Uma Coroa de Espadas

Resenhas - Uma Coroa de Espadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vitorcfab 30/01/2022

Uma Coroa De Espadas
Esse livro pode ser dividido em dois plots principais. De um lado, teremos Rand tentando manter sua posição de líder, enquanto luta contra a loucura que está cada vez mais forte. Do outro lado, teremos Nynaeve e seu grupo em uma espécie de missão para encontrar um Ter'angreal, que pode ajudá-los a resolver os problemas climáticos trazidos pelo Tenebroso. No meio disso, teremos algumas tramas menores de alguns personagens importantes.

O começo desse livro é o melhor da Roda Do Tempo até agora, sério. Durante os primeiros capítulos acompanharemos uma grande batalha através de diversos pontos de vista, principalmente das líderes envolvidas. Teremos muita ação, estratégias e decisões difíceis, que exigem muito das personagens foco.

Foi um começo sensacional, mas depois disso, os problemas de ritmo ficaram cada vez mais aparentes, até o ponto de ser insuportável em alguns momentos.

Mas nem mesmo o ritmo problemático ofusca o talento do autor para desenvolver os personagens, e nesse livro ele deu muito espaço para um dos arcos dramáticos mais interessantes dessa série até agora, um possível declínio de Rand em direção à loucura.

Passei a gostar muito de Rand nos últimos livros, seu crescimento está sendo fantástico, seja como homem, como guerreiro, como Canalizador / Dragão, e, principalmente, como lider de exército. Ele estava em uma crescente absurda, mas agora o autor colocou uma grande barreira em seu caminho.

A macula da Fonte Masculina do Poder está afetando Rand cada vez mais, causando mudanças bruscas em sua personalidade, e levando-o para um arco dramático muito significativo, uma vez que ele percebe que está perdendo o controle, percebe que está se tornando um risco, uma ameaça, principalmente para os que ama, e teme por seu próprio futuro.

Essa questão, além de trazer muito desenvolvimento para o personagem, deixou também o rumo da série completamente imprevisível, algo muito bem vindo. Mesmo sem ação, o plot de Rand foi meu favorito.

O plot de Nynaeve foi um pouco mais movimentado, uma vez que envolve uma espécie de aventura / missão. Junto dela, estão Mat, Aviendha, Brigitte e Elayne. Esse grupo é ótimo e permite algumas interações muito boas entre personagens que não passaram muito tempo juntos até então.

O desenvolvimento desse plot também é satisfatório, ainda que não tenha grandes surpresas. Mas já adianto, quem não gosta de Nynaeve terá mais motivos para ficar bravo com ela. Ela é minha personagem favorita, mas admito que até eu fiquei com raiva de algumas atitudes.

Uma coisa que me surpreendeu nesse livro, por incrível que pareça, foi o romance.

Eu não sou muito fã de romance, e os da Roda do Tempo sempre me pareceram exagerados e meio idiotas, mas nesse livro isso mudou muito.

A começar por Nynaeve e Lan, o único romance que eu sempre gostei. Não posso falar muito, mas foi ótimo ter Lan de volta na história, e vê-lo novamente ocm Nynaeve. Gosto muito desse relacionamento, como eles demonstram muito amor, mas sem nunca perder o foco de seus verdadeiros objetivos e obrigações.

E finalmente vi um romance de Rand que eu gostei, e surpreendentemente, foi com Min. Amei a dinâmica dos dois, a forma como Min é espontânea, alegre e não tem medo nenhum de falar com Rand da forma que quiser, sem pisar em ovos, tendo muita sinceridade e liberdade. Ela percebe os problemas de Rand, e se recusa a sair de seu lado, mesmo reconhecendo os perigos. Ainda não acredito, mas gostei muito desse casal.

Perrin e Egwene são dois personagens que eu amo, e eles tem bons capítulos, principalmente Egwene, agora que é a líder das Aes Sedai e deve lidar com muitas responsabilidades. Ambos tem muita profundidade e muitas coisas para se preocupar, mas não senti que seus plots realmente andaram, é possível até que seus capítulos não sejam necessários nesse livro.

Agora, vamos falar sobre o principal problema, a total falta de noção do autor em criar fluidez narrativa.

Eu sou uma pessoa que não se incomoda muito com narrativas lentas, principalmente se for usada para desenvolver melhor os personagens, como é o caso. Porém, aqui o autor exagerou, e exagerou muito.

Temos capítulos longos, repetitivos e cheios de informações desnecessárias o tempo todo, o que atrapalhou até o andamento da história de alguns personagens, que demora para tomar forma ou parecia não estar indo para nenhum lugar.

Outro aspecto que me pareceu problemático, foi a divisão dos capítulos entre os personagens. O autor colocou vários capítulos seguidos de um mesmo personagem, capítulos lentos e sem muitos acontecimentos, o que fez com que eu me irritasse muito mais com a história em questão, desejando ainda mais pular para outro foco narrativo, acompanhar outro grupo de personagens.

Acredito que fazer trocas mais frequentes entre os plots, a cada um ou dois capítulos, ajudaria a deixar a história sempre "fresca" e com aspecto de "novidade", o que poderia ajudar na fluidez.

Apesar dos problemas, esse foi mais um livro que eu amei ler, e graças a seus personagens, está consolidado cada vez mais essa série entre minhas favoritas.
Gabrielly805 05/04/2022minha estante
Meu deus moço, que delicia de resenha ein! Concordo com praticamente tudo aí, foi bem conciso

Vinícius 28/01/2022

Depois de reler todos os outros seis livros já traduzidos, finalmente cheguei ao sétimo.
Bem, depois do final super agitado do livro anterior, com Rand escapando por pouco das Aes Sedai da Torre Branca, não sabia muito bom o que esperar desse livro. Pra mim, ele foi na medida certa. Não teve um começo explosivo, mas os acontecimentos foram o suficiente pra me fazer grudar no livro do início ao fim.
A leitura vale muito a pena e eu quero muito que a Intrínseca termine de traduzir os livros.

Debs @DeboraMaryn 27/01/2022

Livro arrastado. A maioria dos acontecimentos poderiam ter sido resumidos e incluídos em outro livro.

SofieForever 21/01/2022

"Mestre dos raios
cavaleiro da tempestade,
com sua coroa de espadas fabrica o destino.
Quem pensa que ele gira a Roda do Tempo,
pode descobrir muito tarde a verdade."

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 19/01/2022

Já Li
Este sétimo volume é o livro da saga mais lento até agora. Se você acha que algum dos livros anteriores foi lento, você terá uma surpresa. Mas, novamente, se você começou a ler esta série, ou mesmo pretende lê-la em algum momento, provavelmente já foi avisado várias vezes que sim, esta série se torna incrivelmente lenta em algum momento, super detalhada nos acontecimentos como uma boa saga de Alta Fantasia se propõe a ser.

Aí você talvez me pergunte, "o que acontece neste livro de 800 páginas?". E eu te respondo que preciso pensar um pouco e que minha resposta imediata é "não muito". Rand continua mantendo três Aes Sedai presas sob vigilância de seus soldados Asha'man, todos eles capazes de canalizar. Mat, Egwene e Nynaeve tentam estabelecer uma nova dinâmica de relacionamento. Perrin reencontra a esposa e se vê, mais uma vez, preso nas intrigas políticas do castelo, ao mesmo tempo que Rand o afasta/isola para seu próprio bem. Nynaeve tenta se aproximar de Lan, como sempre. E um dos Abandonados morre no final do livro, morto por Rand - o único grande evento deste volume.

Aém disso, Rand está preparando uma invasão de Illian, Egwene está tentando obter o controle das Aes Sedai rebeldes, Mat está comandando seu exército, o Bando da Mão Vermelha, e está envolvido com a Rainha de Altara e, em Ebou Dar, Nynaeve e Elayne estão procurando por um dispositivo mágico que pode trazer de volta a chuva.

De muitas maneiras, este livro pertence a Matrim Cauthon. Ele esteve muito presente na história, fosse bancando o herói (do jeito dele) ou fosse porque forneceu momentos de alívio e diversão em um enredo que fica cada vez mais denso. Seu personagem se desenvolveu muito neste livro e ele perdoou Nynaeve e Elyane, um dos pontos altos da narrativa e que trouxe mais ritmo e dinamismo para a escrita de Jordan. Mesmo quando estava seguindo as ordens de Rand, havia momentos em que Mat se oferecia para algumas tarefas perigosas. Nesse aspecto, ele se diferenciou ainda mais de Perrin, que segue sendo um ta'veren mais obediente e previsível.

Egwene teve seu momento sob o holofote, e até gostei da leitura. Ela e Siuan Sanche tentam manipular as Aes Sedai em Salidar contra as Aes Sedai de Elaida na Torre Branca. Investigando Myrelle Berengari, Egwene explora a transferência do vínculo dos Guardiões de Lan Mandragoran de Moiraine para Myrelle, para forçar Myrelle e Nisao a jurar fidelidade a ela. Pensando na Egwene dos primeiros livros, achei um arco interessante, como cada vez mais ela se afasta das suas origens de Dois Rios.

A verdade é que, mesmo que Jordan escrevesse um livro de receitas, eu seguiria lendo com o mesmo entusiasmo que eu tinha no primeiro. Eu já me apeguei demais aos personagens, eu preciso saber o que vai acontecer e eu não me importo com a falta de eventos. Para mim, ler os livros de Jordan é como reencontrar amigos que não vejo faz um tempo, e eu me importo tanto com eles que quero ouvir cada detalhe das histórias entediantes de todos. E acho que, sete volumes e quase 9 mil páginas depois, a história é para os fãs, para os poucos e bons que ficaram por aqui depois de tanto tempo.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2022/01/ja-li-152-roda-do-tempo-vol-7-uma-coroa.html
Victor 09/03/2022minha estante
Concordo com você em tudo, inclusive que meu favorito da vida, Mat, ganhou destaque nesse volume.

Paulino | @maatheus.paulino 07/01/2022

O mais fraco até aqui
Muita enrolação. Se pegasse só os acontecimentos importantes, daria metade do livro... Final fraco demais, algo tão importante colocado em 10 páginas.
Mat salvou o livro, senão seria 1 estrela

Campos 27/12/2021

Demorou para engrenar
Adoro a Roda do Tempo, o universo a forma como tem diversos personagens. Mas me cansa as vezes o espaço das publicações, eu esqueço nome de personagens, aonde estavam e o que faziam. Esse volume ainda fica preparando várias situações e parece que demora a evoluir

Álefe 22/12/2021

Um dos melhores até aqui
Finalmente temos em mãos o sétimo livro de a Roda do Tempo em português! Demorou anos para a editora lançá-lo, mas quem sabe agora com o sucesso da série da Prime Video não lancem os próximos mais rápido.

Este sétimo livro continuou muito bem a melhora mostrada no sexto livro, “O Senhor do Caos”. O desenvolvimento da história em “Uma Coroa de Espadas” foi ainda melhor. O que reacende aquele chama da série que se perdeu um pouco entre os volumes quatro e cinco.

Rand, Perrin, Min e cia retornam a Cairhien e se preparam para um confronto com Sammael, um dos Abandonados.

Enquanto isso, Egwene, agora Trono de Amyrlin, tem que lidar com conspirações dentro da Torre Branca. Em paralelo, ela envia Lan para ajudar Nynaeve, Mat, Elayne e Aviendha a procurar um dos ter’angreal, a Tigela dos Ventos.

A escrita de Robert Jordan é muito gostosa de se ler. Minha única crítica é em relação aos constantes diálogos e passagens que pouco acrescentam a narrativa. Muita coisa poderia ser enxugada para não deixar tais momentos tão prolixos.

Eu ainda estou apenas na metade da série, muito ainda tem pra acontecer. Mas fico ansioso agora para o oitavo livro, assim como para a próxima temporada da adaptação pra TV. Vocês conhecem os livros e/ou estão assistindo a série?
Talles 23/12/2021minha estante
Estou terminando o primeiro volume e adorando esse mundo grandioso de Jordan. A série tb está muito boa, mesmo apresentando mudanças na história em relação aos livros, porém é uma adaptação.

Álefe 23/12/2021minha estante
Sim, é muito bom, tanto livro quanto série, apesar das diferenças!

Lílian 03/12/2021

Parecia que não ia, mas terminei.
Infelizmente, a minha experiência de leitura deste livro parece ter sido muito contaminada pelo desânimo geral do momento pandemia, fome, crise, perdas e eu esperava o contrário, que o livro fosse um passaporte para outro lugar. Não é justo, mas é muito provável que eu não tenha conseguido me empolgar por isso.

Bom, da parte literária, achei que houve um bom desenvolvimento do personagem de Mat, que é um dos meus preferidos, eu gosto dos anti-heróis.

Avienda, Min e Elayne continuam sendo praticamente pesos mortos, a primeira e segunda infinitamente mais do que a terceira. Realmente me incomoda ficar arrastando personagens que parecem ser impostantes, mas não chegam a se destacar de fato. Ei, já estamos no meio da saga!

Então, Nynaeve avança mais um pouco, embora continue irritante, e parece que continuará a crescer, assim como Perrin e Egwene, que sumiu cedo nesse livro, mas deixou uma boa história encaminhada.

Rand, claro, teve o seu devido destaque e até que eu gosto dele, mas não tanto assim. Acho um personagem um tiquin monocromático, de quem eu já sei perfeitamente o que esperar. As dores dele sempre são as mesmas, as mesmas reclamações, as mesmas ladainhas, por mim juntava com Nynaeve, que sobrava mais de um certo senhor para as leitoras sedentas. Haha! =P
Ander 06/12/2021minha estante
Xiii kkkkk

Jussara 05/11/2021

Coroa de espadas é um bom livro, eu sinto a história evoluindo, mas me parece que a gente acompanha mais de perto coisas que eu não sei se terão um papel muito importante no futuro da história? No final acabei gostando mais fique com a sensação de que perderia ser melhor

1 | 2 | 3 | 4 | 5