Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Natasha 11/02/2023

Não sei o que pensar
Esse é definitivamente um livro que é produto do seu tempo, Jane é uma personagem passiva na maioria das vezes, é facilmente levada por demandas alheias principalmente de homens que têm interesse nela, nenhum dos dois candidatos é no mínimo aceitável, ambos usam de chantagem psicológica para tentar convencer ela a se casar com eles, ambos bem mais velhos que ela com o triplo de experiência de vida. Enfim, nenhum deles merecem ela.
Elen Ximenes @quemleganhamais 26/12/2023minha estante
Eu fico tão feliz quando leio resenhas como esta. É bom ver pessoas não compactuando com historias abusivas. Eu detestei a história de "amor", mas gostei muito do livro porque entendi que a autora queria exatamente gerar revolta nos leitores das coisas tão comuns em sua época.

Babi.Schmitt 07/02/2023

Charlotte tbm sabe escrever um bom livro
O talento da escrita com certeza estava nas irmãs Brontë. Jane Eyre é um livro gostoso de se ler, uma narrativa agradável e nem um pouco cansativa, mas confesso que eu prefiro outro final. Talvez um onde Jane visse o mundo, da maneira como ela não pôde na infância. Sei que para a época era praticamente impossível ela viajar sozinha ou qualquer coisa do tipo, eu só não gostei do final dela, com quem ela casou, como ela ficou onde estava para cuidar dele...

E senti falta da Adele e da Sra. Fairfax, eu ia gostar se tivesse tido mais delas com a Jane, eram fofas juntas.

Outra coisa, custava a Jane visitar a srta. Temple? Eu gostei dela e de como parecia que, se ela pudesse, teria adotado a doce Helen Burns, esse carinho e o carinho que ela tinha por todas as meninas foi muito gostoso e pude sentir enquanto lia. Nada a declarar sobre o capítulo 09, sai dele arrasada e não superei ainda.

A história em si é longa e quando parece que vai se tornar cansativo aparece mais alguma coisa na vida da Jane e traz certa emoção de volta. Para quem gosta de clássicos, vai gostar de Jane Eyre, só no meu caso pelo menos, não é um favorito.

Carol 07/02/2023

Intrigante, envolvente, magnético.
Confesso que comecei a ler por conta de Anne With An E, mas me surpreendi de forma indescritível. Jane Eyre é, sem dúvidas, uma personagem apaixonante. Apesar de ter tão pouca estima por si mesma, ela consegue estabelecer uma jornada de autodescoberta sublime, de forma que sempre se mostrou muito racional e cautelosa diante de seus problemas, tecendo reflexões para tomar decisões que priorizassem seus anseios mais profundos do coração. Também é interessante notar que ela não hesita em demonstrar seus sentimentos e fraquezas, o que permite que o leitor se identifique com ela e compartilhe de suas angústias. Além disso, foi extremamente prazeroso ver o quanto a personagem evoluiu ao longo da trama, tornando-se uma mulher forte e independente, a qual sabe do seu valor e da sua essência (o final corrobora isso perfeitamente). Por fim, sob um viés analítico mais abrangente, achei o livro um pouco arrastando em alguns momentos, apesar de constantemente apresentar plot twists. Também apresenta personagens muito bem desenvolvidos.

Esse livro é para pessoas que desejam, assim como Jane, traçar seu próprio destino e se prontificar de corpo e alma nessa jornada. Charlotte Brontë, obrigada por isso.

Iolanda 06/02/2023

Jane
Finalmente fiz a leitura desse livro conhecido e comentado.
É importante compreender contexto da época em foi escrito e por quem escreveu. Uma mulher, filha de um pastor, falando sobre a vida de uma personagem feminina.
Impossível não gosta logo da Jane Eyre. Esse gostar se dá logo de início quando a conhecemos aos 10 anos de idade. Tão jovem, tão franzida e já experimentado sofrimento.
Acompanhar sua jornada é, muitas vezes, sofrer com Jane. Assim como cada conquista é da mesma intensidade comemorada.
Não tem como ler sem se emocionar. Charlotte sabe prender seu leitor. Sua escrita é convidativa a seguir a próxima página.
Por ser um livro relativamente grande, a espera por saber como termina a trajetória de Jane, por vezes, foi angustiante. Mas o final chega e
confesso que não gostei tanto.
Já ouvi muitos comentários que esse pode ser considerado um livro feminista. Não sei o classifico desta forma. Porém, não tem como negar a força da Jane Eyre, suas escolhas, sua força de vontade e sua expressão como mulher.
Enfim, as irmãs Brontë são, sem dúvidas, excelente contadoras de histórias!

Nicolly 06/02/2023

jane você merecia esse final, o quanto eu ansiei por sua alegria, não teria coisa melhor, julguei muito o Rochester mas sempre foi nitido que por mais chato que ele fosse ele tinha um amor verdadeiro por você, eu te amo jane eyre!!!

its kim 04/02/2023

Romance com velho
Gente?sendo sincera, é bom e meio borocoxô, reviravolta bem ???
Mas o romance é bonitinho, como o lado religioso e espiritual do livro é maravilhoso em algumas partes que eu admiro bastante

jhenny ;!¡ 25/01/2023

Minha fada, Jane Eyre!
Chegamos ao fim.
Eu nao sei o que dizer sobre esse livro? não costuma ser meu estilo preferido. Nao digo por ser um livro relativamente grande, mas muito descritivo, pouquíssimos diálogos, extenso em partes que podiam ser sucintas mas pouco detalhado naquelas partes que vibramos por mais.
Ainda sim, quantas sensações senti? Como torci pra que a minha Jane fosse um pouco minimamente feliz.
Hoje eu vou dormir em paz!

Paloma Costa 18/01/2023

Livro incrível
Gente, que livro, viu? História cativante, onde fiquei sempre curiosa para sabe o que ia acontecer. Em alguns momentos é um pouco mais lenta, mas já esperava por ser um livro escrito há muitos anos, mas que não deixa de ser uma leitura muito boa e fluída. O plot é maravilhoso, mas o final minha gente, não esperava por aquilo, eu chorei taaanto. Enfim, amei o livro. ???

Min 10/01/2023

Perfeito??
Amei esse livro demais, acontece bastante coisa no decorrer da vida de Jane, então o livro não se torna chato, o final é perfeito, e também tem muitas alusões a Deus e a Jesus. Enfim, gostei bastante ??????????

Eduarda 09/01/2023

Emocionante
Se tornou o segundo livro de romance preferido.
So perde por Orgulho e Preconceito.

Eu amei a protagonista. Sua singeleza e caráter. Esse livro me edificou.

Acredito que seja um romance cristão. Visto que a personagem seguia rigorosamente aquilo q estava na bíblia.

Jane Eyre me inspira.

gabi 09/01/2023

simplesmente meu livro clássico favorito!

um dos livros mais lindos que já li, a escrita é impecável, pura poesia. jane eyre, minha heroína.

Anne 06/01/2023

Autêntica
Acho que essa é a palavra que descreve Jane Eyre. Que personagem inteligente, perspicaz, segura de suas opiniões e crenças e, acima de tudo, benevolente. O seu coração me encheu de amor, ela foi capaz de perdoar, de coração, coisas que, eu, em seu lugar, nunca seria capaz.

Aprendi muito nessa leitura, amei o fato de Charlotte interagir com o leitor no decorrer da narrativa.
Em diversos momentos tive ódio e amor pelo Rochester, mas grande parte de suas ações tinham que ser pautadas na época em que o livro foi escrito.

Sem sombra de dúvidas essa foi uma das melhores leituras que fiz na vida até hoje.
Isa 06/01/2023minha estante
Concordo com tudo oq vc disse!

Wanessa 29/12/2022

Mais que perfeito!
Uauuuuuu, que livro.!
Não gosto de livro muito descritivo, porém este aqui me pegou em cheio. Não consegui não me envolver com os personagens.
Jane é maravilhosa e o Sr. Rochester é um poço de fofura. Os dois são tão sofridos, tadinhos!
Irei lê-lo outra vez, não tenho dúvidas.
Quem ainda não leu, leia, URGENTEMENTE!
Até as partes mais tristes da história (que não são poucas) a autora fez com que te cativasse!
10 estrelas.

Alessandra 24/11/2022

Amei
Comecei A ler esse livro sem expectativa alguma, e terminei amando! Que livro gostinho de ler, lógico as vezes ele nos arranca umas lágrimas Hahah, mas ok.

Achei a história super bacana, vale a pena ler. Favoritado com sucesso