Fábulas Budistas

Resenhas - Fábulas Budistas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Van_woods 28/10/2021

Aprendizados milenares
Obra primorosa e com várias fábulas que auxiliam, àqueles que estão dispostos ao autoconhecimento, a se aperfeiçoar e retirar relevantes aprendizados para a vida.
Interessante também a vida da autora.

@biacanelas 07/10/2021

Da e para alma
Mais um livro incrível da editora wish, trazendo dessa vez um livro sobre mais que contos: sobre nossas almas, não importando sua religião. Um livro sobre amor e que espalha amor. Altamente recomendado!

Tati 06/10/2021

Terminei o livro super arrepiada e muito reflexiva pensando sobre o trabalho das mulheres "anônimas" nas guerras e conflitos em busca de liberdade. Que mulher foi essa autora. Biografia pequena no fim mas absurdamente impactante.
Com relação aos contos, eu não gostei tanto pra ser sincera, todos eles terminavam bruscamente e dizendo que foram felizes pra sempre. Tiveram uns que gostei, mas a maioria eu não me identifiquei. Penso que vendido como livro infantil traria mais identidade a esses contos. Alguns foram tão curtos e terminados tão bruscamente que eu cheguei a pensar "é só isso?". Mas certamente eles trazem reflexão, mas ao meu ver a maioria é uma reflexão mais senso comum do que algo muito pensado a fundo.

Taisando 05/10/2021

Pequeno Tesouro Literário
A coletânea Fábulas Budistas é um tesouro literário, feito com muito zelo para pessoas que assim como eu, adoram fábulas e contos.

Edição em capa dura e no formato pocket-book, que permitem melhor manuseio e locomoção.

A experiência da leitura se torna ainda mais especial com a biografia da autora. Sua trajetória de vida é algo notável e pouco explorado, e eu só posso agradecer pelos responsáveis da Editora Wish por trazer esse livro para nossas mãos.

Sara 02/10/2021

Já fazia um tempo que desejava ler algumas fábulas, as poucas que li foram na infância e acabei nunca dando muito valor para esse tipo de leitura, então essa indicação veio em excelente momento.
Gosto do ritmo e do tamanho das histórias, são muito lúdicas e ilustram muito a cultura budista (o que já seria meio óbvio pelo nome né). Acho legal para ler entre uma leitura densa, para dar um respiro para a mente.
Para mim, tudo ficou ainda melhor quando parei para ler a história da autora, que foi importantíssima na segunda guerra mundial servindo como espiã :0!!

Sol 29/09/2021

Pode ser que nem todas as fábulas sejam encantadoras para todos os leitores, mas ao chegar a parte da biografia da autora, não tem como não admirar essa pessoa, pela coragem e bravura, além claro da arte.
Edição, como sempre, zero defeitos da Editora Wish, para completar.

Pablo Paz 28/09/2021

Literatura infantil?!
Esse belo livrinho, coleção de fábulas budistas da Índia recontadas pela escritora Noor Inayat Khan (1914-1944), foi publicado originalmente em 1939 na Grã-Bretanha com o título 'Vinte Contos Jataka' como literatura infantil. A sua leitura vale por si só, é um daqueles tesouros da civilização. Hoje porém seria impossível classificá-lo como infantil, ou pelo menos difícil de encontrá-lo na seção infantil duma livraria. Acho que estaria na seção de clássicos, de infanto-juvenil e até mesmo na de YA. É interessante lê-lo também pensando no que aqueles educadores e pais cultos e de classe média dos anos 1930 liam para as suas crianças. A concepção de infância e de literatura infantil mudaram muito de lá para cá.

Nah 26/09/2021

Uma leitura leve e cativante
O livro traz 20 fábulas da tradição oral budista e indiana recontadas e reescritas por Noor Inayat Khan.

Noor, que foi uma princesa indiana, teve participação na 2ª Guerra Mundial e sua atuação como espiã do governo britânico foi de suma importância para a vitória dos Aliados.

Vivendo na França – já tomada pelos Nazistas – a serviço da Inglaterra, Noor foi capturada pela Gestapo e enviada para o campo de extermínio de Dachau, onde foi executada 7 meses antes da liberação do local pelos Aliados.

O livro é leve, cativante e traz à tona a tradição budista e indiana. Os contos são curtos e de fácil leitura. A pequena biografia de Noor ao final da edição é um plus e um lembrete de como a atuação das mulheres em momentos importantes da história mundial é frequentemente apagada.

Rafaele 23/09/2021

Livro de contos infantis super curtinhos e diferentes, sempre com uma lição de moral e um final feliz kkkkkk
Imagino que seja ótimo pra quem tem crianças principalmente!
Recomendo!

Delam 20/09/2021

Uma leitura breve e fluída, mais rápida do que se pode imaginar. Cada fábula carrega uma mensagem única e muito bonita, mas o destaque, de fato, é a breve biografia da autora. O livro é de uma delicadeza tremenda que me fez querer começa-lo assim que ele chegou. Dá pra sentir todo o carinho da editora em cada palavra impressa em papel pólen.

Mayra247 08/09/2021

FÁBULAS BUDISTAS
Eu já esperava que esse livro fosse bom e, ainda assim, ele conseguiu superar minhas expectativas. Fiquei muito encantada com as fábulas "O Teste do Mestre" e "O Búfalo Paciente", mas a biografia da autora é realmente a cereja do bolo, incrível!

Simone Pagliari 07/09/2021

Diferente
Umas fábulas bem diferentes, com uma moral diferente, em momento nenhum errada, mas com finais surpreendentes. Bem bom de ler.

Mari 07/09/2021

Fábulas contadas por uma heroína de guerra!
Coletânea de 20 fábulas budistas contadas por Noor Inayat Khan, uma britânica de ascendência indiana, que se destacou por sua atuação na Segunda Guerra Mundial a serviço dos Aliados, tendo sido condecorada após ter sido capturada, torturada e morta pelos nazistas.

Em geral, as fábulas são bonitas e cheias de sabedoria e todas acabam com "e todos viveram felizes para sempre" (Sério, sem exceção!), o que não significa que todos os finais são de fato felizes, pois como já dizia Tim Maia:
" E na vida a gente tem que entender
Que um nasce pra sofrer
Enquanto o outro ri"

É um livro que dá um calorzinho no coração e é muito bom para saber um pouco mais sobre a Índia e sua cultura.

Jaqueline Felix 07/09/2021

Leve e rápido
Aqui temos 20 Contos Jataka, recontados e adaptados pela princesa indiana Noor Inayat Khan, cuja primeira edição data de 1939.

Trata-se de uma pequena amostra dos Contos, visto que o total estima-se que sejam 547.
Foram escritos em torno de 300 a.C, na língua Pali, e eram passados de geração a geração, servindo como uma guia para o comportamento moral.

São lendas sobre as vidas anteriores de Buda, que ele teria contado a seus discípulos usando as imagens das contas de um colar.
Cada conta é uma vida inteira, onde ele aparece como homem, mulher, animal e até divindade, aprimorando virtudes como paciência, sabedoria ou generosidade.

"- Minhas crianças - disse ele - não é a primeira vez que venho a vocês como Buda. Vim muitas vezes antes, em algumas ocasiões, como uma criança entre as criancinhas; em outras, entre os animais, como um deles, amando-os como amo vocês agora; às vezes, na Natureza, entre as flores, tracei um caminho para vocês sem que soubessem"

É um livro curto e gostoso de ler. Com fábulas que serão apreciadas por crianças e adultos.
A edição está linda, em capa dura, com fitilho e lindos detalhes e ilustações na cor esverdeada.

Rita 06/09/2021

A edição é belíssima, as fábulas são fofas e trazem um pouco da Índia, mas a melhor parte de todas é o texto sobre a autora que merece ser reconhecida e aplaudida.
Eu fiquei inconsolável por saber como a vida dela terminou.

1 | 2 | 3 | 4 | 5