O Homem que não Transbordava

O Homem que não Transbordava Waldson Souza




Resenhas - O homem que não transbordava


29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Denys 29/08/2021

"O homem que não transbordava" me manteve preso do início ao fim, assim como as obras anteriores do Waldson. Assim como em "Oceanïc", livro anterior do autor, somos apresentados a um universo de ficção científica criativo, repleto de particularidades únicas que desafiam nosso imaginário, mas cujos são conceitos sempre são apresentados com objetividade e clareza.

O foco está nos devoradores, humanos modificados que se alimentam dos sentimentos de humanos comuns (estou simplificando termos aqui), e no impasse criado a partir do momento em que Samuel, o protagonista, descobre a existência de um homem incapaz de transbordar sentimentos.

Fiquei absolutamente envolvido com a voz narrativa do Samuel, pela forma de ele encarar questões como imortalidade e relações emocionais. Quando o mistério em torno do homem que não transborda começa a ser esclarecido, a narrativa entra em um novo território e ganha reflexões cada vez mais amplas sobre a natureza humana.

Eu amei cada linha desse livro, assim como amei "Oceanïc". Vale muito a pena ler "O homem que não transbordava" junto com o conto "Eletricidade em suas veias", também do Waldson, presente na coletânea "Vislumbres de um futuro amargo" - se passam no mesmo universo!
comentários(0)comente



Camila(Aetria) 15/09/2021

Fiquei tão feliz de descobrir no meio da leitura de que iria rever alguns personagens do conto do Waldson em Vislumbres de um futuro amargo!
Uma história densa, de universo super bem construído, com personagens cativantes e tudo que tem direito. Foi uma leitura ótima, com o mesmo cenário afrofuturista do conto só que expandido. Gostei muito.
comentários(0)comente



asnmendes 31/10/2021

Valorize a produção nacional
Quando o livro é bom a gente quer gritar pra todo mundo, não é?! É muito difícil conter a euforia e empolgação.

O Homem que Não Transbordava supera todas as expectativas! Waldson fisga a gente desde a primeira linha e nos insere num mundo completamente diferente de tudo o que já lemos na ficção científica nacional.

Você deve ler O Homem que Não Transbordava, pois:
- Alguns cenários refletem muito os locais por onde eu e você passamos. Por isso, nos sentimos dentro da narrativa.
- Existe uma tensão e mistério no ar que incitam nossa curiosidade e potencializam a experiência.
- A proposta do título é entregue sem ruídos e nos sentimos cumplices do narrador.
- Há conflitos culturais, tecnologia avançada e uma relação simbiótica entre os personagens.

Se você já leu Despertar e Kindred, de Octavia Butler, vai amar O Homem que Não Transbordava.

Valorize a produção nacional!
comentários(0)comente



Paula 18/07/2022

Interessante
Gostei da história, da criatividade em relação aos personagens e seus contextos. Senti falta das situações serem mais exploradas e ter mais momentos com os personagens, para conseguir me conectar. Se o livro tivesse mais umas 200 páginas, destrinchando melhor a história, seria perfeito.

Amei o fato dos personagens não serem brancos. Em ficção científica e sociedades distópicas esse protagonismo faz muita falta.

Vale a leitura ente um livro e outro!
comentários(0)comente



LivroAleatorio 24/08/2022

Ficção científica brasileira
Gostei bastante do livro. Algumas ideias ficaram um pouco abstratas para mim na parte das eclosões, mas não atrapalharam a minha experiência de leitura. O livro me fez refletir sobre muitos assuntos e me peguei pensando nele várias vezes. Cidadania, humanidade, coexistência, poder, amor, vida, morte etc
comentários(0)comente



fev 03/11/2022

4,75

A criatividade de milhões.

Eu gosto de como a mente de Waldson Souza trabalha. É muito criativa e nos arrebata. Gosto muito da dinâmica de O homem que não transbordava. Todo esse aspecto de seres humanos se alimentarem dos sentimentos dos terráqueos, como isso afeta eles e todo o desenvolvimento pegou em cheio. A construção é simplesmente perfeita.

O meu único problema é com o finalzinho mesmo. Queria que fosse diferente ou um pouco mais desenvolvido. O plot é uma das coisas que eu não gosto em ficção científica, mas Waldson construiu uma história tão bem que no final eu não me importei tanto. Enfim, fica uma super indicação. É uma leitura excelente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Belle 11/11/2022

Não julgue pela capa
Essa, definitivamente, é um dos melhores livros que li esse ano.

E ELE É NACIONAL!!! LITERATURA NACIONAL PERFEITAAAA

A escrita é perfeita, não tem o que falar, te prende tanto que você devora o livro inteirinho e fica querendo mais.
Tô muito feliz do autor não ter feito somente um conto pequeno e sim trazido um pouco mais do mundo em que a história passa, tem muuuita representatividade no livro, a historia tem começo, meio e fim, mas mesmo assim eu quero mais, preciso de mais do Samuel e do Berko.

Nunca imaginei gostar tanto de um final como esse,

Recomendo demais, não julguem o livro pela capa, esse livro é MUITO bom mesmo
comentários(0)comente



Joana 15/12/2022

Surpreendente
Baixei o livro porque apareceu de graça na Amazon e decidi dar uma chance e agora estou muito feliz por isso kkkkk confesso que tinha um pouco de preconceito com a literatura brasileira mas esse livro me fez mudar de opinião, acho que eu só não tinha encontrado o livro certo.
O universo criado é muito interessante, achei a história bem original, é uma leitura bem rápida e o livro me prendeu do começo ao fim. Definitivamente deixou com gostinho de quero mais, adoraria saber mais sobre o que aconteceu antes de eles chegarem a terra e de como surgiram. Mas é isso, super recomendo!!!
comentários(0)comente



Iara 09/01/2023

Muitos Questionamentos
É uma história super sensível, que faz críticas diretas a estrutura da nossa sociedade com o uso da ficção, mas que também nos prende a sentimentalismo e apego aos personagens com um romance. A relação entre os devoradores e terráqueos me fez pensar na que os seres humanos têm com os animais hoje, e a sociedade Celestiana não deixa de ser hipócrita e hierárquica por mais igualitária que pareça. Com uma narrativa surpreendente e muito pra pensar, queria que a história tivesse durado mais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@lidosporwendy 13/01/2023

Me surpreendeu
SOBRE O LIVRO: O livro só existe na versão e-book e acabei lendo gratuitamente no aplicativo da BibliON, a Biblioteca Online de São Paulo. Ele é curtinho e acabei lendo bem rápido.

SOBRE A HISTÓRIA: A história é dividida em três partes.
Os personagens principais são apresentados como Samuel e Vicente.
Samuel é um alienígena que vive no planeta Terra há vários anos, sua espécie se parece visualmente com a raça humana, a diferença entre eles está que os alienígenas se alimentam de emoções que os humanos produzem, como medo, amor, tristeza, saudades entre outros.
Depois de viver por vários anos, Samuel está pensando na descontinuação, até que ele encontra Vicente, um homem que não transbordava sentimentos, e isso deixou Samuel intrigado, ele nunca tinha conhecido um ser humano que não transbordasse. Samuel, fica impressionando com Vicente e acaba se apaixonado por ele.
E ai que vem o plot twist do livro, porque eu fiquei lendo achando que o Vicente seria capturado e estudado pelos alienígenas, com todas aquelas cenas de sofrimento, estudos e Samuel indo salvar o Vicente, mas não é nada disso que acontece.
Particularmente, gostei muito da história, curtir e recomendo.
comentários(0)comente



Mii 18/01/2023

Um gostinho de quero mais
Não sei bem o que senti lendo esse livro. Foi uma leitura rápida, mas surpreendente

A história flui, mas eu fiquei com aquele gostinho de quero mais. Adoraria conhecer um pouco mais desse mundo fantástico que o Waldson criou.
comentários(0)comente



Bruna 18/01/2023

Eu amei a ideia do autor de seres extraterrestres que se alimentam das emoções humanas. Ele criou algo muito original nessa novela, era necessário um livro inteiro para desdobrar todas as camadas que surgem com a existência de seres assim. O autor na verdade, trabalha outra problemática da ficção científica, e acaba que essa existência de duas raças co dependentes ficam como um pano de fundo. Eu realmente queria mais páginas e o foco fosse a convivência desses seres, todas as coisas que envolvem a natureza deles, como influenciam os humanos, já que eles têm liberdade pra isso.
Mas é bem interessante também o caminho que o autor seguiu. Vale a pena a leitura para quem ainda não conhece muito do gênero e quer começar a explorar. É fácil de ler e compreender.
comentários(0)comente



stella87 19/01/2023

bem interessante :)
uma leitura que trata de temas como ?imortalidade? e ?alienígenas entre nós? de modo diferente e criativo, não se deixa levar por clichês e lugares-comuns em nenhum momento! um livro curto, que pelo seu tamanho deixa a sensação de que as coisas passam ou se resolvem muito rápido, mas não prejudica a leitura, apenas deixa o leitor ainda mais curioso?o final do livro se desenvolve em questões muitíssimo interessantes quando o ponto de vista de um novo personagem é apresentado, mas, novamente, pela brevidade da obra, não vemos mas momentos de introspecção desse mesmo personagem?

no geral, uma boa leitura que deixa o leitor com um ?e aí?? preso na garganta!
comentários(0)comente



29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR