Terra alta

Terra alta Javier Cercas

Resenhas - Terra Alta

Valesca.Castelani 27/03/2024

Protagonista marcante
O livro nos traz Melchior um ex presidiário que se torna um policial.
Conta muito bem sua história desde a infância difícil, até a vida adulta.
intercalando com os dias atuais seu trabalho na delegacia de Terra Alta resolvendo um caso muito importante.
As vezes justiceiro, as vezes amante dos livros.
Enfim uma história interessante e bem contada

Gigio 11/07/2023

Nesse suspense cheio de reviravoltas, acompanhamos Melchor em sua busca por justiça e por redenção. Guiados pelos personagens de "Os Miseráveis", vamos desvendando o passado e as angústias do protagonista, conhecendo a origem de suas dores e nos afeiçoando a ele. As citações e os parelelos com a obra de Victor Hugo deixaram o texto ainda mais interessante. Intercalar o passado (história de Melchor) e o presente (assassinato dos Adell) nos capítulos também possibilitou "ver a ilha" e compreender melhor a trama e as personagens. A contextualização histórica (Guerra Civil Espanhola) permitiu um melhor entendimento de alguns comportamentos dos residentes da pequena cidade.

"Odiar alguém é como tomar um copo de veneno acreditando que, assim, vai matar quem odeia."

"Metade de um livro é obra do escritor, outra metade, do leitor."

"Mas as feridas de verdade são outras. As que ninguém vê. As que as pessoas mantém em segredo."

"(...) eu falei que não existe nenhum romance como 'os miseráveis' (...) na verdade, não existem dois romances iguais nem duas pessoas que tenham lido o mesmo romance, nem sequer 'Os Miseráveis' é igual a 'Os Miseráveis'."

"(...) terminou o romance comovido, com a certeza de que já não era a mesma pessoa que era quando o começara e de que nunca voltaria a ser."

"A justiça absoluta pode ser a mais absoluta das injustiças".

"Poetas me parecem romancistas preguiçosos."

"Para mim, quase todos os romancistas parecem poetas que escrevem demais."

André Vedder 01/03/2022

Romance policial com profundidade.
Minha segunda experiência com Javier Cercas (a primeira foi com o ótimo Velocidade da Luz) e aqui num gênero literário que adoro que é o Romance Policial. E aqui o autor prova que não é necessário os famosos "plot twist" para definirem a qualidade de um bom romance policial.
A qualidade aqui está na narrativa da trama e sua profundidade na construção do personagem principal, que é o jovem investigador Melchor, o qual tem sua vida transformada após ler Os Miseráveis de Victor Hugo, e adquirir o gosto pela leitura.
O autor intercala os capítulos entre o tempo atual, em que Melchor se vê em uma investigação de um assassinato, e o seu passado onde descobrimos os motivos que o levaram a se tornar policial.
Terra Alta é um romance policial que foca mais no personagem e sua busca existencial do que no próprio crime em si, e a escrita de Javier é excelente.

"Metade de um livro é obra do escritor, outra metade, do leitor."

Isabel 13/01/2023

Um romance policial muito gostoso de ler de um autor espanhol.
Com personagens marcantes e narrativa muito fluída.

Taís 02/05/2023

Terra alta
A história é sobre um menino e a vida de sua mãe, uma fatalidade acontece na sua adolescência/juventude. Começa uma incansável busca por curar sua raiva. Busca então um caminho que ninguém esperava e vira herói. Fugindo deste estigma, encontra em Terra Alta, alguém que com ele entende o livro que mudou sua vida Os Miseráveis. Entre, amizades, amores, investigações, suspeitas Melchor, leva sua vida. Sempre entre o que é certo e o que é correto ele continua sua jornada . Alguns pontos poderiam ter um desfecho melhor, em algumas partes muitos detalhes e em outras um vazio. Mas, assim é a vida.

Karina Paidosz 01/03/2023

Javierzito (sim quase íntima, já) nunca decepciona.
E esse romance policial que promete e entrega tudo em suspense, ódio, amor.
E uns fansinhos de Os Miseráveis que adorei relembrar alguns trechos do romance.

Ele é muito perfeito no que se propõe, com capítulos que trazem uma cena e no próximo capítulo ele volta e conta como começou.

Apaixonante! ?
E sabem que tem continuação, né?
São em 3 volumes e já tô pra ler o segundo que se chama "Independência"

Malucas Por Romances 12/01/2022

Resenha no instagram @porromances
Olá leitores, tudo bem?

Hoje a resenha é do livro Terra Alta. O livro vai contar a história de Melchor, um jovem policial que está ajudando em uma investigação de homicídio.

O livro já começa na cena de um crime de um casal de idosos que foi brutalmente assassinado e torturado em uma pequena cidade. Esse casal eram donos de uma gráfica, uma das maiores empresas da região, que inclusive é fonte de renda de várias pessoas no local.

Melchor veio de Barcelona e mesmo novo ele já passou por muitas coisas, ao chegar em Terra Alta alguns anos atrás ele estava procurando um recomeço, deixando para trás segredos sombrios.

O livro alterna entre o passado e o presente, nos apresentando toda a vida de Melchor desde seu passado sombrio até o momento que ele chega em Terra Alta e se apaixona pela bibliotecária local.

O livro me interessou muito por causa da permissa que imaginei que teria um pouco mais de ação, mas infelizmente eu demorei para engrenar na leitura, já que a escrita não fluiu como eu queria.

Mesmo com esse detalhe o suspense da investigação acabou me mantendo presa, e preciso confessar que mesmo que eu soubesse quem eram os assassinos, o plot twist que teve no livro me surpreendeu e foi a partir dele que a leitura se tornou o que eu realmente esperava.

Terra Alta é um livro que indico para quem gosta de se apegar aos personagens, já que esse livro nos mostra cada face deles, principalmente de Melchior, nos fazendo sentir muito da dores dele desde a adolescência. Um livro para quem gosta de suspense e uma pitada de emoção.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2022/01/resenha-terra-alta-javier-cercas.html#axzz7HnDjd4p7

Marcelo 04/04/2023

Leitura Prazerosa
Primeira leitura de um livro desse gênero de um autor espanhol. É um pouco diferente das histórias habituais de autores estadunidenses, tem um ritmo diferente e a escrita se aproxima mais da nossa realidade. O culpado não é difícil de descobrir, mas na parte final quando em teoria tudo se resolveu, temos uma surpresa que reverte as expectativas. Gostei bastante e pretendo ler mais obras desse autor.

Valéria Cristina 19/01/2022

O protagonista é um leitor voraz e fã incondicional de Os Miseráveis. Considera esse o romance por excelência. Recorda sua história ao longo do enredo do livro. Fora isso, o triller é ótimo.

Teresa.Lage 28/01/2023

potencial perdido até demais
só entrei pro Skoob porque queria dar opiniões sobre esse livro, então: seguinte.
tinha esperanças altíssimas - tem alarde de prêmios vencidos na capa e é recomendado pelo Mario Vargas Llosa - e infelizmente acho que essas prejudicaram minha apreciação de um livro que é bom, mas não é incrível, e chora potencial perdido.
o autor parece comprometido com uma obra que misture um bom mistério com um bom desenvolvimento de personagens, mas se recusa a usar mais de trezentas páginas pra fazer isso - como consequência, a abordagem pessoal da história das personagens funciona bem; mas o mistério, que tem tanto potencial, fica raso, previsível, forçado e mal explicado.
releria? não. leria uma versão remasterizada, com o dobro de páginas, maior polimento nas qualidades de romance policial da obra e profundidade nos acontecimentos que movem a parte "mistério" da narrativa? com certeza.

voandocomlivros 22/10/2021

"ODIAR ALGUÉM É COMO TOMAR UM COPO DE VENENO ACREDITANDO QUE, ASSIM, VAI MATAR QUEM ODEIA."

Sabe quando o livro conversa intimamente com você? Então... foi isso que "Terra Alta" fez comigo. Várias passagens me tocaram diretamente, ao ponto de parecer que o livro foi escrito só para mim, já tava me achando haha...

Na minha cabeça, eu só iria ler mais um thriller vivaz, então essa sensação profunda e intrínseca foi uma grata surpresa.

Acredito que esse sentimento forte de conexão, que me fez devorar a leitura, se deu pelo fato do protagonista amar o livro "Os Miseráveis", que também é meu livro favorito da vida.

"EU FALEI QUE NÃO EXISTE NENHUM ROMANCE COMO 'OS MISERÁVEIS' [...] NA VERDADE, NÃO EXISTEM DOIS ROMANCES IGUAIS NEM DUAS PESSOAS QUE TENHAM LIDO O MESMO ROMANCE. NEM SEQUER 'OS MISERÁVEIS' É IGUAL A 'OS MISERÁVEIS'."

Terra Alta é uma comarca da Catalunha, fica próxima a Barcelona. E é nesse local que a história se passa. Os proprietários da maior empresa da região são torturados e assassinados. Esse crime brutal choca os moradores dessa pacata região.

Melchor Marín, um policial vindo de Barcelona há quatro anos, considerado uma lenda por seus companheiros de de profissião, fica encarregado de investigar e solucionar o caso.

Enquanto o mistério é desvendando, também vamos descobrindo, cada vez mais, sobre o passado de Melchor. Seu envolvimento com o caso acaba sendo maior do que ele esperava e, sem querer, sua vida muda completamente.

Melchor é casado com uma bibliotecária, com quem tem uma filhinha chamada Cosette (mesmo nome de uma das personagens de "Os Miseráveis").

Os capítulos que mostram o passado de Melchor, como ele conheceu sua esposa, Olga, e todas as conversas dos dois sobre livros, foram os meus preferidos.

Para mim, a busca existencial do Melchor é o foco principal desse livro. Existe a investigação, mas ela está ali mais para amparar toda a reflexão de valores, de leis, de justiça e de vingaça.

"TERMINOU O ROMANCE COMOVIDO, COM A CERTEZA DE QUE JÁ NÃO ERA A MESMA PESSOA QUE ERA QUANDO O COMEÇARA E DE QUE NUNCA VOLTARIA A SER."

"Terra Alta" mostra o poder que o livro tem em mudar a vida de uma pessoa. Enquanto analisa e reflete sobre "Os Miseráveis", Melchor evolui e percorre seu caminho de autodescoberta.

Se você, assim como eu, ama "Os Miseráveis", também vai gostar e aproveitar bastante essa leitura.

"METADE DE UM LIVRO É OBRA DO ESCRITOR, OUTRA METADE, DO LEITOR."

site: https://www.voandocomlivros.com/post/terra-alta-resenha

Karla Lima @seguelendo 20/12/2021

@seguelendo
Segundas chances. Não costumo dar muitas, mas resolvi que Javier Cercas merecia uma nova tentativa depois da minha não tão boa experiência com A velocidade da luz. Às vezes, segundas chances não são bem sucedidas, porém em algumas sim. Como esta.

Eu gostei muito de Terra Alta. Embarquei sem expectativas e fui cativada por uma narrativa ágil e com personagens interessantes. Adorei o protagonista, Melchor, e todas as suas facetas. Não temos um modelo ideal de herói, mas um ser humano cheio de qualidades e defeitos, com seus próprios demônios para enfrentar.

É difícil não comparar esta leitura com a primeira que fiz de uma obra do autor. Comentei nas lives, inclusive, que eram obras que pareciam ter sido escritas por pessoas diferentes, com ritmo e estrutura narrativa diversas.

Amo thrillers e este conseguiu ser ainda mais interessante pelo fato do caso em si não ser o ponto principal do romance, mas a construção e a evolução da história de Melchor. Foi um contraponto maravilhoso para uma pessoa que estava lendo diversas histórias com foco no processo de investigação.

Que valor tem a lei? Que valor tem a vingança? E quanto valeria, finalmente, descobrir seu lugar no mundo? É esse o centro do romance e achei maravilhoso.

Recomendo muito a leitura. Foi rápida, com um fluxo gostoso de acompanhar. Tenho apenas duas observações para quem for ler: é um livro violento e com descrições bem gráficas de cenas de crime. Além disso tem alguns spoilers do livro ?Os miseráveis?. Isso se deve a alguns paralelos que Melchor faz entre a sua vida e a do protagonista do romance de Victor Hugo, que é o seu preferido. Até mesmo o nome de sua filha, Cosette, é em homenagem à história de Jean Valjean.

Ana Flávia 11/09/2022

Legal apesar dos clichês
Acho que ter crescido lendo e vendo séries e filmes policiais me deixou muito criteriosa sobre esse tipo de narrativa, que dificilmente me surpreende. Mas este livro, apesar de conter muitos pontos em comum com a minha bagagem, tem uma narrativa gostosa que me prendeu até o fim. Acabei de ler Assassinato no Expresso Oriente e devo emendar mais algum livro de detetive, de tanto que gostei da experiência. Também fiquei com vontade de conhecer a Catalunha e a Terra Alta.

Josiane.Castro 15/01/2022

Consciência
Filho de uma prostituta,apronta horrores , vai para cadeia. Sua mãe é assassinada . Na cadeia, le Os Miseráveis e a partir dai toma a decisão de ser policial . Após tem matado uns terroristas e virado ? heroi? , e transferido para uma cidade interiorana onde nada acontece . Mas um bruto assassinato e cometido . Ele não desiste de descobrir e acaba pagando um alto preço .

bobbie 16/01/2023

Não é o melhor romance investigativo que já li.
Quem sou eu para resenhar um livro premiado internacionalmente? Exato: ninguém. Falo aqui da minha experiência de leitura com este livro. A história é boa: um casal de idosos empresários milionários é assassinado com requintes de crueldade - tortura - em sua mansão, em uma pequena cidade espanhola. Começa, então, uma investigação policial para descobrir quem são os assassinos e suas motivações. Acontece que a premissa inicial promete muito e entrega pouco. A investigação teimosa do policial Melchor (o protagonista) não envolve o leitor, não instiga nem provoca. A solução do crime não é lá muito espetacular, nem surpreende e a saída do problema é fácil e morna. E, a meu ver, alguns pontos contribuíram para que eu não desse sequer 4 estrelas. Primeiro: o grau de grotesco que se atribui ao crime não é muito explorado. Na verdade, não é nada explorado. Agatha Christie (que jamais escreveria uma história com tanto sangue e vísceras) teria se refestelado com análises de evidências e pistas. Seria um festival para o leitor. Cercas (o autor deste livro) deixa tudo passar como se a tortura fosse mera circunstância do crime. Segundo: a solução do mistério não surpreende. Você vai saber que a motivação é a mais simples e óbvia de todas. Nem quebre sua cabeça demais tentando descobrir o assassino quando estiver lendo. Dê um palpite óbvio e é provável que acerte. Terceiro: os capítulos são longos demais, fazendo com que fique difícil fazer pausas na leitura. Quarto (e talvez o mais importante): para dar tridimensionalidade ao protagonista Melchor, o autor optou por fazer duas linhas narrativas: uma contando a história do rapaz, e outra contando a história do crime. O que ocorre, a meu ver, é que uma vez que o leitor se vê provocado por um crime tão bárbaro, é difícil fisgar a atenção na história pregressa de Melchor, já que ela quebra o andamento da investigação. Isso me incomodou bastante e, honestamente, não sei como o autor poderia ter mitigado o problema. Entendo que se ele tivesse feito uma narrativa linear, começando com os dramas do jovem Melchor, levaria muito tempo até alcançar a história central (o crime contra os empresários). Mas se, por outro lado, o autor tivesse optado por não contar a história de Melchor, talvez o personagem tivesse ficado raso e suas motivações não tivessem sido explicadas. No geral acontece que me interessei bastante pela narrativa sobre o crime (e me decepcionei com o desfecho) e não me interessei pela história de Melchor (não me prendeu a atenção). Leia e tire suas próprias conclusões.