Poetas negras brasileiras

Poetas negras brasileiras Fernanda Rodrigues
Pétala Souza


Compartilhe


Poetas negras brasileiras


uma antologia




O leitor tem em mãos uma preciosa antologia sobre a poética de mulheres negras. Uma obra panorâmica que nos apresenta vozes contemporâneas e nos convida ao mergulho num pluriverso de possibilidades de apreensões da mulheridade negra e suas escritas. Poetas de diferentes faixas etárias, localizações, espiritualidades e compreensões de suas humanidades, traduzem em metáforas dissonantes, plasticidades e sonoridades, as experiências éticas e estéticas que atravessam o Viver. Ao mesmo tempo, apontam tanto para os dramas coletivos do existir, quanto para uma profunda camada da subjetividade.

Os poemas trazem temas como identidade, linhagem, ancestralidade, sexualidade, cabelo e fenótipo, violência, racismo, equidade, maternidade, amor, paixão… Se tivesse, entretanto, que resumir esta antologia em apenas uma palavra seria força: não aquela romantizada que limita em lugares estanques a potência das mulheres negras, mas a força daquelas mulheres que fazem do verbo as suas armas de guerra e as suas fortalezas.

Nomes reconhecidos como Cristiane Sobral, Esmeralda Ribeiro, Jarid Arraes e Mel Duarte nos brindam com suas poesias e, em nada ofuscam as outras vozes, menos conhecidas, mas de igual potência. Pelo contrário, são sons que dialogam e se empoderam, nos mostrando que Viver é um Ato Poético e as percepções humanas da Vida podem ter multiperspectivas.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Poetas negras brasileiras

Similares

(9) ver mais
Terra Negra
Um buraco com meu nome
Nossos poemas conjuram e gritam
Correntezas e outros estudos marinhos

Resenhas para Poetas negras brasileiras (3)

ver mais
Uma grande diversidade de temas e vozes. A antologia organizada por Jarid Arraes é um trabalho primoroso de curadoria, reunindo mais de 70 poetas negras brasileiras, entre nomes nunca antes publicados e outros bem conhecidos. Existe um sabor especial em ver pessoas que acompanho e admiro no mesmo livro, recebendo o reconhecimento que merecem e tendo seus caminhos abertos - e abençoados - por Conceição Evaristo, que abre a obra com o poema "Vozes-mulheres". É claro que a questão do ra... leia mais

Vídeos Poetas negras brasileiras (2)

ver mais
QUANTO A REPRESENTATIVIDADE POSITIVA IMPORTA? | Passos entre Linhas

QUANTO A REPRESENTATIVIDADE POSITIVA IMPORTA?

PRETATONA 2.0: Apresentação e TBR | Passos entre Linhas

PRETATONA 2.0: Apresentação e TBR | Passos en


Estatísticas

Desejam7
Trocam1
Avaliações 4.1 / 25
5
ranking 36
36%
4
ranking 48
48%
3
ranking 16
16%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

12%

88%

Jenifer
cadastrou em:
19/07/2021 16:50:32
Jenifer
editou em:
19/07/2021 16:50:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR