Os elefantes não esquecem

Agatha Christie

Resenhas - Os Elefantes Não Esquecem

Deia Keth 16/10/2023

Sra. Oliver é a minha Miss Marple
Dos livros que li da Agatha Christie até então, este é o mistério mais simples e fluído.

Sra. Oliver, uma autora de livros policiais (a qual eu, constantemente me perguntei se seria algum alter ego para a própria Agatha Christie) se intriga com o mistério da morte de seus pais de sua afilhada após ser questionada sobre em um almoço por uma completa estranha e decide convidar seu amigo Hércules Poirot para desvendar esse caso que ocorrera a anos atrás: um casal, aparentemente feliz, encontrado morto em um penhasco próximo a casa, uma arma entre os dois com as digitais apenas deles, um pacto suicida?

Já li outrora um romance da Agatha estrelado por Miss Marple (Um Corpo na Biblioteca) ao qual odiei bastante. Lendo Elefantes não Esquecem me veio a memória dessa detetive amadora que protagoniza tantos romances de Agatha Christie e pensei como a Sra. Oliver, com seus interrogatórios discretos ao seus amigos, buscando memórias dos conhecidos dos casais, ouvindo rumores da época, auxiliou no caso de forma envolvente, de um modo que eu esperava que Miss Marple fizesse e me decepcionei outrora. Sra. Oliver é uma personagem que eu adoraria ver em outras histórias, com um senso de humor incrivel, bastante conhecimento e um relacionamento amigável com o detetive Poirot.

Quanto ao mistério, apesar de ser o mais simples para se ser entendido, ele compartilha da mesma dificuldade dos outros romances para se descobrir o culpado. Os fatos são apresentados de modo que é possível criar uma suposição do ocorrido, mas também são apresentados de modo tão bagunçado (já que é um caso antigo, o qual as pessoas lembram certos detalhes mas misturam os autores) que é difícil descobrir os motivos, os detalhes, como os pequenos objetos se mostram evidências de grande importância.

Esse livro trata bastante sobre a questão da saúde mental e é interessante ver como era tratado na época. Mas trata de temas sensíveis como loucura, agressividade e, talvez (não conheço bem essa área), arrisco dizer, traços de psicopatia ou sociopatia, que, por exemplo, me deixaram desconfortável, então é necessário tomar cuidado.

Graziele 10/10/2023

Achei muito interessante...é uma história que prende e deixa com gostinho de quero mais. Super recomendo.

gilmore.bia 10/10/2023

?Os elefantes não esquecem - disse a senhora Oliver - mas nós somos seres humanos e temos a capacidade de esquecer."

Sa 26/09/2023

Esse mês de setembro foi um mês de Agatha Christie, foi o sétimo livro dela que li nesse mês. A cada leitura fico impressionada com a genialidade. Esse aqui eu acertei o plot, fiquei feliz. A leitura fluiu de forma bem rápida para mim e eu gostei bastante.

ticia5 25/09/2023

Outro livrinho da Agatha onde o verdadeiro assassino era o amor... como eu amo esses livros. na maioria da vezes eles não trazem uma resolução tão extravagante quanto os outros, mas te deixam pensando por muuito tempo

Julinha 12/09/2023

ACERTEIII
Posso morrer em paz, acertei um dos plot twists da Agatha Christie! Esse livro é maravilhoso, li em dois dias. Você tá lendo, lendo e puf! Acabou! A leitura é super rápida e boa, recomendo muito! A Agatha não decepciona nunca!

larissinha 10/09/2023

Os elefantes não esquecem!
Incrível, como sempre, mesmo sendo um crime de anos atrás, a intensidade da busca pela verdade foi a mesma de um crime recente. O livro é mt bom, super recomendo
agatha é e sempre será a maior!

Jaiany_M 08/09/2023

Eu gostei bastante, mesmo tendo adivinhado o final. Foi muito bom, mesmo já sabendo o final eu queria continuar lendo, foi um livro muito interessante, gostei muito.

AngelaS.DiasNagami 04/09/2023minha estante
Foi o primeiro que li dela, já faz quase 20 anos. Quero reler , pq lembro de ter fico fascinada? acho que foi o divisor de meus livros juvenis para um livro mais ?adulto?

Emilly Thamara 28/08/2023

No meu fim está meu início, ou deveríamos dizê-lo de forma diferente? "No meu início estava meu trágico fim"?

Kind 27/08/2023

Não é um dos melhores livros da autora
Célia e Desmond querem se casar, mas a mãe do noivo é contra a união. Tentando descobrir algum podre sobre a jovem que leve o filho a romper o noivado, a mulher pede a ajuda de Ariadne Oliver para solucionar a causa da morte dos pais da moça. E quem melhor que Hercule Poirot para ajudar Mrs. Oliver? Os dois se juntam na investigação do caso que ocorreu anos antes ? a morte de um casal, aparentemente feliz, interpretada pela polícia como um pacto suicida ? e tentam solucionar o mistério: quem matou quem?

Madu 25/08/2023

Lento, porém bom.
Como qualquer livro da agatha christie, é bom, mas já li muitos melhores da autora então se você quiser começar a ler mais livros dela, não recomendo que comece por esse.

eu realmente gostei, as sacadas dos elefantes terem uma memória ótima e o caso ser antigo, tendo que depender de "elefantes" pra desvendar o mistério e da personagem principal ser uma escritora de mistérios tal qual a nossa autora do livro são sensacionais.

ademais, é bem rápido, intercalei com outras duas leituras pra não enjoar.

Mavi.Oliver 25/08/2023

Adorei a Oliver
É um bom livro, não é um dos melhores da Agatha mais não deixa de ser bom.
Tem um mistério legal, as coisas vão sendo explicadas lentamente, Poirot deixando a gente de fora para ficar curioso como sempre. Aiai
Sinto que ele é diferente, o livro, me refiro.
Acho que por que o Poirot não está sempre no livro já que também acompanhamos Oliver.
Eu tinha pensado em uma teoria, e estava crente nela, por isso li o livro todo pensando que era aquele final, e no final foi bem parecido, então não foi nenhuma surpresa. Mas é isso bjsss ?