TOMBOS

TOMBOS Eunice Maciel

Resenhas - TOMBOS

Encanto Literário 06/02/2024

Nem todos conseguem se erguer dos tombos que a vida dá…
Todos nós já levamos vários tombos da vida e provavelmente, até o fim de nossos dias, ainda seremos acometidos por outros. O que fazemos após levar um tombo e como lidamos com ele, é o foco do livro Tombos de Eunice Maciel, a autora utiliza as perspectivas pessoais de quatro personagens distintas que ao final da obra se conectam: Helena, Douglas, Juliana e Tancredo.

O enredo desperta a curiosidade do leitor e lhe transmite vários ensinamentos, principalmente o de que a apatia não é ferramenta propulsora de uma vida feliz e que esta por sinal, é uma responsabilidade que devemos ter com nós mesmos, uma vez que ser feliz é algo que depende apenas de nós e não deve estar pautado em outra pessoa.

Interessante acompanhar a trajetória de todas as personagens e o final de cada uma. Helena por exemplo, só decide dar uma guinada em sua vida após levar um tombo físico (caiu de bicicleta a ponto de danificar o joelho) e emocional (descobriu que seu casamento de 25 anos, não era um mar de rosas e que o marido a traía durante muitos anos com outro homem). Após o choque inicial ela passa por um período onde deixa sua vida emocional em suspenso, enquanto cuida da saúde física, até juntar forças para resolver todos os problemas que a afligiam: concretizar o divórcio, contar para os filhos o motivo da separação e encontrar uma carreira profissional após anos de dependência financeira do marido ocasionada por ela mesma.

Paralelamente a história de Helena, conhecemos Douglas: um fazendeiro rico e bem sucedido profissionalmente e na vida privada, mas que se vê as voltas com uma insatisfação desmedida com tudo o que o cerca, até se perceber infeliz. Após ler um livro de auto ajuda, ele decide mudar toda sua vida em busca de autoconhecimento e da felicidade que não sente.

Este personagem foi um dos que mais gostei, pois Douglas veio de um universo desfavorecido mas soube aproveitar as chances que a vida lhe deu e lutar para realizar seus sonhos. Anos mais tarde ao se ver com tudo que sempre quis, ele é acometido por uma angústia avassaladora e novamente se reinventa em busca de ser feliz.

Referente a Juliana, esta é a personagem que praticamente não consegue se erguer do tombo, mesmo tendo o apoio de amigos e familiares, sua vida parece estar numa crescente de buraco sem fundo, onde todas suas atitudes e decisões, convergem para mais sofrimento, inclusive para o alcoolismo. Fiquei com a sensação de que sua história não estava completa, por ela não ter alcançado nenhuma evolução, como por exemplo aconteceram com Helena e Douglas. Mas a vida é assim não é? Nem todos conseguem se erguer dos tombos que a vida dá…

Por fim temos Tancredo, o personagem que em vários momentos eu queria entrar no livro e dar um tapa na cara dele! Egoísta, apático e totalmente desprovido de sentimentos, ele parece até um ser um sociopata. Nasceu em “berço esplêndido” com a vida praticamente ganha e se tornou um advogado de sucesso. Casado ele nutria uma paixão platônica por Juliana, que eu fiquei contente que não tenha passado disso, pois ele é tão desprezível que era capaz afunda-la mais no buraco em que ela se enfiou. Me julguem, mas realmente sou do time hater do Tancredo e depois que lerem o livro, me digam se é possível gostar daquela criatura! kkkkkk

site: https://encantoliterario.com.br/resenha-tombos-eunice-maciel/

Emiliane.Yamada 08/10/2023

Coisas da vida
RESENHA TOMBOS

Tombos é um nacional que nos proporciona ter aquela impressão de já termos visto ou até vivido algo assim, com algum conhecido, escolhas, situações semelhantes dos comportamentos, isso porque a autora consegue em sua escrita nos passar um realismo fascinante.

Helena é mais uma mulher que confiou no "felizes para sempre", ou que casamentos são para sempre, como dito, durante a cerimônia. Ela é uma dona de casa, linda, um tanto quanto mimada e algumas vezes até fora da caixa, e simplesmente recebe um balde de água fria, ao descobrir que seu marido, manteve um relacionamento secreto bem debaixo do seu nariz por anos.

Com isso, ela leva um grande "tombo" e vai precisar rever toda sua vida e por em cheque novas perspectivas.

Em contrapartida, temos Douglas, um homem que venceu na vida, fazendeiro rico, que teve origem humilde. Ele viveu uma grande história de amor, mas rompeu um casamento que já não proporcionava felicidade.

Vamos conhecer também Juliana, que vive um casamento infeliz, possui um emprego que detesta, onde seu chefe, mantém por ela um sentimento oculto, além de um relacionamento desgastante com os filhos. Seu chege poderia lhe fazer feliz, mas é um homem inseguro e que não nos dá indícios que pretende ser corajoso e se admitir seus sentimentos por Juliana.

Um enredo que nos mostra os tombos da vida e que mais do que isso, que as escolhas qua fazemos tem consequências, e que a vida nos proporciona felicidade ou tristeza, de acordo com tais escolhas, além de que não podemos ter controle sobre tudo, nem sempre o que sonhamos ocorre e o que desejamos acontece.

Aquele tão famoso , o que "vendem" é real, pode ser ilusão, mas a forma como lidamos com as situações que nos surgem , com certeza é um divisor de águas em nossas vidas, e isso é inegável.

Tal qual como a arte imita a vida e vice-versa, Eunice Maciel com sua escrita intrínseca, nos convida à reflexões e uma imersão no famoso "a vida como ela é".

A escrita é simplesmente apaixonante e eu me vi tomada pelos sentimentos dos personagens, como se a vida deles fosse a minha e o mais assombroso é que a todo momento fiquei pensando em vários fatos que ocorreram ou ocorrem em meu cotidiano e vi eles serem refletidos no livros.

Quantas vezes já fui tomada por tantas inseguranças igual a Helena, situações que eu achei que não poderia lidar, ou ter saída? Nunca fui casada, mas os sentimentos, os conflitos que passamos estão todos ali e esse livro é um brinde a realidade da vida , utilizando de humor, ironias, mas tudo isso com toque de requintes que nos deixam mais curiosos para saber o que acontece no final.

Afinal, quem nunca se perguntou: O que será que aconteceu com a fulana de tal o marido dela? É do ser humano ser curioso e querer fofocar, vamos ser sinceros.

Então venha curtir essa leitura.

O link para compra na Amazon está na minha Bio.

A, e não esqueçam de comentarem e curtirem.

Beijocas!!!

Valdirene11 27/09/2023

Um passeio de bicicleta para comemorar os 25 anos de casados, numa viagem dos sonhos de Paulo Helena sem explicação cai no chão, tendo um diagnóstico não muito bom.

Fui de van para a próxima parada e meu marido achando que com comida e descansou melhoraria.

Tendo em vista uma troca de e-mail entre duas pessoas íntimas sobre cor de pastilhas de banheiro em obras, vou a ida ao shopping para escolher o armário de cozinha a conversa faria sentido se Paulo fosse arquiteto e não advogado.

Swelen.Cysne 26/09/2023

Autoconhecimento
Comecei a ler esse livro sem nenhuma expectativa, não sabia do que se tratava, mas aos poucos a leitura foi me conquistando. A autora escreve de maneira acessível abordando um assunto que assola a maioria das famílias atualmente: a questão da separação.

A obra vai contar a história de 4 pessoas (Helena, Juliana, Tancredo e Douglas) que se veem em um casamento frustrado e que mostra todos os percalços que eles enfrentarão até chegarem ao divórcio.

Além de que, conta um pouco sobre a infância de cada um, nos mostrando como eles tornaram-se aquelas pessoas da vida presente.

Não é um drama triste, que nos faz chorar, na verdade, é um drama que nos faz pensar sobre nossas atitudes, sobre como podemos nos perdoar e aceitar nossas decisões e aprender que nem sempre os relacionamentos são eternos. A vida muda, nós mudamos e nossas vontades e objetivos também mudam!

O que importa, na verdade, é estarmos em paz com nós mesmos buscando sempre o equilíbrio e, acima de tudo, respeitando os sentimentos do outro.

Na vida levaremos muitos tombos, mas eles nos tornarão mais fortes se a gente aprender com eles e amadurecer. A felicidade só depende da gente e, como Douglas cita no livro: ?Fiz as pazes entre as expectativas e o meu desejo?, devemos procurar fazer o mesmo, vivendo o presente e não entrando em depressão (por conta do passado) e nem adquirindo ansiedade (por pensamentos no futuro), nem que pra isso busquemos qualquer tipo de ajuda!

Achei uma leitura super proveitosa e de alto conhecimento! Indico demais?

atraseinaleitura 24/06/2023

Um belo tombo
"A vida me deu uma rasteira e eu caí de bunda no chão, de perna aberta e a calcinha de fora."

Pra mim, ler esse livro foi algo fora do comum. Foi uma leitura tão certeira que tenho certeza de que vou passar o resto do ano de 2023 e o começo do próximo panfletando ele pra cada pessoa que passar por mim.

Completamente emocionante, me prendeu do início ao fim e eu não queria ter terminado.

Enfim, 5 estrelas sim!

Noah 30/05/2023

Sobre a vida
Tombos pra mim foi como um tapa na cara, sei lá, parecia que a autora me conhecia e tava me sacudindo kkkkkk
Escrita ótima, leitura fluída e uma história que com certeza nos faz pensar na nossa própria. Amei e super indico.

Vou finalizar com um quote que diz muito...

❝ Novamente um livro. Uma mensagem para ser lida, interpretada, assimilada . O que viria depois dependia só de mim – da compreensão da mensagem, da força do meu desejo, da minha coragem e da necessidade de mudar. ❞

Aline 16/04/2023

Tombos
Confesso que tentei ler esse livro tempos atrás mas eu não estava preparada para ele e acabei pausando a leitura. E agora qnd me senti chamada, retomei a leitura e fui fisgada pelo enredo logo de cara e nao consegui parar de ler, talvez por eu estar assim como os personagens reavaliando e mudando algumas coisas na minha vida e qnd sofremos decepções passamos a enxergar a vida de forma diferente.
Antes pensei que iria encontrar quatro histórias totalmente desconectadas e bem pesadas sobre sofrimento e tal, mas graças a Deus fez todo sentido acompanhar os personagens porque de alguma forma seus caminhos se cruzavam sim e cada um dá sua forma estava passando por mudanças em suas vidas que causaram dores que foram essenciais para seu crescimento como ser humano e que a partir daí passaram a viver suas vidas de forma mais intensa e verdadeira. Senti a dor de cada um deles e vibrei com a virada de chave que eles tiveram.
Mais uma vez a autora me arrebatou e dessa vez em um livro adulto. Se posso dizer algo para vocês é leiam os livros dela. Todos dentro de suas propostas são fantásticos e sempre agregam conhecimentos para quem os lê. Fica a dica!!!!

bibliotecadamalu 11/02/2023

Nessa obra nós conhecemos 4 personagens. Helena, uma mulher que segue bem a linha tradicional de esposa e cuidadora da casa, que se depara com uma virada na sua vida ao descobrir que seu marido tem um caso extraconjugal. Douglas, um menino de origem humilde que trabalhou e conquistou por seu mérito sua independência e agora rico, se vê diante de um vazio imenso. Juliana, uma mulher que esqueceu de amar a sim própria e se vêm ao meio ao caos tendo perdido o emprego e não tendo boa relação com seus filhos. E Tancredo, chefe de Juliana que nutre por ela uma paixão platônica.

O que há de semelhante nesses quatro personagens? Os Tombos.
"Há um final triste e outro feliz, resultado da forma como os personagens encaram os tombos que a vida lhes deu."

Durante a leitura nós conhecemos eles, desde sua infância a sua vida atual, os processos que eles passam, o que os levou a tais situações e como cada um reagiu com os seus Tombos.

?? É um livro sensacional, uma dessas obras que não prometem nada, mas acabam entregando TUDO. Essa leitura foi verdadeiramente memorável para mim e espero que todos vocês tenham a oportunidade de conhecer também esse livro!

Rachel 12/10/2022

Quatro vidas, quatro histórias, quatro pessoas que precisam agir diante das inesperadas reviravoltas da vida. Alguns utilizam aquele ditado ?se a vida te der um limão, faça uma limonada?, outros, no entanto, ficam apáticos quando se deparam com essas reviravoltas.
Brilhantemente, Eunice nos apresenta quatro perspectivas que nos fazem refletir sobre as nossas atitudes diante de cada acontecimento de nossa vida.
Eu amei esse livro, principalmente a história de Helena.

Alinne Morais @sistersbookaholic 12/10/2022

UMA LEITURA QUE FALA SOBRE A VIDA E SEUS DILEMAS!
Tombos é um livro que conta a história de quatro personagens, Helena, Juliana, Tancredo e Douglas. Os personagens vão contando as suas histórias e os tombos da vida.

Helena é uma dona de casa que dedicou a sua vida em prol da família. Mas, infelizmente em uma viagem com o marido ela descobre que o marido é gay e tem um relacionamento de muitos anos com outro homem. Depois desse acontecimento, ela tem que decidir o que é melhor para a sua família e para ela.

Juliana trabalha para Tancredo a mais de 20 anos, tudo na sua vida começa a ruir depois que ela se separa do marido. Ela começa a se desligar de tudo, da família, do emprego, e de sua saúde.

Tancredo tem uma paixão platônica por Juliana e acha que é o único que pode a fazer feliz. Desde sempre ele foi apático a tudo a sua vida, além de ser bastante inseguro em relação a tudo.

Douglas é um fazendeiro rico, e desde muito cedo ele já sabia o que queria para a sua vida. Mas mesmo após conquistar seus sonhos, ele sente que falta algo na sua vida.

"Não, a vida não é um longa-metragem com um bom roteiro, trilha sonora e happy end". Pág: 109

Quatro personagens que têm suas vidas bruscamente modificadas após um acontecimento importante.

O livro tem uma enredo não linear, algo que gostei muito. A narrativa do livro faz com que você se sinta um amigo próximo dos personagens, compadecendo com suas dores e com suas escolhas. Helena, Juliana e Douglas foram os personagens que mais gostei na história, eles me cativaram com suas histórias e com os seus dilemas.

Tombos é um livro mais maduro, mais adulto, focado em personagens mais velhos. Os capítulos são leves e curtos, mas que também aborda temas importantíssimos: alcoolismo, depressão, solidão, família, religião.

A escrita da autora é maravilhosa, quero ler mais livros dela em breve. Um livro emocionante que fala muito sobre a vida. Leitura mais que indicada!

IG: @sistersbookaholic

site: https://www.instagram.com/p/CjjE_kwLIzR/?hl=pt-br

Anna Clara e Clarissa 30/09/2022

UM LIVRO DE CABECEIRA!
Oieee, leitores! Como vocês estão? Esperamos que estejam bem? Hoje viemos falar dessa leitura que finalizamos recentemente e ficamos completamente apaixonadas e reflexivas: ?Tombos? da autora @eunicemaciel_escritora

< Tombos, frustrações, superações, coragem, força >

Aqui temos a história de quatro pessoas: duas mulheres e dois homens. Vidas e rotinas completamente diferentes, e isso foi o mais interessante de tudo: como essas pessoas lindam com os tombos que a vida traz. Duas pessoas vão encarar os tombos de uma maneira mais simples, mais fácil, e decidem recomeçar a vida acreditando que podem fazer isso. Os outros dois já são ao contrário: consideram os tombos o fim do mundo, não conseguem se reerguer e acham sempre que não são capazes. Vamos ter aqui um final feliz e outro triste, o que nos deixa com várias reflexões de como estamos encarando nossos problemas, e onde isso pode nos levar. Você é do time que encara de forma mais fácil ou de forma mais difícil? Você sabe como isso pode afetar o seu futuro?

Com a escrita levei fluida e instigante, Eunice nos prende na leitura e nos faz refletir em cada página lida. Não dá vontade de parar de ler? As histórias desses personagens são incríveis. É nítido observar as diferenças, as semelhanças, como agem (ou não) diante das situações, a busca da paz e felicidade que todos querem e parece inalcançável? A autora consegue colocar no papel as incertezas e certezas que temos na vida. E de que tudo acontece por uma razão. Tudo faz sentido.

Um livro que devia ser leitura obrigatória para todas as pessoas sensíveis como a gente. Os ensinamentos dessa leitura foram muitos, tivemos muitos aprendizados com os personagens que ficaram gravados na memória. Estamos apaixonadas nessa obra, e se você leu até aqui: simplesmente LEIA esse livro. ?Tombos? é um livro sensível, que pode muito bem ser um livro de cabeceira.

Gostaram dessa dica? Esperamos que sim! Nosso mês de setembro ficou ainda melhor depois de ler essa história!

Xoxo e até a próxima!

Karini.Couto 12/09/2022

Olá gente bonita, hoje vim falar desse livro nacional que tive o prazer de ler.

O que vocês irão encontrar:

Personagens que te cativam e dão a sensação de humanidade, palpáveis, críveis, reais, de tão bem construídos e caracterizados que são.

Muitas reflexões que irão te inspirar e te tirar da zona de conforto, aquele tipo de enredo que te provoca a pensar e se tornar melhor do que antes de começar a leitura.

Tudo isso em uma escrita fluída que não perde o ritmo e nos levanta sentimentos, fazendo aquela aproximação gostosa com os personagens que tem histórias críveis, e nos vemos envolvidos em cada uma delas, principalmente pela forma como a autora nos apresenta seu enredo.

Sabe, todos nós levamos "Tombos" da vida e na vida, mas como você lida com eles? É sobre isso e muito mais!

Um enredo que fala sobre escolhas e como lidamos com elas e a maneira como elas nos impacta.

Um romance nacional escrito com destreza e perfeição que vai te encantar!

Um breve resumo da obra:

Tombos nos apresenta quatro personagens. Helena, que é dona de casa, e tem aquela crença que o seu casamento seria pães toda a vida, mas que durante uma viagem descobre que na verdade seu marido é gay, mantendo um relacionamento por anos com outro homem. Aí, Helena tem de lidar com toda sua vida, que muda em um piscar de olhos.

Douglas, outro personagem, é fazendeiro, saindo da favela/comunidade, para uma vida onde se torna um empresário respeitado. As coisas pareciam incríveis, que evolução de vida! Mas ele não estava satisfeito, apesar de ter tudo que o dinheiro pode comprar, falta alguma coisa, através de um livro, ele resolve ir de encontro a felicidade, algo que não foi bem visto por seus filhos e esposa.

E por fim, vamos conhecer Juliana e Tancredo, através da Helena. Juliana se separou recentemente e acaba bebendo demais, além do normal se sua vida vai desabando aos poucos. Tancredo é o chefe de Juliana e parece que sempre nutriu um sentimento por ela. Parece que ele passou a vida esperando por Juliana, o que pode parecer loucura, mas no fim sua vida também está em declínio.

O livro está disponível na Amazon em versão digital e física e foi uma leitura sensacional. A forma como a autora consegue interligar as histórias, e nos cativar é simplesmente fascinante!

site: https://instagram.com/alempaginas
DANILÃO1505 12/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

@leituras.da.cah 03/09/2022

Tombos
?A vida me deu um tombo, mas eu seguiria em frente??

?Me conforta saber que tudo que aconteceu comigo tinha que ser vivido e enfrentado. Casamento, filhos, alegrias, tombos??
Helena,
Comemorando as bodas de prata com seu marido em um passeio pela França, até que leva um tombo de bicicleta e a partir daí, sua vida muda, ao descobrir que seu marido que está ao seu lado a 25 anos, pai dos seus três filhos, mantém um relacionamento há anos com outro homem.

Douglas

Casado, com filhos com Bia, a garota que ele lutou para conquistar a vida toda, fazendeiro e empresário bem sucedido, está na metade de sua vida, rico e poderoso, mas vazio por dentro. Ele veio de uma infância pobre e ele batalhou muito para chegar onde está. De repente se vê diante de um divórcio, onde Bia não aceitou muito bem, porém eles já eram um casal que havia se distanciado.

Juliana
Casada com Otávio, mãe de dois filhos, trabalha como secretária no escrito de advocacia de Tancredo. Porém seu casamento já não vai bem, Otávio vive saindo de empregos fixos para tentar montar um negócio próprio que nunca da certo. Com dificuldades financeiras, esgotada do serviço puxado, dos filhos, Juliana se vê afundando em bebida, engordando cada vez mais. Agora ela passa por uma separação, e a bebida a leva cada vez mais para o fundo do poço.

Tancredo.
Mesmo casado e pai de um filho, ele se apaixonou por Juliana desde o primeiro momento quando ela começou a trabalhar para ele. Porém sempre foi uma paixão unilateral e ele nunca revelou isso a ela. Quando Juliana se divorcia, ele acaba pedindo o divórcio também, com esperanças de conseguir um relacionamento com ela.
Porém Juliana está ficando cada vez mais diferente e já não é a mesma mulher trabalhadora e eficiente do início de sua carreira. Ele chega a cogitar a demissão.

Quatro personagens que tem irão cruzar o caminho uns dos outros em algum momento da vida. Todos passando por problemas familiares e pessoais, levando tombos da vida.
Alguns são capazes de se reerguer, outros não.

Aqui, apenas um casal terá a chance de ser feliz, baseado nas escolhas que eles farão diante dos Tombos levados.
Quem poderá ter um final feliz?

Achei a leitura bem fluida e envolvente do início ao fim. Trouxe assuntos relevantes que deixa a história mais real.

Naty @livrossaofilhos 08/08/2022

Incrível
Com certeza uma leitura enriquecedora e que faz refletir a cada frase, a cada capítulo. São quatro histórias diferentes mas que tem muito em comum e que trazem uma sensação de que por mais que você leve tombos da vida, o recomeço é uma opção.

A gente sempre pode recomeçar e ser feliz, a vida só acaba quando termina.

Fernanda 01/08/2022

Resenha: TOMBOS - Eunice Maciel
Resenha disponível no blog:

Resenha: TOMBOS - Eunice Maciel

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/08/resenha-tombos-eunice-maciel-e-galaxia.html