Terra alta

Terra alta Javier Cercas

Resenhas - Terra Alta

Sâmara 09/10/2021

? Sinopse
Melchor é um detetive policial que está sempre em busca de casos para investigar. Apesar de morar em Terra Alta, um lugar pacífico que nunca tem grandes acontecimentos, isso está prestes a mudar...
? Um casal de idosos foram encontrados mortos em sua propriedade e, para deixar tudo ainda mais suspeito, eles são podres de ricos...
? Com uma escrita bastante descritiva e cheia de mistério, Javier Cercas nos apresenta uma obra marcada por grandes emoções e revelações. Por ser uma grande fã de investigação fiquei mega curiosa pra conhecer esta, e preciso dizer que não foi bem como eu esperava.
? A obra tem um enredo muito original, com uma trama que prende a nossa atenção e nos entrega um suspense digno de fazer nossa cabeça traçar um milhão de teorias. Os personagens são instigantes, característica suficiente para fazer qualquer leitor querer ler o livro inteiro em um dia.
? Os capítulos são longos, algo que em alguns momentos me trouxe certo cansaço em ler de forma direta. Entretanto, a escrita do autor consegue superar essa ressalva, e nos entrega um enredo fluido.
? Ademais, achei interessante trazer capítulos intercalados entre o passado e presente do nosso protagonista, pois conseguimos entender melhor sua vida, e os motivos que o levaram até à Terra Alta. Melchor é um personagem muito real, que passou por momentos difíceis durante sua adolescência e início de sua vida adulta, e teve a literatura como alicerce para a sua reconstrução.
? Apesar de ter uma trama que promete muitas reviravoltas, as soluções são óbvias e parece que a obra foi escrita de forma amadora. Visto que, no meio do livro eu já desconfiava de alguns personagens e o desfecho não foi nada surpreendente. Esperava mais explicações que não foram dadas, tornando o final do livro raso e sem nexo, com pontos mal conectados.
?? As críticas abordadas durante o enredo foram muito pertinentes, uma vez que o autor destacou questões políticas e sociais daquele povo e conseguiu dar voz aos catalães.

DeiaMolder 29/09/2021

Vamos aos fatos.....

Serei obrigada a ler Os Miseráveis de Vitor Hugo ?

Vamos aos fatos....

Melchor filho problemático de uma prostituta, ex-presidiário que depois de uma cartase se torna policial.

Por consequência de um mau momento, vira uma lenda ? na cidade que morava, Barcelona.

Muda-se para uma cidadezinha pacata, Terra Alta, para esconder-se. Trabalha na polícia local e um belo dia cai de paraquedas em uma investigação de um crime hediondo.

Mas o que tem a ver o livro Os Miseráveis com isso ? ?

A cartase de Melchor dá-se por influência deste livro. Ele usa suas reflexões do enredo do livro como parâmetros para sua vida.

O livro Terra Alta é muito bom, de leitura fácil e ágil. A narrativa é densa por conta das reflexões e obstinação de Melchor.

O vilão é previsível, mas passa batido.

Gostei muito. ?