Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Dan 02/01/2024

Cativante
Pense numa bichinha para sofrer essa Jane.
A história retrata a infância, adolescência e o começo da vida adulta da personagem que é cheia de reviravoltas, tristeza e sofrimento.
Apesar de comer o pão que o diabo amassou em todas as etapas da vida, a Jane é uma personagem cativante, forte e à frente do seu tempo. Ela é esforçada, inteligente e tem muita personalidade sem ser arrogante.
Sem muita ajuda ela corre atrás das mudanças que deseja e tem consciência de seus limites. Ouve muito que não é bonita, que talvez não se case e que não vai longe na carreira, mas nada tira a força dela por muito tempo e isso é muito surpreendente para um livro de 1847 (se não me engano).
A leitura foi muito fluida porque mesmo as partes "arrastadas" traziam um encantamento, já que a Jane colocava muito da visão dela de mundo na narrativa desde quando era criança.
Os últimos 30% são recheados de drama, muito drama mesmo e em algumas partes eu fiquei assim ??? não tiram o brilho da história, mas não é perfeita ao meu ver.
A parte do romance em si não entregou tanto quanto eu esperava de acordo com a sinopse, mas tem um plot twist bem bom.
Gostei muito, recomendo mesmo para quem tem "medo" de clássicos porque essa edição e tradução são muito boas!

Gleidson 23/12/2023

O livro de formação da burrice
Jane Eyre é inteligente na infância mas quando vira adulta que lástima! No meio do livro ela passa por um sofrimento totalmente sem sentido e desnecessário. E o que dizer do príncipe encantado dela? O cara abriga na casa dele um problema que ele poderia ter se livrado há muito tempo e o que é pior, ameaça a vida dele e da Jane, e no final do livro é revelado que ele deixou esse problema nas mãos de uma pessoa completamente inepta... Francamente. A única coisa boa desse livro que ele é fácil de ler, tanto que mesmo eu não gostando muito dele o li até o final, o que não é um hábito meu, quem gostar da história então vai se esbaldar
Elen Ximenes @quemleganhamais 26/12/2023minha estante
Adorei a resenha!!! É exatamente isso! Mas como acredito na inteligência de Charlotte Brontë, entendo que a intenção da autora era mostrar os absurdos de sua época e nos fazer revoltar!

Ju_allencar 21/12/2023

Como não amar as irmãs Brontë
Icônicas! Não canso de enaltecer essas irmãs. Amei Jane Eyre, uma personagem a frente do seu tempo. O livro conta a história da personagem que leva o nome do livro, desde a infância até a vida adulta. Ao longo da vida dela ocorre muita coisa ao qual a faz evoluir como pessoa. É um clássico e merece todo o reconhecimento. Nota 10.??
GregoryOak 03/01/2024minha estante
Muito boa a sua seleção de livros, Ju! ??

Ju_allencar 04/01/2024minha estante
Vale a pena dar uma chance pra os livros clássicos ?

GregoryOak 04/01/2024minha estante
Certamente que sim! Ultimamente tenho tido até muito mais vontadd de lê-los que qualquer outro.

Annielly0 19/12/2023

Eu nao gosto muito de romance de época clássico , acho muito cansativo, parado, gosto de livros agitados, com muito caos, fantasia, etc.
porém, esse livro me surpreendeu, achei a leitura muito rápida, só não terminei antes pois estava em semana de provas, a personagem principal é envolvente, nos faz ficar interessado em sua história, seu par romântico, achei que não gostaria, mas estava errada, gostei dos dois tanto separadamente, tanto como casal, gostei que a história não fica só no romance e sim em outros fatores da vida de Jane. Muito bom!

Henrique Teixeira 28/11/2023

Me impressionou
Me impressionou esse livro que eu comprei despretensiosamente enquanto andava por aí. Não imaginei que encontraria um romance com nuances inesperadas e com um cunho cristão. Recomendo bastante.

Maria.CecAlia. 25/11/2023

Minha pequena Jane.
O romance mais lindo e vívido que já li, as angústias e preces de Jane e Edward são extremamente impactantes, me senti tocada e significativa durante toda a leitura. Amei o livro desde a primeira página. Sentimento indescritível.

Marcela 22/11/2023

IMPECAVEL
Eu tô impressionada no quanto eu amei esse livro!! não esperava muito, de verdade, mas a cada página eu me surpreendia, é extremamente envolvente e tem uma trama absurda de boa. tô até agora muitoooo impactada e já terminei ele há 1 semana. já até vi o filme (muito bom também). se tivessem mais 500 páginas, eu leria!! incrível.

connorsgf 19/11/2023

"até para mim, a vida tinha seus momentos de raios de sol"
Esse livro me prometeu coisas grandes desde o começo e entregou mais que isso, fiquei completamente apaixonada por jane eyre nas páginas iniciais e foi uma genuína diversão acompanhar o crescimento e a vida da menininha astuta, que fala o que pensa, incompreendida e sonhadora, mas que no fundo só desejava o acalento de um lar aconchegante e toques de amor.

com um romance de tirar o fôlego (e o juízo, porque tem um total de 899 tragédias a cada 1 momento de felicidade), fui envolvida pela construção da relação entre jane e edward (tem um leve daddy issues da parte dela, mas quem nunca, não é?!) e seria realmente impossível não se encantar por jane eyre. ela é uma verdadeira fada, sim.

além disso, TEM UNS CINQUENTA PLOT TWISTS!#!#!#!!!!!!!! eu não esperava nada disso, me surpreendeu muito positivamente e tornou a leitura muito dinâmica, me fazia vontade de ler mais e mais, apesar de ser um tanto densa.

é um livro 10/10, eu não tiraria absolutamente nada. e me rendeu provavelmente os quotes mais lindos sobre amor e sobre a vida.

Aninha 18/11/2023

Plot atrás de plot.
Quando comecei a ler, não esperava que realmente fosse ter os plots que tem no livro. A história de Janeiro Eyre é emocionante com vários acontecimentos que melhoram a história a cada capítulo.
Não posso falar muito, porque senão darei spoliers, mas garanto que é um livro MUITO BOM.

Mychelly.Vasques 17/11/2023

Minha leitura favorita de 2023
Que livro incrível! eu o comprei sem saber absolutamente nada da história e não me arrependo de nada. apesar de ser um livro grande, você nem sente, a leitura flui como um rio de tão envolvente e fácil, te deixa totalmente curioso a cada página para saber qual será o destino da protagonista. há quanto tempo não me sentia tão tocada por uma leitura, muito tempo que uma história não me fazia sentir tantos sentimentos a cada capítulo que se seguia.

Carla.Sanz 10/11/2023

Uma história envolvente
Uma história bem construída, cheia de idas e vindas, muitas delas inesperadas.
Cheio de reviravoltas, esse livro te faz torcer algumas vezes por uma coisa, e outras vezes por outra. Você pensa que aquilo é bom, e depois torce pra que outra coisa aconteça. E quando menos espera, outra reviravolta chega.
E no final percebemos que o amor, às vezes impossível à primeira vista, é capaz de um poder inimaginável.

miladc_ 03/11/2023

Esse livro é incrível??
Não tenho palavras para descrever como foi maravilhoso cada momento lendo a história de Jane Eyre. Como ela se mostrou tão forte e tão humana, pois apesar das diversas circunstâncias tristes e terríveis que ela teve que enfrentar sozinha, ela se manteve cada momento firme e confiante. A escrita é simplesmente fluída e empolgante, a história desde o primeiro capítulo eu já me prendeu de tal maneira que me fez sentir um milhão de sentimentos, rir, chorei, sentir raiva, foi tudo tão profundo que parecia que eu estava com Jane ela sentido tudo o que ela passava e sofria, foi perfeito.

É um livro que aborda muitos temas, inclusive temas bem a frente do seu tempo, como, por exemplo, a posição da mulher na sociedade, a crítica quanto aos casamentos arranjados por benefícios econômicos, entre outros.

Conheci essa obra por meio da série friends, em um episódio em que a phoebe (personagens da série) ler o livro para a aula de literatura em que ela e a Rachel estão fazendojuntas, e fico extremamente contente por ter tido a curiosidade para procurar a cerca do livro para ler, pq foi muito empolgante e emocionante cada página lida.

Alessandra 15/10/2023

É de rasgar o peito
O amor é uma chama que arde sem se ver, é ferida que se abre e não se cura (posso ter errado mas foi com amor). Jane, Jane, Jane! Que romance meus amigos, se você gosta de uma paixão que arde, esse é o livro, ele estende demais algumas outras coisas, mas tudo bem. Eu chorei horrores no final.

Geh 05/10/2023

Resenha
Passada que eu terminei está obra prima há um tempinho e não me expressei com poucas palavras.

QUE CLÁSSICO BOM !!!! O FINAL EU NÃO ENTENDI, MAS AMEI.

Lallonso 01/10/2023

O Clássico Jane Eyre
Senti vontade, mesmo depois de meses que eu li, de resenhar esse clássico da literatura.

Nessa jornada cheia de aprendizado sobre o amor e a vida, Jane é desde cedo forçada a ter resiliência e ser forte. Uma mulher destemida surge de uma criança antes reprimida. Jane parte em uma viagem de autodescobrimento e provações.

Durante a leitura, me deleitei com o incontável número de descrições e reflexões bem ordenadas - esse livro tem sim muita descrição pra pouco diálogo - e me lembro de passar minutos inteiros admirando essa narrativa imersiva e muito bem escrita.

A compreensão em si não demanda muita técnica. É simples, porém nem sempre objetiva. A autora claramente tinha a intenção de que soubéssemos exatamente como o coração e mente de Jane Eyre se comportava.

O amor é realista, muitas vezes frio e sem brilho. Mas ainda sim, é amor. Não achei um aspecto negativo do livro, até porque Rochester é um homem simples, o qual, como todos os outros homens, não tem nenhum controle sobre o coração.

Jane passa por tantas provações nesse livro que não há como não se apaixonar e admirá-la como a mulher incrível que é. Uma mulher que não precisa de ninguém para de sentir suficiente e convicta de seus objetivos. Jane Eyre tem alma de ferro e um coração bondoso e humilde que não demanda grandes gestos ou coisas para se satisfazer.

A experiência com esse livro foi única e memorável. Espero encontrar mais clássicos assim, tão marcantes quanto esse.

"Os preconceitos, como é bem sabido, são mais difíceis de erradicar de um solo que nunca foi arado ou fertilizado por meio da educação, ficam tão enraizados como ervas daninhas entre as pedras."