O Livro do Conforto

O Livro do Conforto Matt Haig

Resenhas -

gvnnrs 03/12/2022

"A esperança está disponível para todos. Não é preciso negar a realidade do presente para ter esperança, apenas saber que o futuro é incerto e que a vida é composta tanto de luz quanto de sombra."

"O que perdemos em amplitude ganhamos em profundidade."

"O céu não fica mais belo se você tiver uma pele perfeita. A música não soa mais interessante se você tiver um abdome tanquinho. Os cães não são companhias mais divertidas se você for famoso. A pizza é gostosa independente do cargo que você ocupa. O melhor da vida existe além das coisas que somos encorajados a almejar."

"Não conseguimos simplesmente desfrutar o ato de ser por conta de tudo que está inacabado. Aqueles e-mails sem respostas, as contas a pagar e os objetivos não alcançados. Como conseguimos apenas ser quando há tanto para fazer?
O sonho mais difícil de realizar é o sonho de não ser atormentado pelos sonhos que não realizamos. Lidar com o fracasso e aceitá-lo como uma condição humana natural. Ser completo na nossa incompletude. Ser livre das algemas da memória, da ambição. Ser livre da comparação com outras pessoas e com outras versões hipotéticas de nós mesmos e viver o momento sem nenhum outro objetivo, para existir com tanta liberdade quanto o próprio tempo."

"Arruinar o presente com preocupações sobre o futuro é como botar fogo no seu bem mais precioso simplesmente porque você pode vir a perder, um dia, outros bens que ainda nem possui."

"A curiosidade e a paixão são inimigas da ansiedade. Mesmo quando fico profundamente ansioso, se sinto curiosidade suficiente em relação a algo do lado de fora, isso pode me ajudar a sair daquele estado. Música, arte, filme, natureza, conversa, palavras."

"É sempre bom saber como tantos aspectos da vida pareceriam instantaneamente maravilhosos caso se tornassem raros. Somos todos tão abençoados pela abundância de encantamento neste planeta e neste universo que estamos anestesiados diante de tudo isso. E, com frequência, é apenas nas ocasiões de crises intensas que tais coisas se tornam aparentes."

"Perdoar as outras pessoas é um ótimo exercício para perdoar a si mesmo quando chegar a hora."

"A ideia ocidental de autocapacitação requer que você se torne melhor, descubra o bilionário que há dentro de você, conquiste um corpo para exibir na praia, trabalhe, progrida. Diz que o presente não é suficiente. Isso é autodesprezo disfarçado de salvação.
Precisamos de autoaceitação. Autocompaixão. Nosso corpo, nossa mente e nossa vida atual não são coisas das quais temos que escapar. Precisamos nos lembrar do milagre confuso de estar aqui."

tteusbooks 08/01/2023

Sou suspeito a falar da escrita do Matt Haig. Que cara incrível. Mesma sensação de uma noite bem dormida. É um livro que deixa o coração quentinho.

romulorocha 07/12/2021

O livro do confronto, de Matt Haig 7/10 ??
O livro reúne uma série de reflexões do autor, suas experiências e vivências com a depressão, bem como algumas sugestões de coping.

É um livro leve, bem simples de ler. Porém, eu diria que chega a ser simples até demais. Há muita informação misturada, até sugestão de playlist ??o leitor irá encontrar.

O livro acaba caindo bem no estilo auto-ajuda.
Eu não curto muito.

#resenhasdoromulo
#olivrodoconforto
#matthaig

Lindëndil 18/06/2022

Um livro pra ler e reler
A leitura é fluida, e nos da uma sensação boa. Enquanto lia, tinha a sensação de que estava conversando com a minha psicóloga, sentia uma paz grande, uma compreensão.
Ele fala sobre vários sentimentos que nos dominam quando estamos em depressão, nos tratando de uma depressão, sobre crises de pânico e ansiedade. Nos identificamos com o autos ao longo da leitura. Recomendo muito.

Tati 04/10/2022

Ótimo
"...é sempre bom saber como tantos aspectos da vida pareceriam instantaneamente maravilhosos caso se tornassem raros. Somos todos tão abençoados pela abundância de encantamento neste planeta e neste universo que estamos anestesiados diante de tudo isso. E, com frequência, é apenas nas ocasiões de crises intensas que tais coisas se tornam aparentes."

Deby Guedes 01/09/2022

Reflexivo e relaxante
Esse livro é muito gostosinho de ler. Eu lia um pouco toda manhã durante o café e me sentia bem com as reflexões humildes e cheias de verdades. Eu recomendaria esse livro para aqueles que gostam de momentos reflexivos e relaxantes.

Thais 30/01/2022

@Amigadaleitora
'O Livro do Conforto' é dividido em partes e cada uma delas traz reflexões sobre o milagre de estar vivo, confesso que achei que o livro traria muito sobre gratidão, mas não é só sobre isso, são variados os temas:

Vida
Esperança
Rotina
Valorização da vida
Hábitos

A gama de assuntos é imensa e a cada página o leitor se depara com uma reflexão, eu li vagarosamente cada página, pensava, refletia e anotava os insights em um caderno. Haing traz nessa obra uma linguagem fluida, muito pessoal e acolhedora, senti cada sentimento de uma vez e por outras o misto de vários sentimentos, isso foi muito legal! Se eu pudesse definir a sensação de ler esse livro seria "sensação de coração quentinho"!

Como eu já disse, os textos são daqueles que fazem você parar e pensar e até mesmo questionar suas cobranças a si mesmo, Matt mostra que o que temos mais perto de nós, somos nós mesmos e às vezes nas listas de prioridades nós colocamos em último lugar, falamos sim para tudo e todos e não para nós. O autor fala sobre ansiedade do ponto de vista dele, que tem transtorno de ansiedade e depressão há anos, isso é um aspecto interessante, pois ele não está falando de fora do problema, diz como lidou e isso pode ajudar muita gente!

Cada página tem textos curtos e isso ajuda na fluidez da leitura, além disso, a escrita do autor é ágil, certeira e capaz de fazer com que uma pequena frase tenha uma imensidão de significado, esse livro faz jus ao nome escolhido, pois através das palavras do autor o conforto vem. Se você está procurando uma leitura que engradeça e te conforte (no meio do caos que temos vivido), então coloque na sua lista essa obra de Matt!

Confira a resenha na integra lá no blog!
Resenha escrita pela colunista Camila Oliveira.

site: http://www.amigadaleitora.com/2022/01/resenha-o-livro-do-conforto-intrinseca.html

Ana Clara 05/02/2022

Essencial.
Essa é a leitura que todos deveriam dar uma chance. Emocionei em muitos momentos, me vi nesse livro em diversas vezes. Recomendo a todos.

Anya 19/08/2022

Tudo bem não estar bem.
Penso que esse livro, mesmo classificado como auto ajuda, seja diferente dos demais. Ele não fala coisas como ?você vai sair dessa! Tente mais! Sorria mais!? de forma direta. Pelo contrário, ele te faz refletir sobre tudo isso. Sobre toda a positividade que é imposta 24/7 ao ser humano.
Em alguns capítulos o autor provoca várias reflexões e, em outros, nenhuma. Alguns possuem 3 ou 4 páginas, outros são somente uma frase curta.

Acima de tudo, ele é realmente um conforto para o leitor. Não somente o conforto de que tudo, um dia, ficará bem ? mas que tudo, um dia, vai acabar. Conforto, também, ao normalizar o caos e a tristeza. Conforto na aceitação, assim como na esperança.

Mais do que eu marquei esse livro (e olha que marquei muitas frases e escrevi meus pensamentos), sinto que ele me marcou. Não como um livro que me deu cinco passos para aproveitar a vida, mas como um livro que mostrou algumas de suas fases.

Uma surpresa positiva.

Recomendado a qualquer instante, em uma fase positiva ou negativa sua e, de preferência, acompanhado de uma xícara de chá ou café. E, claro, marca-textos.

AdrielleSantos 10/02/2022

o livro contém histórias da vida do próprio autor alternadas por citações de outras pessoas, listas de músicas/filmes...
eu gostei bastante mas nada extraordinário.
se você procura um livro com mensagens positivas, esse é o livro certo.

JZ 14/11/2022

Depende do seu estado de espírito
Não sou muito de livros de auto ajuda, sequer me lembro como esse livro veio parar no meu kindle.
O que posso dizer é que a interpretação sobre ele ser bom ou ruim vai depender exclusivamente do seu estado de espírito naquele momento.

Algumas passagens são muito boas, quase como um soco na cara, pois me identifiquei com o momento que estava vivendo. Algumas outras são apenas chatas, porque não faziam muito sentido para mim ali. Vai depender de você mesmo. Gostei também quando ele contava sobre histórias de outras pessoas para provar um ponto.

O que eu achei chato, e isso ninguém pode discordar, é a repetição do autor em muitos momentos. Por exemplo, ele falou que começou a valorizar os momentos bons exatamente nos piores momentos de sua vida. Ok, justíssimo, mas essa frase foi destrinchada em 80 outras frases de mesmo sentido e espalhadas pelo livro. Em todo capítulo tinha isso. Muita repetição, não havia necessidade.
Posso estar sendo chatinha quanto a isso, mas estou comentando porque dei reviradinhas de olho em alguns momentos por conta desse fato

Paola 15/03/2022

Óbvio e necessário
Sabe aquele livro que você não gosta mas gosta ao mesmo tempo? Pra mim essa leitura foi assim. Embora tenha muitas ideias que fizeram sentido, muitas daquele tipo que a gente sabe mas sempre é bom reforçar, outras foram tão abstratas e repetitivas que me vi, principalmente no final, correndo com a leitura só pra acabar o livro logo e partir pro próximo.
De qualquer forma, principalmente por ser um livro curto, não acho que tenha sido um desperdício de tempo a leitura desse livro.

Léslie 31/12/2022

A vida é breve. Seja gentil.
"Seu valor não tem um porquê. Você é a medida certa. Você é o copo cheio. Você é digno de si mesmo, e isso sempre basta."

Impossível escolher apenas um trecho desse livro, ele é completo lotado de belas e necessárias palavras, realmente o nome faz juz, é um conforto pra alma. Livro de cabeceira para nos tocar sempre que estivermos esquecendo do nosso potencial. Ele faz muito isso, nos eleva, nos faz refletir sobre nossa forma de enxergar esse mundo, de viver nossa vida, de privar nossos sentimentos. Tantas coisas que me senti tocada no momento certo a ler cada página com calma, com leveza. Tocou meu coração demais e sei que vou arrastar ele pra onde eu for, porque nunca é demais ter boas palavras para ouvir, nunca é demais nos sentir acolhido por alguém e eu me senti muito acolhida por esse livro.

Vale cada minuto do nosso tempo.
Vale demais.

LaurinDa 04/05/2022

O óbvio de tão certo, é fácil ser esquecido
Esse é daqueles que abraça a gente em cada palavra. Um lembrete pros dias difíceis que nos faz lembrar do que realmente importa!
É lindo e reconfortante S2