Vita Nostra

Sergey Dyachenko

Resenhas - Vita Nostra

kikiarinha 05/07/2022

começou bem, terminou mal
Esse livro realmente me pegou... No início dele eu estava obcecada por ele: não conseguia parar de ler, sonhava com ele, ele me alterou TANTO que desbloqueou memórias da minha infância (memórias de quando eu era bebê). É um livro absurdamente louco e maravilhoso, pelo menos no início, que se alguém te perguntar como explicar você nem terá palavras pra sequer começar (assim como os personagens do próprio livro não conseguem explicar o que está acontecendo). O começo desse livro me lembrou de um livro que li quando era bem pequena (lembro de ter uns 8 anos) "O oceano no fim do caminho" do Neil Gaiman, com toda essa atmosfera psicodélica e misteriosa que deixa muito a desejar ao leitor. Até um pouco mais da metade do livro eu achava que esse livro seria um digno de 5 estrelas, porém, do meio pro final algo aconteceu (ou melhor, nada aconteceu). Por mim, mesmo se o livro continuasse com todo esse mistério e não entregasse nada até o final eu estaria ok, mas sinto que ele foi indo cada vez mais para um caminho muito absurdo, que me deixou cansada de ler. As coisas não faziam mais sentido de um modo ruim, e quanto mais chegava perto do fim, mais essa sensação se estabilizava dentro de mim. O que eu tenho a dizer é que: esse livro tinha muito potencial porém no final ele não conseguiu manter as expectativas (piscadinha de olho pra Sasha, quem leu vai entender).

Isa ð¦ 30/06/2022

Estranhamente belo
"Viver é ser vulnerável. Amar é temer"

Esse livro foi uma grande surpresa. Descobri por acaso por uma indicação no TikTok, e fiquei maravilhada com o que encontrei. Apesar de muito da sinopse focar nos aspectos fantásticos da obra, o que mais me atraiu durante a leitura foi a construção de personagem da protagonista. O processo de amadurecimento dela é muito fascinante, além de extremamente realista. As experiências dela no Instituto foram o que eu já li de mais parecido com o que eu própria vivenciei e vivencio na graduação, apesar dos muitos elementos fantásticos. A saudade que fica depois da última página é enorme. Espero que ainda traduzam o resto da série para o português.

Bruna 14/06/2022

Não tenha medo
Depois da longa viagem que foi este livro, não achei que fosse me emocionar com o fim. Mas é claro que me enganei. E não poderia ser diferente, ele foi surpreendente da primeira à última palavra. Que coisa bonita é se entregar de peito aberto à literatura e às maluquices de quem a faz.

Eu me recuso a ter medo.

Steh 07/06/2022

Diferente de tudo que já li
Sem spoilers, até porque é dificil dar um Spoiler desse livro. Se a gente ler o final antes de entender o contexto todo, ele não fará sentido algum.
Tive dificuldade de avaliar esse livro.
Não gostei exatamente do final, apesar de amar livros confusos que nos obriga a pensar.
Dei 4.5 estrelas pq eu não consegui dormir direito desde que comecei a ler esse livro, fiquei pensando nele até dormindo. E isso pra mim vale muito, não é todo livro que me tira o sono e entra na minha cabeça dessa forma. Eu tive até pesadelos com ele rsrsrs
Tinha várias teorias do que esse livro seria, mas nenhuma chegou nem perto do que é.
Sei que para muitos essa coisa confusa, de não saber o que está acontecendo pode ser algo negativo, mas para aqueles como eu que ama se esforçar para entender o que está acontecendo, eu recomendo.
E com certeza eu leria outros livros dos autores seguindo a mesma temática.

"- Mas existem outros estímulos. Amor. Ambição?
- Não há nenhum igual ao medo."

Lu F. 05/05/2022

Vita Nostra brevis est
Quando eu tava no começo desse livro eu não tava entendendo nada e no fim parecia que eu tava no começo. Que VIAGEM foi essa?

Olha, eu adoro livros doidos. Livros que brincam com a minha noção de realidade, cheios de elementos mágicos, científicos e que não se importam em explicar pros leitores o que está acontecendo. Mas até pra mim esse livro foi? demais.

Não consigo nem fazer uma resenha dele porque eu simplesmente não entendi. Pensei em mil e uma metáforas pra esse livro e não consegui compreender.

Esse livro é uma viagem, apenas digo isso. Uma viagem. E como em uma boa viagem, é melhor aproveitar a jornada do que tentar compreender a chegada.

Amy 02/05/2022

Eu não sei...
No começo eu não tava entendendo nada, no final parecia q eu tava no começo...
É o livro mais esquisito q eu já li. Ele me fez sentir muitas coisas, foi uma confusão de pensamentos durante a leitura e provavelmente vou passar um bom tempo pensando nele agora q acabei de ler.
É completamente fora da caixa, o q me fez amar e odiar ao mesmo tempo.

Raquel.Euphrasio 28/07/2022

Não funcionou. Eu não estava nem aí para ninguém nessa história, mas a discussão no DLX foi bastante divertida, e a leitura me rendeu boas risadas, mas acho que não era essa a ideia.

manoela 04/04/2022

não tenho como resumir esse livro. as palavras usadas pelos professores durante a história resumem bem a experiência da leitura em si: por mais que explique, não vai dar para entender. a única forma de entender, é lendo.

ele vai brincar com os limites do raciocínio lógico. a questão aqui é: você consegue chegar até o final? a trajetória de sasha é a sua trajetória também - você pode pular as páginas e ir direto para o final do livro e não vai tirar nada dali - porquê você não está pronto.

é um exercício mental, e pode ser cansativo. a sensação que tive foi a mesma de sasha quando alguma porta de conhecimento se abria: euforia. não conseguia parar, não queria parar. fiquei tão obcecada quanto ela. acho que nunca li nada igual. é uma escrita muito diferente. minha mente seguia dizendo que os autores estavam brincando comigo.

sabe aquela frase de que somos um conjunto de tudo aquilo que vivenciamos? tenho a mesma sensação com esse livro. sei que ele acabou mas sinto que a história vai me acompanhar por muito tempo. definitivamente ocupou um triplex na minha cabeça.

Becac4 08/03/2022

Confuso
O livro é bom mas bem confuso, ainda tô tentando digerir o final. Da pra entender o significado mas é meio estranho, os autores não batem bem da cabeça.

Tiago 07/03/2022

Um absurdo, simplesmente, é um absurdo algo ser tão cativante, te prender tão bem, e você sair feliz de não ter entendido nada. Esse livro é uma esperiência, uma leitura extremamente única. Eu recomendo essa leitura para todos, participe dessa história e afunde nessas palavras.

Laura.Roberta 07/03/2022

Eu não tenho IDEIA do que eu acabei de ler, mas eu amei??? Nada fez sentido e, ao mesmo tempo, tudo pareceu muito bem explicado, a história é uma maluquice total e se me perguntarem daqui uma semana o que eu lembro eu provavelmente não vou conseguir falar sobre a metade. A história é mais uma experiência do que qualquer outra coisa e, devo dizer, uma experiência ótima, mesmo que extremamente complicada e sem sentido. Apesar da espiral de loucura, eu amei a vibe da história e recomendaria o livro só por esse motivo, mas além disso, os personagens também são estranhamente cativantes. A história conseguiu me prender demais e a todo momento me instigava a continuar pra tentar fazer alguma sentido do que estava acontecendo. Enfim, achei uma doideira e super recomendo.

Lau 22/02/2022

Angustiante
O que ficou em em mim foi um desassossego. Em muitos momentos era chato (pra mim) mas engoli esse livro, pois estava tentando entender "toda essa metafísica ". Muita coisa fica aberta a interpretação e do que o leitor absorveu da história e final ambíguo vai me fazer pensar muito ainda.

Nathy 20/02/2022

Sem spoilers!
(Até porque não entendi nada então nem tem como eu dar spoilers ??)

Em um estilo bem dark academia, temos uma fantasia totalmente diferente de qualquer coisa que eu já li!

Sasha Samokhina é uma adolescente normal que só quer ir pra um faculdade normal, mas em suas férias de verão ela conhece um homem estranho que manda ela fazer atividades estranhas com a ameaça de que alguém na família dela pode se machucar. Ao realizar as tarefas na força do ódio e da vontade, Sasha então é convidada a entrar no Instituto de Tecnologias Especiais e viver uma vida nada normal. Lá ela tem matérias diferentes, tem que estudar conteúdos que ela não entende, forçar a mente e o corpo em exercícios que beiram a loucura. Mas como uma aluna aplicada (lê-se: ameaçada), Sasha começa a descobrir o que tudo significa e o que ela é ou pode vir a ser realmente.

Desde o começo, já comecei a perceber a fluidez da escrita dos autores e como ela te prende em um grande mistério. Nada é explicado facilmente e nem dado de bandeja, quem tá lendo tem que ir buscando e quebrando a cabeça pra acompanhar.
Já desde os primeiros acontecimentos, conseguirmos perceber o nível de profundidade que essa fantasia vai chegar, e acredite, não é nem 2% ainda de até onde ela vai.

A Sasha é uma ótima personagem para se acompanhar! Ela vai atrás do que quer, mesmo tendo vários problemas com família, amigos, namorados, professores e colegas de quarto. Não é a típica heroína de fantasia, é mais dark e pesada, sem perder a humanidade (ou perdendo?).

Sim, é daquele tipo de livro que você ama ler, mas não está entendendo nada! Até porque nem a Sasha entende! Então vamos descobrindo bem aos pouquinhos junto com ela, desencadeando um final que, mesmo que você ache que entender, você não entendeu nada.
Todas as minhas teorias estavam erradas! TODAS! (Eu tive muitas!!) Fui totalmente surpreendida e fui deixada totalmente lelé da cuca!

É uma mistura de filosofia, ciência, literatura(?), fantasia e uma brisa muito louca que só pessoas fora do Ocidente consegue entregar tão lindamente.

amannda 14/02/2022

bomba radioativa
Eu queria comentar que peguei esse livro naquela "promoção" de cupons acumulativos da amazon, porém estou começando a pensar que foi um CASTIGO divino por ter "pego o livro de graça", pois no final eu paguei com minha própria alma!

Eu só tive a força de vontade pra terminar a história pq estava esperando que no final as coisas seriam explicadas... mas me enganei.

Ruan Lipe 12/02/2022

que onda é essa mermão?
Quando o livro acabou, assumo que não compreendi muito bem o acontecido. Passou-se alguns dias e eu ainda não racionalizei ao certo, mas eu gostei.

Adianto que as pessoas em geral podem amar ou ODIAR essa obra, depende do quanto tu tiver envolvido com a história.

Tudo é muito confuso, nem os personagens entendem direito, a escrita é confusa e parnasiana, deixando toda a experiência meio complicada. Tudo aqui é muito intenso, perigoso, e até meio dramático. Porém assumo que o livro tem um ritmo lento, parado e não tem muitos acontecimentos.

MAS ESSE É O INTUITO DO LIVRO SABE.

A verdade é que quanto mais penso no livro, mas vou interpretando algumas paradas, e percebi que o universo é muito bem construído.

É um Harry Potter se fosse escrito por Kafka?? Talvez.

E no geral, ter contato com uma fantasia oriental escrita por russos foi uma ótima experiência.