Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Anna Clara 01/07/2023

Elevado aos meu top 10
Ahhh que livro gracioso... a escrita detalhada, minuciosa, bela, romântica, encantadora... Jane Eyre, assim como Charlotte Bronte, é uma bela personagem feminina ,belíssima, consegui captar seus toques de feminilidade, beleza, requintamento, sensibilidade, próprios da mulher!

Jane Eyre, o quanto te agradeço, o quanto me conectei com seus pensamentos... Quantas vezes parei, refleti, quantas vezes disse a mim mesma " nossa, eu sou muito parecida com a Jane", quantas vezes concordei com as suas decisões, sempre prudentes, cheias de princípios, e que partiam do centro do coração...

O quanto esse livro é tão cristão, e isso me fez amar particularmente ele do que qualquer outro romance de época que eu tenha lido...

De longe Jane Eyre é minha personagem literária preferida .?

Lívia 29/06/2023

Realmente as irmãs Brontë tem o dom da escrita, conseguem escrever de forma super fluida, a leitura rende de maneira que a gente nem sente.

Quanto a Jane Eyre é muito bom ler algo escrito há tanto tempo, mas que mostra a personagem principal sendo mulher e principalmente uma mulher forte, com opinião e livre para fazer suas escolhas.

Giovana 18/06/2023

Um livro para pensarmos um pouco no passado
Esse livro retrata bem as pessoas de antigamente de uma forma muito boa de ler.
O final não me surpreendeu mais mesmo assim amei a experiência de ler esse livro.
Se um dia tiverem a oportunidade de ler, leiam ????

Carina 16/06/2023

Instigante
Leitura agradavel e que instiga a querer terminar a leitura. Amei o desenrolar da história e os personagens são interessantes e cativantes.

clara 10/06/2023

Jane eyre
Jane eyre é um clássico que será para sempre um clássico. a história de uma órfã que é rejeitada pela tia e enviada à um internato, onde conhece sua individualidade e aprende a lidar com seus traumas, e após muitos anos ela sai e começa a trabalhar como professora de uma criança na casa de um homem rico, o qual ela se apaixona. um romance gótico e envolvente, não tenho palavras para traduzir o que eu senti lendo esse livro. a jane era uma menina simples que já havia vivido muita coisa, quando ela narrava a sensação de vazio que ela sentia eu me sentia representada. o desenvolvimento da protagonista é emocionante, a maneira que ela vai perdoando a tia e os primos por tudo que eles fizeram a ela é tão singela. ela e o sr Rochester juntos era muito divertido, cada alfinetada que eu morria de rir, principalmente naquela cena que ele pergunta a ela se ela o achava bonito e ela responde ?não, senhor?. jane queria apenas uma família, ter o sentimento de pertencimento e eu achei emocionante. a única coisa que eu não gostei foi o final, parece que ela voltou do zero sendo que havia evoluído muito. eu sinceramente não queria que aquele fosse o final e acredito que poderia ter sido explorado de um jeito muito melhor. enfim, recomendo muito o livro.

?Se fôssemos sempre amáveis e obedientes com quem é cruel e injusto, as pessoas más conseguiriam o que querem. Não teriam medo e, por isso, nunca mudariam, só se tornariam cada vez piores. Quando somos agredidas sem motivo, temos de retribuir na mesma moeda, de modo a dar uma lição na pessoa para que ela não volte a fazer isso.?

?Que efeito profundo a iniustica teve no seu coração! A vida é curta demais para perdermos tempo recordando coisas desagradáveis e alimentando rancores. Todos temos defeitos neste mundo, mas chegará o momento em que, eu acredito, eles serão removidos de nós, quando perdermos nosso corpo corruptível.?

?Não é com violência que se vence o ódio, nem com vingança que se cura uma injúria.?

?Mas seria sua obrigação aguentar se não pudesse evitar. É uma fraqueza e uma tolice dizer que não aguentaria uma coisa que é do seu destino e que é seu dever aguentar.?

?Eu sentira cada palavra como uma agulhada, tão nitidamente quanto ouvira cada uma delas, e uma onda de ressentimento fomentava dentro de mim.?

"Após a febre intermitente da vida, eles dormem bem.?

?E inútil dizer que os seres humanos deveriam se satisfazer com a tranquilidade; eles precisam de ação e, se não a encontrarem, irão criá-la.?

- O remorso é o veneno da vida.
- Dizem que o arrependimento é a cura, senhor.
- Não é a cura. A transformação pode ser a cura.

?Em vez de viver por si mesma e para si mesma, como qualquer ser razoável faria, tudo o que você faz é relacionar a sua fraqueza à força de outra pessoa.?

?Será que você não consegue encontrar um rumo, sentir-se satisfeita consigo mesma sem depender de outras pessoas ou eventos??

?Jane, você... às vezes você sente que tem algum tipo de ligação comigo?
- Porque - ele continuou - às vezes eu tenho uma sensação estranha com relação a você, especialmente quando você está perto de mim. como agora... É como se houvesse um cordão entre as minhas costelas do lado esquerdo, fortemente amarrado a outro semelhante situado no quadrante correspondente do seu corpo. E, se aquele canal de águas turbulentas e mais de trezentos quilômetros de distância nos separarem, receio que esse cordão de comunicação se rompa. E, se isso acontecer, tenho uma noção nervosa de que sangrarei por dentro. Quanto a você... iria me esquecer.?

?Eu sofro por deixar Thornfield. Eu amo Thornfield! Amo, porque aqui vivi uma vida plena e encantadora, pelo menos por algum tempo. Não fui pisoteada, não fui petrificada. Não fui enterrada com mentes inferiores e excluída de cada vislumbre de comunhão com o que é brilhante, supe rior e vigoroso. Conversei, de igual para igual, com o que reverencio, com que me encanta, com uma mente original e aberta. Conheci o senhor, sr. Rochester, e me causa terror e angústia saber que preciso me separar do senhor para sempre. Eu vejo a necessidade de partir, e é o mesmo que ver a necessidade de morrer.?

?Nenhum ser humano poderia desejar ser amado mais do que eu era amada, e eu adorava aquele que me amava tanto, e no entanto tinha de renunciar a isso. Uma palavra abrangia meu intolerável dever: "Partir!"

?Gentil leitor(a), que você nunca sinta o que eu senti naquela ocasião! Que seus olhos nunca derramem lágrimas tão atormentadas, escaldantes e dolorosas como as que os meus derramaram. Que você nunca se veja na necessidade de rogar aos Céus preces tão desamparadas e agoniantes como as que saíram dos meus lábios, e que jamais venha a ser, como eu, o instrumento do mal para quem você verdadeiramente ama.?

?Deus nos deu, até certo ponto, o poder de moldar nosso próprio destino, e quando nossas forças parecem requerer uma sustentação que não conseguem obter, quando nossa vontade anseia por um caminho que sabemos que não podemos seguir, não precisamos sofrer com a falta desse alimento para a alma nem ficar desesperados. Temos de procurar um caminho alternativo, tão forte e nutritivo para a alma, ou para a mente, ou para o coração, quanto aquele que é proibido, mesmo que seja mais acidentado.?

?Ninguém se casaria comigo por amor, ainda mais agora. E não quero um estranho, alguém diferente de mim. Quero a minha família, aqueles com quem tenho sentimentos afins.?

?De que adianta me fazer algum bem, espírito benevolente, se, em algum momento fatal, você me deixará outra vez, passando pela minha vida como uma sombra e desaparecendo de tal maneira a tornar impossível encontrá-la??

Jojo ð 05/06/2023

As mudanças
Jane Eyre

??????????

Sempre tive bastante dificuldade para ler clássicos.
Gosto muito de filmes Clássicos, mas os livros tenho bastante dificuldade por causa da linguagem da época.
Mas Jane Eyre foi um livro que eu não esperava nada, mas me cativou do início ao fim, ele entregou tudo. Eu achei que seria aqueles livros que lemos um pouco e abandonamos. Mas não com Jane eyre.
Jane eyre quando pequena, após a morte precoce de seus pais foi adotada pelos seus tios. Mas com a morte de tio, ficou na guarda da tia que muito maltratava, pelo ódio e a mágoa que tinha da menina e sua mãe,
Sua tia já enjoada de conviver com a criança a envia para uma escola interna, que se mostra muito rígida e radical no seu ensino. Mas mesmos lugares mais sombrios achamos pequenos raios de sol.
Ao passar toda sua Pré adolescência e adolescência naquele local, ao seus 18 anos Jane, cansada de sua vida monótona, anseia por algo novo, uma mudança em sua vida.
E assim consegue um trabalho como preceptora (professora) em uma mansão governada por um homem um tanto grosso e brusco no seu tratar, mas que muito chamou atenção da nossa querida Jane. Nossa querida personagem quis mudanças, que mal sabia que a casa a qual trabalha teria mais mudanças do que ela esperava. Segredos, medos, descobertas, escândalos e amores.
Uma das lições que eu aprendi junto de nossa protagonista é que:
Nem sempre as mudanças que queremos, vão ser do nosso jeito, elas podem sair do controle, podem nos assustar e nos entristecer mas elas sempre nos trazem lições, experiências junto delas, podemos demorar anos para ver, mas uma hora veremos.
Obrigada Carol, pela indicação. Foi muito difícil parar de ler pois sempre ficava com vontade de ler mais. Acho que esse livro acordou meu amor por clássicos heheheh
Givinha 05/06/2023minha estante
?????

Tami Blythe 04/06/2023

Jane Eyre: lindo e profundo.
Para os amantes desse gênero, Jane Eyre é uma leitura profunda, encantadora e linda!
Recomendo muito essa leitura.

Foi meu primeiro livro das irmãs Bronte.. certamente lerei outros.

Julizaa 15/05/2023

Definitivamente um clássico
Demorei pra ler esse tijolão, mas valeu super a pena. Não esperava ter gostado tanto dessa história. Geralmente quando vemos esses tais ?clássicos?, acabamos associando à linguagem coloquial, uma história lenta e cansativa. Jane Eyre é algo que foge desse estereótipo. Uma história sombria, real, fluida. Um romance trágico e acreditável. Diálogos excelentes e nossa senhora que plot!

Ao mesmo tempo me arrependo de não ter lido esse livro antes, acho que foi o momento ideal para eu ter lido. (Não é à toa que é um dos livros favoritos de Mia Thermopolis)

Isadora 29/04/2023

JANE BURNS
Demorei basicamente um mês para finalizar essa leitura, hoje basicamente sentei e falei VOU TERMINAR ISSO AQUI AGORA e simplesmente foi. não é mistério para ninguém que o amor é o meu gênero favorito, se tiver amor, eu tô dentro! seja o amor pela vida, pelo conhecimento, pela família, pelo romance, todos os tipos me encantam, logo, esse livro me encantou. Jane é uma personagem cheia de características marcantes, que sofre do início ao fim do livro e mesmo assim não perde o brilho e a vontade de ser melhor na vida. esse livro é bastante cristão, está o tempo todo falando de Deus e citando a bíblia, e no próprio livro podemos ver os fatores positivos e negativos da religiosidade, um certo personagem perdeu e abdicou de coisas importantes por conta de fé e extremismo, já John nunca perdeu a fé de que encontraria sua fada, e no fim eles tiveram um final extremamente feliz e satisfatório para o meu ser romântico. e falando nisso, amo como o John trata a Jane como um ser místico, uma criatura mágica, já a chamou de bruxa, fada, elfica e tudo o que me remete perfeição e utopia, tudo isso pois ela é extremamente inteligente e intuitiva, transforma em algo melhor tudo o que toca, além de ter um coração astuto e gentil, como deve ser ? enfim, amei!

JAlia 24/04/2023

Gostei?
Não sou de ler muito romance, mas esse além de ser um clássico, estava na minha lista tinha tempo. Foi uma leitura interessante e satisfatória, recomendo ?

Lore 18/04/2023

Favoritado ?
Um dos melhores clássicos que eu já li, a escrita é fluida, a história é envolvente, tem mistério, plot twists bons demais. O melhor de tudo que é cristão tinha tempos que eu não me apaixonava por uma história como me apaixonei por essa.