Os Elefantes Não Esquecem

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Elefantes Não Esquecem

Wes 10/08/2021

Esse é o quarto dos muitos livros que ainda lerei da Rainha do Crime. Agatha Christie, aos poucos, vem se tornando uma de minhas escritoras favoritas.

Dentre os que já li - Assassinato no Expresso Oriente, E Não Sobrou Nenhum e Morte no Nilo -, Os Elefantes Não Esquecem infelizmente não é o melhor, o que não significa, de nenhuma forma, que seja ruim.

Incendiada por um questionamento em relação a uma tragédia de anos atrás feito por uma senhora numa celebração, a escritora de suspense policial, sra. Ariadne Oliver, decide iniciar uma investigação para esclarecer o que de fato aconteceu e em quais circunstâncias se desenvolveu a catastrófe. Para tal, necessitará do auxílio do detetive belga Hercule Poirot e da memória exímia dos elefantes - que nunca esquecem.

Bom... A estória é ótima e os diálogos são muito divertidos, principalmente os da sra. Oliver e do Poirot (até senti um climinha entre os dois... um amor não correspondido do Poirot pela Ariadne talvez?). Porém, se você quer sentir aquele suspense característico de romances policiais, aquele sentimento de revirar cada frase procurando dicas e pistas, de iniciar teorias e na próxima página destruí-las para criar outras novas, sinto muito... Você não encontrará isso neste livro. O mistério é, de fato, interessantíssimo, e a construção também é muito boa. Mas a resolução é muito fácil. A partir dos 70% do livro, você já pode ter certeza do que aconteceu ou pelo menos ter uma teoria que chega bem perto. Dentre os que já li, esse foi o mistério mais fácil da Agatha.

É um ótimo livro para um bom momento da tarde, leitura para um divertimento rápido. Está em uma ressaca e está com dificuldades de sair? Indico esse livro.
Isadoranns_17 22/11/2021minha estante
Meu Deis, achei que foi a única que senti um climinha entre a Mrs.Oliver e o Poirot... Kakakak

Giovanna339 21/05/2023minha estante
gostei muito da sua resenha, compartilho da mesma visão do livro. é muito bom de ler, principalmente se tiver com ressaca literária.

Anna3319 19/04/2024minha estante
Fiquei totalmente surpresa com a revelação do que aconteceu. Indico com certeza para uma leitura rápida.

Thiago Neiva 12/04/2021

Os elefantes estão entre nós...
Não vou mentir, o título diferentão desse livro me obrigou a lê-lo, estava curioso, pensei em mil e uma teorias a respeito dos elefantes, afinal, o que eles têm a ver com essa história? Como os elefantes entram aqui e... não... não são elefantes. É uma metáfora acerca da memória boa dos elefantes e como algumas pessoas a possuem, mesmo se tratando de algo que ocorreu há 12 anos!

E é exatamente esse o tema central dessa história, algumas pessoas não esquecem, essas são chamadas de elefantes. E, devido a isso, Ariadne Oliver, um alter ego da Agatha, com seu amigo famoso, Hercule Poirot, vão investigar um caso do passado que envolve um casal. Na teoria, eles cometeram um suicídio duplo, resolveram que iam morrer e simplesmente o fizeram, porém há muitos furos na história, muitos fatos aparentes sem nenhuma explicação. E é isso que os dois vão procurar saber, vão revirar o passado e descobrir, de uma vez por todas, o que diabos aconteceu naquela casa no penhasco!

O livro como um todo é muito bom, porém eu senti que precisava de mais, o mistério é intrigante e te puxa muuuito, porém não tem aquele brilhantismo de outras histórias, sabe? Não é como Expresso Oriente ou Morte no Nilo que te deixa boquiaberto e te faz pensar ser burro por não ter pensado naquela solução. Aqui não! Eu mesmo já sabia a solução, não ela toda, obviamente, mas eu tinha uma ideia que se mostrou concreta no final. Então sim! O mistério é bom, é ótimo, é gostoso e super viciante de ler, mas não tem aquele final suuuuper impressionante! Em suma, vale muito a pena ler, principalmente nos iniciantes de mistério e que estão conhecendo a Gata Triste agora, como eu. Obrigado, monsieur Poirot, nos vemos no próximo livro!!
Julia 12/09/2022minha estante
Nossa sim.

Vênus_Alice 07/01/2024

Elefantes nunca esquecem
QUE FINALL!!!

Tudo começa (e termina) com o amor e o ódio. Família e relações.

A beira do penhasco, com vista para rochas a baixo, havia os corpos do marido e da esposa, forma encontrados e o caso encerrado como um suicídio por amor.
Um acidente primeiro... três semanas depois, suicídios. Será que era tudo tão simples?

Aqui história de gerações se cruzam, amores interrompidos e pecados antigos que assombraram pessoas por um longo período.

Anos depois do caso peculiar foi reaberto pelo detetive particular Poirot e Mrs. Oliver, mas há uma grande dificuldade nisso: juntar as peças mais de uma década depois e costurar os retalhos. Uma missão quase impossível, ou talvez impossível..

Amei cada parte da história, nada entediante, fiquei muito curiosa e envolvida. Esse final encaixou cada peça e respodeu todas as dúvidas que fiquei durante a leitura. E que final!!! Tive uns palpites certos em alguns pontos, mas nunca imaginava todo esse enredo, fantástico! Um dos melhores livros da autora

Gabriela3420 25/05/2020

Os elefantes não esquecem
Neste livro a escritora Ariadne Oliver pede ajuda a seu velho amigo Hercule Poirot para tentar desvendar o mistério da morte dos pais de sua afilhada, ocorrida 14 anos antes. O casal Ravenscroft foi encontrado morto a tiros perto de um rochedo, em sua casa de praia na Cornualha, e a arma do crime continha as impressões digitais de ambos. A polícia nunca conseguiu elucidar o caso, e até agora pairam as dúvidas: foi um pacto suicida? ou um atirou no outro e em seguida se matou? A partir daí a Sra. Oliver e Poirot saem em busca dos elefantes, ou seja, pessoas que conviviam com o casal na época para tentar recuperar memórias sobre as circunstâncias em que viviam, dar suas opiniões sobre o ocorrido, perguntar sobre casos extraconjugais, sobre dinheiro, enfim... cercar o crime por todos os ângulos. Ler Agatha Christie é sempre uma delícia, porque eu me sinto dentro de uma investigação policial e fico totalmente envolvida com a narrativa. Costumo recorrer à rainha do crime sempre que uma ressaca literária se aproxima (#ficaadica). Gostei muito desse livro, apesar de ter desvendado o mistério antes do final, aliás primeira vez que isso acontece! Recomendo a leitura pra quem gosta de mistérios intrigantes, dramas familiares e livros rápidos de se ler.
Lu 25/05/2020minha estante
Eu comecei a ler e deixei ele parado, vou voltar, fiquei curiosa

Cabral 26/05/2020minha estante
Bom livro mas existem melhores da Agatha Christie!

Lua 23/08/2021minha estante
Agatha Christie é receita de remédio tiro e queda pra ressaca literária!!!! Funciona todas as vezes comigo

annacsfraccaro 08/07/2022

Mais um mistério desvendado
De todos os livro que eu li da Agatha Christie esse foi o que eu achei o mistério mais previsível. Quando eu comecei a criar minhas teorias, eu achei que não ia ser nada daquilo, que com certeza seria o oposto do que estava pensando, mas no final foi aquilo que estava pensando.
É uma leitura boa de se fazer, achei até fluída e tudo mais, só achei meio repetitiva algumas partes, como a parte dos elefantes e tudo mais, mas achei irrelevante, e consegui seguir a história tranquila.

Rauny.Campos 22/07/2021

Um clássico é um clássico
Confesso que torço o nariz pros romances da Ágatha após a década de 60 (sou da velha guarda hahaha). E sempre vejo a data que foi escrito pra me situar. Mas esse foi muito bom. O mistério amarradinho do começo ao fim. Vale cada página.
Dificilmente vou me esquecer da história? como os elefantes!

Vann.Deodato 10/04/2021

Rainha do crime
?? Resenha | Os Elefantes Não Esquecem | Agatha Christie | Editora Harper Collins Brasil | 163 páginas.
? Neste livro, a rainha do crime, mais uma vez, usa a inteligência de Hercule Poirot. A escritora Ariadne Oliver é homenageada em um almoço. Nele, ela se depara com uma mulher estranha que pergunta sobre um suposto assassinato que ocorreu há 12 ou 13 anos. O fato ocorreu com os pais da afilhada da sra. Oliver e foi tido como suicídio. Com uma pulga atrás da orelha, ou melhor, com um elefante atrás da orelha, ela pede ajuda ao seu amigo Poirot para tentar elucidar este caso. Mas afinal, o que aconteceu naquele penhasco onde o casal foi encontrado? Teria sido assassinato seguido de suicídio?
?? Opinião: Um livro muito rápido de ler, não só pela quantidade de páginas, mas também, por ser muito fluido. É maravilhoso ver o Poirot em ação. Sou muito fã dele. Leio Agatha desde pequena e nunca enjoo de ler mais e mais e repetir a leitura. Mais um caso instigante e intrigante que nos deixa com sede de descoberta.
Nota: 4/5

resenhasdajulia 25/02/2021

Ariadne Oliver, uma escritora de romances policiais, é questionada sobre o antigo caso da morte do casal Ravenscroft, que ocorreu há mais de 10 anos.

Intrigada com o mistério que envolve o caso, ela pede ajuda a seu grande amigo Hercule Poirot, com a esperança de solucioná-lo. Mas, para isso, eles precisarão da ajuda de pessoas daquela época, partindo da premissa de que elas são como os elefantes, e não esquecem de nada.

Gostei desse livro, mas nem tanto quanto gosto de outros dela. Mas achei uma boa história!

Debbye 07/04/2021

?? Os Elefantes não Esquecem ??
Enfim, Elefantes não esquecem é uma leitura rápida, que não é ruim mas também não é especialmente marcante, principalmente quando posta lado-a-lado com obras-primas de Agatha Christie, como Assassinato no Expresso do Oriente, O assassinato de Roger Ackroyd e E não sobrou nenhum.

"Então soube algo de palpável?
? Não. Ouvi o relato de várias pessoas, mas não sei se falaram a verdade.
? Contaram boatos?
? Não, relataram suas memórias. O problema é que nem sempre a gente se lembra."

LeonardoGS89 28/02/2024

Em ?Elefantes Não Esquecem?, Ágatha Christie nos convida a uma jornada introspectiva através das névoas da memória, onde o passado nunca é realmente esquecido.
A trama segue a escritora Ariadne Oliver e Hercule Poirot enquanto se enredam na teia de um caso antigo, repleto de perguntas sem respostas. O ritmo, embora não seja o mais ágil entre as obras de Christie, reflete a natureza contemplativa da investigação, é um ritmo que exige paciência, pedindo ao leitor que aprecie a sutileza com que as camadas de esquecimento são descascadas.
O livro nos leva a um passeio sinuoso pelas alamedas da memória, onde cada lembrança é um eco do passado que resiste ao esquecimento.
Neste romance, encontramos o casal Celia e Desmond, cujas vidas são entrelaçadas por um mistério antigo que desafia o tempo.
A narrativa, embora não possua a velocidade de outras obras de Christie, é como um rio calmo que flui com profundidade e introspecção. O ritmo pausado é um convite para mergulhar nas águas tranquilas da história, onde cada revelação é uma onda suave que nos aproxima da verdade.
Achei uma leitura razoável, nem entre os melhores, tampouco entre os piores.

Bruna | @bmartinssss 06/08/2021

Não foi o melhor livro que eu já li da autora, mas foi um dos melhores que li dela recentemente. Achei uma leitura rápida e sem pontas soltas. Só teve algo que eu não curti, mas isso foi coisa minha mesmo, acho que a história teria sido melhor se tivesse ido por outro lado, mas não é nada que atrapalhasse a história. Gostei, recomendo!

ellen s 21/03/2022

os elefantes sabem
Há algum tempo atrás,em um dia qualquer,ocorre uma "tragédia".
A morte do casal Ravenscroft que foi considerado um pacto suicida mas que ninguém nunca soube mais nada sobre o caso.Como uma tragédia dessas poderia ter acontecido?Seria mesmo um pacto suicida?Quem atirou em quem?Quais os motivos por trás disso tudo?
Em um de seus eventos a sra.Ariadne Oliver se depara com uma pergunta sobre essa intrigante morte que aconteceu com os pais de sua afilhada.
Em busca de respostas sra.Oliver vai atrás de seu querido amigo Hercule Poirot (se tem alguém que pode resolver isso com certeza esse alguém é nosso detetive Hercule Poirot) para solucionar o grande mistério.

Os elefantes não esquecem é um livro com uma história bem construída,que realmente começou a fluir a partir do livro II onde os diálogos deixaram de ser uma conversa entre a sra.Oliver e Poirot,para interrogatórios,pistas e tudo o que pudesse apontar a solução do crime.
Não é o melhor da autora mas com certeza é um bom livro.
Por poucos detalhes eu desvendaria toda a solução do caso!!
Durante todo o decorrer do final do livro Poirot vai dando dicas durante suas conversas,o que torna fácil de se entender o que está acontecendo e de desvendar o caso.
O desfecho foi uma das melhores partes,com uma narrativa impecável e totalmente detalhada,esclarecendo todos os detalhes e fatos.

p.s. agatha erra nunca

Adriana Perrone 04/04/2021

Os elefantes não esquecem
[...] Essa foi uma leitura rápida, fácil e bem agradável. O interessante da história é que o excêntrico detetive Hercule Poirot precisou desvendar um mistério que ocorreu há anos, o que dificultaria, pois as pistas já não estão frescas. Em nenhum dos livros de Agatha Christie que eu tenha lido isso aconteceu. Outro ponto do livro que gostei foi quando o detetive relembra e cita casos de outros livros.
A história é curta e sem muitas reviravoltas. Apesar de ter gostado muito da história, achei que faltou um pouco mais de suspense, o que sempre tem de sobra nos livros da rainha, mas não senti nessa história. Tanto é que em determinada parte do livro já tinha minha teoria na cabeça e o desfecho pra mim não foi tão surpreendente. [...]

Resenha completa no Blog
dissecandopaginas.blogspot.com

Pires 15/10/2022

O melhor
Morte na Mesopotâmia o melhor dos três!! Sem dúvidas nenhuma.

Te amo Agatha Christie te amo muito.
luizamprates 02/01/2023minha estante
esse é perfeito!!! impecável