Procure nas Cinzas

Procure nas Cinzas Charlie Donlea

Resenhas - Procure nas Cinzas

Bruna 18/11/2021

Decepcionada
Com toda certeza eu esperava muito mais desse livro. Pra começar, a sinopse do livro vende uma coisa mas a história em si dá mais ênfase para o assunto, que deveria estar, em segundo plano. Sem falar da falta de criatividade do autor ao fazer com que "a história se repetisse" com Christopher e Victoria (mesmo que o primeiro de forma proposital e a segunda não, mas no final da praticamente no mesmo). E por fim, os saltos temporais que tornaram o final da história vazia e sem graça. Ah, e o plot twist no final eu definitivamente não gostei!

Gian 25/01/2023

Charlie Donlea não desaponta nunca
"O ataque terrorista as torres gêmeas do World Trade Center chocou o mundo vinte anos atrás, mas, para uma família, esse atentado deixou um sentimento de tristeza e fracasso. A destruição dos edifícios deu fim à vida da principal suspeita de um crime brutal - sem que ela tivesse a chance de se defender. E sua irmã, Emma, ainda tinha um assunto pendente: naquele momento extremo, pouco antes de o prédio desabar, Victoria conseguiu realizar uma última ligação pedindo que Emma a ajudasse a provar sua inocência.
O caso fica abandonado por duas décadas, até que a evolução das técnicas forenses possibilita a identificação, entre os escombros, do DNA de uma das vítimas dos ataques - justamente Victoria Ford, a mulher que foi considerada culpada pelo assassinato de um famoso escritor.
Avery Mason, uma famosa apresentadora de TV, está em plena ascensão em sua carreira. Seu faro jornalístico a leva até a história do DNA encontrado em WTC. Em uma conversa reveladora com Emma, Avery decide fazer o que for preciso para reabrir o caso, expor falhas da polícia e descobrir se Victoria era ou não inocente.
O que Avery nao sabia era que a vida pessoal da irmã de Emma estava um verdadeiro caos. Então será preciso remontar um quebra-cabeça para chegar à verdade. Mas Avery guarda também muitos segredos que, na busca insaciável por conseguir uma ótima história, podem ser expostos e destruir todo o sucesso que conquistou."

Mais um livro incrível do Charlie, onde nos prende desde o começo com as reviravoltas que vão ocorrendo em seu desenrolar. Um livro com 3 plot twist onde o final eu não esperava que acontecesse.

Wonderland of Books 10/12/2021

Ótimo
Adorei essa leitura.

Só falta ler 2 livro para eu ter lido todos os livros publicados no Brasil desse autor.

Adoro muito.

Esse foi o único livro dele que li, que sabia quem havia cometido o assassinato. ?

Livro envolvente com uma escrita bem rápida.

Adorei essa edição!

@Umpouquinhodemim 14/12/2021

Inesperado
O livro é bom, porém achei que ele não focou só no mistério e trama do assassinato, (isso se comparando nos livros anteriores).
No final o livro tomou um outro rumo que foi bem inesperado.
E a leitura te prende e te faz criar algumas teorias. (que eu errei todas rsrs)

Jaque - Achei o Livro 24/12/2021

Não vou me estender muito na resenha por que já é natal :)

Nessa trama, a apresentadora de programa de TV Avery Manson vai trazer um antigo caso à tona. Depois que uma combinação de DNA identificou uma vítima do World Trade Center, Avery vai entrevistar a irmã da vítima que afirma que Victoria é inocente do crime o qual ela foi acusada 20 anos atrás. Mas isso será mais complicado do que imagina e ela vai encontrar novas evidências que questionam a competência da polícia.
Junto com o investigador da época, ela vai remexer no passado e tentar provar se Victoria é culpada ou não.

A ideia da trama é excelente apesar de abordar um tema muito triste como o 11 do setembro, porém nem foi esse o motivo de não ter me agradado como gostaria.
O livro é muito lento, muitos personagens para serem apresentados que acabam tomando mais da metade do livro. Detalhes excessivos de cenas que percebemos claramente que é para dar volume. Tudo demora muito para acontecer.
A estória enfim se desenrola e fica muito interessante, com algumas reviravoltas inesperadas (outras nem tanto) e aí o autor apressa tudo e acaba o livro. O final não me surpreendeu, eu meio que já via aquilo chegando.
Ele poderia ter acelerado o ritmo no começo e ser mais minucioso no final, teria sido mais interessante.
O livro é bom, mas nada surpreendente, nada marcante. Apenas ok.

Nota: 3,5

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2021/12/procure-nas-cinzas-charlie-donlea.html

Andrea 21/06/2023

Gostei do livro, mas não é meu favorito do CD. Achei que focou demais da história da Avery, e o foco principal (que deveria ser, pelo menos) do crime investigado ficou em segundo plano. O plot foi bom, mas bem apressado. Queria saber mais detalhes daquele final.

Dominoni 28/03/2022

Chocada
Eu não acertei nenhuma teoria!
Um dos melhores livros do Donlea com certeza! Recomendo para quem gosta de um bom misterio policial.

Helo 04/09/2022

Procure nas cinzas
Até a metade estava super chato lia mais ou menos 10 páginas por dia e olhe la, passou da metade consegui ler rapinho e deu uma melhorada, mas fiquei um mês pra ler, muitaaa enrolação

Vivis 13/01/2022

Tudo o que eu esperava e um pouco Mais!
?Amor ou a lei, os únicos problemas do homem neste mundo.?

A descoberta ano passado desse autor foi definitivamente uma das melhores dos últimos anos! A cada livro que passa Charlie entrega tramas mais complexas e bem amarradas.

Todas as tramas tem um motivo para existir nos livros e somos levados a criar mil teorias!
Amei acertar algumas! Mas sobretudo amei como ele fez funcionar essas teorias que visualizei através das pistas e ficava só pensando: ?como ele vai fazer para explicar isso!??

Procure nas Cinzas foi uma experiência intensa. Começou quando ouvir a ligação de Victoria para a irmã Emma, na melhor campanha de MKT que vi nos últimos anos (Parabéns Faro Editorial!)
E aos poucos foi se tornando uma complexa jornada me jogando na vida de Avery Mason que já tinha chamado minha atenção, e todos os demais personagens secundários.
Suspense bem escrito e que vai agradar aos fãs do gênero com certeza!

Ps: amo que Charlie é fiel aos personagens dos outros livros, sempre bom os rever!

Bia 14/04/2022

Ok
Donlea é muito bom escritor mas esse foi o que "menos gostei". Não deixa de ser um livro bom, envolvente, mas por ser o mais atual do autor, eu esperava muito mais.

Maiara.Monari 21/09/2022

Charlie novamente
Eu sou super fã dos livros do autor, mas esse e o anterior, sei lá. Tinha tudo pra ser bom. Mas foi mediano. Tinha um mistério ótimo que chegou no final, se perdeu demais.

Livros da Julie 19/01/2022

Um passado de crimes, mistérios e tragédias
-----
"Amor ou a lei (...) eram os dois únicos problemas do homem neste mundo."
"Estamos todos ligados de maneiras diferentes ao Onze de Setembro. Todos nós nos lembramos de onde estávamos quando vimos a cena se desenrolar na televisão."
"Se uma árvore cai na floresta e ninguém está perto para ouvir, será que ela faz um som? No mercado editorial, se você escreve um livro e ninguém lê esse livro, você é mesmo um escritor?"
"Ser capaz de dissecar o corpo humano (...) tinha algo a ver com alguma falha na psique."
"Consensual era uma palavra da moda"
"as provas não se importam com seus sentimentos."
"As absolvições póstumas eram tão valiosas quanto um bilhete de loteria premiado um dia após sua data de validade."
"Enquanto os homens recuam em paranoia à vista de uma mulher chorando, as mulheres agarram a oportunidade para ajudar."
-----
Procure nas cinzas foi o livro do mês de dezembro da leitura coletiva da Faro Editorial promovida pelo @clubeliterarioferavellar (#ClubeLiterarioFerAvellar).

Após um ano jornalístico de muito sucesso, Avery Mason se consolidou como a apresentadora do programa líder de audiência na TV. Preocupada com a manutenção desse status e com o crescimento de sua carreira, ela já estava de olho no que seria a principal notícia de sua próxima temporada: a recente identificação por DNA dos restos mortais de uma das vítimas do Onze de Setembro.

Por si só, o fato já seria digno de nota, considerando que já se passaram vinte anos do ataque terrorista ao World Trade Center. Mas qual não foi a surpresa de Avery ao descobrir que a vítima, Victoria Ford, estava sendo acusada à época pelo assassinato do seu amante, um famoso escritor de best-sellers.

As evidências que haviam sido encontradas pela polícia eram fortes e tudo levava a crer que Victoria tinha sido mesmo a autora do crime. Porém, enquanto lutava para sobreviver nos momentos seguintes ao atentado, ela deixou uma mensagem de despedida para sua irmã, Emma, implorando que ela acreditasse em sua inocência e tentasse prová-la ao mundo.

A apresentadora se vê, portanto, diante de uma ótima chance de rever o caso e tentar buscar a verdade por trás dessa história, para finalmente trazer paz de espírito a Emma e fazer justiça a Victoria. O problema é que Avery também carrega uma pesada bagagem de seu passado e a investigação poderá acabar expondo seus próprios segredos.

Mesmo com intrigantes páginas iniciais, o começo é um pouco lento, até enfim aparecerem os primeiros sinais de que a trama é mais complexa do que imaginamos. Na segunda metade, o ritmo acelera e mais mistérios vão surgindo. Só no final encontramos o estilo mais característico do autor, que arremata com um turbilhão de eventos e revelações que chega a ser até difícil de acompanhar.

É bastante significativo que parte da história se passe no dia 11 de setembro de 2001 e que a queda das torres tenha relação com o enredo. Apesar do tempo decorrido, ainda é um acontecimento muito vívido na memória e imagino que o lançamento de Procure as cinzas no ano do vigésimo aniversário do ataque tenha sido o modo encontrado pelo autor de prestar sua homenagem às vítimas.

Donlea foi extremamente respeitoso e meticuloso no seu retrato daquele fatídico dia, sem viés nem sensacionalismo. A narrativa mostra o ponto de vista dos sobreviventes com um tom neutro e adequado, mas ainda assim emocionante, pois é impossível não recordar as terríveis cenas do evento. O livro não deixa de ser um meio adicional de registro de fatos e impressões que, à sua maneira, ajuda a contar aquele momento da História, principalmente para as gerações seguintes, que não o testemunharam.

Por outro lado, para um livro tão especificamente datado, acho curioso que não haja qualquer menção à pandemia que atravessamos e não sei se houve alguma razão em especial. Contudo, considerando que vinte anos se passaram para termos uma obra de ficção que explora a ambientação do 11 de setembro, entendo que há de fato um período de tempo necessário para processarmos e aceitarmos os desastres, quaisquer que sejam, e os incluirmos em definitivo em nossas vidas, refletindo-os posteriormente na literatura e nas artes em geral.

Se há pelo menos um ponto a ser aprendido com as calamidades, é que só a ciência e a arte podem nos salvar, física e mentalmente.

Em elogio à ciência, o autor cita o notável trabalho de identificação dos restos mortais realizado até hoje no laboratório do Instituto Médico Legal de Nova York, considerado o melhor do mundo. É maravilhoso perceber a enormidade de aplicações da tecnologia, inclusive para elucidar antigos problemas e resolver casos que ficaram sem resposta. O reconhecimento das vítimas é uma forma de trazer o desejado alívio a quem ficou e o devido descanso a quem se foi.

Já em louvor à arte, Donlea nos dá um vislumbre do mercado editorial, criando autores, editores, livros e enredos para compor a história. Romancistas de sucesso sempre despertam interesse no leitor, dentro ou fora das páginas. Os escritores iniciantes e suas inseguranças também são representados e vemos que todos possuem chance de alcançar a fama, bastando cair no gosto do público. Como na vida real, não importa o estilo literário; o brinde "À literatura, em todas as suas formas e tamanhos" é cada vez mais válido.

site: https://www.instagram.com/p/CY6wRn1Le2R/
Fer Oliveira 19/01/2022minha estante
concordo com você sobre ele não falar sobre a pandemia, isso me incomodou um pouco durante a leitura