TOMBOS

TOMBOS Eunice Maciel

Resenhas - TOMBOS

Duci 02/11/2021

Maravilhoso
Esse livro foi uma grande surpresa pra mim, pois ele me prendeu do primeiro capítulo ao último e me mostrou como podemos nos indentificar com os personagens.

Quatro personagens, dois homens e duas mulheres, têm suas vidas diferentes e ao mesmo tempo tão iguais.

Primeira personagem Helena, super dona de casa que se doou pro marido e filhos e deixou se acomodar, em uma viagem pra comemorar seus 25 anos de casada, ela simplesmente descobre coisas que vira sua vida de cabeça pra baixo.

Segundo personagem Douglas, um cara que a princípio que te deixa intrigado ao informar que pretende pedir o divórcio e vários porquês surge na cabeça, mais ao decorrer do livro, a autora conta mais detalhes e você entende o porque e até concorda que isso foi o melhor para ele.

Terceiro personagem Juliana, que sempre batalhou muito, só que meio que se esqueceu da sua família, nisso deixava seu marido e filhos de lado. Isso acarretou sérios problemas, um deles ela se viciando por bebida.

Por fim quarto personagem Tancredo, eu simplesmente não fui muito com a cara dele mais ele sempre foi um homem que teve tudo muito fácil e vivia um amor platônico pela secretaria e vários problemas dentro de casa.

Há finais tristes e outros felizes, mais cabe a cada personagem encarar de uma forma. Uns podem ter aprendido com os tombos que a vida lhes deus, outros nem tanto.

Eu simplesmente me apaixonei pela leitura e pude tirar vários aprendizados diante dos tombos dos personagens, sendo que eles eram tanto gente quanto a gente, e podemos perceber que tudo isso pode acontecer com qualquer um.

A autora consegue nos levar numa leitura super leve e gostosa

Samara 30/10/2021

Já que é pra tombar...
Tombos foi um livro que me tirou da zona de conforto, nunca havia lido algo com um formato como o que ele tem, e a experiência valeu muito a pena!

O livro nos apresenta quatro personagens e seus "tombos", as histórias entre eles se entrelaçam de maneira bem sutil, a começar por Helena, uma mulher já madura que acreditava viver um conto de fadas e vê seu castelo ruir justo durante uma viagem que tinha tudo para ser perfeita, como ela achava que seu casamento era.

Depois conhecemos um pouco de Juliana, que mexeu muito comigo, fiquei inclusive querendo mais dessa personagem tão imperfeita e real. Tancredo vem logo depois, com sua história de vida que me pareceu um tanto quanto sombria, não por haver algo de sobrenatural em sua passagem, mas pela energia transmitida por ele.

Falando em energia, isso foi o que mais me deixou de queixo caído durante a leitura. A autora tem uma narrativa tão fluída que além da visualização de cenas, a construção dos personagens foi tão impecável que consegui captar muito bem a energia de cada um, é como se eu os conhecesse pessoalmente.

Terminamos com a história do Douglas, que para mim foi a mais emocionante. E que fecha com chave de ouro a mensagem que o livro traz, sobre os tombos que a vida dá, e como as pedras no caminho podem ser usadas em benefício próprio. Eu amei!

Sisi 28/10/2021

??
Ok.
Não consigo acreditar que finalmente terminei de ler Tombos. Comecei a ler esse livro em um clube de leitura, mais a minha rotina está tão corrida que infelizmente não consegui terminar no prazo, e por isso só estou terminando hoje, três dias depois. Mais mesmo assim a experiência foi a mesma pra mim, eu estava louca pra terminar este livro e saber oque acontecia com os personagens. Confesso que eu esperava um pouco mais de informação, de final, mas é aquilo, Tombos é um livro para o público adulto e eu ainda não cheguei lá, então, talvez por isso eu não tenha gostado tanto, mais o livro é maravilhoso, leiam sem medo!!!!

A Eunice trouxe a tona histórias de vidas reais, gente como a gente, que sofre, que é traído, enganado, que se perde em si próprio, são histórias lindas, que vão te fazer pensar muito sobre a sua vida, se você está fazendo o certo, se você está se colocando em primeiro lugar ou não. Eu mesmo sendo adolescente, me questionei sobre isso ao terminar a leitura, "oque eu tenho feito por mim?" Eu me perguntei, Tombos é sobre isso, sobre perda e encontro, sobre eu e você.

Milley @meuslivros_minhavida 26/10/2021

Minhas impressões
Quatro histórias de personagens que em algum momento da vida se encontram.

Ambos levam tombo da vida e cada um age de um jeito.

Helena está realizada, casada, com filhos crescidos e bem de vida, mas no seu aniversário de casamento de 25 anos, sua vida muda drasticamente.

Juliana trabalha horrores para ajudar seu esposo que nunca dá certo em seus empregos e ainda é desleixado com seus filhos, quando eles se separaram, seu mundo desaba de uma vez.

Tancredo é um Advogado bem sucedido, mas que é um homem frio, apático, que só pensa mas nunca age, sente um amor pela Juliana, mas nunca consegue se declarar.

Douglas é um fazendeiro que batalhou e estudou muito para conseguir tudo o que tem, ele não veio de família rica, mas conseguiu alcançar muitas coisas para que seus filhos e sua esposa possam viver melhor que ele, só que ele não está feliz, sente que algo falta em sua vida.

Eu gostei do livro, bem diferente de tudo que já li, acredito que todos nós somos tombados pela vida, a diferença é como iremos reagir.

A escritora tem uma narrativa boa, é um livro fluído e super rapidinho de ler.
São personagens gente como a gente, uns conseguimos amar e outros por vezes passamos raiva com as atitudes que eles tomam.

Carolina Rodrigues Aguiar 25/10/2021

Vale a pena conferir !
Histórias de vidas que faz o leitor viajar cronologicamente.

No início conhecemos seus receios e os 'tombos' que a vida deu, então em cada capítulo é contada a história de vida de cada personagem.

Cada um tem uma escolha a se fazer, se aceita aquela situação ou se toma atitude para mudar seu destino.

"Acabei a leitura um bagaço ? chupado, mastigado e cuspido por mim mesmo (...)"

No mais, adorei conhecer cada personagem. Tive meus preferidos e tive desafeto. Quem nunca ?!

Ps: quero continuação da história da Ju. ? , de preferência feliz.

Tais Meyer 25/10/2021

Um livro para refletir
Tombos foi um livro que me tirou da zona de conforto, pois foi a primeira vez que li esse ?estilo de narrativa?, e eu me surpreendi, não achei que fosse gostar tanto.

A leitura é fluída e envolvente, conhecemos a história e os tombos que a vida deu em Helena, Juliana, Tancredo e Douglas. E são histórias que acontecem no cotidiano de várias pessoas, por vários momentos me identifiquei com alguma situação.

É um livro para refletirmos e analisarmos sobre as nossas vidas. Estamos mesmo felizes? O que podemos fazer por nós mesmo?

E lembrem-se: a pessoa mais importante no mundo, É VOCÊ.

Celina 25/10/2021

Marcante
Mds que livro fantástico, nos faz refletir sobre os tombos que levamos na vida e o porquê de acontece-los, pois tudo tem uma razão. A história que mais me tocou foi a do Douglas e como a força de vontade é capaz de alcançar tudo, mas só quando é para acontecer é que virá aquela paz interior.
Trechos marcantes ficaram gravados em minha memória, muito obrigada Eunice, você é demais?

_escritasanonimas 25/10/2021

4 pessoas 4 histórias
Começamos com Helena que acha que tem o casamento perfeito até descobrir que não era bem assim. Depois vamos até Juliana que se entregou demais ao trabalho e esqueceu de viver. Tancredo não teve uma vida muito boa e não fez muita coisa pra mudar isso, e o Douglas ? Aaah o Douglas renasceu e conquistou muitas coisas depois percebeu que ele não tava feliz e foi em busca disso. Aprendi com o livro que a gente precisa tomar decisões importantes, pensar em nós mesmo e sempre buscar melhorar. Dois deles tiveram a vida refeita já os outros dois apenas se afundaram.

Renata.Asche 25/10/2021

Lição de vida
Resenha Tombos - Eunice Maciel

Na vida sempre temos escolhas, e Tombos ilustra perfeitamente esta frase.

Casada a 25 anos Helena descobre que seu marido a traia quase que metade do casamento;

O excesso de peso e de bebida, faz com que Juliana perca as coisas que mais preservava, casamento, filhos e emprego;

Na monotonia da vida Tancredo se vê uma rotina tão chata que não desenvolve uma personalidade;

Nascido para sofrer, Douglas, abandonado pelo pai, mãe grande praticante de um "cuidado ausente", irmão envolvido com a bandidagem, e sem ter o que comer;

Esse são os personagens de Tombos, todos com problemas, cuja a solução só dependem deles, agora, o quanto será que eles terão assertividade, autonomia e responsabilidade para reassumir as rédeas da própria vida.

Tombos para mim, foi em muitos momentos, um tapa na cara, com escrita fácil e fluida a autora nós guia na vida de pessoas tão diferentes sem perder o foco da narrativa.

Agnes 24/10/2021

Que delícia de livro!
O nome do livro já diz tudo: tombos!

Os tombos que a vida dá na gente quando menos esperamos, seja no sentido literal ou não dá palavra.

Começamos por Helena, que tombou ao descobrir uma traição e viu seu casamento de anos e, aparentemente feliz, acabar num piscar de olhos. Afinal, não vale a pena continuar infeliz e vivendo de aparências, não é?

Depois passamos para Juliana, que foi tombando aos poucos até encontrar o fundo do poço, casamento, trabalho, família, tudo um caos e ela mais ainda!

Tancredo vem logo depois. Sem cheirar bem feder, deixando a vida seguir um fluxo e sem fazer a diferença em nada, nem na própria vida, nem nas próprias vontades.

Por último, e o meu favorito, Douglas. Esse já nasceu tombado, mas fez de um limão uma limonada e conquistou o mundo. Chegou na metade da vida com tudo o que sempre sonhara, mas sentindo-se infeliz. Foi em busca da felicidade, afinal, para quem já nasceu tombado, o que vem a seguir é lucro!

Helena e Douglas souberam lidar com as pedras no caminho, Juliana cavou ainda mais o poço, como se procurasse cair cada vez mais, e Tancredo continuou sem cheirar bem feder.

Uma leitura fluída, rápida e muito gostosa. A autora soube falar de diversos assuntos sem deixar o enredo pesado ou triste.

Eu amei!

Vivian 15/10/2021

Um livro sobre a vida
Tombos é um livro fluido, com capítulos curtinhos e leves que nos faz refletir sobre a vida e suas crises, sobre os tombos que a mesma nos dá e como isso reflete em nós.

O livro intercala os capítulos dos 4 personagens principais, dois deles não se abalam por seus tombos e conseguem ter uma vida feliz, já 2 deles ficam apenas remoendo a situação a ponto de destruir suas vidas.