Antropoceno

Antropoceno John Green

Resenhas - Antropoceno

anna v. 15/08/2021

Gostei mais do que esperava
Entrei neste livro sem saber muito o que esperar. Conheço, claro, os livros juvenis do John Green, mas não sou familiarizada com o trabalho dele no YouTube, ou com o irmão Hank. Mas fui logo arrebatada pelos seus ensaios curtos e pessoais, mas ao mesmo tempo muito ecléticos, sobre os assuntos mais diversos. A obsessão americana pelos gramados, a história bizarra do refrigerante (bizarro) Dr Pepper, a polêmica sobre a existência dos brontossauros, entre muitas outras coisas. E permeado pelos textos, as questões existenciais do autor, suas memórias de infância, adolescência, juventude, sua relação com a esposa e os filhos, sua postura diante da pandemia, suas doenças mentais, sua vida em Indianápolis. Eu me identifiquei totalmente. Talvez tamanha identificação seja porque descobri que tenho a mesma idade que ele, casei e tive filhos com a mesma idade, e, como ele, tenha um casal de filhos. Tudo isso fez com que eu me enxergasse no contexto temporal das suas vivências. Descobri, com certa surpresa, que John Green é um autor mais interessante do que eu imaginava. E que alegria é fazer essa descoberta.
costa 24/10/2021minha estante
Qual é a classificação indicativa amg??

mah.mcorrea 02/08/2022minha estante
Olha eu li até mais ou menos a metade do livro e até agora é pra todas as idades

Mendonca_mai 08/10/2023

"Apesar dos nossos defeitos, somos uma espécie carismática."
Este livro representa a estreia literária de não ficção do renomado autor de "A Culpa é das Estrelas", John Green. Escrito em parte durante o auge da pandemia global de Covid-19, ele não apenas aborda esse período, mas também se inspira em seu consagrado podcast.

Um aspecto particularmente significativo na obra é a exploração sincera do autor sobre sua experiência com a depressão, ansiedade e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Green compartilha como essas condições afetam suas ações e como ele enfrenta esses desafios. Sua sinceridade é apresentada de maneira genuína e descomplicada, o que torna a leitura ainda mais profunda e íntima.

O livro flui com uma linguagem envolvente, apresentando-se em pequenos capítulos, cada qual explorando diversos temas. Em seus ensaios, John Green fala sobre tudo um pouco relacionado aos seres humanos e ao mundo em que vivemos. Após aprofundar-se no tema, seja de forma informativa ou emocional, ele avaliava de maneira metódica a experiência em uma escala de 1 a 5. Alguns textos apresentam um tom mais sério, enquanto outros são leves e divertidos, sendo a maioria enriquecida por fatos históricos e uma abundância de informações.

Comecei a leitura sem expectativas claras, mas este livro me levou a uma profunda reflexão. É praticamente impossível concluir a leitura de "Antropoceno" sem a sensação de ter aprendido algo valioso. Embora você possa se sentir mais cativado por alguns temas em relação a outros, a obra como um todo é genuinamente intrigante. Quando você menos espera, o livro está chegando ao fim. Acho que é um bom livro para ser lido por todo mundo.

Para Antropoceno: Notas sobre a Vida na Terra, eu dou 4 estrelas.

Lenas 07/04/2022

Que irônico avaliar um livro que é quase que inteiramente sobre avaliações.

Fiquei bem surpresa com este livro? Em um momento o autor está falando sobre campeonato de comer cachorro-quente e no próximo ele está falando sobre solidão humana, conexões e COVID.

Foi bem legal ler um livro que fala sobre o COVID e as dificuldades de se viver durante uma pandemia. Também gostei de ler sobre o relacionamento dele com o irmão, suas discussões sobre o sentido da vida e todas as citações que ele faz aos poemas de Emilly Dickinson.

E a última história? Triste e bem reflexiva.

?Não consigo me lembrar exatamente o que sentia diante daquela imagem [foto] de crianças emaranhadas antes de uma pandemia global torná-la tão estranhamente voltaica. E não posso imaginar o que sentirão meus eus futuros. Tudo o que posso ver é essa imagem, mudando conforme o tempo se afasta dela.?

Recomendo!

annacsfraccaro 16/11/2022

Gostei mais do que esperava!
Não sabia muito o que esperar, mas até que gostei mais do que esperava.
São várias informações aleatórias que o John Green vai dando nota de 0 a 5 estrelas.
A maior parte eu não fazia ideia do que ele tava falando, mas achei interessante conhecer essas aleatoriedades.

Joao366 08/04/2024

Antropoceno: Notas sobre a vida na Terra
Não tava nos meus planos ler esse livro, ele veio de "brinde" quando comprei um dos livros do Clube Intrínsecos...
Não é muito minha vibe livro de não-ficção por não gostar da realidade kkkk mas eu gostei desse livro aqui.
Ele é bem "americanizado" e por esse motivo acaba me afastando um pouco dos temas do livro por não ser minha realidade, mas já adianto que não é uma coisa ruim! afinal são as experiências, pensamentos e estudos do autor né kk. Me peguei pensando se tem algum livro brasileiro nessa mesma pegada aqui, acho que iria gostar muito mais.
A escrita do autor é bem fluída e de fácil entendimento, isso facilitou e melhorou muito a minha experiência de leitura. Sinceramente, não tava esperando muito desse livro, iniciei ele sem pretensão nenhuma, mas ele foi uma surpresa agradável viu.
Pra Antropoceno eu dou 4 estrelas!

Ps. Como gostei muito da escrita do John Green vou procurar outros livros dele pra ler, espero gostar tanto quanto gostei desse.
Jubalinhas 08/04/2024minha estante
Eu amei antropoceno e fiquei pensando a mesma coisa que você "será que tem um livro assim de um autor brasileiro?"
Se eu descobrir, juro que volto pra te contar.

Bedim 08/04/2024minha estante
" não é muito minha vibe livro de não ficção por não gostar da realidade " isso é TÃO REAL KKKKKK

Joao366 08/04/2024minha estante
@Jubalinhas, se eu descobrir algum eu te conto também amg!!!

Joao366 08/04/2024minha estante
@Bedim, juro amg kkkkkkkkkk a realidade é muito paia

bru 07/09/2021

ai... então.
Meu quarto livro do John, amo seu estilo de escrita, mesmo tendo odiado um de seus livros.

Antropoceno é seu primeiro livro de não ficção, a história traz uma série de análises sobre coisas que o autor gosta onde o mesmo dá notas, alguns são legais, alguns interessantes e outros bléh, porém acho que isso é muito subjetivo.

No geral não seria um livro que compraria e julgo o valor atual bem salgado para o que é proposto.

Pra esse seu livro John, eu dou 2 estrelas.

Karen | @encontradanoslivros 11/07/2022

Uma experiência que eu nunca tive
Em seu primeiro livro de não-ficção, John Green traz para o leitor diversos ensaios sobre tópicos do Antropoceno, onde com uma mistura de reflexões, fatos históricos, citações e bom humor, vamos sendo apresentados a aspectos, opiniões e histórias próprias, que vão sobre coisas desde "O tempo de vida da humanidade" até outros menos esperados, como "Os Pinguins de Madagascar". Tudo isso em forma de resenha, dando nota aos diversos temas.

"Mas quero me apaixonar pelo mundo mesmo assim, permitir que ele me invada por completo. Quero sentir o que há para sentir enquanto eu estiver aqui."

Explicando desse jeito, parece ser algo até que... Bobo. Mas na verdade, o Antropoceno carrega uma profundidade e seriedade sobre a vida que, no momento onde fiz a leitura, eu estava precisando ler. Entre risos com as histórias divertidas do passado do John ou sobre sua rivalidade com a marmota que mora no seu jardim, ou entre momentos emocionantes dele compartilhando sobre o pior momento de depressão, ou entre fatos históricos sobre como o modelo de teclado que usamos hoje foi desenvolvido, você simplesmente não vê o tempo passar enquanto lê.

Sempre gostei muito do John Green - e quando falo isso, digo além dos seus livros (que também amo e são importantes demais para mim), sempre gostei de o ouvir falando e trazendo um pouco de si. Eu diria que esse livro é o John Green *quase* completo. É quase como ouvir seu amigo falar sobre algum assunto que o anima muito. Ou que, pelo contrário, não o anima em nada.

Sabe quando era comum que brincássemos falando "Eu leria até a lista de supermercado de tal autor", bem, acho que esse livro pode ser um bom substituto para a lista de supermercado. Talvez não seja um livro que todo mundo vá gostar, mas eu amei cada página.

Para o Antropoceno: Notas sobre a vida na terra, eu dou 5 estrelas.

PS: Essa resenha também foi publicada no instagram pelo @encontradanoslivros.

Mi Rubin 04/10/2021

Gostei demais :)
Achei bem interessante a premissa de sair analisando e dando nota para coisas aleatórias por aí!

Ele não as deixa jogadas para quem não faz parte do mundo dele. Tudo tem embasamento, fontes de informações e toda uma construção das análises.

Gostei bem mais do que imaginava.

Só parte que ele fala sobre suas doenças, que me deixou de coração apertadinho. Espero que ele se cuide e fique bem ?

Camila :3 29/08/2022

Facilmente umas das melhores leituras do ano, o John Green tem um jeito muito bom com as palavras, o texto é de muito fácil entendimento e a leitura segue fluida desde o início.
Acho incrível esse tipo de artigo que o autor além de dar fontes reais, fala também sobre o seu ponto de vista sobre o assunto. Eu nunca me senti tão próxima de um autor quando eu me senti do John Green lendo esse livro.
Recomendo d++
P.S: Eu só li dois livros do John Green até agora, "Tartarugas até lá embaixo" e "Antropoceno notas sobre a vida na Terra" e ambos foram recomendações do meu youtuber preferido da vida. Bruno Miranda my beloved ????

vic sargent 04/01/2024

Como você têm desfrutado do Antropoceno até agora?
Esse livro é simplesmente incrível! o john green é uma pessoa extremamente inteligente e observadora, e se eu entendi pelo menos metade de tudo que ele escreveu deve ter sido muito.
é simplesmente incrível ver toda a experiência na Terra através dos olhos de outra pessoa, e ainda mais pelo green, que tem vários e vários comentários extremamente interessantes a se fazer sobre tudo
acho que basicamente todos os capítulos do livro me marcaram de alguma maneira, sendo descobrindo um fato novo que eu ainda não sabia, sendo mudando a minha visão sobre algo, e ele contar histórias sobre a vida dele foi o que tornou tudo ainda mais interessante e legal
algo que me marcou muito também foi que no dia que eu comecei esse livro, o canal ciência todo dia lançou um vídeo falando sobre "se uma árvore cair na floresta ela faz barulho?" e isso ficou na minha cabeça, pq eu nunca tinha escutado isso, e ai algumas horas depois eu fui ler e tinha essa frase:
"acho que parte do que me assusta sobre o fim da humanidade é o fim dessas memórias. acredito que, se uma árvore cair na floresta e não tiver ninguém lá para ouvir, ela fará barulho mesmo assim. no entanto, se ninguém estiver aqui para tocar discos da Billie Holliday, essas músicas não vão mais produzir sons. Nós causamos muito sofrimento, mas também geramos outros impactos."
ao longo da leitura, eu tive várias crises existenciais: "será que eu to vivendo certo? será que eu realmente to aproveitando? pq eu não consigo sentir tudo isso que o john green descreve que sente? pq nenhuma história da minha vida me marcou tanto assim a ponto de ser algo que mudou a minha vida e que eu poderia, sei lá, escrever um livro sobre? pq eu não consigo sentir tudo isso que ele sente quando olha aquelas fotos ou pinturas?" e várias outras coisas. com certeza depois desse livro eu vou ter muitas coisas pra conversar com a minha psicóloga kkkkkkkk
meus capítulos preferidos foram: a introdução (achei tão linda, me marcou muito ele falando que passou um mês fazendo uma trilha reta pra logo depois "ser informado de que a vida não segue linhas retas"); o tempo de vida da humanidade; as pinturas rupestres de Lascaux; ursinhos de pelúcia (também me marcou descobrir que na verdade o urso não foi salvo, foi aquele momento em que você fecha o livro e pensa "nossa"); a atuação de Jerzy Dudek em 25 de maio de 2005; os pinguins de Madagascar; procurar estranhos no Google; os desenhos circulares de Hiroyuki Doi; os cachorros-quentes de Bæjarins Beztu Pylsur; três fazendeiros a caminho de um baile e o pós escrito (simplesmente me deu um baque gigante quando ele fala que o título desse livro em alemão seria algo como "como você têm desfrutado do Antropoceno até agora?" e ele responde com "boa pergunta").
enfim, esse livro é simplesmente sensacional e o john green é uma pessoa extremamente inteligente e interessante, lendo esse livro eu fui ficando cada vez mais inspirada a fazer muitas coisas (ainda não sei o que, mas vou descobrir), minha experiência com antropoceno foi linda e eu recomendo esse livro pra todos
c a r o l 04/01/2024minha estante
Não vejo a hora de ler esse livro para sentir esse misto de emoções! Mas tenho medo da crise existencial que irei ter ?

Munai 10/10/2022

Terminei esse livro já faz um tempo, mas não consigo fazer uma resenha que expresse tudo que ele me fez sentir
mesmo não sendo o mesmo tipo de história de seus outros sucessos, continua sendo um típico livro do Green: genial, agridoce e que te manda direto pra terapia
recomendo demais, virou um dos meus favoritos da vida

Bookstessa_ 07/02/2022minha estante
Eu qro mto ler mas tenho medo de comprar e não gostar

ferngeov 11/04/2023

Para John Green, eu dou 5 estrelas
Como fã assídua de John Green (meu livro favorito da vida é "Quem é você, Alasca?" há dois anos) é um prazer ler um livro dele filosofando sobre por do sol e gansos-do-canadá. Adorei ter a experiência de ler um pouco de seu pensamento!
"Todos nós sabemos como o amor termina. Mas quero me apaixonar pelo mundo mesmo assim, permitir que ele me invada por completo. Quero sentir o que há de sentir enquanto eu estiver aqui."

ihsoyk 24/09/2023

Estamos aqui porque estamos aqui porque estamos aqui porque
Dificilmente eu leio livros de não ficção pq se tem uma coisa que eu amo é fugir da realidade, então ler algo sobre a realidade nunca me parece tão atraente. Porém, estamos falando de um dos meus escritores favoritos e eu leria até a lista de compras desse cara.

O João Verde conseguiu me fazer fugir da realidade mesmo falando sobre a realidade, já que a obra inteira é composta por análises incríveis de coisas do dia a dia onde ele encontra um significado poético, reflexões e detalhes belos que deixamos passar mesmo vendo aquilo o tempo todo.

Acho que esse foi o principal foco do livro: buscar significado e ver coisas que não vemos em coisas que sempre vemos. É ver poesia ao vivo, caminhando na nossa frente, balançando nas folhas de uma árvore. Em qualquer lugar tem reflexões importantes sobre a vida que muitas vezes não percebemos e, cara, ele é muito bom em perceber isso. Acho que é por isso que eu amo tanto os livros dele.

As reflexões, suas filosofias e frases poéticas somadas a personagens incríveis sempre me agregam muito e me deixam incrivelmente feliz. E mesmo nesse livro de não ficção, foi possível ver esses elementos e me sentir ainda mais perto do autor, lendo suas opiniões e conhecendo um pouco da mente incrível que escreveu meu livro favorito.

Antropoceno foi uma experiência sensacional e inigualável. Há tempos eu não lia um livro de não ficção tão bom assim. Ele me tocou o coração de diversas maneiras diferentes. Foi como ouvir o John Green na minha frente me contando uma história por horas e horas ? o que eu definitivamente não reclamaria.

Eu recomendo muito essa obra, assim como muitos do autor. Acho que é um bom livro para ser lido por todo mundo, já que é necessário vermos um pouquinho mais de significado e reflexão em tudo à nossa volta.

"Viva a sua vida. Viva a sua vida. Viva a sua vida."

Para o Antropoceno, eu dou 4,5 estrelas.