Vita Nostra

Vita Nostra Marina Dyachenko
Sergey Dyachenko

Resenhas - Vita Nostra

juliadelfs 28/01/2022minha estante
amiga do ceu que resenha perfeita, descreveu ponto por ponto todos os meus pensamentos, jurooo

Iris 28/01/2022minha estante
amigaaa li o livro ha duas semanas e só consegui terminar de escrever uma resenha decente agora pq antes eu só despejava todo o meu ÓDIO dessa bomba

juliadelfs 29/01/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK misericórdia

eu eu acho que nao odiei, só fiquei com um sentimento FORTE de decepção sabe. mas dei 1 estrela, menos q tu ainda kkkkkkkkkkkkkk

Iris 29/01/2022minha estante
eu tinha dado 2,5 em respeito ao começo do livro que eu tava gostando mt, mas com o passar dos dias só me ficou a sensação de raiva, então eu diminui kkkkkkgkkkg acontece

Qnat 08/09/2021

estranho e perfeito. Meu novo livro favorito.
Esse livro é muito difícil de ser resenhado. Eu mesmo li várias resenhas na Amazon e pensei, "é isso, mas não é só isso". E não são raras resenhas que dizem exatamente o que direi aqui: é impossível de se explicar esse livro.

Ou você irá amar, ou odiar. E a maioria irá odiar.

É uma fantasia um pouco mais pesada, até um pouco perturbadora.

Ter sido traduzido direto do russo foi muito legal. E que tradução! Temos uma forma de escrita diferente. Lembra muito mesmo os contos fantásticos russos, com estilos que imagino ser uma peculiaridade da língua, mas ao mesmo tempo com uma originalidade que eu ainda não tinha visto em nenhuma fantasia. Mesmo que não se goste do livro, para quem se interessa pela arte de escrever por si só, vale a pena conferir. Tudo que o casal Dyachenko escrever eu vou ler, até post-it na geladeira deles se eu puder.

Sobre o livro, pode-se dizer que é sobre crescimento principalmente, com talvez o melhor desenvolvimento de uma protagonista que eu já li em uma fantasia. Os russos/ucranianos são realmente bons nisso de modo geral. Há muitos traumas familiares, escolares, amorosos a serem resolvidos nesse livro, e você entra tanto na mente das pessoas do livro que cria uma conexão com elas. Mas claro, o livro não é só isso.

Se eu falar que é sobre uma garota com dons únicos e que é convidada a ir para uma escola especial, isso também não é nem 0,1% do que de fato é o livro.

E aqui temos o oposto do que geralmente ocorre nesse tipo de literatura; Não temos um protagonista perdido num mundo chato e que é convidado, como se ganhasse na loteria da vida, a ir para um lugar super legal, desempenhar um papel super importante num jogo de poderes e ter um final feliz vencendo o vilão. Não é um órfão torturado pelos tios que entra em um mundo de chocolates e cores. Não há becos nem armários mágicos.

O convite dado à protagonista é um verdadeiro pesadelo - e olha que para outros alunos foi pior ainda. Todos personagens são melancólicos, assustados (e respondem assim com obsessões). Todas as relações são difíceis (e reais).

O livro começa com a protagonista curtindo uma praia ensolarada, temos cores quentes e palavras bonitas. Depois o livro se torna cinzento. É o inverso do clichê.

Eu quase, de verdade, desisti de ler no começo. As tarefas que a garota precisa fazer (é obrigada a fazer), sem nem entender o porquê, incomodam bastante. Mas, resolvi seguir. Assim como a protagonista seguiu. Interpretei como um livro de terror (e não é), e segui. Minha dica é: siga também.

Sei que existem outros contos e livros de fantasia "dark" - na verdade, a maioria das histórias de criança que conhecemos nasceram "dark" (joão e maria são alimentados para virarem comida!). Mas, era um gênero desconhecido por mim ainda.

No meio do livro eu já estava fisgado, mesmo ainda sem entender muita coisa, e como a protagonista, não conseguia parar. Queria saber onde isso iria dar! E a leitura parecia onírica, uma imersão muito estranha.

O livro é dividido em partes, mais ou menos seguindo os anos que ela está no instituto.
Foi genial dos autores fazer que a cada parte do livro sabemos apenas o tanto quanto a personagem sabe. Assim o mistério se sustenta e nos desenvolvemos junto dela, sentimos a angústia dela, acompanhando-a enquanto de uma garota ela se torna uma mulher - e depois algo a mais.
O livro também acelera quando a protagonista está acelerada, e o livro acalma quando a protagonista se acalma.

O final deixa um pouco a desejar, pois ele é aberto (mesmo não sendo aberto). Isso porque foge da jornada do herói clássica: temos um clímax sim, mas não o comum na fantasia, não temos aqui o "herói" desempenhando um papel claro. Não é culpa do livro eu não achar o final tão bom, só não é o que estamos acostumados em um romance de fantasia. Em contos é mais comum um final assim, "semi-aberto". Portanto, se você é um leitor(a) habituado com contos, não irá se incomodar tanto, mas se você veio só da literatura de fantasia, sobretudo YA, vai achar o final muito estranho.

Seguimos o desenvolvimento da protagonista até ponto que não dá mais para nós continuar seguindo o desenvolvimento dela. Isso não é spoiler por que quem não leu o livro não vai nunca conseguir adivinhar o que isso quer dizer. Mas, é por isso que o livro não tem "final".

Por isso e mais, Vita Nostra é meu novo livro de fantasia favorito.
Luluh 21/01/2023minha estante
Kkkkk você conseguiu explicar o livro muito bem.. Coisa que eu simplesmente n tenho capacidade no momento.

Luluh 21/01/2023minha estante
apesar de ter gostado ainda estou processando..

Luluh 21/01/2023minha estante
com ctz uma das experiências mais malucas que já tive.. Mas eu gostei de forma geral..

Nocturna 13/12/2021minha estante
Esqueci de dizer que possui gatilhos, não sei quantos, mas o que percebi são: tentativa de suicídio, problemas familiares, abuso (acho, não tenho certeza)

amannda 14/02/2022minha estante
amg, não entendi nadaa do final!! vc poderia me dizer qual foi sua interpretação ??

Nocturna 14/02/2022minha estante
Pelo o que eu entendi e vi algumas pessoas falando é que a Sasha criou um mundo novo, um mundo sem medo e morte, e também que ela se tornou "algo" a mais, não uma pessoa, mas alguma coisa com esse poder.

Ronan 24/07/2022

"Viver é ser vulnerável. Amar é temer. E quem não tem medo... Essa pessoa é calma como uma jiboia e não consegue amar."

Como é difícil falar desse livro, eu não tenho a mínima noção de como explicar o motivo de eu ter amado tanto esse livro, esse livro foi uma experiência que eu nunca vivi antes, eu quero muito poder ler mais coisa desses autores...

"... quando eles, de repente, tiveram uma visão da terra e dos mares e do céu, e notaram a vastidão das nuvens e a força dos ventos, e viram o sol, e perceberam não só seu tamanho e sua beleza, mas também seu poder, pois, ao difundir a luz por todo o céu, ele causava o dia - e quando, mais uma vez, depois que a noite obscureceu a terra, eles perceberam todo o céu cravejado e enfeitado de estrelas, e a mudança na luz da lua, nos momentos em que ela aumentava e diminuía, alternativamente, e o surgimento e a configuração de todos esses corpos, e a fixidez e a imutabilidade de seus cursos por toda a eternidade -, quando eles viram essas coisas, certamente acreditaram que..."

anabea 01/09/2022minha estante
amgg, tem romance?

Ronan 02/09/2022minha estante
tem um pouco sim

MariBrandão 31/08/2022

Que difícil falar desse livro! Não é algo que eu consiga explicar para alguém "estou lendo um livro sobre x, y e z". Não dá. Você tem que ler pra tentar entender...e tentar mesmo!
E apesar disso, me vi totalmente amarrada na leitura, querendo ler em cada pedacinho de tempo livre, querendo saber o que iria acontecer na próxima aula, e querendo ouvir as próximas faixas e desenvolver os próximos exercícios com Sasha! Não sei explicar porque gostei tanto dessa leitura, mas ela me pegou sim! Achei o final um pouco apressado e embaralhado, mas logo descobri que existe sim um segundo volume! Agora é esperar ele chegar por aqui....e que venha logo, porque esse livro não sai da minha cabeça
anabea 01/09/2022minha estante
amgg, tem romance?

MariBrandão 01/09/2022minha estante
Ahhh....não dá pra chamar o que rola ali de romance não

Luiza 14/02/2023

Um Livro Inesquecível
Hoje eu termino um livro que mudou minha perspectiva sobre o que é real e sobre as pessoas com quem divido essa realidade mundana. Vita Nostra diz que cada pessoa é uma parte integrante do Discurso (que seria o Todo, a soma total de todos os seres) e muitas vezes não nos entendemos com outras pessoas porque estamos em tempos verbais diferentes, ou simplesmente representamos algo diferente dentro do Discurso. Uma escrita sensacional, um Dark Academy de respeito que envolve magia, filosofia e uma pitada de amor. A minha felicidade é que em 14 de Março de 2023 vai lançar o segundo livro, que será meu primeiro livro lido em inglês. Quando bati o olho no Vita Nostra sabia que ele seria especial, e não só especial, sinto que esse livro faz parte de mim agora. Imprevisível e cheio de acontecimentos, Vita Nostra fez meu coração se apaixonar. Obrigada pela oportunidade, Vita Nostra
Thaira.Corpes 18/02/2023minha estante
Não sabia que vai ter continuação!! Graças a Deus hahaha obrigada

Luiza 18/02/2023minha estante
vai simmm AAAA to mt feliz

Ian 25/05/2022

Harry Potter da deepweb
Um livro estranho.

E quando eu digo que esse livro é estranho, eu não tô dizendo que vai ser a coisa mais bizarra que você já leu na vida. Mas pra mim, um leitor abaixo da média, foi bem diferente.

Não foi um livro complicado de entender, como a maioria dos comentários me fez acreditar que seria, foram poucos os momentos nos quais eu não entendi NADA (tipo as últimas dez páginas, hihi).

Curti todos os personagens, a escola, as aulas, o ensino e o ritmo da história. De início me deu a sensação que a história é lenta e nada acontecia, mas, olhando em retrospecto, rolou tanta coisa! Quero muuuuito saber o que se passa com a Sasha nos outros três volumes da saga, mesmo as avaliações sendo medianas.

Que a Morro Branco não deixe a gente na mão!
Hellen 05/06/2022minha estante
Q história é essa q vai ter continuação?? Onde vc viu isso amg? Eu achava q era livro único ?

Ian 05/06/2022minha estante
São quatro, acho. Todos já publicados em russo.

folkpatch 29/05/2023

Antes de tudo, acho válido mencionar que esse livro é uma experiência. consigo entender a razão de muita gente não ter gostado: ele é um livro que demanda paciência, curiosidade, atenção e mente aberta. não é qualquer um que vai ter tudo isso pra dar em cima de um livro só, mas aqueles que se sentirem atraídos até o final com certeza vão ser recompensados.

esse livro me sugou com a mesma intensidade que a sasha foi sugada pra dentro dos livros e discos. a experiência é semelhante, inclusive: o leitor é jogado dentro de um universo onde ele não sabe absolutamente nada, é guiado por um par de narradores que se limita a falar sobre a experiência da protagonista que também não tem muita noção do que tá acontecendo e se depara com diversos conceitos confusos, um sistema de "magia" (entre aspas, porque é difícil chamar esse conjunto de acontecimentos de magia) extremamente complexo que não entrega nada pro leitor e é ele quem precisa montar sua própria interpretação do significado de cada coisa. a gente vai compreendendo a grandiosidade desse universo através da expansão e das mudanças na personalidade da própria sasha, que deixa o potencial humano dela pra se tornar algo mais, uma extensão metafísica de algo indescritível.

vai ser um livro frustrante pra quem pegou esperando uma história com começo, meio e fim mastigados. nada nesse livro é feito em nome da obviedade e a graça dele tá justamente nisso: como ele se adapta a pessoa que tá lendo e como a absorção do conteúdo reflete no leitor. impaciência? angústia? expectativa? no fim das contas, nós estamos tão perdidos e sendo tão influenciados por esse material quanto a sasha esteve. furos de roteiro, questões não respondidas, falta de informação... nada disso é o foco. também já aviso que não é um livro pra quem tá afim de se sentir inteligente porque "entendeu" uma mensagem escondida chocante e complexa que ninguém mais entendeu. não é sobre isso. é muito mais sobre sentidos e experimentação do que qualquer outra coisa. o poder da palavra lida e falada combinada com os sentidos. humanidade (por falta de palavra melhor) antes da intelectualidade propriamente dita.

minha interpretação dos fatos é extremamente pessoal e não vai ser mencionada aqui porque não convém. tem suas falhas, mas me manteve instigada até o final e foi uma experiência muito valiosa que me fez quebrar muito a cabeça. me senti imersa nesse desafio da primeira até a última página.
Taytay1 27/07/2023minha estante
Vc colocou tudo o que eu penso em palavras, faz mais de um ano q li esse livro, mas não o esqueci, a sensação durante a leitura é de que estamos dentro da mesma experiência q a sasha, porém sem nem ter conhecimento.

arqui 04/10/2021

2 Dyachenkos não são o suficiente para fazer um Vita Nostra
Esse livro é bem ruim e isso em vários sentidos, mas o que engloba tudo é como todos os aspectos são bastante superficiais. Vejo muitas pessoas falando que esse livro é estranho, confuso, até "difícil", mas o que me parece é que as pessoas estão confundindo a estranheza causada por um livro que é genuinanemente complexo com a de um livro que é confuso porque simplesmente não tem nenhum conteúdo.
Como um livro de fantasia, que geralmente são movidos pelo enredo e não por uma escrita rebuscada ou personagens psicologicamente bem desenvolvidos, Vita Nostra peca muito por não ter enredo quase nenhum. Com exceção de uns micro arcos dentro do livro, que geralmente duram pouquíssimas páginas e são mal desenvolvidos, o livro todo segue do início ao fim como uma repetição ruim do que corresponde ao primeiro semestre da protagonista na escola.
Se for para considerar os aspectos mais fantásticos, ou até sci-fi, o livro continua pecando por apenas esboçar um sistema de magia - e que ainda assim, é o aspecto mais interessante do livro -, mas que permanece bastante vago, talvez devido a uma falta de habilidade ou falta de imaginação dos autores.
Por fim, os personagens são também bastante superficiais e as relações entre eles também. Os namoros da protagonista são completamente irrelevantes, assim como todas as relações entre os personagens, que fossem trocados por outros, não faria diferença alguma na narrativa, e a genialidade da personagem principal, que é o tempo todo reiterada, é bem pouco crível.
O único motivo pela qual é possível ir até o fim do livro é o fato da escrita ser extremamente fácil (para não dizer ruim), e constantemente haver uma promessa não anunciada de que algo realmente vai acontecer, o que - spoiler -, não acontece. Vez ou outra aparecem alguns insights interessantes, mas que precisam ser sempre anunciados, já que nunca são demonstrados através das situações, e o conflito entre a nova vida da mãe e a Sasha é algo até interessante, mas que dificilmente sustenta a história. No final de tudo, é um livro que não serve nem como fantasia, nem como romance, nem como campus novel, nem como young adult, e nem como nenhum dos gêneros com os quais "flerta". Talvez sirva como uma analogia para as dificuldades do colégio e da faculdade, mas não se sai particularmente bem nisso também. Para quem ficou com vontade de conhecer um bom livro que retrate o clima de campus novel algo sombrio, há o excelente A História Secreta, e para bons livros de fantasia, há Tolkien, A Crônica do Matador do Rei e outros livros interessantes do gênero.
Camila Justi | @JustiBooks 16/10/2021minha estante
Terminei ontem e concordo com tudo!

Mare 22/10/2021

Senta que lá vem história e fritação de ideias
Falar desse livro não vai ser fácil, porque tem TANTA coisa rolando que acho que é preciso parar um pouco para pensar depois de lê-lo.

Adianto que: não é uma leitura fácil. Não é uma leitura de pós ressaca literária. É uma leitura instigante, mas densa. É complexa, mas irresistível.
Quando Farit começa a pedir que a Sasha faça algumas atividade... peculiares... eu já comecei a ficar intrigadíssima: "ora, ora, o que diabos está acontecendo aqui?". E aí eu simplesmente PRECISAVA saber o que estava rolando naquele lugar, com aquelas pessoas. E foi isso o livro todo.

Sasha vai pra uma faculdade ~diferenciada~ e acompanhamos seus estudos e as disciplinas estudadas. Cada vez menos faz sentido as atividades e o que, talvez, me assustaria, me deixaria desanimada pela leitura na verdade só me instigou. Mas ao meu ver, o quê do enredo é esse... Você QUER saber mais (igualzinho à personagem).

O leitor se funde a protagonista com facilidade. Só sabemos o que ela sabe, só estudamos o que ela estuda. Só temos noção do que ela é... tanto quanto a própria sabe dizer. Isso é genial do ponto de vista narrativo... mas pode não ser o bastante para todo leitor.

É o tipo de livro que não dá pra recomendar para absolutamente todos os amigos. Com certeza é uma obra dicotômica: ame-a ou deixe-a.

O final é aberto. E os autores tiverem a perspicácia de nos deixar querendo mais até a última frase do livro. Não me incomodou (apesar de que eu teria lido mais 200 páginas se me dessem mais respostas).

Acho que também é importante dizer que: desapegue das respostas que você procura nesse livro. Só desapegue. Deixe-se levar pela filosofia do estudo, pela beleza das palavras. Como no primeiro exercício da Sasha: leia, mesmo que não pareça fazer sentido... porque lá dentro, seja coração ou mente... as coisas vão evoluindo e você vai simplesmente saber.

(agora que reli esse último parágrafo parece que é sobre uma seita, né? kkkk sorry)

Enfim, eu amei. É muita loucura, muita fritação de ideias, tu tem que ser mais louco que o livro. Boa sorte, espero que você também goste da leitura.

Dark Academia russa check.
@bookandsomething 29/11/2021minha estante
Acabei de terminar e achei seu review excelente!

BananaBook 09/11/2021

Eu preciso dos outros dois volumes
Esse livro foi uma grande surpresa, pois não esperava nada da história. Durante a leitura fui surpreendido com uma história maluca, inteligente, com uma protagonista cheia de camadas e muito teoria.
Os estudos são elevados a um nível absurdo de complexidade e nada teria sentido sem a Sasha como a nossa guia por esse enredo denso e ao mesmo tempo fantástico e leve.
Eu estou apaixonado por essa história e espero muito que a Morro Branco traga as continuações dessa história para o Brasil.
Morro branco nunca erra e eu posso provar.
Aluado 09/12/2021minha estante
Tem continuação? Não sabia! Já quero

Alisson 30/07/2022

Como pode ter tantas estrelas?
Terminei o livro. E realmente não gostei. Não foi pra mim. Não consegui me envolver absolutamente com nada que os autores escreveram. E não consegui padecer de FOMO como a maioria dos leitores que fizeram altas avaliações, apenas para não se sentirem ameaçados pelo estigma de "ignorantes incultos" por não saberem entender e tirar sentido das metáforas e abstrações do texto. A maioria das resenhas são paradoxais nesse ponto: "não entendi nada, mas amei o livro". Não sei se deixo minha grande interrogação para esses leitores ou se me mordo de inveja pela capacidade. De fato li outros livros muito intrincados e maravilhosamente escritos como Mar sem estrelas e A quinta estação, que exigiram muita dedicação e entrega do leitor para a construção do sentido e satisfação final. Mas Vita Nostra foi tão inimaginável em tantos pontos que as "CONJUNÇÕES" não foram o bastante para ligar os pedaços de história e estabelecer um todo coerente. E é claro que todo meu sentimento possa se dar pela falta de amplitude da minha percepção, estreiteza de intelecto, capacidade imaginativa etc., talvez o livro seja mesmo o suprassumo da argúcia e sagacidade, do tipo feito para o pessoal da NASA ler no banheiro e curtir hahaha, mas repito, para mim não valeu nada, foi péssimo, e respeito, mas não creio na veracidade de quem diz que gostou. 1 ?? pelo bebê Valentin, melhor coisa desse livro.
Qnat 01/12/2022minha estante
haha eu fui um dos que deve ter dado altas notas e morrido de amor pelo livro, até o reli recentemente.

É que existe uma forma de linguagem mais comum em alguns tipos de literatura fora das YA comuns, mesmo as muito boas, como Mar Sem Estrelas.

Para quem já está acostumado a ler livros russos, por exemplo, ou de outros países não ocidentes e não publicados por editoradas ocidentais, entende que existem outras formas de literatura. A mesma coisa para quem lê contos ou poesia.

Acho que o livro em si lembra muito mais a estrutura de um conto moderno, e nos contos modernos, a linguagem é mais abstrada, o final é geralmente em aberto, sendo que a "arte", em si, vale por si só. É algo "aprendido". Igual ler poesia. ?O foco é muito mais na Sasha, e suas relações.

Não estou falando que quem lê esse tipo de livro é mais inteligente, entende coisas que ninguém entende, melo contrário. Estou tentando explicar p qalguns tipos de leitores e leitoras não liguam para que tudo seja explicadinho, etc. sobre a consturção de mundo. Em uma YA típica, a jornada do herói passa por todas as etapas clássicas, todo livro é a mesma coisa. Com a Sasha, é a mesma jornada do herói, mas, de alguma forma, os autores conseguiram mudar muito. Olha as tarefas aterrorizantes que ela precisou fazer, a relação dela com os colegas, tão realista (quando vc fazer faculdade, vai entender), a relação dela com a mãe é incrível, muito bem pincelada. A forma que ela, mesmo sob o terrorismo de algo, não querendo aquilo, acaba fazendo parte e se torna boa naquilo (isso é algo muito maduro, infelizmente).
É por isso que esse é um dos meus livros favoritos. Ele é sombrio, belamente escrito, as relaçoes humanas não são típicas de livros comerciais, nos confunde e prende ao mesmo tempo.

Hellen 05/06/2022

Se eu odiei tanto, pq não consigo tirar da minha cabeça???
Odiei esse livro, comecei lendo bem rápido porque a escrita é bem fluída em grande parte da leitura, mas é tudo tão confuso, esquisito e psicodélico. Além disso não existe plot twist aqui, uma reviravolta ou explicação, as coisas desse universo são assim e simplesmente assim, sem nenhuma justificativa, assim como é a nossa vida.
Ao mesmo tempo que me deu raiva senti que desaprendi a ler com Vita Nostra, a protagonista faz tantos exercícios estranhos, e quando me dava conta eu estava fazendo os mesmos exercícios enquanto lia, e mesmo depois de meses, não consigo tirar essa história da minha cabeça, o que me dá mais raiva ainda desse livro, me arrependo de ter lido e não recomendo, a menos que você queira entrar de cabeça no mundo de Samokhina e ficar melancólico junto com ela, durante sua jornada ?
Iris 11/07/2022minha estante
Nossa, sim! Concordo com tudo. Foi o primeiro livro que eu li esse ano, na primeira semana de janeiro, e me persegue até hoje. Toda vez que eu lembro fico com raiva. Queria nunca ter lido

Andre.Pithon 08/05/2023

Bingo de Fantasia Sci/fi
4.1: Clube do livro

São 3:20 da manhã. Faz quase uma semana que eu não durmo bem. As palavras me escapam.

Dois dias atrás eu tive a experiência de leitura mais surreal com Vita Nostra. Caindo de sono, lendo, eu quase comecei a alucinar, suando frio, a beira de alucinações, tomado por um ritmo frenético meio doentio de leitura que a muito tempo eu não experimentava. Essa é uma obra estranha, surreal, por vezes incompreensível, que você não é capaz de imaginar o que aguarda ao começar a leitura. É fenomenal. É incompreensível. É algo que não quer ser entendido, quer ser uma experiência.

Vita Nostra é um livro ucraniano que acompanha Sasha Samokhina, uma adolescente comum forçada a ingressar em uma "Escola mágica" na estranha cidade de Torpa. É o plot básico de Harry Potter, é a trope mais comum de fantasia, e quando ela começa a se deformar, confusa, retorcida e enjoativa; é magnífico. Magia não é chacoalhar sua varinha e soltar uns raios legais, mas em Vita Nostra é afundar em tomos perturbadores, levemente lovecraftianos, e caminhar na fronteira da sanidade e da loucura, do real e do imaginário, até alcançar o imaginário que é mais real que o real.

E ao mesmo tempo que é um tomo bizarro com um sistema arcano único e bizarro do qual eu me recuso a explorar, Vita Nostra também é uma exploração do amor e do medo, e das fortes correntes entre eles. Do sistema de ensino superior, e da dissociação com a realidade. Nunca antes vi uma protagonista se fraturar tão completamente ao ponto de deixar de ser humana, de retornar para casa e não reconhecer o normal e nem ser reconhecida de volta por ele.

Eu me recuso a falar muito mais sobre a experiência mais poderosa de leitura que eu tive em anos, e talvez já tenha até falado demais. É Harry Potter Lovecraftiano. É melancolia confusa do leste europeu. É horror corporal Kafkaesque. É perfeito.
Taytay1 27/07/2023minha estante
Eu fiquei do mesmo jeito quando li esse livro kskkk bizarro

Bru | @serialivros 13/09/2021

Muito doido!
Sinceramente, esse livro é sensacional!

Eu não entendia nada mas não conseguia parar de ler!

Eu continuei lendo e quebrando a cabeça e quando tudo foi explicado eu só pude ficar embasbacada. É isto.