) 25/11/2021

Uma grande diversidade de temas e vozes. A antologia organizada por Jarid Arraes é um trabalho primoroso de curadoria, reunindo mais de 70 poetas negras brasileiras, entre nomes nunca antes publicados e outros bem conhecidos.

Existe um sabor especial em ver pessoas que acompanho e admiro no mesmo livro, recebendo o reconhecimento que merecem e tendo seus caminhos abertos - e abençoados - por Conceição Evaristo, que abre a obra com o poema "Vozes-mulheres".

É claro que a questão do racismo, da desigualdade e da violência contra pessoas negras está presente de forma contundente ao longo das páginas e podemos sentir a dor e a revolta com que muitos deles foram escritos. Mas também há espaço para olhar para outros horizontes, reverenciar a ancestralidade, se orgulhar da própria identidade, amar e gozar vários tipos de prazeres. Há, ainda, poemas sobre fazer poemas, sobre ser, sobre viver. E todos eles fazem sentido juntos, mostrando que ser poeta e ser uma pessoa negra é ser múltipla, não pode caber em caixinhas e estereótipos.

Como escreve Jarid, tomara que "depois deste livro, seja ainda mais difícil afirmar que nenhuma escritora negra que se encaixe em certo perfil de curadoria foi encontrada. Essa grande variedade é a prova de que mulheres negras escrevem e não cabem em apenas uma categoria temática. É a prova de que curadores que não incluem mulheres negras em seus eventos literários precisam ampliar seus repertórios. Mulheres negras escritoras existem, insistem e resistem".

Achei um belíssimo trabalho e uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho de poetas brasileiras contemporâneas, de todas as idades e de todas as partes do país.