O Homem que não Transbordava

O Homem que não Transbordava Waldson Souza

Resenhas - O homem que não transbordava

asnmendes 31/10/2021

Valorize a produção nacional
Quando o livro é bom a gente quer gritar pra todo mundo, não é?! É muito difícil conter a euforia e empolgação.

O Homem que Não Transbordava supera todas as expectativas! Waldson fisga a gente desde a primeira linha e nos insere num mundo completamente diferente de tudo o que já lemos na ficção científica nacional.

Você deve ler O Homem que Não Transbordava, pois:
- Alguns cenários refletem muito os locais por onde eu e você passamos. Por isso, nos sentimos dentro da narrativa.
- Existe uma tensão e mistério no ar que incitam nossa curiosidade e potencializam a experiência.
- A proposta do título é entregue sem ruídos e nos sentimos cumplices do narrador.
- Há conflitos culturais, tecnologia avançada e uma relação simbiótica entre os personagens.

Se você já leu Despertar e Kindred, de Octavia Butler, vai amar O Homem que Não Transbordava.

Valorize a produção nacional!

LivroAleatorio 24/08/2022

Ficção científica brasileira
Gostei bastante do livro. Algumas ideias ficaram um pouco abstratas para mim na parte das eclosões, mas não atrapalharam a minha experiência de leitura. O livro me fez refletir sobre muitos assuntos e me peguei pensando nele várias vezes. Cidadania, humanidade, coexistência, poder, amor, vida, morte etc

Danilo 01/02/2023

Gostinho de quero mais...
Mais uma ótima descoberta de escritor de ficção científica nacional! O livro aborda uma história muito criativa, com personagens simples porém muito bem definidos. Senti alguns saltos na transição do meio para o fim da história e acredito que se houvesse mais alguns capítulos para desenvolver melhor a narrativa, a história ficaria ainda melhor. Porém é um ótimo livro que entra para as minhas recomendações de bons escritores brasileiros contemporâneos.

@lidosporwendy 13/01/2023

Me surpreendeu
SOBRE O LIVRO: O livro só existe na versão e-book e acabei lendo gratuitamente no aplicativo da BibliON, a Biblioteca Online de São Paulo. Ele é curtinho e acabei lendo bem rápido.

SOBRE A HISTÓRIA: A história é dividida em três partes.
Os personagens principais são apresentados como Samuel e Vicente.
Samuel é um alienígena que vive no planeta Terra há vários anos, sua espécie se parece visualmente com a raça humana, a diferença entre eles está que os alienígenas se alimentam de emoções que os humanos produzem, como medo, amor, tristeza, saudades entre outros.
Depois de viver por vários anos, Samuel está pensando na descontinuação, até que ele encontra Vicente, um homem que não transbordava sentimentos, e isso deixou Samuel intrigado, ele nunca tinha conhecido um ser humano que não transbordasse. Samuel, fica impressionando com Vicente e acaba se apaixonado por ele.
E ai que vem o plot twist do livro, porque eu fiquei lendo achando que o Vicente seria capturado e estudado pelos alienígenas, com todas aquelas cenas de sofrimento, estudos e Samuel indo salvar o Vicente, mas não é nada disso que acontece.
Particularmente, gostei muito da história, curtir e recomendo.

olivkholin 15/07/2023

O que foi esse livro???? Claramente um dos melhores conto/livro de ficção científica que já li, e nem estou sendo presunçoso.

Eu adorei a história e como ela foi interessante desde o começo, aquela primeira parte foi realmente misteriosa e assustadora, e o autor não teve pressa pra revelar o que estava acontecendo, o que foi ótimo. Para um livro de apenas 88 páginas, a construção do universo, dos personagens e suas características foi perfeita, a narrativa também era totalmente instigante e não foi em nenhum momento cansativa. Waldson trazia elementos pra complementar a história e não deixava pontas soltas, tanto que o final foi bem satisfatório, o que nem sempre acontece em livros de ficção científica.

Eu esperava algumas coisas diferentes antes da leitura, mas em nenhum momento foi decepcionante.

É um livro de ficção científica que eu recomendo pra quem é amante desse gênero literário; e esse livro mostra a potencialidade dos autores nacionais.

fev 03/11/2022

4,75

A criatividade de milhões.

Eu gosto de como a mente de Waldson Souza trabalha. É muito criativa e nos arrebata. Gosto muito da dinâmica de O homem que não transbordava. Todo esse aspecto de seres humanos se alimentarem dos sentimentos dos terráqueos, como isso afeta eles e todo o desenvolvimento pegou em cheio. A construção é simplesmente perfeita.

O meu único problema é com o finalzinho mesmo. Queria que fosse diferente ou um pouco mais desenvolvido. O plot é uma das coisas que eu não gosto em ficção científica, mas Waldson construiu uma história tão bem que no final eu não me importei tanto. Enfim, fica uma super indicação. É uma leitura excelente.

Arthur Abelha 03/04/2023

Li esse livro quase de uma vez só.

A escrita é muito gostosinha e o universo muito interessante, instigante e bem construído.

O conflito se passa em maior parte em dilemas dentro dos personagens, chega de forma implícita ou não. Os conflitos exteriores passam uma sensação de pano de fundo hiper-relevante, mas isso não atrapalha a leitura ou imersão com a história.

Denys 29/08/2021

"O homem que não transbordava" me manteve preso do início ao fim, assim como as obras anteriores do Waldson. Assim como em "Oceanïc", livro anterior do autor, somos apresentados a um universo de ficção científica criativo, repleto de particularidades únicas que desafiam nosso imaginário, mas cujos são conceitos sempre são apresentados com objetividade e clareza.

O foco está nos devoradores, humanos modificados que se alimentam dos sentimentos de humanos comuns (estou simplificando termos aqui), e no impasse criado a partir do momento em que Samuel, o protagonista, descobre a existência de um homem incapaz de transbordar sentimentos.

Fiquei absolutamente envolvido com a voz narrativa do Samuel, pela forma de ele encarar questões como imortalidade e relações emocionais. Quando o mistério em torno do homem que não transborda começa a ser esclarecido, a narrativa entra em um novo território e ganha reflexões cada vez mais amplas sobre a natureza humana.

Eu amei cada linha desse livro, assim como amei "Oceanïc". Vale muito a pena ler "O homem que não transbordava" junto com o conto "Eletricidade em suas veias", também do Waldson, presente na coletânea "Vislumbres de um futuro amargo" - se passam no mesmo universo!

Camila(Aetria) 15/09/2021

Fiquei tão feliz de descobrir no meio da leitura de que iria rever alguns personagens do conto do Waldson em Vislumbres de um futuro amargo!
Uma história densa, de universo super bem construído, com personagens cativantes e tudo que tem direito. Foi uma leitura ótima, com o mesmo cenário afrofuturista do conto só que expandido. Gostei muito.

souphiss 03/07/2023

E não é que é bom mesmo?
Que livro bom!

Gostei demais da construção de mundo, do conceito dos devoradores, e das relações entre os personagens da trama. Até mesmo da resolução do conflito, para um livro de menos de 200 páginas. Simplesmente uma ficção científica divina, que me deixou animada para terminar o mais rápido possível (mesmo sem tempo para isso).

Taynan 04/03/2023

5 ?
Gente, que livro incrível!
Ficção científica nacional com representatividade.
Só por isso já temos que ler, mas que história interessante, que personagens bem construídos, bem desenvolvidos.
Enfim, adorei ler.
Favoritei
Recomendo

Joana 15/12/2022

Surpreendente
Baixei o livro porque apareceu de graça na Amazon e decidi dar uma chance e agora estou muito feliz por isso kkkkk confesso que tinha um pouco de preconceito com a literatura brasileira mas esse livro me fez mudar de opinião, acho que eu só não tinha encontrado o livro certo.
O universo criado é muito interessante, achei a história bem original, é uma leitura bem rápida e o livro me prendeu do começo ao fim. Definitivamente deixou com gostinho de quero mais, adoraria saber mais sobre o que aconteceu antes de eles chegarem a terra e de como surgiram. Mas é isso, super recomendo!!!

Bruna 18/01/2023

Eu amei a ideia do autor de seres extraterrestres que se alimentam das emoções humanas. Ele criou algo muito original nessa novela, era necessário um livro inteiro para desdobrar todas as camadas que surgem com a existência de seres assim. O autor na verdade, trabalha outra problemática da ficção científica, e acaba que essa existência de duas raças co dependentes ficam como um pano de fundo. Eu realmente queria mais páginas e o foco fosse a convivência desses seres, todas as coisas que envolvem a natureza deles, como influenciam os humanos, já que eles têm liberdade pra isso.
Mas é bem interessante também o caminho que o autor seguiu. Vale a pena a leitura para quem ainda não conhece muito do gênero e quer começar a explorar. É fácil de ler e compreender.