Os Elefantes Não Esquecem

Os Elefantes Não Esquecem Agatha Christie

Resenhas - Os Elefantes Não Esquecem

Eni 19/01/2021

Agatha christie você me prometeu
Não leiam "os elefantes não esquecem" eu li essa bosta todinha na força do ódio, um plot bosta que eu previ no início, e uma história repetitiva e desinteressante
Mds KKKKKKKKK

Eni 19/01/2021minha estante
Cê não sabe como foi broxante, Gonçalez. Meu primeiro livro dela e não leria outros, mas comprei o box então vai ter que vir aí. Espero mesmo que outros sejam bons

Gonçalez_ 19/01/2021minha estante
Esse ai eu n li, mas li outros e eram mt bons

Gonçalez_ 19/01/2021minha estante
Quais que vem nesse box?

Eni 19/01/2021minha estante
Além desse vem "a mansão Hollow" e "morte na Mesopotâmia"

Gonçalez_ 19/01/2021minha estante
Vish n li nenhum desse kkkkkkkk mas falam que morte na mesopotâmia é bom

Eni 19/01/2021minha estante
Eu tinha visto tbm, véi. Vai ser eu próximo

Fran RW 30/05/2012

"Os Elefantes não Esquecem" - Agatha Christie
Não sei por que, mas eu fizera expectativas demais para este livro; expectativas cujo resultado me desapontou e por isso dos Agatha Christie que li até agora esse foi o que menos gostei. A história é linda e triste ao mesmo tempo. Linda pelo significado dos fatos ocorridos no passado e triste pelos fatos em si, sem explicação.

Acho que ao escrever "Os Elefantes não Esquecem", que seria romance policial como todos os outros, Agatha valorizou mais o substantivo e esqueceu-se um pouco do adjetivo, já que a história não nos leva a suspeitar de personagens de forma considerável e apenas nos dá a curiosidade de saber como deu-se realmente o caso. Além disso o suspense dura muito pouco.

O livro é bem curtinho e a impressão que fica é de que a autora escreveu-o rapidamente, dando um fim imediato à trama que ela talvez nem soubesse por que começara.

Realmente não é um dos melhores mas para passar o tempo é ótimo e Ariadne Oliver já é uma de minhas personagens favoritas.

Três estrelas para ele.

(13/01/2011)

Tiago 17/01/2011minha estante
Adorei a resenha. Também achei a história triste.

JulianoBonfim 04/07/2012minha estante
Cheguei a mesma conclusão que vc ao final do livro, no meio dele eu ja sabia quem foi responsável por aquele suicídio, ou assassinato, só queria saber como se deu.

Adriana 15/08/2012minha estante
Também não gostei muito dele, foi bem previsível, na metade do livro eu já tinha elaborado uma teoria sobre o caso e estava certa. Por se tratar de Agatha Christie eu esperava mais.

Fran RW 17/08/2012minha estante
Pois é, gente. Eu quero acreditar que esse livro só ficou assim porque a Agatha tava bem velhinha quando o escreveu.

Marina 18/03/2013minha estante
eu diria que é um livro (assim como O Caso do Hotel Bertram) para fãs que já conhecem ela e tudo. Eu não recomendaria como primeiro livro a ler dela. Boa resenha :) Tbm gostei da Ariadne Oliver, senti certas caracteristicas de Agatha nela. Uma personagem auto-biografica talvez.

Lize 13/06/2015minha estante
Pra quem leu "Convite para um homicídio" esse livro foi bem fácil de se solucionar...

Catharina 13/08/2023

ACERTEI
Agora posso morrer em paz porque acertei detalhe por detalhe o que aconteceria no final de um livro da Agatha! Pode parecer bobo, mas fiquei genuinamente feliz com essa conquista. Não deve ser tão difícil porque, no momento em que li a palavra ?gêmeas?, já consegui saber o que aconteceria. É rápido, feito só para passar o tempo, não para levar a sério e considerar como o melhor livro da rainha. Mesmo assim é muito intrigante e divertido!
João Herondale 20/08/2023minha estante
Isso e um spoiler????? Poxa, eu ia ler esse

João Herondale 20/08/2023minha estante
Devia ter colocado com o alarme de spoiler

Catharina 20/08/2023minha estante
Não considero um spoiler porque eu não contei o final e, sinceramente, não atrapalha em nada saber que a história tem gêmeas! É muito bom e, mesmo se tiver alguma ideia do que vai acontecer, recomendo que leia ?

João Herondale 23/08/2023minha estante
Ufa, obrigado por esclarecer sksksksksksksksksksk

Ranna.Alves 12/03/2021

Hmm
Foi o que menos gostei da Agatha até agora, é curtinho mas não acontece quase nada até uns 70%.. não tem aquele plot que deixa a gente de queixo caído como os outros, Poirot libera o final muito cedo e o final é bem previsível devido a isso.. foi legal ter lido mais um dela, mas a história é bem sem graça.
Lelê Maciel 30/03/2021minha estante
Também achei a história bem cansativa, foi o primeiro que li da Agatha, vale a pena ler outros?

Ranna.Alves 30/03/2021minha estante
Com toda certeza, os livros dela são uma obra de arte cada um, ninguém deveria começar por um tão chato como esse.. lê o assassinato no expresso do oriente ou morte no Nilo.. ou E não sobrou nenhum

Lelê Maciel 31/03/2021minha estante
Obrigada pelas indicações

Ranna.Alves 31/03/2021minha estante
Nada??

Paulinha 09/05/2021

Elefantes nunca esquecem foi o primeiro livro da Agatha Christie que eu li. Achei a história um pouco rasa e o fim foi muito previsível, sempre li comentários de que os livros dela são incríveis e que ela é a rainha do mistérios, acabei me decepcionando. No entanto a escrita é boa e envolvente gostei muito das Mrs. Oliver e do Poirot que foram motivos para avaliar o livro como bom.
meumundinhodoslivr 11/05/2021minha estante
tenta ler e não sobrou nenhum e crimes do ABC, dizem q são os melhoresss

Paulinha 21/05/2021minha estante
vou tentar ler os outros dela sim

meumundinhodoslivr 22/05/2021minha estante
achei esse bem óbvio tbmm

meumundinhodoslivr 22/05/2021minha estante
mas crimes do ABC tá sendo absolutamente tudo

tayzinha 10/09/2021

meio ble
demorei mais de 1 mês pra ler um livro de 160 páginas?..
só começa a ficar bom mesmo dos 60/70% pra frente, antes disso é muuuuuito parado e parece que nada de interessante tá acontecendo
mas como sempre Ágatha Christie faz um plot sensacional, só que dessa vez eu descobri absolutamente tudo e não achei tão bem ?escondido? assim, como geralmente é nos livros dela
Camila Flores 12/09/2021minha estante
Pelo amor de Deus amg kkk vale a pena ler?? Eu tenho esse livro desde 2017 e já tentei 3 vezes kkkk n consigo pq acho um porre (mesmo tendo pouquíssimas páginas) pior q eu AMO a Agatha mas odeio esse treco, pior q por ele ser curto eu fico indignada q n consigo ler kkkkkkk

tayzinha 12/09/2021minha estante
n vale a pena n kkkkkkk deixa na estante e pega outro dela pra ler kkkkkk
esse é muito chato, até a resolução do misterio é meio sem graça
foge MUITO do padrão dos livros dela

jamillinda0 25/09/2021minha estante
amg, abandonei ele lá nos 60% pq tô a quase 2 meses pra ler ele!!!!!!!! e tipo, 160 páginas eu leio em uns 2 dias (?????)

tayzinha 26/09/2021minha estante
simmm exatamente, ele foi muito difícil de acabar

Gabriela3420 25/05/2020

Os elefantes não esquecem
Neste livro a escritora Ariadne Oliver pede ajuda a seu velho amigo Hercule Poirot para tentar desvendar o mistério da morte dos pais de sua afilhada, ocorrida 14 anos antes. O casal Ravenscroft foi encontrado morto a tiros perto de um rochedo, em sua casa de praia na Cornualha, e a arma do crime continha as impressões digitais de ambos. A polícia nunca conseguiu elucidar o caso, e até agora pairam as dúvidas: foi um pacto suicida? ou um atirou no outro e em seguida se matou? A partir daí a Sra. Oliver e Poirot saem em busca dos elefantes, ou seja, pessoas que conviviam com o casal na época para tentar recuperar memórias sobre as circunstâncias em que viviam, dar suas opiniões sobre o ocorrido, perguntar sobre casos extraconjugais, sobre dinheiro, enfim... cercar o crime por todos os ângulos. Ler Agatha Christie é sempre uma delícia, porque eu me sinto dentro de uma investigação policial e fico totalmente envolvida com a narrativa. Costumo recorrer à rainha do crime sempre que uma ressaca literária se aproxima (#ficaadica). Gostei muito desse livro, apesar de ter desvendado o mistério antes do final, aliás primeira vez que isso acontece! Recomendo a leitura pra quem gosta de mistérios intrigantes, dramas familiares e livros rápidos de se ler.
Lu 25/05/2020minha estante
Eu comecei a ler e deixei ele parado, vou voltar, fiquei curiosa

Cabral 26/05/2020minha estante
Bom livro mas existem melhores da Agatha Christie!

Lua 23/08/2021minha estante
Agatha Christie é receita de remédio tiro e queda pra ressaca literária!!!! Funciona todas as vezes comigo

Jenni.Castro 26/02/2021

Leio os livros dela desde os meus 16 anos e esse foi o primeiro livro que eu consegui desvendar o final KKK
Amoooo
Tiago.Boaventura 27/02/2021minha estante
Tenho muita vontade de começar a ler Agatha Christie. Obrigado pela resenha.

Jenni.Castro 27/02/2021minha estante
Os livros dela são muito bons, te indico "Morte no Nilo" ou "Um Corpo na Biblioteca" pra começar, são bons demais.

Tiago.Boaventura 28/02/2021minha estante
Já me falaram desse Morte no Nilo, me parece ser bom. Obrigado pela indicação.

Wes 10/08/2021

Esse é o quarto dos muitos livros que ainda lerei da Rainha do Crime. Agatha Christie, aos poucos, vem se tornando uma de minhas escritoras favoritas.

Dentre os que já li - Assassinato no Expresso Oriente, E Não Sobrou Nenhum e Morte no Nilo -, Os Elefantes Não Esquecem infelizmente não é o melhor, o que não significa, de nenhuma forma, que seja ruim.

Incendiada por um questionamento em relação a uma tragédia de anos atrás feito por uma senhora numa celebração, a escritora de suspense policial, sra. Ariadne Oliver, decide iniciar uma investigação para esclarecer o que de fato aconteceu e em quais circunstâncias se desenvolveu a catastrófe. Para tal, necessitará do auxílio do detetive belga Hercule Poirot e da memória exímia dos elefantes - que nunca esquecem.

Bom... A estória é ótima e os diálogos são muito divertidos, principalmente os da sra. Oliver e do Poirot (até senti um climinha entre os dois... um amor não correspondido do Poirot pela Ariadne talvez?). Porém, se você quer sentir aquele suspense característico de romances policiais, aquele sentimento de revirar cada frase procurando dicas e pistas, de iniciar teorias e na próxima página destruí-las para criar outras novas, sinto muito... Você não encontrará isso neste livro. O mistério é, de fato, interessantíssimo, e a construção também é muito boa. Mas a resolução é muito fácil. A partir dos 70% do livro, você já pode ter certeza do que aconteceu ou pelo menos ter uma teoria que chega bem perto. Dentre os que já li, esse foi o mistério mais fácil da Agatha.

É um ótimo livro para um bom momento da tarde, leitura para um divertimento rápido. Está em uma ressaca e está com dificuldades de sair? Indico esse livro.
Isadoranns_17 22/11/2021minha estante
Meu Deis, achei que foi a única que senti um climinha entre a Mrs.Oliver e o Poirot... Kakakak

Giovanna339 21/05/2023minha estante
gostei muito da sua resenha, compartilho da mesma visão do livro. é muito bom de ler, principalmente se tiver com ressaca literária.

Anna3319 19/04/2024minha estante
Fiquei totalmente surpresa com a revelação do que aconteceu. Indico com certeza para uma leitura rápida.

julota 17/12/2021

Os elefantes não esquecem
Foi o primeiro da Agatha Christie, eu tava ansiosa pra começar a ler os livros dela. O mistério foi bem interessante, em alguns momentos a leitura não estava tão proveitosa, mas no geral foi ótima. Pensando por um lado, com as pistas sendo apresentadas dava para descobrir antes do fim, mas mesmo assim, eu fui surpreendida.
amErica 17/12/2021minha estante
Indico O assassinato de Roger Ackroyd amg

julota 17/12/2021minha estante
Já vou colocar na estante amg, vlw :)

amErica 17/12/2021minha estante
??

Samara Pimenta 19/06/2016

Resenha no Youtube
Venha conferir a resenha em vídeo do livro "Os elefantes não esquecem" no canal "Hojé é Dia" ;D

site: https://www.youtube.com/watch?v=pbUQ3JqXJs0
Francelle 19/06/2016minha estante
Já assisti essa resenha no teu canal, ficou ótima! =)

Samara Pimenta 21/06/2016minha estante
Obrigadaaaaa ;D
Fico feliz em saber que gostou, bjoo

Asenhoritadoslivros 18/07/2016

Agatha Christie
Mais um da Agatha, livro leve, fácil de ler, com um enredo envolvente, não tão misterioso mas com um desfecho bem bacana.
Esse foi o primeiro que leio com a personagem Ariadne Oliver, uma escritora de romance policial que acaba se metendo a investigar o caso em questão, que se trata de uma morte dupla, de um casal na beira de um penhasco, deixando no ar a grande dúvida de ter sido um pacto de morte, ou um assassinato e um suicídio, muitos outros personagens são envolvidos, acrescentando cada um, mais um detalhe, que claro, só vai se esclarecer no final. Recomendo.
fadasemasa 20/07/2016minha estante
Esse foi o único livro dela que abandonei. Talvez agora mais velha eu goste dele. Pretendo reler.

Asenhoritadoslivros 20/07/2016minha estante
Pois é, não é dos melhores, mas li bem até o final.

Thauany 03/02/2014

Quantos elefantes!
De todos os livros que li da Agatha Christie, esse foi o que mais me decepcionou, seguido pelo'Cai o Pano'. Os elefantes e o pacto de morte se repete tantas vezes que nem parece um romance escrito pela mesma pessoa que escreveu 'O Assassinato de Roger Acroyd', 'O Caso dos Dez Negrinhos' ou 'Assassinato no Expresso do Oriente' (recomendo esses três livros). A narrativa é cansativa e repetitiva e na metade do livro ja sabia o que aconteceu, de tanto repetirem as provas que coletaram. Só terminei de ler por respeito a Christie.
Ju 14/03/2014minha estante
HAHAHAHA estou doida pra ler esse livro, mas o que me deixou curiosa é que assim como vc, me decepcionei com Cai o Pano. Tbm foi o menos que gostei da Agatha!!

Thauany 17/03/2014minha estante
Ai, Juh, foi o único que me decepcionou. Mas eu acho legal ler porque pelo menos vai entrar pra coleção dos livros que você leu da Agatha e vai ter mais assunto pra discutir. Mas não espero o melhor dela nesse livro...

Dai Angelina 18/04/2017

Comparado a outros livros da autora, bem decepcionante
Não sei o que aconteceu, mas esse livro não exerceu sobre mim o mesmo fascínio que os demais livros da autora. E acredito que o motivo é simples: por se tratar de um crime antigo, não houve aquela emoção de ir desvendando as pistas, os suspeitos e tudo mais. Sei lá, a história não me prendeu como costuma acontecer, pelo menos não desde o começo e devo admitir que em determinados momentos tive que me forçar a continuar com a leitura. Felizmente, melhorou um pouco após Poirot entrar em cena com suas investigações, mas ainda assim não posso dizer que voltaria a ler. O enredo é fraco e atribuo a isso o fato de ter conseguido solucionar o mistério, porque Agatha geralmente me engana direitinho, com reviravoltas aqui e ali. Mas dessa vez parece que tudo foi muito óbvio ou será que foi impressão minha? Tomara que sim, pois me nego a acreditar que a mente genial que tanto admiro foi perdendo a criatividade com o tempo. Não, com certeza não. Agatha Christie não recebeu o título de rainha do crime à toa e eu já pude comprovar isso com outras obras. Esse apenas foi um livro fraco, prova de que até os melhores erram. Dessa forma, os elogios de sempre terão que ficar para o próximo livro ou isso espero.
Mas quero (e preciso) deixar claro que ainda sou apaixonada por Poirot e que acho brilhante a mente daquele homenzinho :D
Litterae Focus 04/03/2018minha estante
Pois me indique uma boa, pois essa foi a mais decepcionante que li até o momento. Fiquei até letárgico rs

Dai Angelina 14/04/2018minha estante
Não posso dizer que li tantos quanto gostaria, mas até o momento meus preferidos são: Assassinato no expresso do Oriente, Morte na Mesopotâmia e Morte no Nilo (todos com Poirot). Talvez um deles te agrade ;)

Bruno 09/01/2015

Quando se fala em romances policiais é difícil não vir à mente o nome de Agatha Christie, autora que publicou 80 livros policiais em vida, assim como novelas e obras de teatro. Os Elefantes Não Esquecem foi um dos últimos livros escrito por Agatha, e talvez isso tenha prejudicado a obra quando avaliada em um quesito geral. Assim como a maioria dos livros policiais, o livro gira em torno de um assassinato (duplo) que não houve solução, deixando a dúvida se o marido matou a mulher e depois cometeu suicídio ou vice-versa.

Apesar de um trama aparentemente mais corrida (o livro possui apenas 168 páginas), menos complexa e com menos personagens do que as demais escritas pela autora, o romance não perde sua credibilidade quanto à resolução do mistério, que não deixa pontas soltas e tem um final satisfatório. No entanto, quando comparado a outros livros do gênero e de Agatha, este talvez seja razoável, seguindo a já conhecida fórmula contida em livros policiais.

O livro é desaconselhável para pessoas que nunca leram Agatha Christie, já que trama corrida, não muito envolvente e previsível podem desmerecer o título conquistado de Rainha do Crime. Por outro lado, se você procura um livro policial em que espera ler as dicas deixadas pelas páginas e acertar (pelo menos uma vez) o que realmente aconteceu, este é o livro ideal. Os Elefantes Não Esquecem não é nenhum "E Não Sobrou Nenhum", mas também está longe de ser um livro ruim.

site: http://blogmaislivros.blogspot.com.br/
Jade Lacerda 04/07/2015minha estante
Foi bom ler a sua resenha, pois eu já estava desistindo de Agatha. Esse é o segundo livro dela que eu leio (o primeiro foi Um pressentimento funesto), e como grande fã de romances policiais fiquei totalmente frustrada com o que me deparei. Nunca tive tanta dificuldade em ler um livro como estou tendo com este, achei massante e a construção dos personagens pífia.
Você já leu o outro livro que citei acima? Já estou pensando seriamente em desistir de Agatha e guardá-la na minha caixinha de frustrações literárias, mas antes disso, você tem alguma dica de um livro dela que seja realmente bom?
Obrigada. :)

Heder 31/08/2016minha estante
JayHanza, nao faz assim, espero que tenha lido outros, dos 80 que ela escreveu, deve ter uns 70 melhores que estes dois que voce leu haha, leia algum mais empolgante, como o misterioso caso de styles, natal de poirot, o caso dos dez negrinhos, assassinato no expresso oriente, a casa torta!