O Homem que não Transbordava

O Homem que não Transbordava Waldson Souza

Resenhas - O homem que não transbordava

Kiri 25/11/2023

Eu esperava uma coisa, entregou mais ainda
Eu entrei nessa história esperando algo mais macabro mas ganhei até uma pitada de romance??
Toda a ideia de como funciona esses séries é fantástica. Pretendo reler algum dia, preciso voltar morar nesse livro

olivkholin 15/07/2023

O que foi esse livro???? Claramente um dos melhores conto/livro de ficção científica que já li, e nem estou sendo presunçoso.

Eu adorei a história e como ela foi interessante desde o começo, aquela primeira parte foi realmente misteriosa e assustadora, e o autor não teve pressa pra revelar o que estava acontecendo, o que foi ótimo. Para um livro de apenas 88 páginas, a construção do universo, dos personagens e suas características foi perfeita, a narrativa também era totalmente instigante e não foi em nenhum momento cansativa. Waldson trazia elementos pra complementar a história e não deixava pontas soltas, tanto que o final foi bem satisfatório, o que nem sempre acontece em livros de ficção científica.

Eu esperava algumas coisas diferentes antes da leitura, mas em nenhum momento foi decepcionante.

É um livro de ficção científica que eu recomendo pra quem é amante desse gênero literário; e esse livro mostra a potencialidade dos autores nacionais.

souphiss 03/07/2023

E não é que é bom mesmo?
Que livro bom!

Gostei demais da construção de mundo, do conceito dos devoradores, e das relações entre os personagens da trama. Até mesmo da resolução do conflito, para um livro de menos de 200 páginas. Simplesmente uma ficção científica divina, que me deixou animada para terminar o mais rápido possível (mesmo sem tempo para isso).

Nica 19/05/2023

Muito show
Gostei muito! Além da história ser bem original, é muito delicada. O autor escreve de uma forma muito bonita e embora seja uma leitura bem reflexiva, não é chata. Gostei muito.

li_mfr 06/04/2023

Ficção de primeira
Livro fantástico.
Embora tenha visto várias críticas positivas, não imaginava que seria tão bom! Uma ficção científica sensacional que é páreo para qualquer livro gringo. Pena não ter mais dele, a história é tão cativante que sentimos falta quando acaba.
Todo o enredo é sensacional, o livro transborda criatividade e questionamentos importantes sobre como tratamos alguém emocionalmente e como gostaríamos de sermos tratados.

Arthur Abelha 03/04/2023

Li esse livro quase de uma vez só.

A escrita é muito gostosinha e o universo muito interessante, instigante e bem construído.

O conflito se passa em maior parte em dilemas dentro dos personagens, chega de forma implícita ou não. Os conflitos exteriores passam uma sensação de pano de fundo hiper-relevante, mas isso não atrapalha a leitura ou imersão com a história.

Taynan 04/03/2023

5 ?
Gente, que livro incrível!
Ficção científica nacional com representatividade.
Só por isso já temos que ler, mas que história interessante, que personagens bem construídos, bem desenvolvidos.
Enfim, adorei ler.
Favoritei
Recomendo

Natália | @tracandolivros 09/02/2023

O Homem que não Transbordava
Samuel é um devorador de sentimentos, um ser imortal que se alimenta de sentimentos humanos. Ele veio de outro planeta em busca de alimento quando seu planeta entrou em colapso. Seres como ele tem o poder de se tornar invisíveis para os humanos, por isso eles não sabem de sua existência.

Samuel estava tranquilo em sua vida, um pouco cansado pela monotonicidade dos dias, até que ele encontrou um humano que não transbordava sentimentos e fica intrigado com isso, como seria possível um humano que não transborda? Depois de encontrar ele, Samuel não consegue deixar de pensar neste humano diferente de todos que já encontrou, e ele precisa entender, porque ele não transborda e começa a segui-lo, algo que vai mudar sua vida para sempre.

O Waldson criou um universo muito diferente e inovador para esse conto e eu espero de verdade que ele traga mais livros explicando outros pontos porque foi sensacional. Toda a ideia de se alimentar de sentimentos e também da imortalidade faz a gente pensar sobre os sentimentos em si e como eles mexem com a gente e como seria ter uma vida imortal e até onde isso seria bom ou ruim.

Além desse trabalho sensacional com os sentimentos, imortalidade e com o universo criado, ele também traz um pouco de romance e com um final esperançoso para o casal, que é um casal entre dois homens onde não tem nenhum tipo de autodescobrimento ou complicações, simplesmente é, e é lindo. Incluído à isso Waldson como pessoa negra também colocou personagens negros na história sem abordar racismo, então acaba sendo uma história mais leve.

Waldson também faz a gente pensar em outra forma de vida e sentimentos, que se eu comentasse seria spoiler. Enfim, é um conto completo, que mesmo sem explicar tudo nos mínimos detalhes conseguimos aproveitar e nos apegar à história e seus personagens. E com certeza também é ótimo para quem não tem costume de ler o gênero, já que não complica tanto o entendimento e explica mais a fundo só o necessário.

site: https://www.instagram.com/p/CoVcKjrPrR4/

Bruna Campos 08/02/2023

Uma grata surpresa, já posso dizer que é uma das minhas leituras preferidas do ano!
Profundo e delicado, O homem que não transbordava nos mostra que a passagem do tempo é relativa e todos somos capazes de nutrir sentimentos, independente do teor.

Danilo 01/02/2023

Gostinho de quero mais...
Mais uma ótima descoberta de escritor de ficção científica nacional! O livro aborda uma história muito criativa, com personagens simples porém muito bem definidos. Senti alguns saltos na transição do meio para o fim da história e acredito que se houvesse mais alguns capítulos para desenvolver melhor a narrativa, a história ficaria ainda melhor. Porém é um ótimo livro que entra para as minhas recomendações de bons escritores brasileiros contemporâneos.

Re Vitorino 29/01/2023

Afrofuturismo
O plot é muito interessante, Vicente e Samuel são misteriosos e a velocidade da história é ótima. Minha única queixa é sobre as descrições diretas demais, beirando fichas de personagens em alguns trechos. Porém, de forma geral, gostei muito. Seria maravilhoso ver uma adaptação para a TV!

Daniela 27/01/2023

Tem jeito de romance, mas faltaram páginas
Tem jeito de romance, mas no rascunho. O universo é interessante, os personagens meio rasos, o conflito pouco explorado. Dava pra elaborar melhor as ideias, e feito uma revisão melhor. Tem problemas de lógica, umas frases estranhas que me deixaram ainda mais sem vontade de ler. Só concluí porque é curtinho.

alinneasilva 24/01/2023

Ficção científica brasileira e com representatividade
Gostei muito desse livro. Um universo bem descrito de uma sociedade complexa e interessante, mas acho que teria gostado mais se tivesse visto um pouco mais de cenas das interações entre Samuel e Vicente. No pov de Samuel eu senti que ele passa mais tempo descrevendo situações e pessoas que ele devora, além da estrutura da sociedade em que ele tá inserido do que se mostrando pro leitor, o que tornou um pouco mais difícil eu me conectar com ele. Já Vicente apesar de ter um pov mais curto se mostrou um personagem mais complexo e com sentimentos com os quais eu empatizei mais rapidamente.

Spoiler abaixo

Achei a cena em que Vicente acorda muito bem escrita, o suficiente pra eu quase me sentir na cabeça dele.

stella87 19/01/2023

bem interessante :)
uma leitura que trata de temas como ?imortalidade? e ?alienígenas entre nós? de modo diferente e criativo, não se deixa levar por clichês e lugares-comuns em nenhum momento! um livro curto, que pelo seu tamanho deixa a sensação de que as coisas passam ou se resolvem muito rápido, mas não prejudica a leitura, apenas deixa o leitor ainda mais curioso?o final do livro se desenvolve em questões muitíssimo interessantes quando o ponto de vista de um novo personagem é apresentado, mas, novamente, pela brevidade da obra, não vemos mas momentos de introspecção desse mesmo personagem?

no geral, uma boa leitura que deixa o leitor com um ?e aí?? preso na garganta!