O Livro do Conforto

O Livro do Conforto Matt Haig

Resenhas -

Andressa Klemberg 31/01/2022

Conforto é saber viver
O livro é composto por textos que o autor realizou quando precisava acalmar a mente, pensar em coisas boas e reavaliar o mundo. Repensar o modo de ver as situações é uma das chaves mais importantes pra nossa saúde mental.
Ao longo do livro o autor, do queridíssimo A biblioteca da meia-noite, traz uma narrativa de não-ficção sobre diversos assuntos do nosso cotidiano e que envolvem nossa saúde mental.
É um livro que nos dá um abraço, nos desperta para o melhor em nós e no mundo.
A incerteza é a certeza das possibilidades.
Que bom que a temos, pois assim podemos ter esperança!

KellyDannielle 10/08/2022

Reflita
A minha expectativa era bem maior. No início achei as reflexões bem interessantes mas quase no final me perdi um pouco, talvez o foco diminuiu. Mas pode ser uma leitura rápida, se você tiver tempo.

gvnnrs 03/12/2022

"A esperança está disponível para todos. Não é preciso negar a realidade do presente para ter esperança, apenas saber que o futuro é incerto e que a vida é composta tanto de luz quanto de sombra."

"O que perdemos em amplitude ganhamos em profundidade."

"O céu não fica mais belo se você tiver uma pele perfeita. A música não soa mais interessante se você tiver um abdome tanquinho. Os cães não são companhias mais divertidas se você for famoso. A pizza é gostosa independente do cargo que você ocupa. O melhor da vida existe além das coisas que somos encorajados a almejar."

"Não conseguimos simplesmente desfrutar o ato de ser por conta de tudo que está inacabado. Aqueles e-mails sem respostas, as contas a pagar e os objetivos não alcançados. Como conseguimos apenas ser quando há tanto para fazer?
O sonho mais difícil de realizar é o sonho de não ser atormentado pelos sonhos que não realizamos. Lidar com o fracasso e aceitá-lo como uma condição humana natural. Ser completo na nossa incompletude. Ser livre das algemas da memória, da ambição. Ser livre da comparação com outras pessoas e com outras versões hipotéticas de nós mesmos e viver o momento sem nenhum outro objetivo, para existir com tanta liberdade quanto o próprio tempo."

"Arruinar o presente com preocupações sobre o futuro é como botar fogo no seu bem mais precioso simplesmente porque você pode vir a perder, um dia, outros bens que ainda nem possui."

"A curiosidade e a paixão são inimigas da ansiedade. Mesmo quando fico profundamente ansioso, se sinto curiosidade suficiente em relação a algo do lado de fora, isso pode me ajudar a sair daquele estado. Música, arte, filme, natureza, conversa, palavras."

"É sempre bom saber como tantos aspectos da vida pareceriam instantaneamente maravilhosos caso se tornassem raros. Somos todos tão abençoados pela abundância de encantamento neste planeta e neste universo que estamos anestesiados diante de tudo isso. E, com frequência, é apenas nas ocasiões de crises intensas que tais coisas se tornam aparentes."

"Perdoar as outras pessoas é um ótimo exercício para perdoar a si mesmo quando chegar a hora."

"A ideia ocidental de autocapacitação requer que você se torne melhor, descubra o bilionário que há dentro de você, conquiste um corpo para exibir na praia, trabalhe, progrida. Diz que o presente não é suficiente. Isso é autodesprezo disfarçado de salvação.
Precisamos de autoaceitação. Autocompaixão. Nosso corpo, nossa mente e nossa vida atual não são coisas das quais temos que escapar. Precisamos nos lembrar do milagre confuso de estar aqui."

Esmeralda 28/03/2023

Conforto ?
Comecei esse livro e outro juntos e a ressaca literária bateu FORTÍSSIMA!!
Mas esse livro me ajudou bastante, conselhos e desabafos bem profundos e legais, como o próprio nome já fala ele é um livro do conforto, se você quer se se sentir acolhido(a) leia!!
Só não sei mais estrelas porque não foi tão UAU como pensei, talvez eu só tenha lido no momento errado, mas não é um livro esquecível.

Magna 12/12/2021

Nada excepcional, mas pra um livro de autoajuda eu gostei. Tem umas coisas meio óbvias, mas adorei a ideia do autor de colocar listas de filmes e músicas também

Lu Azevedo 07/12/2022

O livro do conforto não é um livro pra ser lido de vez, mas aos poucos, com calma, tomando nota das diversas reflexões que o autor traz. Ele ficou do lado da minha cama e eu lia um capítulo por noite. É um livro bom, com frases que nos faz pensar e refletir

corabasc 25/12/2022

um livro para ler quando se sente perdido
06/2022

Eu comprei esse livro depois de um dia horrível no trabalho, um dia que me fez quebrar, e eu queria muito ler algo que poderia trazer um conforto diferente. O livro veio no dia seguinte e comecei a ler, e tenho que dizer que me ajudou, cada passagem dele contando algo diferente fez eu me sentir um pouco mais inteira. Não terminei o livro, teve passagens que nem li, pois gosto de lê-lo quando sinto que preciso.

Acho que para cada pessoa pode ser sim diferente, talvez para alguém seja inútil ou bobo, mas para mim foi reconfortante. Não é um livro de autoajuda e nem nada disso, é um livro de conforto, e não sei exatamente em que categoria isso encaixa, mas se tiver a oportunidade de ler, então leiam, mesmo que não seja aquilo que você costuma ler ou até gostar, vale apena ler algumas passagens.

qziacoelho 27/11/2022

Esse é daqueles livros que dá vontade de guardar pra sempre em um potinho.
A gente termina de ler com o coração quentinho e reconsidera tanta coisa.

"O momento mais poderoso na vida é quando você decide não ter mais medo."

Nathaly1 31/03/2022

Leitura de cabeceira excelente, um livro que realmente transmite muito conforto e aconchego, o livro traz frases, trechos, e textos do próprio autor, o que o deixa rico e não cansativo.

Dyego 16/02/2022

Esse é um daqueles livros pra deixar na cabeceira. A leitura é rápida, fluida, e se tornou um dos meus livros pra consultar naqueles momentos difíceis. Depois de uma leitura completa, eu definitivamente vou mantê-lo sempre por perto pra quando as coisas apertarem.

Fábbio @omeninoquele 26/01/2022

Amei demais!!! ?
#OMeninoResenhando
?Fugir de si mesmo é como tentar fugir de um poste de luz com uma corda elástica amarrada em torno do corpo. Mais cedo ou mais tarde, você vai ser puxado de volta e vai sofrer um solavanco e tanto.?
Vivemos em sobrecarga o tempo todo, e nessa era em que tudo é "pra ontem" se desligar parece difícil, mas não é. E por experiências pessoais do autor, vimos que ele só encontrou seu norte depois que quase se entregou a uma profunda depressão por conta do seu ritmo acelerado. Esse livro pretende nos dar dicas de como encontrar esse conforto que precisamos, mesmo nesses tempos em que parar significa muitas vezes perder.
"O livro do conforto" diferente e nem tão diferente tanto dos outros nessa pegada, que o autor eacreveu é mais como algo didático pra si mesmo, mas que pode ajudar outras pessoas que estão passando por isso, a depressão, a ansiedade, as síndromes todas dessa atualidade tão focada na rapidez de tudo. E eu me senti muito identificado em vários momentos da leitura, por ser o tipo de pessoa que o Matt Haig era e o quanto a ansiedade que é fruto das coisas que vivo e das coisas que almejo modifica meu bem estar. Esse ano que passou eu tive uma crise de ansiedade severa em que achei mesmo que ía morrer. E é legal se deparar com um livro que diz tanto pra você e te ensina também.
O livro é composto de pequenos textos, receitas, dicas de músicas, citações filosóficas, memória e autoanalise, ao qual o autor define como sendo pequenas ilhas de esperanças. E ler traz o conforto de que a gente precisa, por ser facilmente identificável com os leitores.
Esse é daqueles livros perfeitos pra se ter como companhia e encontrar a sabedoria que se precisa em dado momento, ou encontrar acalanto de um amigo, o livro pode ser esse amigo, e o mais importante de tudo, encontrar a esperança que pode vir de lugares inesperados, como um dos textos aqui disponíveis.
Se tem uma coisa que eu aprendi com "O livro do conforto" é a de que eu faço meu momento. Porque a realidade é essa, e encontrar seu momento de paz, inspiração, sossego e introspecção só depende intrinsecamente de você.
A escrita do Matt Haig é muito confortável, ele conversa despretenciosamente e de forma leve, o que deixa a experiência ainda mais perfeita e de fato o leitor se sente confortável, pra perceber que as coisas que ele diz, faz parte também da nossa realidade. E só por isso esse já é um dos meus autores preferidos, e olha que nem li ainda os livros de ficção, mas recomendo demais!
#OLivroDoConforto #MattHaig #Intrinseca

@aloeliane 01/03/2022

Que abraço apertado!
Comecei a ler sem nenhuma expectativa ou pretensão. Pensando em se tratar de mais um livro de autoajuda ou de contos, comecei as primeiras páginas até me dar conta do quanto de identificação eu tenho com vários trechos do livro.

Chorei muitas vezes lendo, precisei de tempo para digerir algumas coisas que estava lendo, pois apesar de ser um livro leve, parecia se comunicar direto comigo muitas vezes.

O livro funciona como um abraço quente e apertado e faz questão de nos lembrar que a vida vale a pena de ser vivida. ??

Jessica 09/01/2022

Eu gostei de uns textos mais que outros. O autor trouxe sua própria experiência de vida de modo a alertar e oferecer aos que passam pela mesma situação palavras de conforto.

jamillysmc 22/08/2023

Literalmente, um livro do conforto.
Sempre gostei da história de vida do Matt Haig, durante um período muito difícil da minha vida, um certo livro do autor me deu razões para continuar viva, cujo título é igual.

gosto das suas palavras de conforto, desabafos, reflexões, críticas, opiniões, dicas, listas. é um lugar confortável para apenas ser.

é uma leitura extremamente rápida, é o tipo de livro para se revisitar.

Viviane Braga 21/01/2022

Eu amei esse livro, independente dele ser visto ou não como "autoajuda" eu só consigo enxergar ele como sendo um relato pessoal de alguém que conseguiu superar a fase mais sombria da vida e resolveu colocar sua experiência no papel pra quem sabe ajudar alguém que está passando pelo mesmo. Recomendo a leitura.