Terra alta

Terra alta Javier Cercas

Resenhas - Terra Alta

Rute31 11/05/2024

Mais uma das recomendações do Kindle Unlimited, Terra Alta é um romance policial marcado por intertextualidade.

Alternando presente e passado, conhecemos o jovem policial Melchor, quando ele é chamado para atender a uma ocorrência numa chácara da comarca: os Adell, poderosos donos da gráfica — e empresa mais próspera da região — são encontrados mortos, e pior, torturados.

Enquanto tenta resolver o crime, ao lado do parceiro Salom, somos apresentados ao passado de Melchor: filho de uma prostituta, se envolveu cedo no crime e foi preso, até que sua mãe é assassinada e ele jura: vai virar policial e encontrar quem fez isso.

Toda a narrativa é embasada por reflexões de Os Miseráveis, a luta entre o Jean ValJean e o Javert que existem dentro de Melchor (em tempo: nunca li Os Miseráveis, embora conheça o enredo, mas esse livro me fez ter ainda mais vontade de começar essa leitura). Um outro ponto de destaque é o mistério que ronda a origem paterna de Melchor.

Algumas coisas na narrativa são irritantes, como a obsessão pela tatuagem da sargento Pires (isso foi mencionado muitas vezes e não fez diferença nenhuma) e a resolução do crime foi morna, sobretudo porque com atenção dá pra saber quem foi aos 30% do livro — mas o motivo da tortura me surpreendeu.

Valesca.Castelani 27/03/2024

Protagonista marcante
O livro nos traz Melchior um ex presidiário que se torna um policial.
Conta muito bem sua história desde a infância difícil, até a vida adulta.
intercalando com os dias atuais seu trabalho na delegacia de Terra Alta resolvendo um caso muito importante.
As vezes justiceiro, as vezes amante dos livros.
Enfim uma história interessante e bem contada

crepaldi1 19/03/2024

Comecei o livro com a esperança de que seria bom, já que o início é bem promissor. porém,
conforme a coisa foi caminhando, eu fui ficando mais entediada

Melchor não é um protagonista bem explorado, o mistério envolvendo sua mãe não tem um fim e simplesmente foi colocado na história para justificar algumas atitudes dele

suspense raso, romance raso e referências INFINITAS à ?os miseráveis?. era mais fácil o autor fazer um fc pro livro no twitter do que ter escrito um livro em que 80% é parafraseando ele

por fim, final meia boca e sem graça

Biblioteca Álvaro Guerra 24/01/2024

Melchor chuta a porta e entra na casa , seguido por Mayol e tomando todas as precauções , inspeciona ,na penumbra , o andar de baixo : um saguão com um cabideiro , uma grande arca , estantes com livros , poltronas , um elevador , um banheiro , dois quartos com guarda-roupas , camas intactas e bacias de cerâmica , uma adega bem abastecida . Na sequência , sobe ao primeiro andar de uma escadaria de pedra que desemboca em uma grande sala iluminada por um único lustre pendente .O que vê ali o faz mergulhar , durante longos segundos ,em uma inquietante sensação de irrealidade , da qual só consegue se livrar com gemido de mayol, que vomita no chão.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555354553

Renata | @am0r_p0r_livr0s 07/01/2024

Esse suspense policial conta a história de Melchor, um policial com um passado pouco merecedor de prêmios, e que perdeu a mãe cedo demais. Tudo começa com sua busca pelos assassinos dela e eis que ele acaba em Terra Alta, onde conhece o amor de sua vida e se depara com o caso de assassinato do dono da maior empresa da região.
Sua esposa é Olga, bibliotecária e 15 anos mais velha que ele (achei a história do encontro deles a melhor parte do livro), e o fruto dessa união é Cosette. Tudo começou por causa de sua paixão pelo livro Os Miseráveis, de Victor Hugo, e existem muitas citações desse livro na história. E é com esse livro que Melchor evolui durante sua vida e se autodescobre.
Melchor tem que investigar a morte brutal do dono da Gráfica Adell e de sua família, que é o mistério central do livro. Ele se envolve no caso mais do que esperava e, durante a investigação, vamos descobrindo sobre o seu passado e, de repente, sua vida muda completamente.
Mais do que o mistério do assassinato, para mim, o interessante do livro é a busca existencial de Melchor. O final não me impactou com o desfecho e a descoberta do assassino, por isso dei 4 estrelas. Foi um bom entretenimento, mas passou longe de ser um dos melhores suspenses que já li. Ah, e me deu vontade de ler Os Miseráveis, aquele calhamaço que está lá na minha estante.....

Wolsey 22/12/2023

Mais um espanhol excelente, mas o final...
Embora não se compare a Carlos Ruiz Zafón, trata-se de um excelente representante da literatura espanhola recente.
O livro narra a história de Melchor, filho de prostituta, com passagem pelo mundo do crime, que após sair da prisão vira policial de fama considerável.
A narrativa se alterna entre a fase inicial do protagonista e a de policial, sempre fazendo um paralelo com os personagens de Os Miseráveis, de Victor Hugo.
O livro começa já na fase adulta do personagem, na cena de um assassinato brutal, com requintes de crueldade, dando o tom principal da história, e vai alternando os capítulos desde a infância do protagonista.
O final é um pouco diferente do que eu esperava, mas ainda que a conclusão não seja nada brilhante (eu já desconfiava que determinado personagem estava envolvido nos acontecimentos e o verdadeiro responsável entra no fim do livro, sem nunca ter havido qualquer referência a ele, antes), no geral o livro é muito bom.

Vanessa 12/12/2023

Um bom livro
Me prendi muito nesse livro. Achei a escrita fluida e os misterios me intigaram a tentar desvendar o que estava por trás de tudo. Porém fiquei um pouco decepcionado com o desfecho. Esperava uma resolução mais Policial. Mas foi uma boa leitura.

Mila F. @delivroemlivro_ 05/10/2023

Um romance policial espanhol com uma trama que prende o leitor do começo ao fim!
Terra Alta (Terra Alta, 2019), escrito pelo espanhol Javier Cercas trata-se de um romance policial incrivelmente empolgante, de modo que é totalmente compreensível que o volume tenha sido o ganhador do Prêmio Planeta de 2019.

Em Terra Alta vamos acompanhar o investigador Melchor que acaba fazendo parte de uma equipe de investigação de um possível assassinato ocorrido em uma rica sala de estar onde estão dois idosos mortos presentes em uma cena absolutamente sanguinolenta e com indícios de terem sido torturados de forma brutal.

De início os corpos são identificados como o casal Adell que são, basicamente, os idosos mais ricos da região em que a narrativa se passa, ademais são donos de uma grande empresa espanhola que rende grande movimentação no comércio local (e internacional), bem como acaba se tornando um dos maiores meios de vínculo empregatício no local.

Acaba que Melchor descobre que os idosos são admirados por todos, porém eles passam longe de serem realmente pessoas boas, pois acabam explorando seus funcionários e pagando barato pela mão de obra deles, fato que pode gerar inimigos certos?

O que quero ressaltar é que Terra Alta me pareceu, a princípio, um livro que iria seguir por um rumo previsível, mas acabou me surpreendendo em vários níveis, não apenas a respeito da resolução final da trama (que pode até mesmo soar explicativa demais, até), mas sobretudo, pelo fato do volume ter paulatinamente ter entremeado uma narrativa flashback onde acompanhamos o andamento da investigação do caso Adell, bem como a vida anterior de Melchor, ou seja, quem é este detetive.

Na maioria das vezes em que temos narrativas em flashback sempre tem uma que acaba se sobressaindo e acabamos mais interessados em acompanhar, no entanto, isso não acontece aqui: ambas as narrativas: passado e "presente" são extremamente envolventes.

Esse tipo de narrativa escolhida por Javier Cercas acaba fazendo com que nós - leitores - acabemos nos conectando com o protagonista, que está longe de ser um herói perfeito e admirável, pelo contrário, o protagonista não tenta ser simpático, mas suas ações e pensamentos acabam nos envolvendo de tal forma que acabamos nos importando com ele, com suas descobertas e com os desdobramentos de sua vida pessoal, profissional e emocional.

Apreciei muito a leitura de Terra Alta, mas devo admitir que apesar das surpresas que o livro proporcionou, o volume está longe de ser um revolucionador do gênero investigativo, mas vale super a pena conhecer, ler e apreciar o volume, sobretudo se você já é fã de literatura policial/investigativa espanhola. Fica a dica! Boas leituras e até o próximo post!

site: www.delivroemlivro.com.br

tayna 04/10/2023minha estante
ignorem os erros de português estou com sono

Paloma 26/07/2023

Gostei
Por ser um gênero que não estou acostumada a ler demorei muito mas gostei. Eu desconfiava do suspeito mas mesmo assim fiquei ??

Gigio 11/07/2023

Nesse suspense cheio de reviravoltas, acompanhamos Melchor em sua busca por justiça e por redenção. Guiados pelos personagens de "Os Miseráveis", vamos desvendando o passado e as angústias do protagonista, conhecendo a origem de suas dores e nos afeiçoando a ele. As citações e os parelelos com a obra de Victor Hugo deixaram o texto ainda mais interessante. Intercalar o passado (história de Melchor) e o presente (assassinato dos Adell) nos capítulos também possibilitou "ver a ilha" e compreender melhor a trama e as personagens. A contextualização histórica (Guerra Civil Espanhola) permitiu um melhor entendimento de alguns comportamentos dos residentes da pequena cidade.

"Odiar alguém é como tomar um copo de veneno acreditando que, assim, vai matar quem odeia."

"Metade de um livro é obra do escritor, outra metade, do leitor."

"Mas as feridas de verdade são outras. As que ninguém vê. As que as pessoas mantém em segredo."

"(...) eu falei que não existe nenhum romance como 'os miseráveis' (...) na verdade, não existem dois romances iguais nem duas pessoas que tenham lido o mesmo romance, nem sequer 'Os Miseráveis' é igual a 'Os Miseráveis'."

"(...) terminou o romance comovido, com a certeza de que já não era a mesma pessoa que era quando o começara e de que nunca voltaria a ser."

"A justiça absoluta pode ser a mais absoluta das injustiças".

"Poetas me parecem romancistas preguiçosos."

"Para mim, quase todos os romancistas parecem poetas que escrevem demais."

Rinaldo 08/06/2023

Terra Alta
Um bom livro que nos leva a vida de Melchor, um policial espanhol com a vida conturbada, não perfeito, onde a sua própria vida é cheia de altos e baixos.

Racestari 04/06/2023

A vida é simples
Sem grandes arroubos o protagonista tenta ser feliz, tentando livrar-se do ódio que o acompanha, e amparado por Victor Hugo e sua obra prima, Os Miseráveis. Adorei.

Taís 02/05/2023

Terra alta
A história é sobre um menino e a vida de sua mãe, uma fatalidade acontece na sua adolescência/juventude. Começa uma incansável busca por curar sua raiva. Busca então um caminho que ninguém esperava e vira herói. Fugindo deste estigma, encontra em Terra Alta, alguém que com ele entende o livro que mudou sua vida Os Miseráveis. Entre, amizades, amores, investigações, suspeitas Melchor, leva sua vida. Sempre entre o que é certo e o que é correto ele continua sua jornada . Alguns pontos poderiam ter um desfecho melhor, em algumas partes muitos detalhes e em outras um vazio. Mas, assim é a vida.

Marcelo 04/04/2023

Leitura Prazerosa
Primeira leitura de um livro desse gênero de um autor espanhol. É um pouco diferente das histórias habituais de autores estadunidenses, tem um ritmo diferente e a escrita se aproxima mais da nossa realidade. O culpado não é difícil de descobrir, mas na parte final quando em teoria tudo se resolveu, temos uma surpresa que reverte as expectativas. Gostei bastante e pretendo ler mais obras desse autor.