A outra garota negra

A outra garota negra Zakiya Dalila Harris

Resenhas - A Outra Garota Negra

Tercya 23/05/2023

Eu esperava mais do livro. Fala de um assunto de extrema importancia, porém achei um pouco enfadonho.

Saádia 21/05/2023

Livro de impacto, mas com final confuso.
O livro tem um tom de suspense muito agradável em cima de uma temática social relevante. No entanto, algumas construções poderiam ser melhor elaboradas com algumas páginas a mais, o que não prejudica a leitura e sua genialidade, mas deixa um gostinho de quero mais.

Karine 04/05/2023

Um thriller psicológico que te faz refletir
Peguei pra ler esse livro já tendo expectativas baixas por conta das resenhas negativas sobre ele. Não sabia quase nada sobre, só que eu tinha vontade de ler apesar de tudo.

E fiquei muito satisfeita com a leitura. Aborda muitos temas importantes dentro da vida de uma mulher negra, como sua relação com seu cabelo (que nesse livro é quase como outro personagem), tokenismo, relacionamento inter-racial e também relacionamento entre elas mesmas, que fica muito evidente quando outra garota negra além da Nella começa a trabalhar no mesmo local.

No começo fiquei intrigada, pois o livro é intercalado entre capítulos no presente com a Nella e no passado com personagens que não sabemos exatamente quem são ainda. Ao longo da leitura fiquei confusa, mas aos poucos fui entendendo. E isso também me deixava muito curiosa para entender todo o mistério do livro.

As discussões que o livro levanta são muito necessárias; o fato de também trazer um pouco sobre os bastidores do universo editorial é muito interessante, e a autora comenta no final que muitas coisas nesse livro se basearam em experiências próprias.

Senti falta de mais explicações sobre os personagens do passado, de amarrar pontas soltas entre esses personagens. No começo do livro tem muitas referências americanas sobre assuntos que eu não captei, então alguns momentos foram meio enfadonhos (não sou a maior fã de referências).

Sobre a explicação de tudo e o final, achei válido e meio assustador também. Vi que algumas pessoas não gostaram disso, mas achei muito perspicaz da autora. O sofrimento da protagonista chega no seu limite, e aposto que muitos não conseguiram se colocar no lugar dela.

Gostei muito livro, e deve ser lido com um pensamento mais reflexivo sobre as questões raciais e não apenas como um suspense qualquer.

Página 94 25/04/2023

Merecia mais hype
Fiquei chocada ao ver quão baixa era a nota desse livro após terminar a história super empolgada. Fiquei presa na leitura até, literalmente, a última frase. Vi muitas avaliações falando que a história era lenta e arrastada, mas em nenhum momento isso foi um problema para mim. Lá próximo do final descobrimos uma coisa um pouquinho mirabolante que me fez reduzir meia estrela, mas fora isso, adorei o livro e mal posso esperar para assistir a adaptação que será lançada e também futuros livros da autora.

Tamires.Geyer 12/04/2023

T E R R I V E L
ODIEI, meu deus que horror. O livro poderia facilmente ter 100 páginas pq 90% dele é enrolação sem fim. O final é horrível, do nada termina numa ?fantasia?. Serio, ainda bem que comprei na promoção pq se eu tivesse pagado o valor da vez que vi a primeira vez (79,90) eu entraria em depressão.
Não leria novamente e muito menos indicaria.

Roseane 05/04/2023

A outra garota negra
A outra garota Negra é um livro da escritora norte americana Zakiya Dalila Harris lançado em 2021 e conta a História de Nella Roger uma jovem editora assistente e única funcionária negra da Wanger Books até achegada da outra garota negra, Hazel.
Nós mulheres negras, muitas vezes, únicas em muitos espaços sociais nos sentiríamos como Nella e ficaríamos excitadas de ter mais uma garota negra no ambiente de trabalho, o que poderia significar ter um porto seguro.
Hazel tinha todos os elementos para ser a parceira ideal até que ela incentiva Nella a enfrentar abertamente a chefe, uma mulher branca e um escritor branco sobre a escrita racista de um livro a ser lançado. Sabemos do perigo ao ativar a fragilidade branca e Nella correu esse risco achando que estava fazendo a coisa certa, só que Hazel não tinha boas intenções e conhecendo os modos operandi do racismo colocou intencionalmente a amiga em apuros enquanto galgava destaque na empresa. No Brasil nós chamaríamos a situação de “síndrome do preto único”.
Um livro tem uma narrativa instigante que infelizmente é interrompida por trechos mais lentos. Eu esperava um final mais emocionante, mas o conjunto da obra é bom.

Luan 02/04/2023

Cansatiiivo, devagar ... Uma viagem sem destino! Parabéns a publicidade e propaganda do livro pq venderam uma coisa completamente diferente! É uma história meio sem sentido e sem graça. Não dá pra se envolver com os personagens, a Nella tão carismática quanto um chuchu, a personagem mais interessante quase não aparece, enfim ...

Alice 20/03/2023

Socorro
Eu não sei onde estava com a cabeça quando me submeti a ler esse livro, livro enrolado do começo ao fim, com uma proposta de suspense, que sinceramente, só li querendo que acabasse e nem minimante me senti, a legal vamos ver onde essa ideia vai parar, tem um fundo mas bem fundo de critica racial, mas não vale a pena ler todo o livro para isso, por exemplo Menino Mamba Negra que li recentemente tem muito mais coesão e critica racial que esse livro, sinceramente, não sei se tem alguma coisa boa para elogiar, enredo fraco, critica fraca, personagens chatos e fracos.

Viferoli 16/03/2023

Não é um diabo veste prata com suspense... Não se engane
Eu entendo a crítica do livro em relação da pessoa negra ter que se acomodar em uma sociedade branca para que seja aceitável.
No entanto, achei a proposta bem fora da realidade de uma forma negativa, é muito viajado.
Também a escrita não me prendeu, primeiro que ela usa muitas referências de lugares, comida, cultura norte americana que eu não fazia ideia. Além de interromper muuito a fluidez da história com explicações a cada fala, pensamentos em cima de pensamentos, parecendo que em vez de encontrar algo que se encaixa na história, ela molda a história para caber aquilo, o que perde a fluidez.
E o final, entendo que ela queria deixar aberto para gerar suspense, mas foi bem iniciante, meio bobinho.

Carla 09/03/2023

O que? Como é?
Terminei a leitura assim, espantada! Perplexa! Sentindo que perdi meu tempo.

Dificilmente um livro me deixa tão decepcionada pq sempre existem muitos pontos bons, mas nesse os pontos bons são irrisórios frente à totalidade da trama.

Temos uma garota negra trabalhando em um editora de livros e isso é o ponto positivo. Ela fala bastante sobre o estranhamento de ser a única negra e como tudo é mais difícil para ela. Aprendi bastante sobre as inseguranças com o cabelo natural e sobre as peculiaridades da infância em determinados bairros.

Mas o escritório contrata uma outra garota negra e o que devia ser legal vira uma briga de escritório para ver quem aparece mais. Tem os chefes "maus" e os colegas "indiferentes", as disputas de quem puxa mais o saco e o medo de ser demitida.

Tudo isso acontece no meio de uma narrativa bem confusa, com capítulos que trazem outros personagens, mas que você não encaixa bem na história nem no final.

E o final? O que foi esse argumento? Essa teoria da conspiração de mulheres negras contra outras mulheres negras e a lavagem cerebral feita a partir de... Não posso falar, mas foi a coisa mais tosca que eu já vi em anos de leitura.

O livro fala muito da necessidade de publicar mais escritores negros, sobre diversidade, mas, infelizmente, esse livro depõe contra seus próprios argumentos. O desfecho dado a personagem principal joga fora toda a construção identitária dela, sua luta, sua força de vontade.

Sem contar que os personagens acabam sem final e a trama principal - a teoria da conspiração- não tem uma explicação plausível.

Faltou olhares atentos de bons editores e revisores nesse livro. Uma pena pq a Nella era uma personagem bem legal.
Sabrina 09/03/2023minha estante

Carla 09/03/2023minha estante
Amiga....não leia! Só para passar raiva.

Sabrina 10/03/2023minha estante
? sempre levo tuas dicas em consideração.

Carla 11/03/2023minha estante
???

Danny 07/03/2023

A mensagem do livro é boa e a crítica também, porém com um desfechos raso, fraco e sinceramente ridículo.

A outra garota negra, se passa na atualidade num escritório de uma editora de livro. Só tem uma empregada negra e quando chega outra negra no escritório. E ela rápidamente consegue conquistar todo mundo no escritório. Enquanto ela permanece apagada e recebendo ameaças. Ai o livro vira um suspense mal feito.

O livro quis criticar o fato do negro que opina ser tachado como chato e mimizento, e que a única maneira de crescer era apagar suas raizes e se embranquecer.

Mas é muito difícil se apegar a mensagem do livro, quando a personagem principal do livro só faz reclamar do cabelo e que ninguém liga pra ela por ser negra. Mas ela é pq ela apenas chata. Além se ser extremamente insegura e ter medo de falar se impor.

etielves 05/03/2023

Poderia ser melhor
Muito confuso! Demorei muito para engajar na leitura e queria muito chegar ao fim pra poder fazer sentido o prólogo, os personagens, as situações... mas nada se conecta e há muitas pontas soltas.

Matheus1102 05/03/2023

Quando se olhou no espelho, viu que nunca tinha sido livre!
Comecei "A outra garota negra" sem a menor pretensão de me prender à história. Dessa forma, o início da trama não me comoveu e envolveu tanto como esperava. Entretanto, a história se afunila do meio para o final, impactando todo o resto!

Em suma, a vida das personagens principais, Nella e Hazel, tomam rumos semelhantes quando as duas trabalham no mesmo ambiente, majoritariamente branco e um tanto quanto racista, e dividem as mesmas tarefas. Após todos os empecilhos enfrentados por Nella, ela finalmente consegue descobrir o seu valor como mulher e pessoa preta, e o poder da sua voz como ativista dos direitos negros. ??
genas 05/03/2023minha estante
que tudo amg, quero ler! ?

Matheus1102 06/03/2023minha estante
LEIA AMG, SÉRIO, VC VAI AMAR ??????????