A lagoa

A lagoa Pablo Praxedes

Resenhas -

KirstieS 07/05/2022

Envolvente e surpreendente.
Um conto que dá de devorar rapidamente e que te prende nele e nos segredos de uma pequena vila até a última página, que te faz torcer e te deixa angustiado com uma reviravolta que eu honestamente não esperava.
Segredos e Amor, até onde cada uma dessas coisas pode levar um ser?
Thaíssa Pereira 07/05/2022minha estante
Olá estou começando um IG literário,ficaria muito feliz e grata se pudesse seguir @livros.por.thai
Obrigada! Boas leituras

@lucassntn 23/08/2021

Surpreendente
É uma história surpreendente não só por destoar das publicações anteriores do autor (por mais que ele nunca se afaste de sua voz), mas também pela ambientação, pelos personagens e, claro, pelo final maravilhoso. É um conto super rápido de ler, muito envolvente e que deixa aquele gostinho de quero mais. Curiosíssimo para saber se Pablo Praxedes vai continuar a explorar esse universo da lagoa e dessa vila misteriosa (espero que sim!).

João Vitor 30/08/2021

FASCINANTE!!!
Em "A Lagoa" vamos conhecer a realidade de um vilarejo do interior do Rio Grande do Norte, em que todo seu povo constroi suas relações e esperanças em torno da figura dA Lagoa. Basicamente Ela retorna a cada 50 anos e é a responsável por trazer a esse povo e essa região prosperidade e tudo o que há de bom. No entanto, para isso ela exige algo em troca: um sacrifício.

É nesse contexto que nos é introduzido o personagem de Bento, que a princípio só sabemos que perdeu seu grande amor Lúcio para A Lagoa há 50 anos atrás. Porém, Ela retorna e, consequentemente, Lúcio também. É a partir daí que a história progride e entenderemos mais tanto da relação entre os dois como dos segredos do vilarejo.

Esse conto foi meu primeiro contato com o Pablo e não poderia ter sido melhor. Eu devorei o conto (até por ser bem curtinho) de uma vez porque simplesmente não conseguia largar. É uma história que, a princípio, parece confusa com muitos segredos no ar, mas essa é justamente a graça. Ela possui várias camadas que vão nos sendo apresentadas conforme a leitura progride.

Os elementos regionais me pareceram muito gráficos também, o que me fez visualizar cada cena de forma super fácil, o que eu amei. Além disso, o final............... é SURPREENDENTE DEMAIS.

Meu único desejo no momento é saber MAIS dA Lagoa, entender melhor sobre a história dela. Então, Pablo, POR FAVOR, continue escrevendo mais histórias nesse "mundo", tem criança chorando aqui!!!!!

Carolina1935 09/09/2021

Bom, mas faltou alguma coisa
Em um vilarejo isolado no Rio Grande do Norte, uma lagoa retorna a cada cinquenta anos, trazendo prosperidade para o povo, masss custas de um sacrifício. Bento passou os últimos cinquenta anos de sua vida esperando por Lúcio, o amor de sua vida que se sacrificou em prol de um bem maior. Quando ele retorna, Bento decide que vai fazer de tudo para não passar mais nenhum dia sequer longe dele.

Esse é aquele tipo de livro que te fisga pela sinopse. Bem misteriosa, mas que ao mesmo tempo apresenta uma proppsta bastante interessante, ela já me deixou muito ansiosa e cheia de expectativas. Mas eu sinto que talvez deveria ter ido com um pouco menos delas. Não que o livro seja ruim, muito pelo contrário, ele é sim bom, mas, pra mim, não passou muito disso.
A ambientação da cidade é muito bem feita, principalmente devido a escrita do autor, que nos passa o que é necessário, sem parecer uma grande aula de história. Já li outros contos do mesmo e posso dizer que aqui sia escrita parece ter evoluído um bocado. O culto criado em volta da lagoa é muito interessante e traz um diferencial para a história, principalmente por ser mostrado em duas linhas do tempo distintas, com personagens diferentes, para que possamos entender a relação de cada um com ela (a lagoa).

Mas eu meio que esperava mais, sabe? Entrei aqui sabendo que seria um conto, mas quando o final do arquivo foi se aproximando eu até esperava que houvesse um erro e tivessem mais páginas. E isso meio que complementa minha outra critica, que é bem pessoal. Porque por mais que eu tenha achado a história muito bem escrita, não consegui me conectar muito com ela. Aquela coisa de se apaixonar completamente (mesmo que as vezes ela nem seja tão boa), se importar com os personagens, passar todo o tempo que não estou lendo pensando neles e querendo ler. Não tive isso com "A Lagoa", infelizmente, e talvez eu quisesse mais páginas pra que tivesse a chance de me conectar melhor com a história.

No final, o conto é bom, e vale minhas três estrelas, mas faltou um 'que'  mais pra que alcançasse mais.

Cicin 02/11/2021

Amei conhecer a história do Bento e do Lúcio, esse vilarejo e a Lagoa, espero que o autor escreve mais sobre esses personagens!

lipelimma 04/11/2021

Uma mensagem bonita sobre o amor, com toque de mistério e o altruísmo sendo o ponto forte da história. Primeiro conto do autor que leio e recomendo.

BrUnO 21/11/2021

BISHA KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Depois de devorar todos os contos do carcarás, fiquei orfão e esperei até algum deles entrar no kindle unlimited, e quando descobri que entrou algum novo, eu TIVE QUE VER. Olha meus amores, esse é bom, tem uma vibe bem misteriosa e um plot simples, inicialmente previsível (o que não é ruim) mas muito bem escrito e bem feito. Achei extremamente gostoso e a vibe melancólica e mais lenta desse conto (acho que o mais sentimental do carcará que li) é maravilhosa.
Ah, e tem gays.

Fernanda2168 03/12/2021

AAAAAAA
Amei esse conto. Amei a tensão construída, amei toda a história que envolve a lagoa, amei o casal. QUE PLOT TWIST

JúSilvestre 08/12/2021

Espera um pouco mais
É muito interessante ver como o autor coloca todo o mistério em volta da Lagoa e de como todos os habitantes e bem como seus Anciãos parecem guardar um segredo imensurável.

Gostei bastante da forma como o texto foi apresentado, mostrando o passado e o presente para que dessa forma o leitor compreendesse o que havia acontecido, PORÉM acho que foi exatamente aqui que o fio se solta.

O mistério envolta da Lagoa não é explicado, apenas da a entender que é algo obscuro. Mas me pergunto obscuro a que ponto? O que acontece? Porque alguém é dado como sacrifício em troca de abundância? Porque de 50 em 50 anos, o que de fato acontece nesse período com a pessoa que misteriosamente volta sem memória nenhuma dos fatos?

Achei confuso, gostaria de um aprofundamento e explicação dos fatos descritos. Não fez sentido pra mim

Gessy 05/01/2022

Quero mais.
Essa resenha é para exigir que o senhor Pablo escreva e logo mais sobre a lagoa, o vilarejo, TUDO!!!! Eu preciso de mais.

vcmechamademar 08/01/2022

Único!
Acho incrível como o Pablo Praxedes tem um jeito único e peculiar de escrever, criando histórias cativantes e muito bem boladas, mesmo que sejam curtinhas...

Você 10/01/2022

A Lagoa
A Lagoa é um conto instigante e que te prende desde o início com a atmosfera misteriosa da cidade e da Lagoa. Os personagens são ótimos e o final é surpreendente.

GLIGLI 21/01/2022

???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????