Ruído

Ruído Daniel Kahneman...

Resenhas - Ruído

Escritora Li 24/02/2023

Técnico e importante
Técnico e importante para o mundo dos negócios mas difícil de digerir para uma pessoa comum. No entanto uma contribuição brilhante!

erbook 21/02/2023

Variabilidade indesejável de julgamentos de casos análogos
Imagine que a sua conduta seja valorada de forma excessivamente mais gravosa que a de seu amigo em condições semelhantes. Percebe-se claramente uma sensação de injustiça. Da mesma maneira, seria justo um réu ser condenado a uma pena exorbitantemente maior que a de outro por fato análogo? Seria aceitável pagar prêmio de seguro de carro em valores bem superiores em relação a outro segurado nas mesmas condições? Infelizmente, há variabilidade em julgamentos que deveriam ser iguais ou muito próximos. A essa invariabilidade indesejada, os autores chamam de ruído.

De fato, onde há julgamento humano, há possibilidade de ruído. O problema é quando essa variabilidade se amplia de tal forma que causa injustiças na seara criminal, bem como prejuízos para a economia e para as pessoas na esfera cível. Amparado nessas premissas, os autores fazem um diagnóstico a respeito das razões que levam os tomadores de decisão a julgamentos tão díspares e propõem metodologia para solucionar ou, ao menos, minorar esses ruídos.

Entres os diferentes tipos de ruídos identificados pelos autores, considero três os mais importantes: 1) ruído de padrão: ocorre quando cada julgador possui um critério próprio; 2) ruído de nível: cada julgador possui diferentes percepções na escala de um modelo predeterminado para a tomada de decisão; 3) ruído de ocasião: surge quando o mesmo julgador altera a decisão a depender das circunstâncias, as quais, infelizmente, podem se referir a fatores totalmente alheios ao problema a ser solucionado.

A partir desse diagnóstico, os autores propõem a aplicação de metodologia para melhorar a tomada de decisões: a) melhorar a seleção de julgadores; b) realizar treinamento adequado; c) estabelecer diretrizes com balizas objetivamente verificáveis.

Em tempos de pós-modernidade, na era dos algoritmos e da inteligência artificial, surge reflexão interessante: será que a substituição dos julgamentos humanos por algoritmos traria melhores soluções para todas as situações? Você preferiria ser “julgado” por um algoritmo ou por um ser humano? Será que o algoritmo que escolhe o próximo filme no “streaming” seria apropriado para resolver quanto uma criança deve receber de pensão alimentícia?

lidi 22/12/2022

Ruído
Eu gosto muito da forma que a Psicologia se apresenta nos livros do Kahneman, particularmente, acho que desfrutei mais desse livro do que de Rápido e Devagar.

O texto traz muitas explicações estatísticas, o que pra mim foi bem bacana e me fez me exercitar um pouco mais nesse tipo de análise, o que eu gosto bastante.

Alguns momentos do livro são mais "lentos", o que explica em parte a minha demora em terminar a leitura, mas o conteúdo é muito interessante e apresentado de forma bem ampla e profunda pelos autores.

Rafael.Gomes 10/10/2022

Manifesto pela maior dependência dos algoritmos
Se no primeiro livro do mesmo autor o foco era o viés, neste o tema principal é o ruído.

Uma fonte de erros silenciosa, mas presente nas nossas tomadas de decisão. Uma variabilidade indesejada em nossa tomada de decisão.

Senti que o foco é mais voltado para corporações, embora haja ideias relevantes também para a tomada de decisão pessoal.

Traz sugestões de aprimoramento, mas respeitando e reconhecendo as suas próprias limitações. De fato, algum ruído pode ser não apenas tolerável, mas desejável.

Recomendo a leitura.

Danilo.Brizida 09/10/2022

O Ruído é um livro muito interessante que nos traz uma reflexão sobre os vieses e ruídos em nossas tomadas de decisões e o quanto a redução desses 2 efeitos existentes no julgamento humano são importantes.

Em todos os âmbitos das relações humanas, sempre que houver julgamento teremos vieses e ruidos que muitas vezes resultarão em erros em nossas conclusões.

A questão é como podemos reduzir essas falhas no julgamento humano e quanto os custos dessa redução compensam os beneficios obtidos, afinal de contas viver é julgar, e julgar muitas vezes é errar e o erro em certa dose é benéfico para o desenvolvimento humano

Elisio Rebouças 12/09/2022

Rápido e devagar com nudge e muito mais
Teoria interessantíssima sente ruído. Realmente a gente só se preocupa com Viés. Claro, o livro mostra muitos exemplos, porém é muito teórico, e pra minha mente de humanas ficou bem difícil de entender. Mas valeu a leitura

Andressa 15/07/2022

Entender o que é o ruído e o quanto ele influencia nossas decisões é em muitos momentos até perturbador. As situações apresentadas sobre decisões em julgamentos demonstram muito bem isso. Recomendo muito a leitura, mas antes leia Rápido e Devagar, do mesmo autor.

Maristela 05/07/2022

O livro oferece soluções para reduzir ruído presente no dia dia de nossas decisões individuais ou coletivas e tomarmos decisões melhores.

Romicley 22/03/2022

Ruído de ocasião
Não é uma leitura simples, mistura termos técnicos, com exemplos de situações que exigem muita concentração e tempo para ver na prática. Falar que não é bom, estaria caindo num ruído de ocasião. Em resumo, é uma obra que contribui para um pensamento crítico e uma avaliação mais racional dos fatos utilizando como base a estatística. Vou até aplicar a auditoria por curiosidade. Leiam com tempo e focado.

Fábio Perrucci 09/02/2022

Uma ampla análise dos ruídos e dos vieses
Apontado por muitos como uma continuação de Rápido e Devagar, eu não o definiria assim, o livro apresenta diversos estudos realizados e seus desvios nos respectivos resultados, provando que a tomada de decisões serão sempre diferentes, dependendo do indivíduo e das inúmeras variáveis atuantes. A relevância e a presença dos vieses e dos ruídos são amplamente discutidos. A obra também apresenta diversas teorias e amostragens que corroboram com o tema central.

Paulo.Enrique 16/01/2022

Um julgamento sobre Ruído
Incrível como Daniel Kahneman e os demais autores abordam o tema. É uma obra técnica, acadêmica, até pesada e repleta de categorização sobre como a humanidade avalia e atua em fases e situações da vida. Assim como o Rápido e Devagar, também fará parte como manual da mente humana.