Além do Oceano

Além do Oceano Maja Lunde

Resenhas - Além do Oceano

Diego Vertu @outro_livro_lido 24/07/2022

Causas ambientais
Na Noruega de 2017 acompanhamos a história de Signe, uma mulher de 67 anos, que se incomoda com a exportação de Gelo da Noruega. Em Flashbacks da sua infância vamos que Signe sempre foi ativista da causa e já denunciava os impactos da construção de uma Hidroelétrica.
Na outra linha do tempo em 2041, David chega a um acampamento acompanhado de sua filha Lou. David foge de incêndios e dos chamados países secos, no acampamento conseguem um pouco de água para sobreviver. Nas redondezas David e Lou encontram um barco que será o ponto principal da história.
A leitura é interessante, reflexiva e atual. Mostra como o meio ambiente é "vendido" e como a discussão sobre o aquecimento global é encarado com desprezo por pessoas e governantes ignorantes. A luta pela água nesse futuro próximo é muito real e entendemos se não mudarmos nossas atitudes podemos sofrer com a falta de água. A linguagem do livro é formal intercalando com alguns pontos informais que é bem interessante.
Onde peca? No enredo, poderia ser contado de uma outra forma. Signe acaba o livro inteiro num barco e contando suas lembranças. David faz muitas burradas e fica se arrependendo depois. O que incomoda é que é um livro vendido como causa ambiental e as vezes foca em dramas pessoais ao invés do assunto que foi propriamente escrito. A ligação das histórias também achei fraca, poderia ser mais desenvolvida. Mas vale a pena a leitura fica com uma nota de 3,5/5,0
APaula.Maia 24/07/2022minha estante
Exatamente! Esperava mais foco na causa ambiental e uma conexão melhor entre as histórias entrelaçadas, com um desfecho talvez um pouco diferente.

Patriciareadsss 29/11/2023minha estante
Você descreveu tudo q senti lendo esse livro. Quanta decepção, tinha muito potencial,mas a autora simplesmente trata a narrativa com o mínimo de profundidade. E que final mal desenvolvido.

Gabs.Fitz 16/10/2022

Decepcionante
Comecei encantada pela capa e pelo tema, mas conforme eu avançava parecia que estava descendo uma ladeira num trem descarrilhado.

A ideia era realmente ótima e severamente importante, mas é fraco e superficial. Incapaz de me fazer sentir empatia por qualquer um ali porque falta desenvolvimento de personagem e narrativa.

Acho que é uma das minhas maiores decepções desse ano. Por fim, deixo uma citação retirada do começo do livro, antes da decepção começar:

"O estalo do gelo é um dos sons mais antigos da Terra, e me dá medo, sempre me deu medo, é o som de algo que está se desfazendo."
Lucas990 16/10/2022minha estante
Decepcionante DEMAIS

Leticiavazl 11/10/2021

Livro importante
Esse livro foi uma grande surpresa, no bom sentido. Já sabia que o tema é extremamente importante (a água e a relação humana com ela), mas não imaginava que a autora trabalharia tão bem duas visões tão diferentes ao longo desse romance.

Esse livro fez eu me sentir aliviada por ainda estarmos em 2021 e ainda poder aproveitar a chuva; fez eu me sentir triste por pensar que talvez as gerações seguintes não possam desfrutar de algo tão simples e comum para nós e fez eu me sentir ainda pior por saber que tabém é minha culpa; fez eu me sentir esperançosa sobre as relações humanas e fez com que eu me identificasse com personagens nada perfeitos de uma forma extremamente natural.

Todos deveriam ler esse livro é refletir sobre nossas ações, nosso futuro enquanto especie, nossas atitudes individuais e coletivas

Leti 11/11/2021

Muito emocionante
Além do Oceano de Maja Lunde é um livro profundo que trata de modo incrível a finidade da água em um futuro próximo. A narrativa é intercalada entre Signe, uma mulher ativista de quase 70 anos no ano de 2014, e David em 2041, o qual foge de sua cidade natal com sua filha pequena e na pressa de escapar das chamas e da seca, acaba se separando de sua mulher e seu filho mais novo.
A trama gira em torno de Signe fazendo de tudo para preservar a natureza e seu bem mais precioso: a água, e das necessidades que a população enfrenta anos depois com a sua escassez. O destino dos dois narradores se entrelaça de uma forma única e inesperada quando David encontra uma embarcação abandonada, a qual pode mudar o destino do mundo.
A escrita de Lunde é de certa forma um pouco complexa, uma vez que a narração muda constantemente de personagens avançando e voltando anos, logo é necessário prestar atenção aos detalhes para não perder a essência do livro.
Maja Lunde transforma a personalidade dos personagens conforme o ambiente no qual vivem, no caso de David, ele se torna uma pessoa egoísta, capaz de roubar, brigar e trair em função do desespero e da fome, já Signe é capaz de largar uma vida economicamente estável e um relacionamento de anos para lutar por causas aparentemente perdidas.
Em alguns momentos da leitura eu lembrei do livro O Cortiço de Aluísio de Azevedo, no qual o escritor nos mostra como o ser humano pode mudar completamente suas ações e pensamentos em um ambiente diferente do seu habitual; e como a escritora de Além do Oceano faz essa mudança é incrível, de forma gradativa, muito bem escrita e interessante.
Eu acho uma leitura extremamente válida, o livro nos faz repensar sobre o quanto somos privilegiados por termos tanta riqueza natural em nosso país, além de nos conscientizar em como é importante cuidar do meio ambiente.
Além do Oceano foi um livro 4 estrelas para mim, não dei nota máxima em função de não ter muitos plot twists e ação, porém os pontos positivos da leitura são muitos, além do conteúdo em si ser importantíssimo, logo recomendo o livro para quem gosta de distopias, relacionamentos e personagens complexos.

iammoremylrds 24/01/2022

a história é bem impactante, trazendo principalmente reflexões importantíssimas sobre a relação entre a água e o ser humano e se é muito bem trabalhada essa relação no livro, abordado de maneira profunda.

Anne 12/02/2022

"O instinto de proteção fracassou"
Além do Oceano é possivelmente o livro que te dará o maior soco no estomago que você já recebeu. Simplesmente, por que é extremamente próximo de nós. Talvez seja, uma prévia do nosso futuro e isso é aterrorizante. Com dois tempos - 2017 e 2041 - acompanhamos duas histórias, de uma ativista ambiental em que, podemos ver ações sendo tomadas que trarão as consequências para 2041. Um futuro sem água, comida e insetos, com campos de refugiados, seca e queimadas.
O presente transmite uma sensação de derrota, por que é retratado o que estamos fazendo com os recursos naturais, retrata o quão irresponsável somos, o quão cegos nos fazemos. O futuro é angustiante simplesmente por ser o que enfrentaremos. Vemos as ações e consequências em uma virada de página.
A escrita é real, poética e fluída. Não há muitos plot twists - ou não há nenhum - mas não é um livro que necessite disso. Na verdade, não acredito que seja algo que caiba nesse contexto. É simplesmente o futuro se não houver uma mudança em nossa postura frente aos problemas ambientais que já causamos. Ao mesmo tempo, é uma exposição de nossos erros como seres humanos com a natureza, nossos filhos, netos, bisnetos e todas as próximas gerações. Porque sim, falhamos brutalmente.

Elane.Medeiross 26/02/2022

Uma leitura impactando sobre uma realidade que talvez não esteja tão longe de nós assim.
Em além do oceano a gente vai encarar a crise hídrica de frente, e é simplesmente aterrorizante!!

Kelly Barbosa 28/06/2022

Gelo norueguês, mudança climática e a escada
Além do Oceano acompanha as vidas de Signe e David, em países e momentos históricos diferentes, mas conectadas pelas mudanças que a presença e as escolhas humanas provocam no planeta.
Não é um tratado ou um texto panfletário. Ainda assim é um manifesto, pois, enquanto anos, filhos e amores são perdidos e encontrados pelo caminho, está onipresente aquilo que sustenta a vida em todos momentos e em todas as suas formas: água congelada, novamente liquefeita, dessalinizada, ausente.

O vazio deixado pela escassez de água potável e o desamparo dos que veem o gelo sumir, ou precisam migrar, fugindo da seca e do fogo, são ainda mais tocantes para nós, brasileiros, ou qualquer habitante de nações periféricas. Por quê? Porque, para nós, o estado de bem-estar social ainda é apenas um sonho que desejamos ardentemente. Custe o que custar.

Impossível não pensar na premissa do livro Chutando a escada - A estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica, e em como a escada pela qual os países desenvolvidos subiram não pode ficar de pé, por suas próprias consequências, para elevar toda a humanidade. Um novo desenvolvimento é necessário.

ahgavi 04/02/2024

Vai além de quem somos
O livro mostra muito o quão egoísta o ser humano pode ser. É uma reflexão gigantesca no quanto isso afeta direta e indiretamente as pessoas ao seu redor.

pedro2576 04/08/2022

superou minhas expectativas
comecei a ler sem noção alguma do que se tratava e fiquei impressionado !
ao mesmo tempo que trata de assuntos importantes e que deveriam ser mais discutidos como desastres ambientais, te envolve numa narrativa leve e que prende bastante!
a ambientação é imersiva e te transporta facilmente e completamente pra dentro da noruega ou de uma frança durante uma crise hídrica. os personagens (principalmente a signe) são muito bem desenvolvidos e possuem uma carga emocional tão intrínseca que os torna verdadeiramente humanos.
sem dúvida, uma leitura que valeu muito à pena.

iara170 09/08/2022

Achei a história muito fraquinha. Grande parte dos capítulos da Signe eram meio "inúteis" pro desenvolvimento da história e pareciam muito deslocados em comparação com os capítulos do David.
Para mim, o que fez esse livro ser levemente interessante foi a história do David e da Lou.

Lucas990 30/09/2022

O assunto (problemas ambientais e futuro do planeta) é interessante mas a história é bem chatinha, o resultado disso é um livro completamente passável.
O livro é narrado por dois personagens que viven em um espaço e tempo diferentes (Signe vive na Noruega de 2017 e David vive na França de 2041), Signe já está preocupadíssima com as consequências ambientais devastadoras do futuro enquanto David vive essas consequências na própria pele enquanto luta pela sua sobrevivência e a de sua família. Particularmente eu achei que os capítulos do David são mais interessantes, ao passo que os da Signe são bem arrastados. O livro como um todo promete e quase cumpre, mas infelizmente não chega lá. Uma pena.
PS: a capa é bem bonita.