TAB: transtorno afetivo bipolar

TAB: transtorno afetivo bipolar Kay Redfield Jamison

Resenhas - TAB: Transtorno Afetivo Bipolar

Luiz Henrique 06/01/2022

TAB
Achei a leitura bastante suave e muito sensível. A autora faz um relato autobiográfico sobre como é viver sendo portadora do transtorno afetivo bipolar, e seus desdobramentos. Recomendo a todos que sofram desse transtorno ou convivam com alguém que sofra, a leitura trás luz a ignorância sobre esse assunto e desmistifica, em muito, os preconceitos relacionados a a pessoas com transtornos psiquiátricos.

Dâmares Liberato 20/11/2022

Gostei bastante da leitura. É uma autobiografia da autora sobre suas memórias de como conviver com o transtorno afetivo bipolar, ou como ela prefere chamar no livro pela nomenclatura antiga de transtorno maníaco depressivo.
É interessante, pois além das memórias como portadora da doença, também temos uma visão mais técnica, pois a autora faz pesquisas e trabalha com distúrbios do humor, e tem uma formação acadêmica toda voltada para esse tema.
Recomendo a leitura para quem tem interesse nesse assunto e coisas relacionadas a saúde mental.

Helo 04/11/2021

Não se trata de uma resenha, mas apenas um alerta de que esse livro é o mesmo de ?Uma mente inquieta?, da mesma autora, só que com outro título.
Acho que vale o aviso.
Flávia 15/11/2021minha estante
o alerta é bem útil. só a nota que não, pois não dá pra sb se a nota é para o fato ou para o livro em si. se for para o livro, ok. agr se for para o fato, atrapalha bastante quem está se decidindo pela leitura.

Tiago.Peixoto 03/01/2022minha estante
Fiquei na duvida se é o mesmo texto em nova edição ou você diz que os que é narrado em ambas é basicamente a mesma coisa? (Tipo repetindo historias)? Pergunto pois eu tenho Uma Mente Inquieta.

Flávia 03/01/2022minha estante
É o msm texto, Tiago. Desculpe intrometer

Tiago.Peixoto 03/01/2022minha estante
Kkkkkk tranquilo. Muito obrigado!!

Flávia 03/01/2022minha estante
disponha :)

Helo 26/03/2022minha estante
Não consigo fazer a resenha sem avaliar com estrelas. E a minha avaliação já dei na outra edição do livro!
De qualquer forma, não gostei não. Kkkkkk

Flávia 26/03/2022minha estante
Mas o que vc fez nem de longe é uma resenha! E se de qlq forma vc não gostou, e deu três estrelas na outra edição, deveria rever pq o livro se trata de bipolaridade: doença q vc parece ter.

Helo 26/03/2022minha estante
Tome cuidado, Flávia, com o que você fala. Realmente sou diagnosticada com bipolaridade, mas isso não tem nada a ver com a minha ?resenha? e avaliação. Não sei o porquê de tanto incomodo da sua parte.

Flávia 26/03/2022minha estante
Se vc é diagnosticado com bipolaridade, assim como eu, quem deveria tomar cuidado com o que escreve sobre um livro que pode ajudar pessoas como nós é vc. Não posso falar por vc (visto que não sei quem te diagnosticou bem como a competência desse profissional), mas EU sou uma pessoa difícil de lidar. Não aceitei bem o diagnóstico. Esse livro foi importante pra mim. A terapia ainda mais. O tratamento nem se fala! Tem mta gte com esse transtorno e não sabe. Vc pode opinar o que qser. Sobre o que qser. Mas tome cuidado VOCÊ pra não contribuir com a desinformação! Vc faz uma resenha que não é resenha (em suas próprias palavras), da uma nota que não é verdadeira nem pra vc mesma e quem tem que tomar cuidado sou eu? Vá se se tratar!

Helo 26/03/2022minha estante
Dá pra perceber, pela agressividade, quem realmente precisa se tratar.

Flávia 26/03/2022minha estante
Tiago, ng perguntou seu nível de entendimento sobre nada! Não se trata de um livro de não ficção! Talvez vc não entenda pq não fez diferença na sua vida! Pra quem não é TAB, é um livro de memórias, apenas. Vc só vai entender a importância do livro se tiver o problema. Se alguém da sua família tiver o problema. Se nao, vá ler Ulisses, Crepúsculo? qlq coisa q não tenha o poder de mudar a vida de alguém e.ou que peça a opinião de qlq desentendido!

Flávia 26/03/2022minha estante
Todo bipolar precisa se tratar, se vc não, é pq quer se aparecer msm.

Flávia 26/03/2022minha estante
Todo bipolar precisa se tratar. Se vc não, é pq só quer se aparecer msm.

Rossanna.Poltronie 09/06/2022minha estante
Mente inquieta? Não entendi, é outro livro da mesma autora? Fiquei confusa agora, é o mesmo livro? Desculpa a ignorância mas não entendi. Comprei este livro porque recebi o diagnóstico de TAB2 . Embora o livro pareça ser do tipo 1 , mas há com certeza semelhanças.
Se alguém puder me esclarecer sobre Uma mente inquieta ou Mentes inquietas...?????

Helo 09/06/2022minha estante
?Uma mente inquieta? e ?TAB: transtorno afetivo bipolar? são exatamente iguais. Trata-se do mesmo texto, com títulos distintos. Provavelmente o nome foi trocado quando houve a troca de editora. Espero ter esclarecido :)

Rossanna.Poltronie 09/06/2022minha estante
Aliás se eu soubesse que era o mesmo livro da mesma autora, tudo igual, mas com nome diferente, tinha comprado o outro, é mais barato e na capa tem a foto da autora, que pena que só soube agora. Uma coisa muito ruim é a propaganda de book Tubers mal feita, devido a patrocínio etc, eu até entendo, mas desnecessário não informar que é o mesmo livro só que em outra edição. Bom você alertar. Obrigada. E triste o que fazem com nós leitores.

Flávia 10/06/2022minha estante
Mente inquieta e TAB são o msm livro. Mas um merece 3 estrelas e outro uma.

Mandy 12/06/2022minha estante
Valeu demais a dica. Comprei o outro de um sebo, só aguardando chegar, e estava pensando em comprar esse tbm, uma bela economia hahah

Manu 07/11/2022

Feliz de ter lido
Não gosto muito de acompanhar os relatos de pessoas que não conheço, mesmo que compartilhem do mesmo problema que eu, porque os problemas raramente se apresentam da mesma maneira (especialmente ESSE problema). Li porque ganhei o livro de presente, e no fim fiquei feliz por ter lido. A autora, além de sofrer de TAB, é psiquiatra, então, entre toda a autobiografia (escrita de maneira muito envolvente, pelo menos), apresenta a doença sob o ponto de vista de quem sofre e de quem entende clinicamente, também. Apesar de ter sido uma pessoa economicamente e pessoalmente privilegiada, passando por situações que eu mesma nunca passei e talvez nunca passe, há muito com o que me identificar: a dificuldade no tratamento com o lítio (medicamento de primeira linha para tratar o TAB e que não funcionou pra mim, o que foi extremamente frustrante), a reação negativa de pessoas queridas em quem confiamos para falar sobre a doença, a eterna falta de confiança em si mesma e suas capacidades por causa de um cérebro sabotado geneticamente, e o medo pelo futuro sabendo que vai ser sempre marcado por depressões e manias adoecedoras. Recomendo para quem sofre, e também para quem está disposto a entender por dentro e desmitificar as pré-concepções horríveis que todos têm.

Brenda_stadter 05/06/2023

Uma vida de Humores
Um relato verdadeiro e muito sensível de alguém que tem muita propriedade pra falar sobre o assunto, não apenas pela vida dedicada aos estudos, mas principalmente pela sua própria experiência com o transtorno. Me emocionei com a história dela??

Anne33 16/04/2023

Bipolar mas não sozinha!
É complicado falar mas esse livro é libertador, seja pelo fato de ter muito conhecimento científico ou pq me senti menos sozinha nessa luta.
Dada suas proporções e mutações para cada indivíduo, a doença é a mesma e n q acha vitória mas livros assim mostram que a há vida, sobrevivência e esperança.

Rossanna.Poltronie 25/06/2022

Ótimo
Gostoso de ler, detalha a vida dela desde a infância, mas não compreendo muito bem qual foi o gatilho para o desenvolvimento do transtorno, tive a impressão que foi a mudança de ambiente. Pra quem tem ou está em crise pode causar um certo mal estar ou gatilhos para uma crise. Por este motivo foi, pra mim muito difícil de ler, fiz vários vídeos de leitura para conseguir terminar de ler, mas consegui, para quem quer conhecer o transtorno ou tem algum parente, amigo ou colega de trabalho traz informações muito importantes e relevantes. Todos deveriam ler. É um livro esclarecedor, embora no meu caso eu seja do tipo 2, me vi em várias partes descritas na história dela, mas uma coisa em nossas vidas é completamente diferente, ela teve uma rede de apoio durante toda sua caminhada, eu nunca tive ninguém e continuo não tendo. Mas é a vida... Boa leitura pra vocês, livro super recomendado.
Patricia 09/10/2022minha estante
Por que pode causar gatilhos pra uma crise?

Rossanna.Poltronie 12/10/2022minha estante
Porque entendo que ela saiu de sua zona de conforto, e a família também que não souberam administrar os fracassos e dificuldade em uma nova vida, novos desafios, saiu de sua vida com uma rotina e uma vida descrita como boa, para uma mudança de ambiente e obstáculos que trouxeram problemas familiares e financeiros e de luta e enfrentamento. Foi assim que entendi.

Patricia 12/10/2022minha estante
Ah sim, isso eu entendi.

Na tua resenha você disse: Pra quem tem ou está em crise pode causar um certo mal estar ou gatilhos para uma crise.

Era sobre isso a minha pergunta, eu li o livro e achei muito bom, acabei indicando o livro pra uma pessoa que saiu de uma crise recentemente e queria saber porque a leitura poderia ser um gatilho pra uma crise, fiquei preocupada.

Rossanna.Poltronie 12/10/2022minha estante
Sim, me confundi na hora de me expressar, é que não estou bem, e nesta época já não estava, não sabia nem se ia conseguir ler o livro, medo de piorar pois minha mãe tinha TAB 1 e eu tenho TAB 2. Estou com dificuldade de concentração e até de escrever. Desculpa a confusão de palavras ?

Patricia 13/10/2022minha estante
Não tem do que pedir desculpas, eu só estava preocupada de ter feito uma indicação ruim. Desculpa ter insistido no assunto.

Espero que você fique bem, muita força ??

Rossanna.Poltronie 05/12/2022minha estante
O livro é muito bom, fala da realidade, talvez ajude no sentido de não se sentir a única nesta situação. Saber que tem mais pessoas na mesma luta trás um pouco de alívio, de consolo, e a sensação de que não estamos sós nesta luta.

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 26/06/2022

Um livro importante para quem quer entender um bipolar!
Quando minha filha foi diagnosticada com bipolaridade fiquei muito assustada, logo depois eu também fui, aí soubemos que por vezes pode ser um traço familiar.

Esse livro me mostrou a importância da rotina de nunca deixar de tomar os remédios, do exercício físico diário, da alimentação, ou seja de uma vida saudável para que minimamente a pessoa com bipolaridade possa levar uma vida normal.

É fácil você se sentir acolhida pelas pessoas quando você ou alguém da sua família tem uma doença física, palpável, mas as pessoas que tem doenças mentais sofrem muito preconceitopo falta de informação, daí a importância de se ler esse livro.

alê 15/09/2022

quais os prós de viver com um transtorno?
adorei esse livro, a escrita da autora é muito boa e ela parece descrever muito bem os próprios sentimentos, teve muitos trechos bons.
eu convivo com uma pessoa bipolar e a forma com que ela explica o próprio transtorno é característico nessa pessoa demais, muito interessante.
SÉRIO, a forma com que ela descreve as coisas e tudo que ela sente é MUITO LINDO, de verdade, fiquei indignada como ela descreve o marido atual, pq que ce ta casada com esse chato, mulher.
tem partes que ela faz a gente desejar ter esses picos de energia pelo tanto de prós que ela afirma proporcionar, entretanto logo depois ela ja conta da depressão.
honestamente, senti falta da descrição dos episódios de mania, senti que foram muito pouco explicados, mas enfim, acho que é por ela nao lembrar mesmo

Mel 28/04/2024

TAB
Muito boa a escrita de Kay Jamison. Achei particularmente prazerosa a linguagem simples e a sinceridade com que esta psicóloga com tantos títulos acadêmicos fala sobre sua própria doença mental. Desestigmatizando a doença mental, excluindo-a como empecilho ao trabalho, às realizações pessoais e profissionais, ao brilhantismo acadêmico, Kay explica muitos aspectos sobre o transtorno bipolar e lança luzes sob as capacidades infinitas do ser humano, tanto de alcançar o controle da doença, quanto de conviver com ela em harmonia. Recomendo demais a leitura!

Maya 09/01/2023

Muito esclarecedor
É muito interessante ler um livro sob o olhar de alguém que é tanto paciente, como profissional da saúde.
Um livro muito bom para compreender um pedaço do que pode ser a vida de uma pessoa com transtorno afetivo bipolar.

Paula 19/01/2023

Fiquei muito feliz om a leitura de TAB. A leitura foi longa, também, porque em alguns momentos precisei pausar, respirar, sentir a dor dos relatos; a dor que ela expunha e a dor que eu sentia. Particularmente, me anima muito ler um relato autobiográfico por alguém que também estuda o tema. Senti um equilíbrio importante entre o relato clínico, que me é tão caro, e o relato pessoal, que é indispensável. A forma como ela fala das motivações que a foram conduzindo para o estudo do transtorno maníaco depressivo é muito honesta e, do ponto de vista acadêmico, acho fundamental desmistificar essa suspeição de neutralidade científica. Sou grata por tê-lo lido, por ter conhecido mais da doença... O livro também me acolheu num momento em que busco entender a dinâmica mental da minha família e entender como as minhas questões se interrelacionam ao furacão que tem avalassado nossa casa desde, pelo menos, 2021. Obrigada, Kay.

Hajer 09/11/2021

Um livro de sentimentos e humores!
A autora consegue descrever relatando suas memórias a imensidão de sentimentos e confusões que a doença pode provocar, mostra também com delicadeza e muita sensibilidade a importância da medicação no tratamento dessa volatilidade de humores que as vezes consegue ser sufocante, um medo causado pelo desconhecimento com relação ao seu verdadeiro eu, a inconstância, a falta de equilíbrio e normalidade descrita e o processo de consciência, aceitação e respeito, causando posteriormente uma visão positiva da doença, provocou em mim um sentimento de esperança, transmitiu uma certeza e uma luz de que existe sim uma vida onde é possível conviver de maneira saudável e consciente com um eu cheio de dúvidas! Existe esperança, existe lado positivo, existe beleza e existe muita luz apesar da escuridão vivenciada e chave para começar essa caminhada rumo ao encontro com o equilíbrio começa com a consciência de que existe uma doença que precisa ser olhada, respeitada e tratada.

Esse livro foi realmente muito importante pra mim e tenho a certeza de que ele marca um novo capítulo..

Kácio 30/01/2024

Sensível
Para aqueles que tem amigos, familiares ou tenham transtorno afetivo bipolar, este livro é essencial para se compreender, embora por uma perspectiva pessoal, os desafios dessa condição e como a ciência lida com muitas das questões que a envolvem.

Nicole 12/02/2023

A psiquiatra kay sofre de bipolaridade, ela narra neste livro como lida com a doença, como descobriu, relata seu tratamento com o lítio e como a doença afetou a sua vida romântica e profissional. Assim como a doutora kay, também sofro de transtorno maníaco-depressivo. indico esse livro a todas as pessoas que também sofrem, ou convivem/conhecem alguém que lide com a bipolaridade. um livro excepcional