O Livro do Conforto

O Livro do Conforto Matt Haig

Resenhas -

Joyce 11/05/2022

Um livro que nos traz conforto!
Esse livro é uma coletânea de reflexões sobre a vida, especialmente para quem convive com a ansiedade e a depressão. O autor algumas vezes fala sobre sua experiência com a doença e compartilha pensamentos e reflexões que o ajudaram em momentos difíceis.

É uma ótima leitura, inclusive se você estiver passando por algum momento difícil.

LaurinDa 04/05/2022

O óbvio de tão certo, é fácil ser esquecido
Esse é daqueles que abraça a gente em cada palavra. Um lembrete pros dias difíceis que nos faz lembrar do que realmente importa!
É lindo e reconfortante S2

Paola 15/03/2022

Óbvio e necessário
Sabe aquele livro que você não gosta mas gosta ao mesmo tempo? Pra mim essa leitura foi assim. Embora tenha muitas ideias que fizeram sentido, muitas daquele tipo que a gente sabe mas sempre é bom reforçar, outras foram tão abstratas e repetitivas que me vi, principalmente no final, correndo com a leitura só pra acabar o livro logo e partir pro próximo.
De qualquer forma, principalmente por ser um livro curto, não acho que tenha sido um desperdício de tempo a leitura desse livro.

Anya 19/08/2022

Tudo bem não estar bem.
Penso que esse livro, mesmo classificado como auto ajuda, seja diferente dos demais. Ele não fala coisas como ?você vai sair dessa! Tente mais! Sorria mais!? de forma direta. Pelo contrário, ele te faz refletir sobre tudo isso. Sobre toda a positividade que é imposta 24/7 ao ser humano.
Em alguns capítulos o autor provoca várias reflexões e, em outros, nenhuma. Alguns possuem 3 ou 4 páginas, outros são somente uma frase curta.

Acima de tudo, ele é realmente um conforto para o leitor. Não somente o conforto de que tudo, um dia, ficará bem ? mas que tudo, um dia, vai acabar. Conforto, também, ao normalizar o caos e a tristeza. Conforto na aceitação, assim como na esperança.

Mais do que eu marquei esse livro (e olha que marquei muitas frases e escrevi meus pensamentos), sinto que ele me marcou. Não como um livro que me deu cinco passos para aproveitar a vida, mas como um livro que mostrou algumas de suas fases.

Uma surpresa positiva.

Recomendado a qualquer instante, em uma fase positiva ou negativa sua e, de preferência, acompanhado de uma xícara de chá ou café. E, claro, marca-textos.

Paulo Schwalm 11/03/2022

O equivalente literário a um abraço na vida real! Bom demais, recomendo muito. Livro de se ter do lado da cama e reler todo ano.

AdrielleSantos 10/02/2022

o livro contém histórias da vida do próprio autor alternadas por citações de outras pessoas, listas de músicas/filmes...
eu gostei bastante mas nada extraordinário.
se você procura um livro com mensagens positivas, esse é o livro certo.

Ana Clara 05/02/2022

Essencial.
Essa é a leitura que todos deveriam dar uma chance. Emocionei em muitos momentos, me vi nesse livro em diversas vezes. Recomendo a todos.

Yara Benevides 31/12/2023

Um livro de leitura rápida, porém melhor aproveitado se lido uma ou duas entradas por dia. É realmente um livro de conforto.

Thais 30/01/2022

@Amigadaleitora
'O Livro do Conforto' é dividido em partes e cada uma delas traz reflexões sobre o milagre de estar vivo, confesso que achei que o livro traria muito sobre gratidão, mas não é só sobre isso, são variados os temas:

Vida
Esperança
Rotina
Valorização da vida
Hábitos

A gama de assuntos é imensa e a cada página o leitor se depara com uma reflexão, eu li vagarosamente cada página, pensava, refletia e anotava os insights em um caderno. Haing traz nessa obra uma linguagem fluida, muito pessoal e acolhedora, senti cada sentimento de uma vez e por outras o misto de vários sentimentos, isso foi muito legal! Se eu pudesse definir a sensação de ler esse livro seria "sensação de coração quentinho"!

Como eu já disse, os textos são daqueles que fazem você parar e pensar e até mesmo questionar suas cobranças a si mesmo, Matt mostra que o que temos mais perto de nós, somos nós mesmos e às vezes nas listas de prioridades nós colocamos em último lugar, falamos sim para tudo e todos e não para nós. O autor fala sobre ansiedade do ponto de vista dele, que tem transtorno de ansiedade e depressão há anos, isso é um aspecto interessante, pois ele não está falando de fora do problema, diz como lidou e isso pode ajudar muita gente!

Cada página tem textos curtos e isso ajuda na fluidez da leitura, além disso, a escrita do autor é ágil, certeira e capaz de fazer com que uma pequena frase tenha uma imensidão de significado, esse livro faz jus ao nome escolhido, pois através das palavras do autor o conforto vem. Se você está procurando uma leitura que engradeça e te conforte (no meio do caos que temos vivido), então coloque na sua lista essa obra de Matt!

Confira a resenha na integra lá no blog!
Resenha escrita pela colunista Camila Oliveira.

site: http://www.amigadaleitora.com/2022/01/resenha-o-livro-do-conforto-intrinseca.html

Pucca.Farion 21/01/2022

"Um livro para se inspirar, refletir e se acalentar em momentos difíceis ou para simplesmente aproveitar melhor a vida

No mundo estressante e imediatista em que vivemos, é cada vez mais comum que as pessoas desenvolvam doenças como transtorno de ansiedade e depressão. Sentimentos de angústia, medo do futuro, vazio e profunda tristeza podem chegar de mansinho e tomar conta de tudo, e às vezes parece que nada vai melhorar. Mas vai. Esta é a principal mensagem de O livro do conforto, um compilado de reflexões, dicas e pequenas doses de esperança que nos consolam, ajudam a atravessar momentos difíceis ― ou a nos fortalecermos para eventualmente encará-los ― e oferecem novas maneiras de ver o mundo e a nós mesmos.

Matt Haig, que superou ele próprio momentos sombrios de depressão, escreve com leveza e nos mostra como tudo, por mais complicado que pareça, pode melhorar se mudarmos nossa perspectiva. E que as coisas passam e dias melhores vêm. Misturando filosofia, memórias e autorreflexão, além de compartilhar da sabedoria de grandes filósofos e personalidades ― de Marco Aurélio a Nellie Bly, de Emily Dickinson a James Baldwin ―, Haig também brinda o leitor com conselhos práticos e listas com músicas e filmes para relaxar.

Ler este livro é como ouvir o conselho de um bom amigo ou receber o conforto de um abraço, ideal para os momentos em que simplesmente desejamos comemorar o milagre incompreensível de estar vivo."

Livro perfeito para este período de pandemia.

O autor traz um misto de citações, pensamentos e histórias que aconteceram com ele para ajudar a superar os momentos difíceis.

Ao se abrir sobre a sua luta com a depressão e ansiedade e contar o que funcionou para ele, ele nos faz pensar em coisas e pensamentos que podem nos ajudar nos momentos mais difíceis. São vários capítulos curtos (1 a 2 páginas) que merecem ser lidos com calma e apreciados.

Eu, particulamente, gostei das citações que ele trouxe. Exemplo:

Anne Lamott: “os faróis não saem correndo pela ilha para salvar os barcos; eles só ficam ali parados, brilhando”.

Para resolver um problema, é útil examiná-lo. Não é possível escalar uma montanha que você finge não existir.

Nem toda fruta precisa ser uma maçã. É exaustivo demais passar esta existência como outra pessoa. Se você é uma romã, seja uma romã. Obviamente, é provável que haja mais gente que não gosta de romãs do que gente que não gosta de maçãs, mas, para aqueles de nós que gostamos de romãs, elas são as preferidas.

“O que importa não é o que acontece com você, mas como você reage a isso.” Epiteto

Para quem que inovar na leitura ou começar o hábito de ler, é uma ótima pedida.

Thaisa 20/01/2022

Um livro fora da minha zona de conforto... que me confortou!
Matt Haig, autor de livros como "A Biblioteca da Meia-Noite", "Os Humanos" e "Um Menino Chamado Natal", passou por uma vida turbulenta, lutando contra distúrbios de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e pensamentos suicidas. Em "O Livro do Conforto", Haig reúne suas reflexões sobre tudo aquilo que tem aprendido com a vida - e como, mesmo nos piores momentos, o fato dela ainda existir simboliza uma esperança infinita de que as coisas possam melhorar.
Eu não costumo ler livros de não-ficção pelo simples fato de me conectar mais com as ficções, então confesso que não lia um livro que entra na categoria de autoajuda há muitos anos. No entanto, fiquei feliz por ter dado uma chance ao livro de Haig: nada do que ele escreve aqui é novo, original ou mesmo surpreendente; são pensamentos sobre como é a vida de alguém com diversos transtornos e como ele consegue encontrar momentos de beleza em meio ao caos. Mesmo que, basicamente, todo o conteúdo encontrado nessa obra seja de conhecimento geral, também traz pontos importantes que precisam ser lembrados, reforçados e destacados sempre.
Eu me senti muito próxima do autor e de seus dilemas, já que também sofro com distimia, transtorno de ansiedade generalizada, síndrome do pânico e sou neurodivergente - o que sempre falei abertamente sobre, porque o estigma sobre doenças mentais precisa acabar - e a saúde mental é algo que, muitas vezes, menosprezamos, mas que é de uma extrema importância na nossa existência.
Gostei bastante de como "O Livro do Conforto" serve, de fato, para confortar, pontuando a realidade de alguém que precisa lutar diariamente contra tantas dores: o autor ressalta frases de impacto que ressoam fundo, faz listas de pequenas coisas que o ajudam a viver no dia-a-dia, mostra, sem depreciar os sentimentos e as emoções do leitor, como é possível sobreviver - não enxergando, apenas, a luz no fim do túnel, mas encontrando luzes em pequenos buracos dentro do próprio túnel.
No geral, tive uma ótima experiência e recomendo essa leitura tão necessária!

Daniela.Plesnik 13/08/2022

Esse livro e daqueles de se manter na cabeceira. Varias dicas que são importantes de lembrar de tempos em
Tempos. Amei ler e quero reler

Lena Soares Araújo 02/08/2022

O livro do conforto.
Há livros que trazem aconchego para o coração. Este é um exemplo. Carregado de bons conselhos mensagens de esperança. É leve, acolhedor e nos leva a refletir sobre o valor da vida, sobre a nossa maneira de enfrentar os problemas que surgem diante de nós.

Não espere uma leitura eloquente e bem estruturada. Tem de ser lido pausadamente, assimilando o que é bom.

Identifiquei-me com muitas histórias e situações, porém não tive um espírito cooperativo em relação a filosofia de vida pregada no livro. Embora respeite quem siga.

Em suma, valeu conhecer o autor. Boa leitura! ?

Buh 06/04/2023

O livro do conforto que realmente te traz algum conforto
Foi legal o livro. Sou suspeita pra falar pq normalmente gosto de livros de desenvolvimento pessoal, mas sempre acabo esquecendo várias partes deles, é como se não conseguisse guardar na memória e nem lê-los devagar.
Enfim, mas é um livro que realmente traz algum conforto em algumas passagens, principalmente quando eu estava mal ou triste ele trazia uma pitada de esperança!
Recomendo!

oiamandah 24/06/2022

Livro leve, delicado e com passagens lindas a respeito da vida e das experiências que o autor teve.

Achei uma graça as listas de músicas, filmes e dicas que ele deixou ao longo da leitura...fiquei com a sensação de que ele fez uma espécie de diario com lembretes positivos sobre a vida e o viver :']

É uma leitura bem gostosa pra fazer antes de dormir, sabe? Super relax.