Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

daphnemerces 27/02/2024

AUTENTICAAA
Ler esse livro foi uma experiência. A escrita, a forma que o romance é contado e podemos acompanhar a Jane desde seus 10 anos, acompanhar todo sofrimento ??? a bichinha sofreu demais e mesmo assim não desistia, pelo contrário, ganhava mais força!

Me identifiquei muito com ela, por essa perseverança, por ir atrás das coisas, etc. Teve alguns aspectos/símbolos q percebi e só aumentaram meu amor pelo livro...um dos exemplos é a Charlotte usar o clima em determinadas situações, como se fosse um presságio...

Sei que não é um livro feminista, mas a forma como a Jane smp foi acolhida por mulheres é tão linda!!!a forma como mostra o patriarcado tbm, onde ela nem viajar solteira e acompanhada do primo poderia...

E amei como no final a Jane só se entregou de fato ao mr Rochester depois de ter conquistado toda sua autonomia financeira, agora ela possui a própria casa, é amada por sua família (primos) e penso q tudo isso influenciou pra ela ter tido essa consciência de que o amor do mr Rochester era pra ela, de igual pra igual.

Enfim poderia ficar dias horas falando sobre o livro, analisando cada capítulo, cada momento.

É meu preferido de sempre

Kamilla Vanessa 24/02/2024

Entretenimento digno
Honestamente esperava um pouco mais do grande clássico, mas enfim, foi uma leitura agradável, apesar de ter achado algumas partes um pouco tediosas

Paô 17/02/2024

Que livro mais lindo, to encantada com tudo! com os personagens, a ambientação, as reviravoltas, os relacionamentos, as paixões. ahhhhh que história arrebatadora!!!!!!

morgsoo_velour 16/02/2024

Por onde começar? Iniciei a leitura pronta para submergir em um romance autentico protagonizado por uma jovem carismática e altruísta na mesma proporção que ousada e impertinente, porém, cada página revelou uma surpresa. Inicialmente, não posso ignorar a genialidade de Charlotte nessa obra, que narrativa aconchegante, personagens bem desenvolvidos, ambientação magnifica e principalmente o desenvolvimento pessoal de Jane, uma protagonista cujas imperfeições e sentimentos crus e sinceros nos torna tão próximos, sua honestidade, humildade e comportamento muitas vezes tido como inapropriado, tudo sobre ela me fez admirar sua persona. Enxergar o mundo sob o mesmo prisma que Jane n
os faz compreender cada decisão e reconhecer que por mais descabidas que parecessem em um primeiro momento, eram sábias e pertinentes.
Importa ressaltar o efeito dessa leitura em uma pessoa adepta ao cristianismo e sinceramente, que maravilhosa é a representação e alusão ao Senhor nessa obra, exposta de uma maneira tão realista e esperançosa sem perder a grandiosidade d'Aquele que é justo e soberano, trazendo a tona a realidade cristã.
Não é que eu tenha pouco a dizer, apenas não sei como transcrever tudo o que penso.
Enfim, uma livro magnífico e por observação, levando em consideração o número de páginas, a história não é nada arrastada!

Paula1735 02/02/2024

Jane, sua bruxinha.. ?
Que livro lindo. A história da Jane Eyre e muito forte, inspiradora. Ela é uma menina de personalidade forte, determinada e ao mesmo tempo dócil e amorosa. Sofreu muito na vida e sempre teve vontade de ser feliz, de encontrar quem a amasse; de ter uma família. Há alguns momentos que a história fica monótona, por isso não dei total de estrelas. Mas e indiscutível o quanto charlotte bront se dá bem com a escrita. Livro gostoso de ler. Amei os personagens, de menos o primo dela (chato demais, Senhor?.. ??). O romance dela com o Sr Rochester é lindo e divertido, dei boas risadas. Ele assim como ela passou por mais bocados também, e que bom que eles se encontraram, pois é nítido o quanto se dão bem juntos.

Luiza Meneghini 27/01/2024

Para se emocionar!
Se você não quer uma história que vai quebrar seu coração diversas vezes não leia Jane Eyre.

Esse livro é uma belíssima história, muito bem escrita e cheia de plot twits. Creio que a edição comprada deva ter prejudicado um pouco a experiência da leitura, futuramente pretendo comprar de uma editora mais consolidada.

Enfim termino a leitura com o coração abalado e emocionada. ?

bregomes 24/01/2024

Que livro belíssimo!
A escrita da Charlotte é encantadora! Como ela consegue ambientar as coisas, fazer com que sentíssemos tudo oq a personagem esta sentindo, a paz que esse livro transmite mesmo com todas as tormentas nele escrita.
Jane Eyre me encantou de um modo lindo, o seu jeito de acreditar sempre no melhor de todas as situações, de ser resiliente e firme em suas decisões. O modo como Jane consegue encontrar felicidade nas pequenas coisas da vida, me deixou com o coração quentinho.
Eu amei o modo como Charlotte escreveu o Sr. Rochester se apaixonando por Jane? foi incrível!!!
Amei muito!

Lorrayne109 21/01/2024

Amei!
Apesar de ser um clássico a leitura é fácil e bem fluída.
Aqui conhecemos a pequena Jane, desde a infância passando por injustiças e crueldade... Vemos ela se tornar uma mulher forte, inteligente, resiliente e determinada.
O foco principal pra mim nem foi o romance mas sim o amadurecimento da protagonista. Você se pega o tempo todo querendo que ela tenha o final feliz que ela merece.

Gleissa.Pereira 19/01/2024

Livro de época
Nos livros que li até agora de romance de época fico impressionada com dramas muito pessados , com submissão e até sentimentos comflitantes .
O que é melhor pro personagem ?
Amei a ambientações, gostei do livro ter me feiter ter emoções de raiva e querer porrar alguns personagens .
Mas como sempre digo a falta de comunicação fez o casal deixar de ser feliz a tempos, e o final feliz só veio mesmo nos últimos capítulos.

Eddie.Erikson 15/01/2024

Um releitura. Considero o maior clássico que já existiu. Ler pela segunda vez foi um deleite tão perfeito quanto o da primeira. Recomendo

Jordana 14/01/2024

Leitura obrigatória!
Que livro lindo!! Não acredito como ele pode ter sido escrito a tanto tempo e mesmo assim ser tão atual. A Jane Eyre me lembrou da personagem Anne de Green Gables em vários momentos. Ambas são espirituosas e convictas em seus valores. Sinto que aprendi muitas lições sobre fazer o certo acima de tudo, SEMPRE! Não importando se você gosta mais da outra opção ou se ela te dará mais prazer, pois o que é certo deve ser sempre a prioridade. Mesmo os diálogos sendo extensos sinto que foram necessários porque eles ensinavam algo. Além da escrita ser muito bonita, achei a autora muito sábia. Ela mediava bem os valores da personagem com a religião dela, a opinião alheia e seus sentimentos.
Eu sempre me pegava pensando: ?Será que eu se eu estivesse no lugar da Jane eu conseguiria ter sido tão forte? Preservar o que acho certo ao em vez de fazer o errado para agradar o outro??. Na maioria das vezes percebi que não kkkk mas espero que após essa leitura eu seja mais resiliente nessa questão. Se eu pudesse escolher um clássico obrigatório, com certeza escolheria esse! Tenho certeza que algum ponto você vai acabar se identificando.

Mariana 10/01/2024

Amei a experiência
Gente, este é um dos casos raros em que me fez procurar este livro, pq gostei muito do filme, o filme tinha muitas reviravoltas, desfechos e segredos escandalosos. E como todos sabemos que praticamente nenhuma adaptação é realmente fiel, imagina como seriam os desfechos e reviravoltas no livro? Minha gente eu precisava de mais e o livro me entregou tudo o que eu queria e precisava pra saciar minha curiosidade. Eu tinha um certo receio pelo tamanho do livro e por ser um "clássico " mas me surpreendi em como a linguagem foi simples e como a leitura fluiu bem e relativamente rápida. E seu tinha achado que a Jane tinha sofrido muito no filme, não imaginava oq seria o livro, a coitadinha sofreu igual botina de sego, praticamente desde quando nasceu. Quando achava que ia começar uma maré boa vinha uma rasteira da vida, Eu mesma comecei a ficar com medo por ela kkk E por mais que nossa pequena Jane tenha passado por maus bocados, acabou cruzando o caminho do nosso Sr. Rochester que por ventura, creio que foi a salvação destes dois seres sofridos. É um livro que trás acontecimentos realistas e que infelizmente eram comuns na época, vemos o desabrochar de um romance puro e lindo, que apesar das adversidades da vida continuou firme e forte até o fim. Se alguém me perguntasse a definição de "Amor" eu indicaria este livro. Está leitura me inspirou a ler mais clássicos e espero que inspire mais alguém também!

Ellen.Cruz 06/01/2024

Jane Eyre
É com muita felicidade que afirmo que Jane Eyre é um romance muito distante do que pensei. Parece uma mistura de tudo um pouco, mas jamais somente uma história de amor clichê e cansativa. Dizer que Jane Eyre é um romance onde a mocinha frágil se apaixona pelo galã, rico e gentil é longe de ser a verdade. O livro vai tão além de qualquer paixão rasa e um casamento no século XIX. Mas para ter noção da imensidão que tem a história da pequena órfã, só lendo, e então, entender o que o tornou um clássico.

Dan 02/01/2024

Cativante
Pense numa bichinha para sofrer essa Jane.
A história retrata a infância, adolescência e o começo da vida adulta da personagem que é cheia de reviravoltas, tristeza e sofrimento.
Apesar de comer o pão que o diabo amassou em todas as etapas da vida, a Jane é uma personagem cativante, forte e à frente do seu tempo. Ela é esforçada, inteligente e tem muita personalidade sem ser arrogante.
Sem muita ajuda ela corre atrás das mudanças que deseja e tem consciência de seus limites. Ouve muito que não é bonita, que talvez não se case e que não vai longe na carreira, mas nada tira a força dela por muito tempo e isso é muito surpreendente para um livro de 1847 (se não me engano).
A leitura foi muito fluida porque mesmo as partes "arrastadas" traziam um encantamento, já que a Jane colocava muito da visão dela de mundo na narrativa desde quando era criança.
Os últimos 30% são recheados de drama, muito drama mesmo e em algumas partes eu fiquei assim ??? não tiram o brilho da história, mas não é perfeita ao meu ver.
A parte do romance em si não entregou tanto quanto eu esperava de acordo com a sinopse, mas tem um plot twist bem bom.
Gostei muito, recomendo mesmo para quem tem "medo" de clássicos porque essa edição e tradução são muito boas!