TOMBOS

Fernanda 01/08/2022

Resenha: TOMBOS - Eunice Maciel
Resenha disponível no blog:

Resenha: TOMBOS - Eunice Maciel

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/08/resenha-tombos-eunice-maciel-e-galaxia.html

Angélica 14/06/2022

Uma leitura cheia de reflexões
Aqui conhecemos histórias de vida de quatro personagens, que vão se interligando durante a narrativa.

A forma como a autora nos apresenta o desenvolvimento da história, conectando os personagens, me deixou vidrada e quando eu percebi já tinha terminado o livro, uma escrita extremamente fluida, direta, apresentando os fatos e como a decisão de cada personagens afeta o futuro deles.

Eu amei conhecer a escrita da Eunice e me apaixonei pela a história, principalmente a da Helena e do Douglas.

Helena é uma mulher que quando descobre a traição do marido parece que vai se deixar abater, mas passado o choque ela se ergue de uma forma incrível e consegue dar a volta por cima e ser feliz novamente.

Tancredo e Juliana, foram os personagens que menos me apeguei, mas foram os que mais fiquei triste pelas escolhas deles.

As histórias nos mostra que todos passamos por momentos difíceis e que vai de cada um querer mudar e ter ações para isso.

Durante a leitura senti várias emoções diferentes, você torce pelos personagens, briga com eles, ri, se emociona, e reflete muito, é impossível ler esse livro e não se identificar um pouco com cada um deles, com suas dúvidas e se perguntar e se eu estivesse no lugar o que faria?!

Uma leitura que ensina muito sobre as rasteiras que a vida dá e sobre como as nossas decisões e ações podem modificar nosso futuro. Eu amei cada página e super recomendo!

site: @cantinhode_leituras

sandim_steh 13/06/2022

IG: @PAPEANDOSTEH
?[...] a saudade aproxima, e os amores impossíveis são coisas bonitas de se viver.?

{RESENHA: "Tombos - Eunice Maciel"} Neste livro vamos acompanhar a história de quatro personagens: Helena, uma dona de casa bonita e que acreditou fielmente em seu casamento; Douglas, um fazendeiro que após romper seu casamento vive sua vida livre em busca de um amor novamente; Juliana, uma mulher recém-separada que não gosta do emprego e não tem afinidade com os filhos e Tancredo, chefe de Juliana que vive um amor escondido por ela, mas por conta de sua insegurança as coisas não acontecem como imagina.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH

May 13/06/2022

Quem nunca sofreu alguns tombos durante a vida né? É o que acontece com esses quatro personagens que estão interligados de alguma forma porém cada um passando por seus próprios medos e traumas. É um livro que tem uma certa profundidade porque os problemas pelos quais os personagens passam são muito reais e poderiam facilmente serem vividos por alguém que conhecemos ou nós mesmos.

"A dor, quando é tão grande que é quase impossível de se suportar, em um primeiro momento vem com anestesia."

É um livro para ser lido com calma, porque os capítulos de cada personagem são intercalados aleatoriamente e isso pode confundir um pouco, além de quase não ter diálogos o que pode tornar a leitura um pouco lenta. Um ponto infeliz que preciso pontuar, é que em um ponto a autora usou a palavra homossexualismo e e opção sexual, o que é uma coisa que precisa ser revisada.

+15

Valéria @meucapitulofavorito 13/06/2022

"A forma como enfrentamos os problemas é que nós faz avançar, ou não."
Esse é um livro de histórias distintas que de alguma forma, acabam se conectando pelos tombos da vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Helena sempre teve tudo que quis. Quando se casou, largou sua carreira e passou a se dedicar totalmente ao marido e aos filhos. Durante uma viagem de 25 anos de casamento, seu mundo desaba: Helena descobre que seu marido tem um relacionamento extraconjugal com outro homem.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Douglas vem de uma infância difícil e por isso, batalhou muito pela vida que tem. Hoje, é rico, dono de uma fazenda, casado com o primeiro amor da sua vida, com quem tem uma linda família, como sempre sonhou. Mas um dia ele percebe que mesmo tendo tudo, não se sente realizado. Se sente pressionado a descobrir o que falta em sua vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Juliana acabou de passar por um divórcio, está infeliz no emprego e se tornou distante de seus dois filhos. Se sente extremamente esgotada, seu ex-marido não permanece em nenhum emprego. Juliana tentou dar o seu melhor como esposa, mãe e como secretária, mas nunca se sentiu compreendida, levando-a a encontrar conforto na bebida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tancredo cresceu sozinho com seu pai. Não sabe bem o que é amar e ser amado. Se tornou um advogado bem de vida, casado e com um filho. Tancredo está infeliz com seu casamento. Há anos ele nutre um amor não correspondido pela sua secretária, Juliana, mas nunca teve coragem de se declarar para ela, e isso o corrói todos os dias.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💬 Amo livros com personagens com problemas reais e carregado de drama. Com a escrita bem fluída, Eunice liga as histórias por meio dos tombos de cada personagem. Alguns conseguem dar a volta por cima, outros não conseguem se reerguer. Isso que achei bem real na narrativa. O livro traz muitas reflexões. Helena e Douglas são os personagens que eu mais gostei. Tancredo dificilmente dá pra se ter uma empatia, e Juliana poderia ter tido um espaço a mais pra história dela. É um livro incrível que eu amei bastante.

site: https://www.instagram.com/p/CeuGzmFvn-9/

SueSouza 08/06/2022

Tombos construtivo
Oi Pockets!

“A vida me deu uma rasteira e eu caí de bunda no chão, de perna aberta e a calcinha de fora.” É com essa citação que inicio a dica de hoje, pois a história dos quatro personagens que conheceremos tem seus tombos, uns que nos tocam mais que outros, mas cada crise pessoal que eles passaram mudou sua vida e suas percepções. E com isso, também nos faz pensar nas decisões que tomaríamos no lugar deles.

A primeira história é de Helena, que está na França para comemorar seu casamento de 25 anos, e um dia antes do grande passeio pelos vinhedos, descobre que seu marido tem um relacionamento a anos e com um homem, e estão montando um apartamento juntos. Para piorar Helena cai da bicicleta e machuca o joelho, além do seu coração já machucado. Após a descoberta ela começa a rever sua vida, que não era o conto de fadas que pensava. E ao acompanhar essa visita iremos ver que ela acaba sendo muito submissa ao marido e fez algo que eu não consegui perdoá-la totalmente. Ela toma a decisão de se separar, mas Paulo não quer. Então fica a pergunta, o que Helena fará e seus filhos?

A próxima história é de Tancredo (não consegui gostar dele. Haha), ele é um advogado, vive para o trabalho. Se apaixonou por Juliana sua secretária e mesmo não tendo coragem de se declarar, nutri uma esperança dela olhar para ele. Porém, devido uma atitude de Juliana, ele a demite. E assim conheceremos a vida de Tancredo, que não teve uma relação com a mãe, pois ela, estava doente, e seu pai não tinha olhar para ele. Iremos ver que ele não consegue ter uma relação boa com as mulheres e isso acaba com seu casamento e também o amor platônico por Ju. Mas confesso que achei ele um babaca.

Temos a história de Juliana, uma das mais fortes pra mim, pois é uma realidade bem real, pois ela por viver na pressão de ser “perfeita” acaba vivendo sobre uma sombra e não vive as fases certas, que sua irmã Lúcia viveu. Ela acaba casando nova e tendo 2 filhos, parece tudo perfeito. Mas sua vida desmorona e ela se ver divorciada, com 2 filhos e tendo que trabalhar duro para sustentá-los. A pressão é tão grande que ela relaxa com seu corpo, seus filhos e acaba caindo no vício da bebida. Foi uma história que mexeu comigo, por enxergar muito de muitas mulheres da nossa atualidade.

A última história foi de Douglas, e foi a que mais gostei, pois trouxe muitos questionamentos sobre mudar nossa vida, sobre ter alcançado uma vida financeira satisfatória, mas ver que isso não traz satisfação e enxergar que falta algo, um propósito. E que não importa a idade, sempre a tempo de mudar e correr atrás do que deseja.

As histórias se entrelaçam, e assim podemos entender a ligação entre os personagens no enredo e como cada um, trouxe sua percepção. Esse é um livro que dar para ler em um dia, com personagens tão reais que sabemos que conhecemos alguém que já passou por isso, ou até mesmo nós. Confesso que queria um desfecho melhor para Juliana, mas amei demais o final de Douglas e Helena. Super recomendo!

Essa LC foi organizada pela @lcagencia e como sempre foi maravilhosa.
O livro encontra-se disponível na amazon: https://amzn.to/3mok0wQ

Flávia Nunes 07/06/2022

Quantos TOMBOS você já levou da vida?
Como lidar com suas crises pessoais?

As surpresas da vida?
O amanhã? Nunca sabemos!

Helena, Douglas, Juliana e Tancredo.
Cada personagem narra a sua trajetória em primeira pessoa, em algum momento eles se encontram, cada um lidando de forma diferente com o seu problema.

Gostei muito da leitura, é envolvente e você se encanta com todos os personagens.

Um ponto que achei importante ressaltar é que as mulheres da história estão de alguma forma ?dependentes? do dinheiro marido, o caso clássico: Casar, ter filhos e deixar de trabalhar para o marido ser o provedor.
E se a separação vier?
E se?

E para encerrar, a melhor mensagem que o livro nos deixa é:
? A forma como você encara o seu TOMBO diz muito sobre o seu FUTURO ?

Recomendo!

Bruna 06/06/2022

Esse livro é tudooo!!
Neste livro conhecemos 4 personagens que tem suas vidas bagunçadas após algumas rasteiras e precisam encontrar uma forma de se reerguer (ou não).

?? HELENA é uma dona de casa que acredita em amor eterno. Casada há 25 anos e com 3 filhos, descobre durante a viagem à Paris (em comemoração às bodas de prata) que seu marido tem um caso há anos com outro homem. Sem dúvidas, uma das personagens que mais gostei.

? DOUGLAS nasceu na favela, estudou e se tornou um fazendeiro rico. Muito persistente na busca por seus sonhos, casou-se com seu primeiro amor. No entanto, em certo momento percebeu que tinha ?tudo?, mas se sentia vazio, então pediu o divórcio. Inicialmente não simpatizei muito com o personagem, mas aos poucos fui entendendo o porquê das suas queixas.

? JULIANA é recém separada, tem 2 filhos com quem não tem uma boa relação e trabalha em um lugar que não gosta fazendo inúmeras horas extras. Uma personagem insatisfeita, que reclama o tempo todo, e apesar de saber o caminho para algumas mudanças, prefere ?evitar a fadiga?. Apresenta sintomas depressivos e acaba descontando tudo isso em comida e bebida em excesso.

? TANCREDO é um advogado extremamente apático, fechado, casado e com um filho, mas que nutre uma paixão platônica pela sua secretária.

? Esse livro rende muuuuitas reflexões acerca da vida, principalmente sobre escolhas, afinal, ??quando a vida te dá uma rasteira é você que escolhe se levantar ou não??
Por vezes, as desejam que a situação seja diferente, mas não entendem que mudança precisa partir de SI MESMO pois não temos como controlar o outro e nem devemos criar expectativas sobre como estes irão agir.

Com capítulos curtos e uma escrita super envolvente, convido vocês a conhecerem este livro da Eunice!

Tempo de leitura 06/06/2022

Neste livro vamos conhecer quatro personagens: Helena, Douglas, Juliana e Tancredo

Helena é uma linda mulher, dona de casa, largou sua carreira para cuidar do marido e dos filhos e na viagem em comemoração dos 25 anos de casamento, ela descobre que seu marido tem um relacionamento com um homem.

Douglas teve uma infância difícil e precária, mas sempre foi estudioso e batalhou muito. Hoje ele é um fazendeiro rico, casado com seu grande amor e tem lindos filhos, mas ele se sentia incompleto e infeliz, sentiu que precisa fazer mudanças em sua vida e alcançar a felicidade.

Juliana era dedicada ao trabalho e com o casamento rompido recentemente, não dava atenção e cuidado aos filhos e com isso foi se afundando no alcoolismo e não aceita ajuda dos que a amam.

Tancredo cresceu sem amor, era fechado e vivia uma vida monótona.
Ele é casado, tem um filho, mas não é feliz, vive para o trabalho, mas tem uma paixão secreta por sua secretária Juliana, no qual nunca se declarou, fazendo que ele ficasse ainda mais infeliz.

Esses quatro personagens tem suas vidas modificadas após levarem grandes tombos, em algum momento da história vão se interligar, dois vão dar a volta por cima e ter um recomeço e dois vão se afundar na amargura.

Que livro sensacional!
A leitura é rápida, fluída e com personagens cativantes.
Adorei acompanhar cada personagem, tentando se colocar no lugar deles e torcendo para que conseguissem dar a volta por cima. A personagem que mais me identifiquei foi Helena, uma mulher forte, decidida, corajosa e guerreira.
A autora soube tratar assuntos importantes com leveza, tornando a experiência da leitura ainda melhor.
Uma história cheia de ensinamentos, aprendizados e que nos faz refletir como agiríamos ao levar uma rasteira da vida.

??Me conforta saber que tudo que aconteceu comigo tinha que ser vivido
enfrentado. Casamento, filhos, alegrias,
tombos...??

??A vida me deu uma rasteira e eu fui caindo, caindo.??

??Gatilhos: Alcoolismø e depressãø.

Maíra Marques | @literamai 03/06/2022

? ?Passei a acreditar que tudo que acontece na nossa vida tem um porquê, mesmo que a gente não saiba exatamente qual é.?
?? VOCÊ JÁ LEVOU UM TOMBO? Não um qualquer, tipo cair de bicicleta (como aconteceu com Helena), mas um tombo da vida, daqueles que te força a recomeçar e refletir sobre tudo o que fez até aqui...
É sobre isso que Eunice Maciel trata no livro "Tombos". Aqui, iremos conhecer quatro personagens que estão de alguma forma conectados uns aos outros, no entanto, nem todos souberam como se levantar depois de cair.
O que me chamou a atenção nesse livro é o quanto a autora aproximou os personagens da realidade. Assim como na vida real, cada um dos quatro protagonistas encaram de formas diferentes os desafios da vida, e nem sempre sabem lidar da melhor forma.
Há tombos que acontecem em nossas vidas que superamos, e outros que ainda doem. E essa é a mensagem que o livro me trouxe: Cada pessoa é única. O tombo que eu consegui superar outra pessoa talvez não conseguiria. E vice-versa.

Mah Mac Dowell 16/05/2022

Peguei o livro esperando aquela comédia romântica leve para distrair a cabeça.
Primeiramente já gostei do contexto, na França. Eu amo histórias que se passam na França ??
E logo de cara também já me identifiquei com uma das protagonistas, Helena.

Me incomodou um pouquinho no início foi a mudança temporal. De idas e vindas, achei que ficou um pouco confuso para entender a ordem que aconteceram as coisas. Mais especificamente o início, com a descoberta da traição do marido. Não deu pra entender se a confissão e explicação foi dada pelo marido, se na hora do tombo, eles já tinham tido essa conversa ou ela presumiu tudo e não tinham tido a conversa ainda. Tal esclarecimento veio depois no terceiro capítulo.

Foi difícil me desapegar da Helena para ler sobre os outros personagens, mas assim que comecei a ler a parte da Juliana me identifiquei de cara. E o mesmo aconteceu com os outros personagens que eu tinha certeza que não iria gostar tanto. Mas a verdade, é que a narrativa da Autora de prende de um jeito, que não dá vontade de largar o livro.

Tem diversas passagens que valem a marcação. Várias conclusões e pensamentos dos personagens com os quais me identifiquei bastante.

Gostei da formada ?amarrada? como a autora terminou o livro, mas confesso que o final de dois personagens, que ficaram meio ?em aberto? foi decepcionante pra mim.

Ainda assim, foi um livro que superou minhas expectativas e eu gostei muito de ter lido. É aquele tipo de livro que quero emprestar pra todo mundo. Super indico.

Duda 11/01/2022

Essa é a beleza da vida, evoluir e melhorar.
"Se Deus existe e é justo - e acredito firmemente que é - foram dadas a todos nós as mesmíssimas oportunidades e saímos de um mesmo ponto para evoluir."
Esse livro traz a vida de quatro pessoas, Helena, Juliana, Douglas e Tancredo. Ambos tiveram a vida "tombadas" de diferentes maneiras, mas dois deles tomam atitudes onde conseguem se equilibrar na corda bamba da vida, e dar a volta por cima. Já outros dois não conseguem tomar uma iniciativa de dar um primeiro passo para sair de onde está.
A autora nos traz uma leitura muito gostosa, fluida, bem humorada, e com muita reflexão. Gostei demais desse livro.
"A forma como enfrentamos os problemas é o que nos faz avançar, ou não."
A vida sempre vai nos passar "rasteiras" já sabemos disso, alguns tombos são pequenos, já outros fazem um estrago em nosso caminho, cabe a nós decidir ir ou ficar, seguir em frente ou se acomodar e se vitimizar. Tombos são necessários para evolução, tirar os ensinamentos e seguir em frente, parece ser uma boa escolha.
"Nossa vida tem um ritmo próprio, e cabe a nós observá-lo e respeitá-lo.

Mirelle15 05/11/2021

Sensacional
Que livro incrível, bem pensado, ótima escrita, ótimas histórias.
Cada uma com um tema específico mas amei a História de alguns não fez diferença pra mim, mas algumas me fez pensar nas ações da vida, e nas consequências que elas nos trás, mas ao todo histórias sensacionais. Amei a leitura.