Procure nas Cinzas

Procure nas Cinzas Charlie Donlea

Resenhas - Procure nas Cinzas

Gian 25/01/2023

Charlie Donlea não desaponta nunca
"O ataque terrorista as torres gêmeas do World Trade Center chocou o mundo vinte anos atrás, mas, para uma família, esse atentado deixou um sentimento de tristeza e fracasso. A destruição dos edifícios deu fim à vida da principal suspeita de um crime brutal - sem que ela tivesse a chance de se defender. E sua irmã, Emma, ainda tinha um assunto pendente: naquele momento extremo, pouco antes de o prédio desabar, Victoria conseguiu realizar uma última ligação pedindo que Emma a ajudasse a provar sua inocência.
O caso fica abandonado por duas décadas, até que a evolução das técnicas forenses possibilita a identificação, entre os escombros, do DNA de uma das vítimas dos ataques - justamente Victoria Ford, a mulher que foi considerada culpada pelo assassinato de um famoso escritor.
Avery Mason, uma famosa apresentadora de TV, está em plena ascensão em sua carreira. Seu faro jornalístico a leva até a história do DNA encontrado em WTC. Em uma conversa reveladora com Emma, Avery decide fazer o que for preciso para reabrir o caso, expor falhas da polícia e descobrir se Victoria era ou não inocente.
O que Avery nao sabia era que a vida pessoal da irmã de Emma estava um verdadeiro caos. Então será preciso remontar um quebra-cabeça para chegar à verdade. Mas Avery guarda também muitos segredos que, na busca insaciável por conseguir uma ótima história, podem ser expostos e destruir todo o sucesso que conquistou."

Mais um livro incrível do Charlie, onde nos prende desde o começo com as reviravoltas que vão ocorrendo em seu desenrolar. Um livro com 3 plot twist onde o final eu não esperava que acontecesse.

Pripriqueiroz 31/05/2022

Suspense bem amarrado.
Adoro livros que inserem algum contexto ou fato real na história. Apesar de saber que é uma ficção, me passa credibilidade e me sinto situada cronologicamente.
Este já começa com o ataque às torres gêmeas de 11 de setembro matando Victoria, que estava sendo acusada de assassinar seu amante, mas que jurava inocência. 20 anos depois, Avery, uma repórter investigativa, mas com segredos do passado, resolve mergulhar na história de Victoria. A narrativa se desenrola de maneira empolgante! Suspense bem amarrado, com final surpreendente e que me deixou ligada do início ao fim. Devorei a leitura! Super indico!

Livros da Julie 19/01/2022

Um passado de crimes, mistérios e tragédias
-----
"Amor ou a lei (...) eram os dois únicos problemas do homem neste mundo."
"Estamos todos ligados de maneiras diferentes ao Onze de Setembro. Todos nós nos lembramos de onde estávamos quando vimos a cena se desenrolar na televisão."
"Se uma árvore cai na floresta e ninguém está perto para ouvir, será que ela faz um som? No mercado editorial, se você escreve um livro e ninguém lê esse livro, você é mesmo um escritor?"
"Ser capaz de dissecar o corpo humano (...) tinha algo a ver com alguma falha na psique."
"Consensual era uma palavra da moda"
"as provas não se importam com seus sentimentos."
"As absolvições póstumas eram tão valiosas quanto um bilhete de loteria premiado um dia após sua data de validade."
"Enquanto os homens recuam em paranoia à vista de uma mulher chorando, as mulheres agarram a oportunidade para ajudar."
-----
Procure nas cinzas foi o livro do mês de dezembro da leitura coletiva da Faro Editorial promovida pelo @clubeliterarioferavellar (#ClubeLiterarioFerAvellar).

Após um ano jornalístico de muito sucesso, Avery Mason se consolidou como a apresentadora do programa líder de audiência na TV. Preocupada com a manutenção desse status e com o crescimento de sua carreira, ela já estava de olho no que seria a principal notícia de sua próxima temporada: a recente identificação por DNA dos restos mortais de uma das vítimas do Onze de Setembro.

Por si só, o fato já seria digno de nota, considerando que já se passaram vinte anos do ataque terrorista ao World Trade Center. Mas qual não foi a surpresa de Avery ao descobrir que a vítima, Victoria Ford, estava sendo acusada à época pelo assassinato do seu amante, um famoso escritor de best-sellers.

As evidências que haviam sido encontradas pela polícia eram fortes e tudo levava a crer que Victoria tinha sido mesmo a autora do crime. Porém, enquanto lutava para sobreviver nos momentos seguintes ao atentado, ela deixou uma mensagem de despedida para sua irmã, Emma, implorando que ela acreditasse em sua inocência e tentasse prová-la ao mundo.

A apresentadora se vê, portanto, diante de uma ótima chance de rever o caso e tentar buscar a verdade por trás dessa história, para finalmente trazer paz de espírito a Emma e fazer justiça a Victoria. O problema é que Avery também carrega uma pesada bagagem de seu passado e a investigação poderá acabar expondo seus próprios segredos.

Mesmo com intrigantes páginas iniciais, o começo é um pouco lento, até enfim aparecerem os primeiros sinais de que a trama é mais complexa do que imaginamos. Na segunda metade, o ritmo acelera e mais mistérios vão surgindo. Só no final encontramos o estilo mais característico do autor, que arremata com um turbilhão de eventos e revelações que chega a ser até difícil de acompanhar.

É bastante significativo que parte da história se passe no dia 11 de setembro de 2001 e que a queda das torres tenha relação com o enredo. Apesar do tempo decorrido, ainda é um acontecimento muito vívido na memória e imagino que o lançamento de Procure as cinzas no ano do vigésimo aniversário do ataque tenha sido o modo encontrado pelo autor de prestar sua homenagem às vítimas.

Donlea foi extremamente respeitoso e meticuloso no seu retrato daquele fatídico dia, sem viés nem sensacionalismo. A narrativa mostra o ponto de vista dos sobreviventes com um tom neutro e adequado, mas ainda assim emocionante, pois é impossível não recordar as terríveis cenas do evento. O livro não deixa de ser um meio adicional de registro de fatos e impressões que, à sua maneira, ajuda a contar aquele momento da História, principalmente para as gerações seguintes, que não o testemunharam.

Por outro lado, para um livro tão especificamente datado, acho curioso que não haja qualquer menção à pandemia que atravessamos e não sei se houve alguma razão em especial. Contudo, considerando que vinte anos se passaram para termos uma obra de ficção que explora a ambientação do 11 de setembro, entendo que há de fato um período de tempo necessário para processarmos e aceitarmos os desastres, quaisquer que sejam, e os incluirmos em definitivo em nossas vidas, refletindo-os posteriormente na literatura e nas artes em geral.

Se há pelo menos um ponto a ser aprendido com as calamidades, é que só a ciência e a arte podem nos salvar, física e mentalmente.

Em elogio à ciência, o autor cita o notável trabalho de identificação dos restos mortais realizado até hoje no laboratório do Instituto Médico Legal de Nova York, considerado o melhor do mundo. É maravilhoso perceber a enormidade de aplicações da tecnologia, inclusive para elucidar antigos problemas e resolver casos que ficaram sem resposta. O reconhecimento das vítimas é uma forma de trazer o desejado alívio a quem ficou e o devido descanso a quem se foi.

Já em louvor à arte, Donlea nos dá um vislumbre do mercado editorial, criando autores, editores, livros e enredos para compor a história. Romancistas de sucesso sempre despertam interesse no leitor, dentro ou fora das páginas. Os escritores iniciantes e suas inseguranças também são representados e vemos que todos possuem chance de alcançar a fama, bastando cair no gosto do público. Como na vida real, não importa o estilo literário; o brinde "À literatura, em todas as suas formas e tamanhos" é cada vez mais válido.

site: https://www.instagram.com/p/CY6wRn1Le2R/
Fer Oliveira 19/01/2022minha estante
concordo com você sobre ele não falar sobre a pandemia, isso me incomodou um pouco durante a leitura

Fernanda 23/01/2022

Daria nota 3,8
Em 2011, o brutal assassinato do famoso escritor Cameron Young ganha as manchetes de todos os noticiários. Todas as evidências levam uma aspirante a escritora, Victoria Ford, que luta para provar que é inocente, apesar de todas as provas apresentadas pela acusação. Exatamente no momento do ataque terrorista ao World Trade Center, Victoria se encontrava no escritório do seu advogado, localizado em uma das torres atingidas, e se torna uma das milhares de vítimas do Onze de Setembro, o que pôs fim ao processo de acusação. Logo após o primeiro ataque, porém, Victoria conseguiu fazer uma ligação para a irmã Emma, pedindo para que a mesma tentasse provar sua inocência, caso ela não sobrevivesse. Emma até tentou, mas os olhos do mundo estavam voltados para a tragédia...

Vinte anos depois, um exame de DNA consegue finalmente identificá-la. A jornalista e apresentadora de um programa de TV em ascenção, Avery Manson, vê no acontecimento uma boa oportunidade de ganhar mais audiência mostrando a evolução das técnicas forenses para identificação de vítimas de grandes tragédias. Quando descobriu de quem se tratava, Avery resolveu se aprofundar mais na história de Victoria e ajudar Emma a descobrir se ela era, de fato, inocente. Ao embarcar nessa história junto com Walt Jenkins, ex-agente do FBI que havia sido responsável pelo caso duas décadas atrás, Avery está colocando em risco sua carreira e sua vida pessoal, pois também carregava consigo segredos que jamais poderia revelar, porém as inconsistências encontradas por ambos na investigação pode ser a chance para reparar uma grande injustiça.

Procure nas cinzas é o sexto lançamento do autor Charlie Donlea. A leitura é dinâmica, fluida e o enredo prende a atenção. Existem várias pontas soltas, como na maioria dos livros do gênero, mas o dinamismo da trama minimiza essa questão. Apesar de lançar mão de elementos com várias semelhanças com alguns de seus outros livros, o autor conseguiu construir uma história que não tem nada de repetitiva. Gostei!
CPF1964 31/01/2022minha estante
Procura-se leitora. Desaparecida. Vista pela última vez perto das Torres Gêmeas....

Fernanda 01/02/2022minha estante
Kkkkk
Estou aqui, vou postar o último lido! O ritmo está quase zerado...

Le Pacheco - amante dos livros 25/01/2022

Simplesmente amei!!!
Estou ainda sem acreditar no final!!!
Incrível, empolgante, e inacreditável!!!
Recomendo a leitura de todos os livros de Charlie Donlea! Esse cara só escreve livro bom demais!!!

Manymony 07/05/2023

C H O C A D A
O que eu desconfia, se confirmou, ok!
Mas o restou, meus senhores, não esperava mesmo!!!!
Esse Sr Charlie tem um terequeque com suspenses.

cams 29/05/2022

Donlea conduz os livros com maestria e nas últimas 30 páginas consegue fazer revelações inimagináveis.
Sempre fico positivamente surpresa com seus livros e é tão notória a evolução da escrita dele em cada um dos lançamentos.

Naty__ 24/11/2021

Como eu estava com saudade de pegar um livro que me fizesse deixar de dormir para ficar devorando até finalizar! O início foi complicado, demorei uns 20 dias para ler, porém, quando passei da página 60 devorei em apenas 2 dias.

Victoria Ford foi acusada de assassinar o seu amante, Cameron Young, um escritor famoso que prometeu para ela que deixaria a esposa para ficarem juntos. O relacionamento extraconjugal durou muito tempo, até que Cameron foi encontrado enforcado com marcas de sadomasoquismo. Sua urina e sangue foram encontrados no local do crime. Porém, antes que Victoria pudesse se defender das acusações, acabou sendo vítima do ataque terrorista às Torres Gêmeas e seu processo foi arquivado.

Avery Manson, uma jornalista e famosa apresentadora de TV, vê no caso da Victoria uma oportunidade de alavancar ainda mais a sua carreira. Após 20 anos, ela decide reabrir o caso e expor as possíveis falhas na investigação em busca da verdade.

Em busca desenfreada por respostas, Avery encontrará algo que não estava procurando há um bom tempo, além de ter de decidir sobre o que fazer a respeito da sua verdadeira identidade e do passado da sua família, são coisas antigas que atormentam a sua mente e precisam ser resolvidas. Será que ela vai conseguir?

A história é repleta de enigmas. Em muitos mistérios até conseguia acertar, mas no final foi só tiro, porrada e bomba, pois fui surpreendida com o desfecho É fácil se apaixonar pela escrita do Donlea. Ele tem uma narrativa gostosa, envolvente e que você nem vê a hora passar.

Como disse, o início tem muita descrição, às vezes até desnecessárias, o que me fez demorar um pouco para engrenar. Contudo, o envolvimento dos personagens, a busca por respostas, a investigação, todos esses elementos, em conjunto, deixam o leitor vidrado e esperançoso por uma conclusão com sucesso.

Em todos os livros que li do autor, eu gostei, mas sempre tem um porém, um pequeno deslize. Nesse aqui não há algo sério também, mas acredito que o final foi tão corrido que poderia ter sido mais devagar, com uma resolução mais coerente, de acordo com o decorrer da obra. As respostas vieram, no entanto, algumas foram tão rápidas que parecia que o livro precisava ser finalizado ali, naquele momento. Não precisava! O leitor estava no ápice da emoção, não precisava cortar a cena e simplesmente não mostrá-la mais.

É um suspense que vai agradar, ainda que você esteja acostumado com o gênero.

Sobre a edição:
Eu amo as edições da Faro. São sempre caprichadas, a capa, contracapa, o início de cada parte, dos capítulos. É uma das editoras que mais valorizam esse quesito.

Aguardo ansiosamente para o próximo livro do Donlea, e espero que seja no primeiro semestre de 2022, porque ele sabe deixar saudade!

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2021/11/resenha-procure-nas-cinzas.html

Tati.Lima 27/01/2023

CHARLIE DONLEA ME FEZ DE TROUXA DUAS VEZES NO MESMO LIVRO...
IMPACTADAAAAAA!!! É a melhor palavra pra definir minha reação diante dos dois plot twists finais deste livro. Quando o primeiro plot twist acontece, eu fiquei chocadaaaa, porq em NENHUUUUUUUM momento eu me dei conta do q tava rolando de fato, e quando a situação se desvendou, eu falei " CARACAAAAA, DONLEA, VC É BRABO MESMO!!!" ...Ele foi simplesmente genial, porq vc vai o livro inteiro pensando uma coisa, e o Donlea, batendo palma pra maluco dançar, porq vc nem percebe o engodo q tá rolando. Então, eu mal tinha me recuperado do primeiro emoji de palhaço pra tatuar em minha testa, e nem imaginava q outro emoji de palhaço, já estava saindo quentinho do forno. MEU DEEEEEUS!!! SIMPLESMENTE GENIAL!!! Porq esse finaaaaaal, eu tb não me dei conta. Eu, mais uma vez, juravaaaaaa q era uma coisa, e o Donlea, só enchendo meu papo com detalhes sórdidos, pra me fazer acreditar, q eu realmente tava arrasando nas hipóteses, mas na realidade, eu tava sendo trouxa outra vez. O plot twist final, a minha reação foi a mesma da Avery, a prota, maravilhosaaaaaaaa do livro, só q no lugar da caneca de café q caiu no chão, ao perceber a verdade, foi a minha dignidade e orgulho de leitora, metida a dar mil pitacos, e criar trocentas hipóteses q estava caído no chão. O livro não promete nada, mais entrega muuuuuito. Começa chatin, chatin q só. E eu realmente, não tava criando muitas expectativas, mais a medida q a trama começa a ser destrinchada, o leitor fica muito envolvido, sem conseguir largar. Pelo menos, pra mim, o livro funcionou bem demais. E eu achei completamente maravilhoso. Com certeza, muito recomendada a leitura dessa beleza de livro do Charlinho Donlea, vulgo O BRABO DOS PLOT TWISTS...
Carolina 27/01/2023minha estante
Simmmmm eu amoooo

Nath Correia @bibliotecadanath 28/05/2022

Procure nas cinzas l @charliedonlea l @faroeditorial
Ao ser acusada do assassinato de um famoso escritor, Victoria Ford vê sua vida desmoronar. No entanto, em uma reunião com seu advogado no World Trade Center, ela perde sua vida durante o ataque terrorista do 11 de setembro e seu caso é arquivado para sempre. Vinte anos se passam e, graças às novas técnicas forenses, o DNA de Victoria é identificado e Avery Mason, uma famosa apresentadora de TV, vê a oportunidade de reabrir o caso e alavancar ainda mais a sua carreira com um grande furo jornalístico.

Como fã dos livros do Charlie Donlea, ao saber deste lançamento, já fiquei ansiosa para fazer a leitura. E, graças a maravilhosa parceria com a Faro, pude ler "Procure nas cinzas" em uma prova antecipada e presenciar a escrita do Charlie em sua melhor forma. Neste livro, acompanharemos a investigação de Avery Mason enquanto tenta provar ou não a inocência de Victoria em um caso que parece ter solução e, também, seu esforço para encobrir o passado conturbado da sua família e todos os segredos envolvidos.

Com uma narrativa inteligente, instigante e muito bem construída, o autor conduz o leitor por uma trama que envolve um romance sadomasoquista proibido, traições, ganância e segredos que podem mudar a vida de muitas pessoas. Acho incrível a capacidade do Donlea em mesclar de forma magistral passado e presente em uma narrativa não linear e conseguir amarrar todos os pontos e conectar histórias paralelas que parecem não ter nenhuma ligação quando começamos a leitura e, também, o seu talento para criar personagens tão bem construídos, cheios de nuances, camadas e problemas que os tornam reais e os aproximam ainda mais do leitor.

Preciso dizer que mais uma vez fui surpreendida com o final da história, mesmo tendo adivinhado alguns pontos da sua conclusão. "Procure nas cinzas" só confirma a posição do Donlea como um dos grandes nomes atuais do gênero e que entrou no meu top 3 do autor em segundo lugar (Não confie em ninguém ainda reina soberano em primeiríssimo lugar).

Nota: 4,5/5

Editora parceira

Instagram: @bibliotecadanath

Paula Juliana 18/01/2022

Surpreendida, chocada e completamente enganada!

Esses são os sentimentos após o fim da leitura da obra eletrizante Procure nas Cinzas, escrita por esse autor maravilhoso Charlie Donlea que sabe dosar um bom suspense, com personagens bem desenvolvidos e uma trama que nunca é o que parece. A obra é maravilhosa, captura o leitor desde a primeira página, Charlie apresenta um crime brutal, mescla e apresenta vários personagens ao mesmo tempo, vai desenvolvendo o enredo de uma maneira que o leitor nem sente, e quando se enxerga está no meio de uma ratoeira.

Procure nas cinzas engana, te faz de bobo, te leva pela história de uma maneira que você acha que sabe tudo, que já matou o que vai acontecer, e ao mesmo tempo de repente como quem não quer nada, percebe que não entendeu nada e simplesmente levou uma rasteira da história. É uma experiência literária incrível, assim como todas as obras do autor que mescla passado e presente, histórias paralelas e um suspense de tirar o fôlego.

Conhecemos Victoria uma mulher que teve um caso com um homem que foi brutalmente assassinado, as evidencias a colocam como principal suspeita, Victória está prestes a ser presa quando desaparece nos escombros de 11 de setembro, anos se passam e a história de Victoria cai nas mãos de Avery Manson, apresentadora de um famoso e grande programa, conhecida pelo seu faro para grandes histórias, Avery olha a trama que encontrou e decide desvendar, tentar limpar o nome de Victoria, e é nesse emaranhado que entra no enredo Walt ex agente do FBI, e o investigador principal do caso na época.

É nessa grande atmosfera que somos levados por pelo menos três caminhos em paralelo que levam a um grande todo, Procure nas Cinzas é dividido em seis partes onde só quem ganha literalmente é o leitor, Donlea tem uma escrita fluída, direta, com muito conteúdo, ele conversa com o leitor, o induz, o engana, de uma forma cínica e prazerosa cria uma teia de aranha que no final ainda te surpreende!

Procure nas Cinzas é um suspense de tirar o chapéu, tem potencial de ser um dos melhores livros do autor Charlie Donlea, uma obra completa, me fez devorar a história, comprar e defender personagens e terminar o livro de boca aberta, complemente surpresa, enganada e tenho que confessar que amei cada segundo! Recomendadíssimo!

Paula Juliana

site: https://www.instagram.com/overdoseliterariaoficial/

C. Aguiar 18/01/2022

Vitoria Ford é a principal suspeita de um assassinato brutal, ela afirma veementemente que é inocente e que armaram a cena do crime para coloca-la como suspeita. Todas as provas apontam para ela, mas Vitoria acaba sendo uma das vitimas do atentado de 11 de setembro.
20 anos depois o leitor conhece Avery Mason, ela está no auge novamente após ver sua vida ruir diante de seus olhos. Avery está trabalhando para ter mais reconhecimento na emissora e para isso precisa ir atrás de uma história que irá instigar seus telespectadores. Existe uma nova tecnologia de reconhecimento de DNA e essa tecnologia identificou um dos restos mortais de uma das vitimas do atentado de 11 de setembro.

Avery vai ao encontro da irmã da vitima que foi identificada, Emma é irmã de Vitoria e a mulher acabou ligando para Emma no dia do atentado pedindo para que ela acredite em sua inocência e não desista de provar que ela não é esse monstro que todos pensam. Emma manteve a gravação dessa ligação todos esses anos e Avery sabe nesse instante que está com uma boa história diante dela, Avery precisa investigar o assassinato e descobrir a verdade por detrás desse mistério.
O problema é que Avery tem um passado que precisa manter escondido, ela não usa cartões de crédito ou qualquer recurso que deixe algum rastro.

O detetive que investigou o caso no passado atualmente está aposentado, mas não demora muito para que Walt seja chamado para ajudar a destrinchar essa teia de pistas e mentiras que cercam toda essa história.
Os capítulos são intercalados entre o passado e o presente, e também vemos toda a história pelo ponto de vista de Avery, Walt e Emma, e os segredos que eles escondem. Com capítulos curtos e instigantes, temos uma leitura envolvente e cheia de mistérios, é impressionante como o autor brinca com o leitor e quando você menos espera acontecem reviravoltas que mudam o rumo da situação em que os personagens se encontram.

No começo a leitura é um pouquinho arrastada, mas quando a trama começa a fluir e o leitor começa a suspeitar das pessoas: é ai que o livro te pega de jeito!
Eu gostei muito da leitura e me deixei ser completamente levada pela trama, mas confesso que uma coisinha ou outra eu já imaginava, mas no geral o autor soube brincar muito com o leitor e tornou as reviravoltas interessantes demais.
Gosto muito da escrita do Donlea, só acho que houve muitas informações no começo sendo jogadas na história e fiquei um pouco confusa até pegar o ritmo.

O livro mantém o padrão da editora no quesito diagramação perfeita, amo o capricho que a Faro tem com as edições físicas.
Não encontrei nenhum erro enquanto lia e com certeza pretendo ler os livros do autor, vou aproveitar para ler os livros que ainda não li enquanto ele não lança algo novo.

Deise_C.P 18/01/2022

Primeiro favorito do ano
Eu nem sei como começar essa resenha serio esse livro me impressionou muito, a história é ótima, tem bons personagens o charlie soube aproveitar muito bem a história e isso me surpreendeu de uma forma muito boa porque no geral eu sempre acho os livros dele bons, mais ele tem a tendência de estragar no final kkkkk
Mais esse aqui foi impecável do começo ao fim, o plot foi tudo que eu não esperava fiquei ???? charlie entregou tudo nesse livro, recomendaria mil vezes, vale muito a pena.